+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Amplimax funcionando a 20Km da ERB. Fiquei até empolgado pra comprar um.

Eu coloquei um Elsys 3G (que é sem telefone) no lugar de um HUAWEI B681 e o desempenho dele foi muito bom. Quase o dobro de velocidade de internet e muito mais estável, na mesma antena que usava antes.

A grande questão é que eu vi que ele é meio chato com o cabo de rede. Comprei um cabo de 25 metros pra área externa e qualquer dobrada ele já apaga. Agora vou comprar um cabo blindado e de cobre pra ver se isso melhora.

Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    A grande questão é que eu vi que ele é meio chato com o cabo de rede. Comprei um cabo de 25 metros pra área externa e qualquer dobrada ele já apaga. Agora vou comprar um cabo blindado e de cobre pra ver se isso melhora.
    Eu ia te sugerir um cabo blindado mesmo. Mas claro, tem que ser CAT5.
    Outra coisa, a qual distância você está da ERB, e qual foi a frequência utilizada?

Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Eu ia te sugerir um cabo blindado mesmo. Mas claro, tem que ser CAT5.
    Outra coisa, a qual distância você está da ERB, e qual foi a frequência utilizada?
    Em linha reta, estou a 8km. Porém, direcionando pra erb o sinal cai pra uns 14% no mostrador do elsys, daí fui ver no google earth e existe uma montanha gigantesca na frente. Ele pega sinal apontando pra outro lado, que vi que é uma abertura entre duas montanhas (mas nada a ver com a direção da ERB). Acho que vai depender muito se da geografia da região.

Enfim, ele trabalha muito melhor que o ZTE e que o Huawei que já tive no mesmo lugar.

Pessoal, quem possuir o Amplimax 4G e/ou Algum amplificador/Repetidor da Aquário, gostaria de receber ajuda técnica.
    Infelizmente, meu menino de 10 anos sabe/conhece mais de equipamentos do que os atendentes...

Como já disse há alguns posts atrás, tenho uma casa em área rural, na divida de Marechal Floriano com Domingos Martins,
    região serrana do E.S.
    Lá consigo no modem E8372 o sinal em 4G da Tim (e só da tim) em 700 MHz, banda 28. Com apenas UM tracinho,
    mas ele transforma em Wifi e consigo navegar no telefone e no computador.
    Meu Celular, um LG G5 SE acha a rede, mas não consegue se registrar. Sinal muito fraco.

Então, ficam duas opções:

1) Usar um amplificador/Repetidor para 700 MHz (banda 28) QUE ACEITE a tecnologia VoLTE
    2) Usar o amplimax 4G com a tecnologia VoLTE.

Liguei para a Aquário. Ao mencionar o VoLTE, o cara não sabia se eu estava falando em russo, em grego ou se estava de sacanagem com a cara dele. E o pior: disse que, para o aparelho funcionar, só com sinal em -80 dBm.
    Pombas, -80dBm é sinal fortíssimo, qualquer celular bunda funciona. O meu funciona com -100 (às vezes, com -110 dBm)

Liguei para a Elsys (fabricante do amplimax). Eles disseram que o aparelho funcionou muito bem no VoLTE, porém precisam
    da homologação da TIM para liberarem a atualização do aparelho para todo mundo).

Minha pergunta: ALLguém já conseguiu VoLTE usando um destes dois aparelhos ?

Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, quem possuir o Amplimax 4G e/ou Algum amplificador/Repetidor da Aquário, gostaria de receber ajuda técnica.
    Infelizmente, meu menino de 10 anos sabe/conhece mais de equipamentos do que os atendentes...

Como já disse há alguns posts atrás, tenho uma casa em área rural, na divida de Marechal Floriano com Domingos Martins,
    região serrana do E.S.
    Lá consigo no modem E8372 o sinal em 4G da Tim (e só da tim) em 700 MHz, banda 28. Com apenas UM tracinho,
    mas ele transforma em Wifi e consigo navegar no telefone e no computador.
    Meu Celular, um LG G5 SE acha a rede, mas não consegue se registrar. Sinal muito fraco.

Então, ficam duas opções:

1) Usar um amplificador/Repetidor para 700 MHz (banda 28) QUE ACEITE a tecnologia VoLTE
    2) Usar o amplimax 4G com a tecnologia VoLTE.

Liguei para a Aquário. Ao mencionar o VoLTE, o cara não sabia se eu estava falando em russo, em grego ou se estava de sacanagem com a cara dele. E o pior: disse que, para o aparelho funcionar, só com sinal em -80 dBm.
    Pombas, -80dBm é sinal fortíssimo, qualquer celular bunda funciona. O meu funciona com -100 (às vezes, com -110 dBm)

Liguei para a Elsys (fabricante do amplimax). Eles disseram que o aparelho funcionou muito bem no VoLTE, porém precisam
    da homologação da TIM para liberarem a atualização do aparelho para todo mundo).

Minha pergunta: ALLguém já conseguiu VoLTE usando um destes dois aparelhos ?
    Eu consultei a cobertura da TIM em VoLTE e você está captando esse 4G em 700Mhz de uma ERB em Domingos Martins.

Quanto a Aquario... Bom, os equipamentos deles são bons, principalmente a parte de antenas. Quanto aos "técnicos" de lá já posso adiantar que eles não sabem nem por onde a galinha mija.

Para utilizar o VoLTE, basta ter um celular que tenha essa opção disponível e que trabalhe com o 4G em 700Mhz, pois por padrão, a maioria dos celulares do mercado trabalham com 4G somente em 2600Mhz e 1800Mhz.

Agora, você tem que ter certeza que esse E8372 está mesmo captando 4G em 700Mhz e não em 1800Mhz ou 2600Mhz.

Com isso em mente, o que você precisa é amplificar o sinal do 4G em 700Mhz simples assim. A banda 28 em LTE pode operar entre 703Mhz e 803Mhz. Então é necessário encontrar um repetidor que opere nessa faixa. E por incrível que pareça o RP-760 da Aquário funciona nessas especificações, mas nem eles mesmos que vendem sabem disso... Parece piada!

Você vai precisar dos seguintes itens:

1 repetidor RP-760 (É uma facada)
    1 Antena yagi CF 720
    1 Cabo repetidor RG213 15mts

Opcionais: 1 cabo interno RG58 + 1 antena interna cogumelo CF02 (aumenta a eficiência interna do repetidor)

Todos esses itens são importados pela Aquário

Vamos falar do sinal externo:

O sinal mínimo externo, para alguma qualidade é de -95dBm, abaixo disso ou menor que -100dBm fica instável.
    Infelizmente aí eu tenho que concordar com o atendente da Aquário. O ideal é algo como um sinal maior que esses -95dBm, por isso -80dBm é realmente o sinal ideal.
    Mas entenda que esses -80dBm não é com o celular na mão dentro de casa. É em área externa, com antena de alto ganho (como a CF720 que tem 20dBi de ganho) e com posicionamento e apontamento corretos.
    Onde uma antena dessas dá -80dBm no medidor, um celular no ar fica com 1 traço de sinal. Na casa dos -105dBm.

Quanto ao Amplimax para VoLTE, ele ainda não opera. Para chamadas ele ainda tem que comutar para uma rede 3G.

Amigos, esses roteadores de mesa 3/4G tem uma etiqueta embaixo do aparelho especificando a frequência LTE; por exemplo: o roteador 3/4G da Claro que possuo tem LTE 2600Mhz. Como pode o modem 4G usb do amigo João BC está conectado na frequência 4G de 700Mhz, ou esses modens 4G usb captam todas as bandas de frequências 4G disponíveis?