Página 3 de 29 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se o repetidor é de 1800Mhz em 4G, e o celular para fazer conexão de voz precisa rebaixar essa frequência para 3G, então, a 3G nessa cidade estaria sendo transmitida em 850/2100mhz ou em apenas 850Mhz, ou apenas em 2100Mhz.
    Exato! o repetidor é 1800MHz, e o 3G da cidade opera em 2100MHz.

Ehh isso mesmo, além do repetidor de 1800Mhz em 4G, você teria que ter outro também de 2100Mhz, para o celular fazer a conexão entre as duas frequências, para realizar e receber chamadas também!

Assim, pra ser bem simplista: Os equipamentos com capacidade 4G (smartphones, etc) necessitam do 3G para voz. A rede 4G só estará disponível se existir o 3G simultâneo e esse 3G invarialvelmente será em 2100Mhz, independente se o 4G é 2600Mhz ou 1800Mhz.
    Quanto a repetir sinal 4G que vem de longe e utilizar o 3G local, não funciona porque os sinais são de ERBs/células diferentes. Quando há tentativa de utilização da rede a operadora comuta a conexão de dados e voz de modo que ambas sejam oriundas da mesma ERB. Neste caso cai o 4G e rebaixa tudo para 3G da célula local.
    Quanto ao 3G em 850Mhz ele não trabalha junto com o 4G em frequência alta. Talvez quando disponibilizarem o 4G em 700Mhz seja essa a combinação de operação.

A solução para esse dilema seria utilizar um repetidor de banda dupla 1800/2100Mhz (Chinês sem homologação). Mas ainda correria o risco de repetir o 3G local e a conexão cair. Teria que fazer uma isolação.

Quanto a funcionar só o ZTE, pode ser qualquer coisa inclusive nada.
    Uma dica minha seria plugar esses equipamentos direto na antena externa para teste. Desligar o repetidor e ver como eles se comportam com sinal direto.

Qualquer dúvida estou a postos

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Assim, pra ser bem simplista: Os equipamentos com capacidade 4G (smartphones, etc) necessitam do 3G para voz. A rede 4G só estará disponível se existir o 3G simultâneo e esse 3G invarialvelmente será em 2100Mhz, independente se o 4G é 2600Mhz ou 1800Mhz.
    Quanto a repetir sinal 4G que vem de longe e utilizar o 3G local, não funciona porque os sinais são de ERBs/células diferentes. Quando há tentativa de utilização da rede a operadora comuta a conexão de dados e voz de modo que ambas sejam oriundas da mesma ERB. Neste caso cai o 4G e rebaixa tudo para 3G da célula local.
    Quanto ao 3G em 850Mhz ele não trabalha junto com o 4G em frequência alta. Talvez quando disponibilizarem o 4G em 700Mhz seja essa a combinação de operação.

A solução para esse dilema seria utilizar um repetidor de banda dupla 1800/2100Mhz (Chinês sem homologação). Mas ainda correria o risco de repetir o 3G local e a conexão cair. Teria que fazer uma isolação.

Uma dica minha seria plugar esses equipamentos direto na antena externa para teste. Desligar o repetidor e ver como eles se comportam com sinal direto.

Onde eu fiz o teste, a Claro 3G é em 850/2100Mhz, sendo assim, na verdade não se sabe em qual dessas frequências é feita essa conexão de 4G para 3G!

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post

No caso tem que ser obrigatório um repetidor com as duas bandas, ou posso acrescentar mais um repetidor de 2100MHz independente e ligar em paralelo com o de 1800MHz?
    A isolação que você fala no caso, seria usar um antena tipo parabólica que obtém apenas o sinal de frente...
    Quanto ao ZTE funcionar, "pode ser qualquer coisa inclusive nada"?! complicado isso rs! então o celular J5 também poderia ser qualquer coisa inclusive nada!
    Eu já fiz o teste direto na antena externa, sem o repetidor, e o problema se repete!

Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    No caso tem que ser obrigatório um repetidor com as duas bandas, ou posso acrescentar mais um repetidor de 2100MHz independente e ligar em paralelo com o de 1800MHz?
    A isolação que você fala no caso, seria usar um antena tipo parabólica que obtém apenas o sinal de frente...
    Quanto ao ZTE funcionar, "pode ser qualquer coisa inclusive nada"?! complicado isso rs! então o celular J5 também poderia ser qualquer coisa inclusive nada!
    Eu já fiz o teste direto na antena externa, sem o repetidor, e o problema se repete!
    O teste que você fez com o o roteador ligado direto na antena pode não ter dado certo, porque você precisa de uma antena de 2 frequências simultâneas em 1800/2100Mhz "acho né", porém, já ouvi relatos na internet que esses roteadores para funcionar em longa distância tem que configurá-lo para a frequência específica da antena externa, porque se configurar para o automático, ele não dá sinal. Não sei se o seu está configurado no automático ou se está em específico para 1800Mhz. A proeletronic triband de grade de 1800 a 2100Mhz são ótimas, eu já instalei delas para 1800Mhz.