+ Responder ao Tópico



  1. #421

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Olá amigos, estou pesquisando as possibilidades de melhorias (em um futuro não muito distante) do sinal do Amplimax, e encontrei (até o momento) duas alternativas:
    Lembrando que atualmente tenho uma antena de 20dBi da Aquário de 700Mhz, e o sinal da TIM 4G está entre 54% - 60% no Amplimax.

    1 - Antena da Foxtell
    R$ 299,00
    KIT ANTENA CÚBICA 700 Mhz CONECTOR N - CABO 15mt / 24 dBi
    https://www.foxtell.com.br/kit-anten...5mt-24-dbi-kit
    Essa é a alternativa mais em conta financeiramente. Porém, não sei se vai ter uma melhoria significativa do sinal. Pois a diferença de dBi entre a minha antena e essa da Foxtell é bem pouca.

    2 - Antena parabólica da RC Loja
    R$ 890,00
    ANTENA CELULAR E INTERNET ALTO GANHO 698MHZ A 2700MHZ
    https://www.rcloja.com.br/antena-cel...internet-60dbi


    Estou mais propenso a aderir a esta alternativa. Pois percebo que terá melhor aumento do sinal. Porém, com algumas ressalvas:
    • Tenho receio em colocar uma antena parabólica em uma mastro de 1 ou 2 polegadas, a 9m de altura (como já está minha antena atualmente). Refiro-me ao tamanho da parábola, seu peso e resistividade a ventos fortes.
    • Não penso em comprar a antena da RC Loja, e sim, usar a ideia e montar conforme minhas necessidades. Mas até o momento não encontrei parábola de 1m ou 1,5m que seja leve e resistente.
    • Não tenho conhecimento prático dos painéis setoriais que ficam na parabólica. Se são de confiança, se realmente atuam na frequência desejada.

    Aguardo vossos questionamentos e principalmente de quem já tem experiência em um dos cenários acima.
    Tempos atrás eu comprei um tubo de 6 metros, 3 polegadas, chapa 14, por 90 reais na própria serralheria, e mandei o serralheiro soldar os degraus para subir no mastro. Esse tubo eu comprei para prender uma torre telescópica de 21 metros; eu deixei o tubo com 1 metro para dentro do chão. Chapa 14 é bastante resistente.

    Quanto essa antena parabólica da RC loja, que não é nada mais, nada menos do que um painel setorial adaptado numa parabólica; um internauta conseguiu sinal em 1800Mhz no topo de uma torre de 33 metros, e a 80 Km em linha reta da torre; só não funcionou o celular devido a grande distância, o aparelho fica mudo ou somente em emergência.

  2. #422

  3. #423

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Os produtos da antenas3g, depois de pronta e instalada, é quase o gasto de uma torre de celular homologada pela dona ANATEL, com licença de funcionamento e alguns bichos mais, kkkkkkk!

  4. #424

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Tempos atrás eu comprei um tubo de 6 metros, 3 polegadas, chapa 14, por 90 reais na própria serralheria, e mandei o serralheiro soldar os degraus para subir no mastro. Esse tubo eu comprei para prender uma torre telescópica de 21 metros; eu deixei o tubo com 1 metro para dentro do chão. Chapa 14 é bastante resistente.
    Você tem fotos desse projeto?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Quanto essa antena parabólica da RC loja, que não é nada mais, nada menos do que um painel setorial adaptado numa parabólica; um internauta conseguiu sinal em 1800Mhz no topo de uma torre de 33 metros, e a 80 Km em linha reta da torre; só não funcionou o celular devido a grande distância, o aparelho fica mudo ou somente em emergência.
    Então, é essa adaptação que quero fazer.

  5. #425

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Os produtos da antenas3g, depois de pronta e instalada, é quase o gasto de uma torre de celular homologada pela dona ANATEL, com licença de funcionamento e alguns bichos mais, kkkkkkk!
    Já ia comentar a respeito.
    Certa vez, entrei (ao menos tentei) em contato com essa empresa.
    Até hoje não responderam o e-mail e não atendem telefonema. Além de ser muito caro.

  6. #426

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Você tem fotos desse projeto?.
    Não tenho, e não terei mais, pois a pessoa para quem eu fiz esse serviço, depois que colocaram sinal de internet via rádio na região, ele desmontou todo o sistema, pois o sinal de celular é muito ruim, e não compensa mais.

  7. #427

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    [*]Tenho receio em colocar uma antena parabólica em uma mastro de 1 ou 2 polegadas, a 9m de altura (como já está minha antena atualmente). Refiro-me ao tamanho da parábola, seu peso e resistividade a ventos fortes.[*]Não penso em comprar a antena da RC Loja, e sim, usar a ideia e montar conforme minhas necessidades. Mas até o momento não encontrei parábola de 1m ou 1,5m que seja leve e resistente.
    A antena parabólica da minha mãe é dessa mesma do vídeo, de 1,5m e chapa perfurada; eu a comprei pela internet e mesmo montei. Ela é razoavelmente pesada para mastro acima de 6 metros e tubo menor do que 3 polegadas. Portanto, o risco de você encontrar uma antena parabólica de chapa mais leve do que essa, é o mesmo risco de você ser atacado por um leão africano na praça da sua cidade.

  8. #428
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48 alerto a meus colegas, ,,,
    Distância superior a 15 km de visada pode ficar com um pé atrás...
    Distância superior a 20 km, pense se valerá o risco ,,,
    Distância superior a 30 km melhor nem pensar em tirar do papel,,,

    Como atualmente queremos web e aparelhos em 3G, 4G são rastreáveis mesmo com GPS desativado, suas comunicações são desconectadas ainda que chegue o sinal. As ERBs estão calculadas para uma comunicação de 15 km mas pode alcançar até uns 20 km; consegui até 22 km com -100 dBm em 850 MHz e 3G da Vivo com antena de 900 MHz do próprio cliente, GSM nem chega mais nem pelo rastreio. Esses setoriais vão queimando, nenhuma operadora que substituir a menos que seja por 3G ou 4G ou mesmo LTE em 700 MHz.

    Li agora pouco na matéria, que Vivo, Claro e Tim estão impedidas em adquirir o uso da faixa para 700 MHz em 5G, apenas a Oi que se recusou no uso dessa faixa. Com certeza por que os sistemas devem ser muito mais caros, como é o caso de 450 MHz para 4G que podemos dizer que não saiu do papel e são faixas que não vejo vantagem. Certo seria tirar os fios de telefonia fixa e instalar ERBs de 450 ou 700 para tal, uma boa solução alternativa que é praticamente para voz em cidades pequenas ou até mesmo médias.

  9. #429

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Essa é o meu objetivo com o Amplimax.


  10. #430

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Essa é o meu objetivo com o Amplimax.

    Procure alimentador de parábola JFA. Fazem 100% o serviço de adaptação de parabólica telada em antena de celular.

    Se for comprar compre direto no site da JFA ou na ShopDragon. Os poucos vendedores desse equipamento no mercado livre são picaretas.

  11. #431

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Procure alimentador de parábola JFA. Fazem 100% o serviço de adaptação de parabólica telada em antena de celular.

    Se for comprar compre direto no site da JFA ou na ShopDragon. Os poucos vendedores desse equipamento no mercado livre são picaretas.
    Obrigado sphreak pelas orientações.

    Essa outra ideia aqui também parece ser muito boa.

    Última edição por sergios; 24-04-2019 às 22:07. Razão: ideia

  12. #432

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Obrigado sphreak pelas orientações.

    Essa outra ideia aqui também parece ser muito boa.

    A ideia do alimentador da JFA é esse mesmo! Com antenas Aquário de 700/850/900 Mhz é facil adaptar. Já em 1800/2100/2600 Mhz complica pelas antenas serem pirulito (talvez com as pequenas de 14dBi).

    Eu acrescentaria uma chapa de aluminio retangular por trás do refletor do dipolo pra melhorar. Fica show!

  13. #433

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Quero iniciar meu projeto da construção da parabólica 4G. Mas preciso decidir se vou usar um painel setorial ou um iluminador de 700Mhz.
    Gostaria da orientação de vocês (prós e contras).

  14. #434

    Padrão

    Para conhecimento.
    Liguei pra loja JFA, procurando saber sobre Alimentador de parábola, de 700Mhz. O suporte me passou o contato do Sr. Bolivar, o qual seria o fornecedor desses produtos.
    Em conversa com o Sr. Bolivar, o mesmo informou que esse tipo de recurso está em desuso, que ele tem mais de 100 peças encostadas e não consegue vender.
    Segundo ele, um dos motivos é que no máximo se consegue 29dbi com uma parabólica de 2,40m.
    Comentei sobre a frequência de 700Mhz. Ele disse que em Minas Gerais ainda há pouco uso dessa frequência, os equipamentos com essa frequência estão com pouca saída.
    Em outras palavras, ele me desencorajou a fazer esse procedimento com a parabólica. Até mesmo chegou a indicar a compra de antenas da Foxtell.

  15. #435

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Para conhecimento.
    Liguei pra loja JFA, procurando saber sobre Alimentador de parábola, de 700Mhz. O suporte me passou o contato do Sr. Bolivar, o qual seria o fornecedor desses produtos.
    Em conversa com o Sr. Bolivar, o mesmo informou que esse tipo de recurso está em desuso, que ele tem mais de 100 peças encostadas e não consegue vender.
    Segundo ele, um dos motivos é que no máximo se consegue 29dbi com uma parabólica de 2,40m.
    Comentei sobre a frequência de 700Mhz. Ele disse que em Minas Gerais ainda há pouco uso dessa frequência, os equipamentos com essa frequência estão com pouca saída.
    Em outras palavras, ele me desencorajou a fazer esse procedimento com a parabólica. Até mesmo chegou a indicar a compra de antenas da Foxtell.
    Ja falei com esse cara aí. Parece que o que ele não quer é trabalhar.
    Daí eu comecei a fazer meus proprios projetos, adaptando parabólicas com tubo de alumínio no lugar da bengala, antena de 14dBi na ponteira e chapa de alumino cortado no diretor refletor do dipolo. Manda ressoldar o pé da parabólica em meia esquadria (corta em 45° inverte e solda em 90°).

    Faz o mesmo efeito e o custo é 50% menor.

    Esse Bolivar é representante comercial. Não manja de RF. Ele quer é vender coisas. Só isso

  16. #436

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Esse Bolivar é representante comercial. Não manja de RF. Ele quer é vender coisas. Só isso
    Acho que nem isso :P

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Faz o mesmo efeito e o custo é 50% menor.
    Creio ser melhor usar o painel setorial na parabólica. Ao menos tenho a possibilidade de pegar outras frequências, e não somente 700Mhz.
    A não ser que se colocar um Alimentador/Iluminador específico de 700Mhz, o desempenho seja bem melhor.

    Quero ter coragem pra colocar uma parabólica nessa altura.

  17. #437

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Acho que nem isso :P


    Creio ser melhor usar o painel setorial na parabólica. Ao menos tenho a possibilidade de pegar outras frequências, e não somente 700Mhz.
    A não ser que se colocar um Alimentador/Iluminador específico de 700Mhz, o desempenho seja bem melhor.

    Quero ter coragem pra colocar uma parabólica nessa altura.
    Você colocar um iluminador específico de 700mhz o desempenho sem dúvida vai ser melhor. Esses painéis que vedem aí ele tem uma faixa muito larga. Vai de 2400Mhz até 700Mhz. Daí o ganho dele é na casa dos 2~3dBi, que somados a parabólica dá aí em torno de 24~27dBi. Com uma antena específica na frequência, uma de 14dBi Aquario, deixado seu 3 primeiros diretores e adaptado uma chapa refletora no diretor refletor, o ganho pode chegar na casa de 34dBi em uma parábola de 2,5mts

  18. #438

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Acho que nem isso :P


    Creio ser melhor usar o painel setorial na parabólica. Ao menos tenho a possibilidade de pegar outras frequências, e não somente 700Mhz.
    A não ser que se colocar um Alimentador/Iluminador específico de 700Mhz, o desempenho seja bem melhor.

    Quero ter coragem pra colocar uma parabólica nessa altura.

    Acho muito perigoso uma antena parabólica nessa altura devido a raios. A área de alumínio grande e nesse caso um local plano, em caso de tempestade o raio tende a atingir o ponto mais alto. No vídeo em questão parece ser no sertão do nordeste onde chove pouco, mas mesmo assim eu acho perigoso. O ideal seria ter um para-raios acima da antena.

  19. #439

  20. #440

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    No meu pequeno município no norte do Rio funciona o VoLTE em 1800 mhz, única frequência em uso por enquanto. Mas o 4g só funciona em parte da pequena cidade, parece que estão usando um único setor e o sinal é direcionado em uma única direção. Uma outra torre na zona rural funciona nos 3 setores (tem duas torres da Tim no município) sendo que a Tim instalou a antena em uma área cheia de morros ao redor e o sinal não atende a quase ninguém. A Tim é motivo de piada na zona rural, com tanto lugar bom para instalar a antena e muita gente precisando de acesso e sem sinal nenhum, essa empresa me faz uma burrada dessa. Parece inacreditável que uma grande empresa faz um investimento alto para não ser útil a população, mas foi exatamente isso que aconteceu aqui!!!