+ Responder ao Tópico



  1. #301

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Muito bom!

    Só daria a dica, se é comunitário e está rodando um plano da TIM (se for o novo TIM Pré TOP), considere liberar navegação para sites .GOV.BR

    Parabéns!
    Sim, é o TIM Pré TOP.
    Como ainda é a primeira semana de funcionamento, vou deixar como está e verificar o consumo da franquia.
    Já estou verificando a liberação de alguns outros sites. Pois vou disponibilizar essa mesma conexão para ser usada na Escola.
    Consumo: Crédito de R$15,00 em 02/03/19, válido por 10 dias.
    Total de 1,4GB. Consumo de 101MB ( 7,05%), dias 03, 04 e 05 de Março.

  2. #302

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    O que falta agora, é a Elsys fazer funcionar o acesso remoto do Amplimax. Assim como não tem a função de alterar para o modo Bridge.
    Pois simplesmente não funciona o DDNS, Redirecionamento de portas e DMZ. Nada que se relacione a acesso remoto, funciona no Amplimax.
    Por conta disso, não consigo acessar o Mikrotik que está atrás do Amplimax.
    Já enviei e-mail ao suporte relatando esses sinistros.

  3. #303

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Gente se alguém puder postar aqui uma "foto" (printscreen) da tela de um computador lugado ao amplimax, mostrando qualquer cousa sobre o VoLTE (ex: botão para ligar/desligar o VoLTE) ou sobre o apn "ims" eu agradeço.

  4. #304

    Padrão

    Senhores, estou com um problema de estabilidade física com a antena da Aquário.
    Conforme coloquei anteriormente as fotos aqui, ela tem quase 3 metros de comprimento.
    Desta forma, com um único ponto de ancoragem, ela facilmente se move horizontalmente com ventos fortes, mesmo tendo apertando muito bem os parafusos de sua sustentação.
    Pergunto-lhes. É possível fazer dois pontos de ancoragem, conforme desenho anexo?
    Possível eu sei que é. Mas a minha dúvida é se isso não vai de alguma forma degradar o sinal recebido.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena-lte.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	69484

  5. #305

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Senhores, estou com um problema de estabilidade física com a antena da Aquário.
    Conforme coloquei anteriormente as fotos aqui, ela tem quase 3 metros de comprimento.
    Desta forma, com um único ponto de ancoragem, ela facilmente se move horizontalmente com ventos fortes, mesmo tendo apertando muito bem os parafusos de sua sustentação.
    Pergunto-lhes. É possível fazer dois pontos de ancoragem, conforme desenho anexo?
    Possível eu sei que é. Mas a minha dúvida é se isso não vai de alguma forma degradar o sinal recebido.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena-lte.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	69484
    Já tive problemas também com uma antena da Aquário de 900Mhz desse mesmo tamanho. A solução foi comprar tubos acima de 1 polegada para fazer o mastro, e mandar o serralheiro fazer também duas "estrelinjas" usando arruelas e parafuso com porcas, para fazer amarração no meio do mastro e abaixo da antena no topo do mastro, e deixei a antena com a ponta um pouco apontada para cima, para compensar a queda na inclinação na ponta da antena, e funcionou perfeitamente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ESTRELINJA.jpg
Visualizações:	87
Tamanho: 	87,0 KB
ID:      	69485

  6. #306

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Senhores, estou com um problema de estabilidade física com a antena da Aquário.
    Conforme coloquei anteriormente as fotos aqui, ela tem quase 3 metros de comprimento.
    Desta forma, com um único ponto de ancoragem, ela facilmente se move horizontalmente com ventos fortes, mesmo tendo apertando muito bem os parafusos de sua sustentação.
    Pergunto-lhes. É possível fazer dois pontos de ancoragem, conforme desenho anexo?
    Possível eu sei que é. Mas a minha dúvida é se isso não vai de alguma forma degradar o sinal recebido.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena-lte.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	69484
    Na verdade não é a antena em si que balança horizontalmente. É o mastro que torce, ou a chapa que desliza por falta de diâmetro do mastro.

    Muito comum quando a instalação é executada erroneamente em mastros de 3/4'.
    O correto é utilizar mastros anodizados de alma grossa. Diâmetro 1.1/4 polegada

  7. #307

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Muito comum quando a instalação é executada erroneamente em mastros de 3/4'.
    O correto é utilizar mastros anodizados de alma grossa. Diâmetro 1.1/4 polegada
    Estou usando de 1". Acho também que é a chapa deslizando.

  8. #308

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Estou usando de 1". Acho também que é a chapa deslizando.
    Aperte mais os parafusos. Aperte por igual pra não deixar o grampo mais "puxado" de um lado.
    Se o mastro for de alma grossa (2mm ou mais) a chapa deformará. Se for fina, o tubo vai achatar. Nestes pontos de aperto a chapa para de deslizar.

  9. #309

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    ... a chapa deformará. Se for fina, o tubo vai achatar..
    A chapa deforma quando aperta.
    Histórico...
    Eu pedi para que comprassem tubo galvanizado de 1". Quando cheguei no local, tinham comprado tubo de poço artesiano.
    O tubo era de 1" alma grossa e com rosca nas pontas. Até serviu, mas eram varas de 3m e não de 6m, e balançavam muito.
    Pra compensar isso, amarrei dois tubos utilizando arame galvanizado. Essa amarração fiz a cada meio metro.
    Fiz o mesmo com mais dois tubos, enroscando-os nos tubos da base, perfazendo um total de 6m de altura (quatro tubos de 3m).
    O problema foi fixar a Antena Aquário na ponta, pois com os dois tubos juntos, não dava pra apertar os grampos. Tive que cortar em 10cm um dos tubos e assim fixar a antena.
    Certamente que tubo de poço artesiano não é o ideal para essa função. Mas era o que eu tinha disponível.

  10. #310

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    A chapa deforma quando aperta.
    Histórico...
    Eu pedi para que comprassem tubo galvanizado de 1". Quando cheguei no local, tinham comprado tubo de poço artesiano.
    O tubo era de 1" alma grossa e com rosca nas pontas. Até serviu, mas eram varas de 3m e não de 6m, e balançavam muito.
    Pra compensar isso, amarrei dois tubos utilizando arame galvanizado. Essa amarração fiz a cada meio metro.
    Fiz o mesmo com mais dois tubos, enroscando-os nos tubos da base, perfazendo um total de 6m de altura (quatro tubos de 3m).
    O problema foi fixar a Antena Aquário na ponta, pois com os dois tubos juntos, não dava pra apertar os grampos. Tive que cortar em 10cm um dos tubos e assim fixar a antena.
    Certamente que tubo de poço artesiano não é o ideal para essa função. Mas era o que eu tinha disponível.
    Utilize esse tipo de tubo pra fixar antenas

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6c19aa1a6074d0158236cf53dc68265f.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	6,8 KB
ID:      	69486

    Em casas de antenas tem. Procure sempre de alma grossa.
    Se precisar estaiar, não use aquela porcaria de estrelinha. Ela escorrega e afrouxa. Faça 3 furos no cano com uma broca fina e passe o arame do estaio por dentro.
    Não ultrapasse 3 metros senão fica balançando.

    Se precisar de 6mts ou mais, use uma torre telescopica

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (4).jpeg
Visualizações:	88
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	69487

  11. #311

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Utilize esse tipo de tubo pra fixar antenas

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6c19aa1a6074d0158236cf53dc68265f.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	6,8 KB
ID:      	69486

    Em casas de antenas tem. Procure sempre de alma grossa.
    Se precisar estaiar, não use aquela porcaria de estrelinha. Ela escorrega e afrouxa. Faça 3 furos no cano com uma broca fina e passe o arame do estaio por dentro.
    Não ultrapasse 3 metros senão fica balançando.

    Se precisar de 6mts ou mais, use uma torre telescopica

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (4).jpeg
Visualizações:	88
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	69487
    Obrigado sphreak,
    Acho que vou pedir pelo Mercado Livre uma telescópica. Pois aqui em Belém creio que ninguém vende isso.
    Só espero que essas telescópicas sejam de qualidade.

  12. #312

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Obrigado sphreak,
    Acho que vou pedir pelo Mercado Livre uma telescópica. Pois aqui em Belém creio que ninguém vende isso.
    Só espero que essas telescópicas sejam de qualidade.
    Se não tiver em casas de antenas, com frete e tudo pode sair mais caro que você pedir pra um serralheiro fazer.

  13. #313

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Estou verificando sobre a proteção elétrica dos equipamentos. Logicamente que a melhor forma seria fazer um Para-Raios, mas no momento não tenho como fazer.
    Vou começar pelo mais básico, No-break, filtro de linha, aterramento, etc.
    O que não encontrei foi um supressor de surto específico para o cabeamento RGC213 (conectores N macho e TNC macho), padrão de telefonia rual.
    Alguma sugestão?

  14. #314

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Estou verificando sobre a proteção elétrica dos equipamentos. Logicamente que a melhor forma seria fazer um Para-Raios, mas no momento não tenho como fazer.
    Vou começar pelo mais básico, No-break, filtro de linha, aterramento, etc.
    O que não encontrei foi um supressor de surto específico para o cabeamento RGC213 (conectores N macho e TNC macho), padrão de telefonia rual.
    Alguma sugestão?
    As queimas por descargas elétricas que tive até hoje, nenhuma foi por descarga direta no mastro ou nos equipamentos. Foi pela estática induzida nos cabos suspensos entre o cliente e o local de instalação.
    Quanto maior o comprimento dos cabos, maior a chance de queima.

    O que eu faço são procedimentos simples, como utilizar barra de aterramento no mastro da antena e utilizar Clamper aterrado na base do telefone (aterra a linha e a energia).

    No caso do Amplimax tem um dificultante nesse aterramento. Não dá pra utilizar protetor no cabo entre o injetor e o Amplimax. O que dá pra fazer é usar cabo utp blindado + conector blindado.

  15. #315

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Estou verificando sobre a proteção elétrica dos equipamentos. Logicamente que a melhor forma seria fazer um Para-Raios, mas no momento não tenho como fazer.
    Vou começar pelo mais básico, No-break, filtro de linha, aterramento, etc.
    O que não encontrei foi um supressor de surto específico para o cabeamento RGC213 (conectores N macho e TNC macho), padrão de telefonia rual.
    Alguma sugestão?
    Tem que lembrar também, que essas redes de energia em zona rural são muito vulneráveis a pico de tensão na rede. Conheço uma região que os aparelhos de tv's, mesmo fora do período de chuvas, vivem dando entrada em assistência técnica, devido oscilação de tensão na rede elétrica.

  16. #316

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    O que eu faço são procedimentos simples, como utilizar barra de aterramento no mastro da antena e utilizar Clamper aterrado na base do telefone (aterra a linha e a energia).
    Utilizar o mesmo aterramento para ambos, certo?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    No caso do Amplimax tem um dificultante nesse aterramento. Não dá pra utilizar protetor no cabo entre o injetor e o Amplimax. O que dá pra fazer é usar cabo utp blindado + conector blindado.
    No meu caso, o Amplimax está junto com o Mikrotik na caixa hermética. Então não há necessidade de usar cabo blindado. Estou usando blindado que leva do Mikrotik até a CPE+Omni.
    Vi este supressor em uma loja de eletrônica. Segundo o vendedor, a TIM utiliza em suas ERBs.
    Não comprei devido a frequência que ele opera, até 700Mhz. Tenho receio dele cortar a frequência da TIM que chega no Amplimax, que deve ser quase 800Mhz. Creio que 790Mhz.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190309_112002.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	216,8 KB
ID:      	69492

  17. #317

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Tem que lembrar também, que essas redes de energia em zona rural são muito vulneráveis a pico de tensão na rede. Conheço uma região que os aparelhos de tv's, mesmo fora do período de chuvas, vivem dando entrada em assistência técnica, devido oscilação de tensão na rede elétrica.
    Então, ontem e hoje aconteceu direto isso. Não tenho como me deslocar até lá (são 100Km).
    No final do mês estarei indo lá e levarei o que puder em relação a proteção dos equipamentos.

  18. #318

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Então, ontem e hoje aconteceu direto isso. Não tenho como me deslocar até lá (são 100Km).
    No final do mês estarei indo lá e levarei o que puder em relação a proteção dos equipamentos.
    O risco de queima do aparelho pelo cabo coaxial é quase nula. O risco maior mesmo, é pela rede elétrica!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CLAMPER.png
Visualizações:	152
Tamanho: 	82,5 KB
ID:      	69493 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ESPECIFICAÇÕES.png
Visualizações:	113
Tamanho: 	27,0 KB
ID:      	69494


    https://www.americanas.com.br/produt...d798f86ff51c7a

  19. #319

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O risco de queima do aparelho pelo cabo coaxial é quase nula. O risco maior mesmo, é pela rede elétrica!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CLAMPER.png
Visualizações:	152
Tamanho: 	82,5 KB
ID:      	69493 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ESPECIFICAÇÕES.png
Visualizações:	113
Tamanho: 	27,0 KB
ID:      	69494


    https://www.americanas.com.br/produt...d798f86ff51c7a
    Não sei se é melhor comprar outro Amplimax (caso queime) ou um Clamper desses, é o mesmo preço
    De qualquer forma, obrigado pela informação.

  20. #320

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Não sei se é melhor comprar outro Amplimax (caso queime) ou um Clamper desses, é o mesmo preço
    De qualquer forma, obrigado pela informação.
    O Amplimax muitas vezes nem utiliza cabo coaxial externo. E se utiliza o tamanho é mínimo.

    Reitero por experiência em anos de campo com telefonia rural: A queima se dá por indução eletrostática em cabos longos da instalação externa.
    Fio de telefone externo, fio de energia externo. Mesmo desligados da rede, um raio pode induzir eletricidade e queimar o equipamento distante do cliente.
    O cabo UTP entre o injetor POE e o Amplimax não tem muita opção de aterramento/proteção.

    Vou testar esses dias um protetor Ubiquiti próximo ao Amplimax e verificar se não há alterações de rede/voz/energia.

    Eu utilizo muito esse tipo de Clamper:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01-CLAMPER-EnergiaTel-798x796-798x796.jpg
Visualizações:	72
Tamanho: 	79,2 KB
ID:      	69495

    Com pino central devidamente aterrado.

    Ele protege a entrada inicial do sistema, ou seja, a entrada da concessionária de energia. Entretanto não protege o cabo UTP externo (entre o injetor e o Amplimax), que em caso de descarga atmosférica local, pode levar a queima do equipamento.