+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Alguem sabe o que e essa nova opção no routeros apos a atualização, estranhas opções de canal, XXXX Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6380323500_1523971019.jpg
Visualizações:	235
Tamanho: 	164,1 KB
ID:      	68671

    E vamos comentar um pouco sobre os novos equipamentos de 60 ghz da mikrotik .
    Essa frequencia e livre ou requer licença? daqui a pouco veremos muitos usando essa tecnologia em seus provedores? Mal ja lanço e alguns ja fizeram algumas adaptaçoes pelo mundo

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         60antena.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	456,2 KB
ID:      	68669Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         H3Qk0AY.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	271,6 KB
ID:      	68670
    prato de nanobridge
    wAP 60G
    60 GHz CPE with Phase array 60° beamforming Integrated antenna, 716 Mhz CPU, 256 MB RAM, PSU and PoE, RouterOS L3



    Wireless Wire Dish essa ja tem os discos

    2 Gb/s aggregate link up to 1500m+ without cables!

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Olá, amigo!

    Bom, pelo o que eu apurei nos fóruns gringos, o XX em 40Mhz e o XXXX em 80Mhz é para o próprio Mikrotik escolher para onde vai estender o canal, por exemplo, me corrijam se eu estiver errado, o Ce estende o canal para cima e o eC estende o canal para baixo, o com o XX ou XXXX o Mikrotik escolhe para onde será estendido o canal.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    O padrão 802.11AD é 60GHz. É o sucessor natural do 802.11AC.


    Já tá cheio de roteador de mesa tri-band, 2,4/5,8/60 GHz. Pra uso indoor essa frequência serve bem, para depois de umas paredes mas nada grave. Já pra uso outdoor complica, a zona de Fresnel é muito pequena, mas o sinal atenua demais com chuva e com distâncias tipo 1 ou 2km, complicado ptmp com isso, pra PTP vai dar porque antena de 120cm vai ter uns 50dBi talvez!

    60GHz é o wifi de hoje, 802.11AD. Não tem previsão de outro padrão pra 2,4 e 5GHz pros próximos 5 anos.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Citação Postado originalmente por filipirocha Ver Post
    Olá, amigo!

    Bom, pelo o que eu apurei nos fóruns gringos, o XX em 40Mhz e o XXXX em 80Mhz é para o próprio Mikrotik escolher para onde vai estender o canal, por exemplo, me corrijam se eu estiver errado, o Ce estende o canal para cima e o eC estende o canal para baixo, o com o XX ou XXXX o Mikrotik escolhe para onde será estendido o canal.
    É quase isto, C é canal do centro e "e" de extensão, então sua explicação está certa só está invertida

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O padrão 802.11AD é 60GHz. É o sucessor natural do 802.11AC.


    Já tá cheio de roteador de mesa tri-band, 2,4/5,8/60 GHz. Pra uso indoor essa frequência serve bem, para depois de umas paredes mas nada grave. Já pra uso outdoor complica, a zona de Fresnel é muito pequena, mas o sinal atenua demais com chuva e com distâncias tipo 1 ou 2km, complicado ptmp com isso, pra PTP vai dar porque antena de 120cm vai ter uns 50dBi talvez!

    60GHz é o wifi de hoje, 802.11AD. Não tem previsão de outro padrão pra 2,4 e 5GHz pros próximos 5 anos.
    Sim eu falo para usar mais para ptp mesmo. Quantos canais são liberado em 60ghz? Valeu Rubem

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    É quase isto, C é canal do centro e "e" de extensão, então sua explicação está certa só está invertida
    Então se eu colocar ec ele pega um canal automatico acima do que vc especificou? mais ele pega aleatoriamente ou segue um padrão aleatoriamente que eu falo ele vai buscar um canal fora de interferencia ou qualquer um do padrao?, o xx ela ja pega automatico tipo deixar o canal no auto.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    É quase isto, C é canal do centro e "e" de extensão, então sua explicação está certa só está invertida
    Olá, só não entendi onde minha explicação está invertida.

    O exemplo que quis explicar foi o seguinte:

    Canal: 5800

    Em 20MHz, o espectro vai de 5790 até 5810

    Em 40MHz no modo eC, vou dividir ele da seguinte maneira.

    [20MHz]+[20MHz] = 40MHz
    ---e---- ---C----

    [e= 5780] [C=5800]

    Dessa maneira, escolhendo o canal 5800 o espectro ficará de 5770 até 5810.

    5800 em 80MHz no modo eCee:
    [e=5780] [C=5800] [e=5820] [e=5840]

    O espectro ficará de 5770 até 5850.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Como é recente, não achei algo didático sobre essa nova funcionalidade da Mikrotik, mas tenho quase certeza que o xx escolher o melhor canal para expandir, senão seria em vão a implantação dele.

    Resumindo o eC é estático e o xx é dinâmico.

  9. #9

    Padrão

    Achei essa informação na Wiki da Mikrotik.

    Informação original:
    Use of extension channels (e.g. Ce, eC etc) allows additional 20MHz extension channels and if it should be located below or above the control (main) channel. Extension channel allows 802.11n devices to use up to 40MHz (802.11ac up to 80MHz) of spectrum in total thus increasing max throughput. Channel widths with XX and XXXX extensions automatically scan for a less crowded frequency based on the number of concurrent devices running in every frequency and choses the “C” - Control frequency automatically.

    Informação traduzida:
    O uso de canais de extensão (por exemplo, Ce, eC etc) permite canais de extensão adicionais de 20MHz e se deve estar localizado abaixo ou acima do canal de controle (principal). O canal de extensão permite que os dispositivos 802.11n usem até 40MHz (802.11ac até 80MHz) de espectro no total, aumentando assim o rendimento máximo. Larguras de canal com ramais XX e XXXX examinam automaticamente uma freqüência menos congestionada com base no número de dispositivos simultâneos em execução em todas as freqüências e escolhe a freqüência de controle “C” - automaticamente.

  10. #10

    Padrão

    Essa função tem mais serventia em ambiente poluído, porque as portadoras nesse caso não ficam com os tons de guarda todos em uso.

    É meio que isso aqui a diferença entre usar 802.11A ou G em gambiarra de 40MHz, versus usar 802.11n que nativamente suporta 40MHz:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cwap-ht-intro-03.png
Visualizações:	151
Tamanho: 	13,8 KB
ID:      	68686

    Esse espacinho perdido entre os canais são os tons de guarda. Usando canal de 40MHz esse espaço é melhor aproveitado, tem se não me engano 4 portadoras a mais no espaço, o data rate não aumenta (Só dobra, em relação a 20MHz). Basicamente em A/B/G tem as 4 portadoras piloto em 20MHz, com 8002.11n em 40MHz não são 8 mas apenas 6 portadoras piloto, e esse esquema da mikrotik de escolher o canal primário diz onde essas 2 portadoras piloto de centro de canal ficarão. Em roteador sem isso elas sempre ficam no primeiro canal do par (Ou dos 4 canais, caso use AC com 80MHz). Em ambiente poluído demais pode ser útil botar elas no 2º ou 3º canal dos 4 em uso, assim não necessariamente o throughput aumenta (Já que throughput é reflexo de TODA a faixa em uso limpa), mas diminui muito as perdas de pacotes de sincronia e cia, basicamente os 2 hardwares não gastarão processamento a toa repetindo pacote de sincronia que foi perdido porque o primeiro canal está numa área poluída. O que o modo com xxxx faz é só botar o chipset pra mandar ainda mais packets probe pra testar em qual canal tem menos perdas nesses dados marginais e usar ele como "centro" do canal (Fazer isso num chipset de R$ 15 será suicídio, se a MK tiver bom senso só vão deixar isso ativo nos produtos midle-end pra cima, porque num SXT baratinho vai encher de calor e travamento se alguém usar essas CPE's domésticas com isso ativado pra fazer mini-ptp em área poluída).


    E sobre a largura de canal em 802.11AD, são 2,13GHz de largura! A área útil é de "apenas" 1800MHz! Se canal de 80MHz já é um sonho, imagina 1800MHz! Pena que 60GHz não ultrapassa nem 1 das minhas 5 paredes... já preciso 3 roteadores em casa, com 60GHz ia precisar 8, basicamente 1 por cômodo/região da casa. Como os chipsets são todos tri-band por enquanto, isso vai ser por muitos anos só uma opção pra sala, mantendo a conexão a 2,4GHz nos outros cômodos (Mas um mini-ptp 60GHz de 300m passando 1Gbps seria o sonho de metade dos meus ex-clientes na cidade! No campo nem 2,4GHz tem alcance suficiente, lá 802.11a continuará servindo por mais 19 anos, e olha que é um padrão com 19 anos de idade!).

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Caro filiperocha, mim explique melhor esse negocio de Ce e eC? Se eu uso o canal 5520 o AP vai trabalhar automaticamente nos canais de 5500 ate 5400 é isso? Ele vai escolher o melhor canal na faixa de 5500 até 5400 e fixar no melhor canal? é isso?

  12. #12

    Padrão

    Não, observe a imagem abaixo, na imagem abaixo é um exemplo de uma largura de banda de 80MHz onde pode ser utilizado o Ceee, eCee, eeCe e eeeC.

    Na largura de banda de 40MHz, será o Ce e eC, a largura de banda 40MHz usa duas larguras de 20MHz, entenda o seguinte:
    20MHz + 20MHz = 40MHz
    C + e = Ce

    20MHz + 20MHz + 20MHz + 20MHz = 80MHz
    e + C + e + e = eCee

    nesse exemplo cada canal vai ocupar 20MHz
    no exemplo da imagem a largura de banda total vai do canal 5735 até o 5815, nessa largura vai ser utilizado 4 canais, o 5745, 5765, 5785 e 5805.
    C = CANAL DE CONTROLE (O CANAL PRINCIPAL)
    e= CANAL DE EXPANSÃO

    5745 | 5765 | 5785 | 5805
    e | C | e | e

    O canal escolhido na configuração foi o 5765 com a largura de 80MHz eCee, resumindo, a largura de banda vai trabalhar em cima desses 4 canais, como cada canal tem 20MHz de largura os canais utilizados em 80MHz será do 5735 até o 5815.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         maxresdefault.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	125,7 KB
ID:      	68925


    Créditos da imagem para o canal do YouTube GranLabor Tecnologia
    link do vídeo explicando mais sobre o Ce e eC:

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Citação Postado originalmente por filipirocha Ver Post
    Olá, só não entendi onde minha explicação está invertida.

    O exemplo que quis explicar foi o seguinte:

    Canal: 5800

    Em 20MHz, o espectro vai de 5790 até 5810

    Em 40MHz no modo eC, vou dividir ele da seguinte maneira.

    [20MHz]+[20MHz] = 40MHz
    ---e---- ---C----

    [e= 5780] [C=5800]

    Dessa maneira, escolhendo o canal 5800 o espectro ficará de 5770 até 5810.

    5800 em 80MHz no modo eCee:
    [e=5780] [C=5800] [e=5820] [e=5840]

    O espectro ficará de 5770 até 5850.
    relendo novamente sua resposta entendi o que voce quis dizer, mas achei sua explicação invertida porque no software mikrotik os canais são listados na vertical a passos de 5mhz do menor para maior, então "na lista de canais" "acima" esta diminuindo e "abaixo" esta aumentando...

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik xxxxx e nova antena 60ghz

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    relendo novamente sua resposta entendi o que voce quis dizer, mas achei sua explicação invertida porque no software mikrotik os canais são listados na vertical a passos de 5mhz do menor para maior, então "na lista de canais" "acima" esta diminuindo e "abaixo" esta aumentando...
    O espaçamento de cada canal é de 5MHz, mas dei o exemplo de cada canal utilizando a largura de 20MHz, 10Mhz pra trás e 10 MHz para frente de cada canal que, totalizando 80MHz, tanto que pode observar que pulei alguns canais, já que o 80MHz são 4 canais de 20MHz, onde 1 será o de controle (principal) e os outros 3 serão os de expansão.

    Sobre o cima = menor e baixo = maior.

    A diferença é que dei o exemplo da esquerda para direita, isso é só um detalhe lógico.

    5735
    5740
    C = 5745 = 20 MHz
    5750
    5755
    5760
    e = 5765 = 20Mhz
    5770
    5775
    5780
    e = 5785 = 20Mhz
    5790
    5795
    5800
    e = 5805 = 20MHz
    5810
    5815