Página 3 de 42 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, isso é um cálculo básico para antenas do tipo yagi ou direcionais; ajuda muito quem nunca construiu uma antena.
    Eu montei uma antena fazendo ensaios e ensaios a 90 km da torre via terrestre e 59 km segundo o mapa do IBGE e utilizei frequencias em 170, 250 e 450 MHz, celular nem existia ainda.
    Como são enlaces críticos, e alcançar niveis a 12dBsinad era algo complicado demais, num receptor analógico seria do tipo -110 dBm, para dados acredito que seja em torno de 15 dBdinad ( -100 dBm); meu celular ou na maioria acredito que esteja limitado a -100 dBm para 3 G, e meu wi-fi a -90dBm.

    Nesses ensaios, precisei de fazer por que a empresa tinha comprado um lote de 500 antenas em 150 MHz, e pasmem férias coletivas. Fiz todos esses cálculos, os instrumentos bateram, bancada ok mas a qualidade desejada nilll, recorri a espessura dos elementos ou diâmetro dos refletores, irradiantes e diretores. Antena em questão é com gama-match no irradiante, mas temos como dipolo aberto, dipolo fechado, 300 ohm com gama o mais utilizado na frequência de celular( formato oval) e log-periódica.
    É verdade amigo, é algo muito complexo, cálculos de antenas. Existem até aplicativos na internet para cálculos de antenas, que se comparando um ao outro, as medidas são totalmente diferentes para uma mesma frequência. O brasileiro e sua criatividade; existe na internet antenas caseiras que vão de um simples pedaço de arame em formato de uma borboleta presa numa tampa de panela, até uma yagi de 2 metros de comprimentos com 23 elementos, e mostrando ótimo resultado em longa distância, superando até as antenas de fábricas. Conheço um na internet que prefere fazer suas próprias antenas, porque mostram melhores resultados do que a de fábrica, kkkkkkk!

  2. #42
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, quando monto uma antena algumas coisa aplico de primordial. Se você trabalha com isso, se quiser me mostre os resultados, não melhora no sinal, mas na qualidade ao longo dos dias ou tempos por isso raramente volto no cliente, ruim no meu bolso kkkkk
    1- Sempre uso o mastro como segundo refletor, então abraçadeiras ficam cerca de 9 cm da ponta do cano ( 850 MHz).
    2- sempre uso "pingadeira" no cabo coaxial na borda de descida, inclusive no cabo UTP( internet via ´radio)
    3- procuro aterrar ou o mastro estar em contato com o solo( energia estática por conta dos ventos ou ar seco).
    4- Nunca aperto demais os conectores, pode danificar ou fechar um curto; fitas isolantes na antena nem pensar. No máximo fita de alta fusão com duas voltas na parte de fixação do cabo e conector.
    5- menos de 5 metros nunca uso cabo grosso( 2 GHz) e 10 metros para 900MHz. O campo pode interferir no funcionamento do dispositivo, costuma acontecer muito quando o ar está a menos de 40% ou superior a 80%, varia conforme a região.
    6- procuro seguir as normas ABNT, CONFEA etc na instalação de rede elétrica, se o dispositivo exigir aterramento, aterro.
    Ontem discuti com uma pessoa, por não ter aterramento protestou e por isso o deixei falando sozinho( eletricista dele disse que é besteira), uma TV de 32"; toda tomada de 3 pinos, é recomendável polarizar basta buscar no google kkkkkk; pino chato também.
    Padrão brasileiro para as tomadas, considero dentre as mais seguras do mundo; onde um cego pode conectar o plug de seu notebook mesmo que esteja descalço, o rico de choque elétrico é baixo; nenhum outro padrão oferece isso por um custo baixíssimo.
    Foi levantado essa questão, inclusive existe denúncias de dumping; muitos países estão estudando em utilizar esse tipo de padrão. Na realidade é o tipo "C" melhorado, usado na maioria dos países.
    7- procuro usar sistema de pingadeira próximo ao equipamento( casa do cliente).
    8- não instalo antenas caseiras para o cliente, faço para mim; ele pode não dedurar, mas que vê a instalação sim. Esse tipo de serviço ninguém vê, será como um serviço qualquer; mas o vizinho dele sempre está com problema, e seu cliente não.
    9- zona rural acima de 50 metros, não uso FE; uso "CCE-APL 50 x 2 ou 60 x2 no caso 2 pares", tem uma propriedade rural aqui que já tem 20 anos de instalado, rede elétrica foi trocado duas vezes numa distância de 350 metros; hoje pode até desativar pois o celular de mão pega praticamente na porta, mas acha caro gastar ...
    10- Pode me chamar de chato, não será o único mas antes de vender o produto ou serviço e mão-de-obra, segurança pós instalação é importante.


    Quem quiser usar essas recomendações, estejam à vontade, não vou cobrar patente por isso; americano é quem gosta disso kkkkk. Venda,prestação de serviços é como ler e escrever como disse a jovem paquistanesa num discurso em São Paulo. é muito além disso.

  3. #43

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, quando monto uma antena algumas coisa aplico de primordial. Se você trabalha com isso, se quiser me mostre os resultados, não melhora no sinal, mas na qualidade ao longo dos dias ou tempos por isso raramente volto no cliente, ruim no meu bolso kkkkk
    1- Sempre uso o mastro como segundo refletor, então abraçadeiras ficam cerca de 9 cm da ponta do cano ( 850 MHz).
    2- sempre uso "pingadeira" no cabo coaxial na borda de descida, inclusive no cabo UTP( internet via ´radio)
    3- procuro aterrar ou o mastro estar em contato com o solo( energia estática por conta dos ventos ou ar seco).
    4- Nunca aperto demais os conectores, pode danificar ou fechar um curto; fitas isolantes na antena nem pensar. No máximo fita de alta fusão com duas voltas na parte de fixação do cabo e conector.
    5- menos de 5 metros nunca uso cabo grosso( 2 GHz) e 10 metros para 900MHz. O campo pode interferir no funcionamento do dispositivo, costuma acontecer muito quando o ar está a menos de 40% ou superior a 80%, varia conforme a região.
    6- procuro seguir as normas ABNT, CONFEA etc na instalação de rede elétrica, se o dispositivo exigir aterramento, aterro.
    Ontem discuti com uma pessoa, por não ter aterramento protestou e por isso o deixei falando sozinho( eletricista dele disse que é besteira), uma TV de 32"; toda tomada de 3 pinos, é recomendável polarizar basta buscar no google kkkkkk; pino chato também.
    Padrão brasileiro para as tomadas, considero dentre as mais seguras do mundo; onde um cego pode conectar o plug de seu notebook mesmo que esteja descalço, o rico de choque elétrico é baixo; nenhum outro padrão oferece isso por um custo baixíssimo.
    Foi levantado essa questão, inclusive existe denúncias de dumping; muitos países estão estudando em utilizar esse tipo de padrão. Na realidade é o tipo "C" melhorado, usado na maioria dos países.
    7- procuro usar sistema de pingadeira próximo ao equipamento( casa do cliente).
    8- não instalo antenas caseiras para o cliente, faço para mim; ele pode não dedurar, mas que vê a instalação sim. Esse tipo de serviço ninguém vê, será como um serviço qualquer; mas o vizinho dele sempre está com problema, e seu cliente não.
    9- zona rural acima de 50 metros, não uso FE; uso "CCE-APL 50 x 2 ou 60 x2 no caso 2 pares", tem uma propriedade rural aqui que já tem 20 anos de instalado, rede elétrica foi trocado duas vezes numa distância de 350 metros; hoje pode até desativar pois o celular de mão pega praticamente na porta, mas acha caro gastar ...
    10- Pode me chamar de chato, não será o único mas antes de vender o produto ou serviço e mão-de-obra, segurança pós instalação é importante.


    Quem quiser usar essas recomendações, estejam à vontade, não vou cobrar patente por isso; americano é quem gosta disso kkkkk. Venda,prestação de serviços é como ler e escrever como disse a jovem paquistanesa num discurso em São Paulo. é muito além disso.
    Eu ainda não me aventurei nessa montagem de antena caseira, não, e se um dia for, será para meu próprio uso, kkkkk!. É verdade; "a qualidade ao longo dos dias é primordial". Conheci um instalador que tem muito prejuízo com isso, em ter que rodar vários km para retornar a casa de vários clientes, apenas uma semana depois de ter instalado antenas, para refazer serviços de instalação, tendo que substituir antenas por outra marca e modelo, porque aquelas antenas instaladas não conseguiram mais captar sinal, após uma semana. Mexer com essa tal coisa de instalar antenas em longa distância requer muita paciência e conhecimento profundo no assunto, kkkkk!

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, quando monto uma antena algumas coisa aplico de primordial. Se você trabalha com isso, se quiser me mostre os resultados, não melhora no sinal, mas na qualidade ao longo dos dias ou tempos por isso raramente volto no cliente, ruim no meu bolso kkkkk
    1- Sempre uso o mastro como segundo refletor, então abraçadeiras ficam cerca de 9 cm da ponta do cano ( 850 MHz).
    2- sempre uso "pingadeira" no cabo coaxial na borda de descida, inclusive no cabo UTP( internet via ´radio)
    3- procuro aterrar ou o mastro estar em contato com o solo( energia estática por conta dos ventos ou ar seco).
    4- Nunca aperto demais os conectores, pode danificar ou fechar um curto; fitas isolantes na antena nem pensar. No máximo fita de alta fusão com duas voltas na parte de fixação do cabo e conector.
    5- menos de 5 metros nunca uso cabo grosso( 2 GHz) e 10 metros para 900MHz. O campo pode interferir no funcionamento do dispositivo, costuma acontecer muito quando o ar está a menos de 40% ou superior a 80%, varia conforme a região.
    6- procuro seguir as normas ABNT, CONFEA etc na instalação de rede elétrica, se o dispositivo exigir aterramento, aterro.
    Ontem discuti com uma pessoa, por não ter aterramento protestou e por isso o deixei falando sozinho( eletricista dele disse que é besteira), uma TV de 32"; toda tomada de 3 pinos, é recomendável polarizar basta buscar no google kkkkkk; pino chato também.
    Padrão brasileiro para as tomadas, considero dentre as mais seguras do mundo; onde um cego pode conectar o plug de seu notebook mesmo que esteja descalço, o rico de choque elétrico é baixo; nenhum outro padrão oferece isso por um custo baixíssimo.
    Foi levantado essa questão, inclusive existe denúncias de dumping; muitos países estão estudando em utilizar esse tipo de padrão. Na realidade é o tipo "C" melhorado, usado na maioria dos países.
    7- procuro usar sistema de pingadeira próximo ao equipamento( casa do cliente).
    8- não instalo antenas caseiras para o cliente, faço para mim; ele pode não dedurar, mas que vê a instalação sim. Esse tipo de serviço ninguém vê, será como um serviço qualquer; mas o vizinho dele sempre está com problema, e seu cliente não.
    9- zona rural acima de 50 metros, não uso FE; uso "CCE-APL 50 x 2 ou 60 x2 no caso 2 pares", tem uma propriedade rural aqui que já tem 20 anos de instalado, rede elétrica foi trocado duas vezes numa distância de 350 metros; hoje pode até desativar pois o celular de mão pega praticamente na porta, mas acha caro gastar ...
    10- Pode me chamar de chato, não será o único mas antes de vender o produto ou serviço e mão-de-obra, segurança pós instalação é importante.


    Quem quiser usar essas recomendações, estejam à vontade, não vou cobrar patente por isso; americano é quem gosta disso kkkkk. Venda,prestação de serviços é como ler e escrever como disse a jovem paquistanesa num discurso em São Paulo. é muito além disso.
    Olha aí um lançamento da JFA. Pelo menos para mim, isso é novidade, kkkkkk!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jfa.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	89,4 KB
ID:      	68745  

  5. #45

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olha aí um lançamento da JFA. Pelo menos para mim, isso é novidade, kkkkkk!
    Rádio monocanal existe há muito tempo. Só que o custo médio é de R$ 2.000,00. Se este JFA chegar com preço competitivo vai ser uma boa. Porque a interface 3G deles tem preço salgado!

  6. #46

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    A aquário lançou um app para saber a frequência da operadora: Aquário Analyzer

    No meu celular não instalou, porque a versão do Android é 5.0

    https://play.google.com/store/apps/d...lyzer&hl=pt_BR

  7. #47
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Ontem comentei com meu colega, instalador em telefonia. Não vamos entrar em detalhes financeiros, por que cada caso é uma peculariedade. Faz um certo investimento de fios, postes, painéis solares etc; De repente uma operadora monta uma torre ou algumas ao longo das rodovias, esse cliente nos olham com uma cara de tacho falando de foi roubado. Essa instalação de torres acredito que está previsto na legislação em vigor, logo pelo menos duas operadoras cobrirão 51% ao longo de um determinado trecho.

    Pela legislação vigente acredito até que no âmbito internacional, telefonia celular é serviço móvel sendo vetado para o uso como telefonia fixa mas é amplamente "aceita" na prática; Existe planos específicos para telefonia fixa, e somente na forma pós-pago sendo necessário a identificação do assinante e propriedade urbana ou rural. Para uso urbano era em torno de R$ 35,00 e o mesmo critério da telefonia fixa comutada e esta custa o dobro mais ou menos.
    Operadora como a Claro, acho que identifica se está como fixa ou não, por que fica inabilitado. Troca de aparelho volta a funcionar, depois acontece de novo mas se estiver no celular de mão funciona normalmente, porém precisa ficar na varanda ou do lado de fora da casa. Quem relatou são meus clientes, e quando chegou a hora de fazer plano e identificação da propriedade eles desistem.
    Não lembro o valor, mas é um pouco "salgado" para famílias de agricultura familiar e mesmo que não seja se tem opções mais barata e o "patrão" não mora na roça, sabemos no que vai dar.
    Com a Vivo usando essas interfaces a internet é mais lenta do que pelo celular, tenho notícias que o mesmo está acontecendo com a Tim; e Oi tem perdido muitos assinantes( chip) então não sei afirmar a situação. Isso os usuários descobrem, quando vai usar o you tube, e nisso descobriram a solução mágica; " celular véinho, com android 2.3 ou até mesmo 4.0 com repetidor acionado" já estava encostado no fundo da gaveta mesmo, até o meio ambiente agradece.

    Antena? eu recomendo log periódica ( 700 MHz a 2.6 GHz) mesmo sendo menos eficiente, acredito que dor-de-cabeça será bem menor no futuro... Cliente não quer saber se a operadora trocou de banda, ou outra operadora está em outra banda mas gastar para trocar de antena não vai aceitar; se aceitar jamais será de bom grado.
    Podemos nos preparar para antenas de 3,5 GHz até 5 GHz ou mais, por serem log-perídicas vai exigir um tamanho gigante para ter um bom ganho. Vai parecer uma instalação militar ou pesquisa kkkkkk remota.
    Instalação de rádios monocanais, autorizadas pelo ministério das comunicações, seguem critérios relativamente rígidos para padrões atuais mas muito rígidos para aqueles que não tem conhecimento nenhum. Altura da torre, antena, para-raio, aterramento, abrigo, ventilação, banco de bateria necessita de projeto. Prevê que se cair um raio nessa torre, o risco de algum acidente com pessoas ou animais é necessário que seja próximo de "zero"; prevê inclusive se a pessoa estiver usando um marca-passo, aparelho auditivo etc sofra o mínimo de interferência possível.
    Em 20 anos só fiz duas instalações e 4 instalações foram reformuladas por que levo em conta até mesmo as próteses metálicas que pessoas possam ter e até mesmo um cavalo, um boi de tração pode ficar inquieto ou se assustar( formigamento por conta do metal na boca ou nariz) e nisso a instalação sai um pouco e até muito mais caro. Um prestador se ofereceu a fazer o serviço com material por 2000 e comigo custou 14000, numa rede de 500 metros que já previa ser 750 metros. Um vaqueiro pode ficar em pé em cima do cavalo que a chance dele cair por conta do fio ou cabo é mínimo pois possui 5 metros em relação ao solo a parte mais baixa a castanha de telefonia. Ao ver o serviço pronto, o cliente me elogiou por ter levado esse detalhe em conta e acidente de trabalho raramente verei por isso.

  8. #48

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Ontem comentei com meu colega, instalador em telefonia. Não vamos entrar em detalhes financeiros, por que cada caso é uma peculariedade. Faz um certo investimento de fios, postes, painéis solares etc; De repente uma operadora monta uma torre ou algumas ao longo das rodovias, esse cliente nos olham com uma cara de tacho falando de foi roubado. Essa instalação de torres acredito que está previsto na legislação em vigor, logo pelo menos duas operadoras cobrirão 51% ao longo de um determinado trecho.

    Pela legislação vigente acredito até que no âmbito internacional, telefonia celular é serviço móvel sendo vetado para o uso como telefonia fixa mas é amplamente "aceita" na prática; Existe planos específicos para telefonia fixa, e somente na forma pós-pago sendo necessário a identificação do assinante e propriedade urbana ou rural. Para uso urbano era em torno de R$ 35,00 e o mesmo critério da telefonia fixa comutada e esta custa o dobro mais ou menos.
    Operadora como a Claro, acho que identifica se está como fixa ou não, por que fica inabilitado. Troca de aparelho volta a funcionar, depois acontece de novo mas se estiver no celular de mão funciona normalmente, porém precisa ficar na varanda ou do lado de fora da casa. Quem relatou são meus clientes, e quando chegou a hora de fazer plano e identificação da propriedade eles desistem.
    Não lembro o valor, mas é um pouco "salgado" para famílias de agricultura familiar e mesmo que não seja se tem opções mais barata e o "patrão" não mora na roça, sabemos no que vai dar.
    Com a Vivo usando essas interfaces a internet é mais lenta do que pelo celular, tenho notícias que o mesmo está acontecendo com a Tim; e Oi tem perdido muitos assinantes( chip) então não sei afirmar a situação. Isso os usuários descobrem, quando vai usar o you tube, e nisso descobriram a solução mágica; " celular véinho, com android 2.3 ou até mesmo 4.0 com repetidor acionado" já estava encostado no fundo da gaveta mesmo, até o meio ambiente agradece.

    Antena? eu recomendo log periódica ( 700 MHz a 2.6 GHz) mesmo sendo menos eficiente, acredito que dor-de-cabeça será bem menor no futuro... Cliente não quer saber se a operadora trocou de banda, ou outra operadora está em outra banda mas gastar para trocar de antena não vai aceitar; se aceitar jamais será de bom grado.
    Podemos nos preparar para antenas de 3,5 GHz até 5 GHz ou mais, por serem log-perídicas vai exigir um tamanho gigante para ter um bom ganho. Vai parecer uma instalação militar ou pesquisa kkkkkk remota.
    Instalação de rádios monocanais, autorizadas pelo ministério das comunicações, seguem critérios relativamente rígidos para padrões atuais mas muito rígidos para aqueles que não tem conhecimento nenhum. Altura da torre, antena, para-raio, aterramento, abrigo, ventilação, banco de bateria necessita de projeto. Prevê que se cair um raio nessa torre, o risco de algum acidente com pessoas ou animais é necessário que seja próximo de "zero"; prevê inclusive se a pessoa estiver usando um marca-passo, aparelho auditivo etc sofra o mínimo de interferência possível.
    Em 20 anos só fiz duas instalações e 4 instalações foram reformuladas por que levo em conta até mesmo as próteses metálicas que pessoas possam ter e até mesmo um cavalo, um boi de tração pode ficar inquieto ou se assustar( formigamento por conta do metal na boca ou nariz) e nisso a instalação sai um pouco e até muito mais caro. Um prestador se ofereceu a fazer o serviço com material por 2000 e comigo custou 14000, numa rede de 500 metros que já previa ser 750 metros. Um vaqueiro pode ficar em pé em cima do cavalo que a chance dele cair por conta do fio ou cabo é mínimo pois possui 5 metros em relação ao solo a parte mais baixa a castanha de telefonia. Ao ver o serviço pronto, o cliente me elogiou por ter levado esse detalhe em conta e acidente de trabalho raramente verei por isso.
    Eu tenho um minimodem 3g e um celular dual band antigo LG KP106b, eu usava para acessar internet, hora com o chip da Claro, e hora com o da Tim. Quando eu terminava de usar a internet, eu colocava de volta o chip no celular. Um dia eu estava com problema de conexão de internet, não lembro mais com qual das operadoras; tirei o chip do minimodem, e coloquei no celular para ligar para a central de atendimento, para reclamar sobre a falta de conexão com a internet, ao comunicar que eu estava com problema de conexão com a internet, e sem mesmo falar qual o dispositivo estava usando, o atendente já foi mencionando para mim que eu estava utilizando um celular LG KP106b, e eu respondi a ele que era esse mesmo, mas, porém, todavia, contudo e entretanto, eu estava ligando para reclamar a respeito da falta de conexão com a internet, pois eu usava o chip conectado no minimodem. Conclusão: pelo menos celulares, e talvez também minimodem eles detectam na central deles. Acho que interface, após a ANATEL ter proibido aparelhos de vir bloqueados de fábrica, penso que eles não detectam. A vivo antigamente lançou pequenas interfaces com a sua logomarca, que eram bloqueadas para outros chips, e até mesmo para outro chip com outro número mesmo sendo dela.

  9. #49
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, o Brasil é um dos poucos países talvez o único que órgãos competentes conseguem identificar o número de origem e destino antes mesmo que seja atendido, mas por legislação as conversas jamais devem ser gravadas salvo por autorização judicial..
    A Claro foi a primeira no país, caso a interface não seja homologada em 15 ou 30 minutos ela bloqueia; Vivo no primeira dia subsequente e a Tim em 48 horas, Oi não fazia o bloqueio isso já há 3 anos atrás.
    Atualmente todas fazem o bloqueio em menos de 24 horas, precisando ligar para a operadora por um outro dispositivo e reclamar tipo do incidente, relatar que esse dispositivo é instalado numa propriedade rural.
    A Claro ainda pede os dados completos do titular( nome, endereço de correspondência, RG, CPF, IE esta não lembro), em compensação a velocidade aumenta de 1 MB para 3 a 5 MB em 3G ou de 6 MB para até 70 MB em 4 G.
    Sintoma mais característico: 1- logo que liga tem sinal, seja em 2G, 3G, 4G
    2-desliga e liga, sinal volta; depois de minutos ou dia seguinte sem sinal
    3- pode acontecer de de vez em quando o sinal voltar, normalmente só toca
    Claro, Vivo e Tim não adianta reclamar por uma terceira pessoa; se for prestador de serviços pedirá o CPF ou CNPJ; No meu caso nunca tive problema, mas meus colegas não conseguiram. Oi nunca reclamei relacionado a serviço de celular, para fixo estou no sistema.
    Penso que posteriormente a propriedade rural é consultada, por que tenho casos em que a demora chegou a uma semana. Alguns clientes cujo o CPF esteja registrado como produtor rural e tendo o chip já desta operadora em celular nunca tiveram problema. Tenho uma cliente que usa Tim, nem a estória de cair a ligação acontece.
    Sendo funcionário da fazenda, além dos documentos precisa informar que é empregado e estando no sistema volta a funcionar seguindo os mesmo padrão de um produtor rural. Acredito que aconteça o mesmo com agricultura familiar.

  10. #50

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?


  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, o Brasil é um dos poucos países talvez o único que órgãos competentes conseguem identificar o número de origem e destino antes mesmo que seja atendido, mas por legislação as conversas jamais devem ser gravadas salvo por autorização judicial..
    A Claro foi a primeira no país, caso a interface não seja homologada em 15 ou 30 minutos ela bloqueia; Vivo no primeira dia subsequente e a Tim em 48 horas, Oi não fazia o bloqueio isso já há 3 anos atrás.
    Atualmente todas fazem o bloqueio em menos de 24 horas, precisando ligar para a operadora por um outro dispositivo e reclamar tipo do incidente, relatar que esse dispositivo é instalado numa propriedade rural.
    A Claro ainda pede os dados completos do titular( nome, endereço de correspondência, RG, CPF, IE esta não lembro), em compensação a velocidade aumenta de 1 MB para 3 a 5 MB em 3G ou de 6 MB para até 70 MB em 4 G.
    Sintoma mais característico: 1- logo que liga tem sinal, seja em 2G, 3G, 4G
    2-desliga e liga, sinal volta; depois de minutos ou dia seguinte sem sinal
    3- pode acontecer de de vez em quando o sinal voltar, normalmente só toca
    Claro, Vivo e Tim não adianta reclamar por uma terceira pessoa; se for prestador de serviços pedirá o CPF ou CNPJ; No meu caso nunca tive problema, mas meus colegas não conseguiram. Oi nunca reclamei relacionado a serviço de celular, para fixo estou no sistema.
    Penso que posteriormente a propriedade rural é consultada, por que tenho casos em que a demora chegou a uma semana. Alguns clientes cujo o CPF esteja registrado como produtor rural e tendo o chip já desta operadora em celular nunca tiveram problema. Tenho uma cliente que usa Tim, nem a estória de cair a ligação acontece.
    Sendo funcionário da fazenda, além dos documentos precisa informar que é empregado e estando no sistema volta a funcionar seguindo os mesmo padrão de um produtor rural. Acredito que aconteça o mesmo com agricultura familiar.
    Instalo direto interfaces dessas ZTE MF253L com logo da Claro, desbloqueadas e com chip da TIM. Instalo também Link 3G, 4G Elsys e Link Amplimax Elsys que também trafega voz.
    Nunca vi nem ouvi nada parecido com o que vocês estão relatando.
    Tudo rodando 100% aqui na minha região

  12. #52

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Instalo direto interfaces dessas ZTE MF253L com logo da Claro, desbloqueadas e com chip da TIM. Instalo também Link 3G, 4G Elsys e Link Amplimax Elsys que também trafega voz.
    Nunca vi nem ouvi nada parecido com o que vocês estão relatando.
    Tudo rodando 100% aqui na minha região
    O meu relato foi apenas da possibilidade da central das operadoras ter como identificar nos seus sistemas de qual dispositivo o chip estaria funcionando, kkkkkkk!. Aqui também funciona normal, o único problema é apenas a dificuldade de capitação de sinal em longa distância, kkkkk!

  13. #53

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O meu relato foi apenas da possibilidade da central das operadoras ter como identificar nos seus sistemas de qual dispositivo o chip estaria funcionando, kkkkkkk!. Aqui também funciona normal, o único problema é apenas a dificuldade de capitação de sinal em longa distância, kkkkk!
    Verdade

    Agora captação de sinal celular em alta frequência e longa distância é deveras problemático.

  14. #54

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Verdade

    Agora captação de sinal celular em alta frequência e longa distância é deveras problemático.
    Quero ver no futuro, se todas as operadoras irão transmitir 4G em 700Mhz em todas as cidades, e se as frequências de 1800 e 2600Mhz serão mantidas também, já que a Tim tá transmitindo 4G em 1800Mhz, e a Claro e as demais estão transmitindo também em 2600Mhz. A frequência de 900Mhz está desligada em várias cidades; no interior de Pernambuco a Vivo está transmitindo apenas em 3G, em 2100Mhz e não mais em 2G; como irar ficar essa salada de frutas de frequências!

  15. #55

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Quero ver no futuro, se todas as operadoras irão transmitir 4G em 700Mhz em todas as cidades, e se as frequências de 1800 e 2600Mhz serão mantidas também, já que a Tim tá transmitindo 4G em 1800Mhz, e a Claro e as demais estão transmitindo também em 2600Mhz. A frequência de 900Mhz está desligada em várias cidades; no interior de Pernambuco a Vivo está transmitindo apenas em 3G, em 2100Mhz e não mais em 2G; como irar ficar essa salada de frutas de frequências!
    aqui o 4G da tim está em 850, e a Claro, Vivo e Tim de outra torre está em 1800MHz todas elas.

  16. #56

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    aqui o 4G da tim está em 850, e a Claro, Vivo e Tim de outra torre está em 1800MHz todas elas.
    Desculpa discordar. Mas poderia postar um print desse LTE em 850Mhz?

    Porque a Anatel não permite 4G (LTE) nessa frequência. Nem é padronizado internacionalmente, ou seja, não existem equipamentos capazes de 4G em 850Mhz (em produção ou operação) em qualquer lugar do mundo.

    850Mhz é só 2G (GSM) e 3G (CDMA~WCDMA)
    A TIM está utilizando massivo o 850Mhz pra 3G rural.

    2G (GSM) é 850Mhz~900Mhz~1800Mhz
    3G (CDMA~WCDMA) é 850MHZ~2100Mhz
    4G (LTE) é 700Mhz~1800Mhz~2600Mhz

    Essas são as frequências e padrões internacionais em que a FCC permite a fabricação de equipamentos. Por consequência a Anatel libera as bandas para as operadoras com base no padrão internacional da FCC.

  17. #57

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Desculpa discordar. Mas poderia postar um print desse LTE em 850Mhz?

    Porque a Anatel não permite 4G (LTE) nessa frequência. Nem é padronizado internacionalmente, ou seja, não existem equipamentos capazes de 4G em 850Mhz (em produção ou operação) em qualquer lugar do mundo.

    850Mhz é só 2G (GSM) e 3G (CDMA~WCDMA)
    A TIM está utilizando massivo o 850Mhz pra 3G rural.

    2G (GSM) é 850Mhz~900Mhz~1800Mhz
    3G (CDMA~WCDMA) é 850MHZ~2100Mhz
    4G (LTE) é 700Mhz~1800Mhz~2600Mhz

    Essas são as frequências e padrões internacionais em que a FCC permite a fabricação de equipamentos. Por consequência a Anatel libera as bandas para as operadoras com base no padrão internacional da FCC.
    Foto de um J5 de 2015:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wwdDnaN.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	827,2 KB
ID:      	68750

    Agora prints no meu celular (S8+):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bNBPmbe.jpg
Visualizações:	374
Tamanho: 	120,0 KB
ID:      	68751

    Banda 5 = 850:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P3t88jb.jpg
Visualizações:	358
Tamanho: 	307,8 KB
ID:      	68752

    App da Aquário:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         smXunVN.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	227,0 KB
ID:      	68753

    O APP da Aquário mostra errado o uplink, o up está em 832 MHz e o Down em 877 MHz

    Essa é a velocidade que consigo dessa rede (que é aquela que você achou a torre próximo daqui onde moro *6KM)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UtON5sB.jpg
Visualizações:	341
Tamanho: 	122,0 KB
ID:      	68754

    Um modem que conheço que pega o LTE 850 é o Huawei E5172s-515: https://www.4gltemall.com/huawei-e51...-cat4-cpe.html

  18. #58

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Foto de um J5 de 2015:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wwdDnaN.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	827,2 KB
ID:      	68750

    Agora prints no meu celular (S8+):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bNBPmbe.jpg
Visualizações:	374
Tamanho: 	120,0 KB
ID:      	68751

    Banda 5 = 850:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P3t88jb.jpg
Visualizações:	358
Tamanho: 	307,8 KB
ID:      	68752

    App da Aquário:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         smXunVN.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	227,0 KB
ID:      	68753

    O APP da Aquário mostra errado o uplink, o up está em 832 MHz e o Down em 877 MHz

    Essa é a velocidade que consigo dessa rede (que é aquela que você achou a torre próximo daqui onde moro *6KM)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UtON5sB.jpg
Visualizações:	341
Tamanho: 	122,0 KB
ID:      	68754

    Um modem que conheço que pega o LTE 850 é o Huawei E5172s-515: https://www.4gltemall.com/huawei-e51...-cat4-cpe.html
    877Mhz mesmo amigo!

    Showzaço essa info! Me abriu horizontes aqui!

    Poderia contar pra gente que região do BR é?

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    877Mhz mesmo amigo!

    Showzaço essa info! Me abriu horizontes aqui!

    Poderia contar pra gente que região do BR é?
    No interior da PB!
    Mas em outro fórum um cara postou que a Claro em São Paulo também já está usando o 850(B5):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vwyIa6Gl.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	68755
    Mensagem do cara no fórum:

    Achei duas eNodeB 4G da Claro funcionando na banda 5 CLR em Sao Paulo (Brooklin).

    Um conhecido meu achou a mesma banda 5 no 4G no Shopping Morumbi.

  20. #60
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sphreak aqui está o modo de configurar caso o modem e/ou roteador não permita:
    Consegui de um modem B 933 da Huawei; independente da marca ou modelo é feito via WEB ou melhor pela porta LAN do modem. Precisei de fazer os mesmos em outros modelos da marca.
    1- Operadora Claro
    nome do perfil: CLARO
    número de acesso: *00***1#
    usuário PPP: claro
    senha: claro
    APN(estático): bandalarga.claro.com.br
    endereço IP( dinâmico): deixe em branco


    2- OI
    Nome do perfil: OI(não permite alterar)
    número de acesso: 99***1#
    usuário PPP: oi
    senha: oi
    APN( estático): gprs.oi.com.br( pode ter mudado)
    endereço IP(dinâmico): deixe em branco

    3- TIM
    nome do perfil: TIM( não permite alterar)
    número de acesso: *99#
    usuário: tim
    APN(estático): tim.com
    endereço IP(dinâmico): deixe em branco

    4- Vivo
    nome do perfil: VIVO( não permite alterar)
    número de acesso: *99#
    usuário PPP: vivo
    senha: vivo
    APN( estático): zap.vivo.com.br
    endereço IP(dinâmico): deixe em branco

    Na conexão PPP selecione em "auto"
    Autenticação PPP selecione em " CHAP+PAP"
    Configurar SSID, senha etc
    Finalizar ou concluir

    Obs. Raramente se consegue fazer essa programação via wireless do roteador incorporado ao modem; somente via cabo RJ 45.
    Se entrarmos em nossos celulares dentro do ícone da operadora, aparece na tela todos esses parâmetros. Quando se tem conflitos por possuir a bandeira, basta inserir esses dados ou ligar para a operadora( onde nos informam de 15 minutos a 24 horas).
    Quando o sinal é melhor que -90dBm raramente dá algum problema, mas ao instalar o cliente muitas vezes quer ver saindo da caixa lá na propriedade rural, por isso muitos de nós ja meio que inserimos o chip do cliente e programamos na cidade então passa batido.

    Aqui a topografia é acidentada, mas em 3G a Vivo tem um alcance para até 20 a 25 km e não tem 4G. Tim cerca de 18 km em 3G e 10 em 4G. A Claro cerca de 12 em 3 G e 8 em 4G e a Oi raramente chega a 5 km em gsm.
    Vivo e Oi não tem 4G ainda, apesar de estarem com equipamentos em fase de instalação.
    Qualquer operadora, estão limitadas a um raio de alcance em 15 km; onde possui 4G rural é limitado a 30 km. Rádios monocanais em 170 e 250 MHz a 50 km; faixa de 450 Km seria para 4 G rural, mas nunca saiu do papel na prática por que possui muitos enlaces ainda instalados em propriedades rurais.