Página 4 de 42 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    @sphreak, voltando ao assunto original do tópico, como te falei aqui tem o 4G da Tim em 850, mas lembra que instalei um repetidor de 1800MHz?
    Então, este repetidor por consequência repete o 4G 1800MHz da TIM que está na MESMA torre do 4G da Vivo, nessa torre lá de 1800MHz da TIM NÃO tem VoLTE, ou seja se você estiver lá próximo da torre de 1800 e realizar uma chamada ele te rebaixa para o 3G, aqui na 850 ele não rebaixa porque tem VoLTE, mas daí eu peguei o celular J5 (2015) e coloquei o chip da TIM, logo vi que o sinal 4G dela tava no máximo, o que é estranho porque eu estou longe da torre 850, e dentro de casa da 2 pontos no máximo, mas tava aparecendo todos os pontos, então lembrei que podia ser a LTE em 1800MHz do repetidor, e era mesmo!
    o J5 com o chip da tim, ele se conectou ao 4G das longínquas torres 1800MHz que por sinal é a mesma torre do LTE da Vivo e que também por sinal tem um dBm MENOR que o da vivo, quando coloquei o chip na Amplimax da Elsys ele também se conectou, eu bloqueei todas as frequência do Elsys deixando apenas o LTE 1800MHz e desmarquei todas as outras 3 e 2G, e continuou funcionando normal o 4G 1800MHz do repetidor das torres com 20KM de distância.
    Então por que só o da vivo não conecta? se estão na mesma torre e ambas não tem VoLTE lá!

    E Outra, se você colocar o chip da vivo no Amplimax e ficar resetando ele pra modo de fábrica, em algum momento ele consegue se conectar no 4G da vivo em 1800MHz do repetidor e gerar dados normal com mais de 40 megas, mas se você desliga-lo ou reinicia-lo, quando ele voltar ele vai até se conectar, mas não vai gerar dados e vai cair por 3G, então terá que ficar resetando o padrão de fábrica mais algumas vezes até ele funcionar.

    E mais outra, apesar do chip da tim funcionar o 4G do repetidor em 1800MHz no Amplimax e no celular J5, no meu celular (S8+) ele não funciona no repetidor, só pega se for o 850 mesmo, ou se eu tiver lá próximo das torres de 1800MHz ele funciona também, mas no repetidor faz igual a vivo, aparece sinal mas não se registra, mas no J5 e no Amplimax a tim se registra normal, é algo muito confuso e arrisco dizer até "SEM NOÇÃO NEM LÓGICA".

  2. #62

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Foto de um J5 de 2015:
    Anexo 68750

    Agora prints no meu celular (S8+):
    Anexo 68751

    Banda 5 = 850:
    Anexo 68752

    App da Aquário:
    Anexo 68753

    O APP da Aquário mostra errado o uplink, o up está em 832 MHz e o Down em 877 MHz

    Essa é a velocidade que consigo dessa rede (que é aquela que você achou a torre próximo daqui onde moro *6KM)
    Anexo 68754

    Um modem que conheço que pega o LTE 850 é o Huawei E5172s-515: https://www.4gltemall.com/huawei-e51...-cat4-cpe.html
    Amigo, eu instalei esse aplicativo NETWORK CELL INFO LITE no meu celular; por que o que instalei não mostra também a banda de frequência da operadora como o seu?

  3. #63

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigo, eu instalei esse aplicativo NETWORK CELL INFO LITE no meu celular; por que o que instalei não mostra também a banda de frequência da operadora como o seu?
    Qual é a versão do seu Android? meu cell tem o Android 8.1.0, tem versões que não mostra mesmo.

  4. #64

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Qual é a versão do seu Android? meu cell tem o Android 8.1.0, tem versões que não mostra mesmo.
    Caraaacassss, eu estou nos tempos medievais, o meu android 5.0 ainda, e o teu já é 8.1, kkkkkkkkkkk!

  5. #65

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Caraaacassss, eu estou nos tempos medievais, o meu android 5.0 ainda, e o teu já é 8.1, kkkkkkkkkkk!
    kkkkk ah mano, o 6.0.1 não mostra, imagina o 5? kkkk

  6. #66

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Que legal essa 4G!. mesmo o celular estando com os dados móveis desligados, é cobrado tarifa na 4G, então, tem que deixar o celular configurado para apenas 3G, kkkkkkkkkkk!

  7. #67

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?


  8. #68

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Anatel é louca.
    Onde eu atuo tem repetidor chinês instalado em tudo que é barraco.
    Nunca vi a Anatel vir atrás.

  9. #69

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Fiz um colega na Anatel, ele me falou que posso instalar desde que tenha homologação e eu não use antena externa para repetir o sinal, apenas a interna, ele mesmo falou que trabalha na Anatel há 12 anos e nunca apreendeu um repetidor nem conhece ninguém que já o fez aqui pela PB... é tudo tão bagunçado que segundo a Anatel, a vivo não tem outorga para atuar o 3G aqui na minha cidade ese meu 'colega' falou, mas ta lá a torre com toda a mizura!

  10. #70

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, quando monto uma antena algumas coisa aplico de primordial. Se você trabalha com isso, se quiser me mostre os resultados, não melhora no sinal, mas na qualidade ao longo dos dias ou tempos por isso raramente volto no cliente, ruim no meu bolso kkkkk
    1- Sempre uso o mastro como segundo refletor, então abraçadeiras ficam cerca de 9 cm da ponta do cano ( 850 MHz).
    2- sempre uso "pingadeira" no cabo coaxial na borda de descida, inclusive no cabo UTP( internet via ´radio)
    3- procuro aterrar ou o mastro estar em contato com o solo( energia estática por conta dos ventos ou ar seco).
    4- Nunca aperto demais os conectores, pode danificar ou fechar um curto; fitas isolantes na antena nem pensar. No máximo fita de alta fusão com duas voltas na parte de fixação do cabo e conector.
    5- menos de 5 metros nunca uso cabo grosso( 2 GHz) e 10 metros para 900MHz. O campo pode interferir no funcionamento do dispositivo, costuma acontecer muito quando o ar está a menos de 40% ou superior a 80%, varia conforme a região.
    6- procuro seguir as normas ABNT, CONFEA etc na instalação de rede elétrica, se o dispositivo exigir aterramento, aterro.
    Ontem discuti com uma pessoa, por não ter aterramento protestou e por isso o deixei falando sozinho( eletricista dele disse que é besteira), uma TV de 32"; toda tomada de 3 pinos, é recomendável polarizar basta buscar no google kkkkkk; pino chato também.
    Padrão brasileiro para as tomadas, considero dentre as mais seguras do mundo; onde um cego pode conectar o plug de seu notebook mesmo que esteja descalço, o rico de choque elétrico é baixo; nenhum outro padrão oferece isso por um custo baixíssimo.
    Foi levantado essa questão, inclusive existe denúncias de dumping; muitos países estão estudando em utilizar esse tipo de padrão. Na realidade é o tipo "C" melhorado, usado na maioria dos países.
    7- procuro usar sistema de pingadeira próximo ao equipamento( casa do cliente).
    8- não instalo antenas caseiras para o cliente, faço para mim; ele pode não dedurar, mas que vê a instalação sim. Esse tipo de serviço ninguém vê, será como um serviço qualquer; mas o vizinho dele sempre está com problema, e seu cliente não.
    9- zona rural acima de 50 metros, não uso FE; uso "CCE-APL 50 x 2 ou 60 x2 no caso 2 pares", tem uma propriedade rural aqui que já tem 20 anos de instalado, rede elétrica foi trocado duas vezes numa distância de 350 metros; hoje pode até desativar pois o celular de mão pega praticamente na porta, mas acha caro gastar ...
    10- Pode me chamar de chato, não será o único mas antes de vender o produto ou serviço e mão-de-obra, segurança pós instalação é importante.


    Quem quiser usar essas recomendações, estejam à vontade, não vou cobrar patente por isso; americano é quem gosta disso kkkkk. Venda,prestação de serviços é como ler e escrever como disse a jovem paquistanesa num discurso em São Paulo. é muito além disso.
    Vi num vídeo, que a dona de um sítio apresenta várias soluções de comunicação no sítio dela, que vai desde 2 antenas de celular rural até uma antena de internet via satélite. O mais curioso é que nos relatos dela sobre as 2 antenas de celular rural, é que o tubo de ferro que sustenta a antena de menor ganho era preso num pedaço de madeira de mais ou menos 1,5m, que fazia contato com o solo, e não pegava sinal algum; um dia o seu marido resolveu trocar o pedaço de madeira por um tubo de ferro que em contato com o solo fez pegar sinal perfeitamente. Muito boa essa descoberta!

  11. #71

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Vi num vídeo, que a dona de um sítio apresenta várias soluções de comunicação no sítio dela, que vai desde 2 antenas de celular rural até uma antena de internet via satélite. O mais curioso é que nos relatos dela sobre as 2 antenas de celular rural, é que o tubo de ferro que sustenta a antena de menor ganho era preso num pedaço de madeira de mais ou menos 1,5m, que fazia contato com o solo, e não pegava sinal algum; um dia o seu marido resolveu trocar o pedaço de madeira por um tubo de ferro que em contato com o solo fez pegar sinal perfeitamente. Muito boa essa descoberta!

    Acho que ao mexer na antena algum problema de conexão, cabo, conector, etc foi resolvido. Nunca vi relação do material do mastro com o sinal recebido. A não ser, quem sabe, talvez, de repente em antenas plano-terra long wire em ondas médias.

  12. #72
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, isso acontece por que a antena estando isolado do solo em seu suporte a energia estática interfere na captação de sinal. Fiz testes ligando por um fio ou cabo aterrando a mesma, não deu muito certo. Além disso um poste de eucalipto custa cerca de R$ 50,00 com 7 metros de altura, e uma barra de cano industrial mais ou menos isso, por não ser galvanizado eu para instalar sinal de antena TV local, deixei alguns dias ao sol, retirei o óleo apenas com jornal e pintei com apenas uma camada e já se passaram 15 anos; tem 4 antenas fixadas nela.
    Quem é radio-amador ou foi na faixa de 60m, 49m, 31m, 19m e até mesmo 2m sabem perfeitamente que antenas fixadas em postes de madeira ou cimento têm um péssimo rendimento. Primeiramente as empresa aéreas é quem fiscalizava as estações radioamadoras, passou para correios segundo relatos com radioamadores mais velhos, depois veio a DENTEL hoje ANATEL; Não se permitia de forma alguma a fixação em postes de madeira ou cimento. Para não perder a venda, fazemos essas gambiarras que no ato da instalação economizou R$ 50,00 ou até gastou mais; pior de tudo pagou o frete para levar 1, 2 ou 10 postes, mais uma cano de 1 1/4" bastava fazer o planejamento.
    Uma antena yagi de 10 dBi, ou 20 dBi estando livre da zona de fresnell e dentro do limite de 15 km de raio da operadora, não fará diferença alguma ou quase nenhuma( -100 dBm para -95 ou -97 dBm), com 16 km sinal pode chegar mas logo ficará sem sinal; já ERBs que possuem somente gsm alcançam 30 km de raio, tenho um caso com 39 km e o que é pior num celular comum e antenas de diferentes ganhos no visor não fez diferença nenhum em pontos( 3 pontos nos motorola, alcatel e LG; sony, samsung e nokia 1 a 2 pontos) além disso nos motorola o sinal sumia do display e eu continuava falando sem antena externa. MotoG era a mesma coisa, no motoG 5 não sei dizer, mas programa por prioridade( dados, voz, vídeos ou todos) que acredito fazer uma certa diferença quando o sinal for fraco.

  13. #73

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Vi num vídeo, que a dona de um sítio apresenta várias soluções de comunicação no sítio dela, que vai desde 2 antenas de celular rural até uma antena de internet via satélite. O mais curioso é que nos relatos dela sobre as 2 antenas de celular rural, é que o tubo de ferro que sustenta a antena de menor ganho era preso num pedaço de madeira de mais ou menos 1,5m, que fazia contato com o solo, e não pegava sinal algum; um dia o seu marido resolveu trocar o pedaço de madeira por um tubo de ferro que em contato com o solo fez pegar sinal perfeitamente. Muito boa essa descoberta!
    Estranho, porque as antenas 1800 da Aquário por exemplo, a parte que fixa ela ao mastro é de plástico, não tendo contato algum com o ferro e consequentemente com a terra, e mesmo o repetidor sem aterramento, o sinal chega perfeito da mesma forma que fica quando o aterramos... mas como disse o @sphreak "...de repente em antenas plano-terra long wire em ondas médias."

  14. #74

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Isso é mito, não tem nada a ver . Deve ter apontado melhor e funcionou.

  15. #75

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, isso acontece por que a antena estando isolado do solo em seu suporte a energia estática interfere na captação de sinal. Fiz testes ligando por um fio ou cabo aterrando a mesma, não deu muito certo. Além disso um poste de eucalipto custa cerca de R$ 50,00 com 7 metros de altura, e uma barra de cano industrial mais ou menos isso, por não ser galvanizado eu para instalar sinal de antena TV local, deixei alguns dias ao sol, retirei o óleo apenas com jornal e pintei com apenas uma camada e já se passaram 15 anos; tem 4 antenas fixadas nela.
    Quem é radio-amador ou foi na faixa de 60m, 49m, 31m, 19m e até mesmo 2m sabem perfeitamente que antenas fixadas em postes de madeira ou cimento têm um péssimo rendimento. Primeiramente as empresa aéreas é quem fiscalizava as estações radioamadoras, passou para correios segundo relatos com radioamadores mais velhos, depois veio a DENTEL hoje ANATEL; Não se permitia de forma alguma a fixação em postes de madeira ou cimento. Para não perder a venda, fazemos essas gambiarras que no ato da instalação economizou R$ 50,00 ou até gastou mais; pior de tudo pagou o frete para levar 1, 2 ou 10 postes, mais uma cano de 1 1/4" bastava fazer o planejamento.
    Uma antena yagi de 10 dBi, ou 20 dBi estando livre da zona de fresnell e dentro do limite de 15 km de raio da operadora, não fará diferença alguma ou quase nenhuma( -100 dBm para -95 ou -97 dBm), com 16 km sinal pode chegar mas logo ficará sem sinal; já ERBs que possuem somente gsm alcançam 30 km de raio, tenho um caso com 39 km e o que é pior num celular comum e antenas de diferentes ganhos no visor não fez diferença nenhum em pontos( 3 pontos nos motorola, alcatel e LG; sony, samsung e nokia 1 a 2 pontos) além disso nos motorola o sinal sumia do display e eu continuava falando sem antena externa. MotoG era a mesma coisa, no motoG 5 não sei dizer, mas programa por prioridade( dados, voz, vídeos ou todos) que acredito fazer uma certa diferença quando o sinal for fraco.
    Repito sinal de praticamente 20KM de distância em 1800MHz na rede LTE da Vivo e Tim, apesar de que não funciona os smartphones com esse 4G repetido da Vivo, um modem da ZTE funciona muito bem (dava 30 megas, mas parece que a vivo aumentou o link dessa torre e hoje chega a 90Mb de velocidade de download e 21 de upload com 32ms de ping), a internet é 10 vezes melhor que a internet cabeada que oferecem na cidade (só perde no ping), uso já vai fazer 2 meses e já choveu, deu tempestade, vento e etc e a internet nunca caiu, mas só funciona no ZTE, já o 4G da Tim (que vem da mesma torre da vivo com 20KM de distância) funciona bem em aparelhos samsung da linha J, nos equipamentos da Elsys, funciona também no ZTE e alguns aparelhos da Motorola, mas no meu S8+ fica igual ao quando colocamos o chip da vivo em qualquer aparelho e forçamos o LTE; diz que tem sinal forte mas não se registra na rede.

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, isso acontece por que a antena estando isolado do solo em seu suporte a energia estática interfere na captação de sinal. Fiz testes ligando por um fio ou cabo aterrando a mesma, não deu muito certo. Além disso um poste de eucalipto custa cerca de R$ 50,00 com 7 metros de altura, e uma barra de cano industrial mais ou menos isso, por não ser galvanizado eu para instalar sinal de antena TV local, deixei alguns dias ao sol, retirei o óleo apenas com jornal e pintei com apenas uma camada e já se passaram 15 anos; tem 4 antenas fixadas nela.
    Quem é radio-amador ou foi na faixa de 60m, 49m, 31m, 19m e até mesmo 2m sabem perfeitamente que antenas fixadas em postes de madeira ou cimento têm um péssimo rendimento. Primeiramente as empresa aéreas é quem fiscalizava as estações radioamadoras, passou para correios segundo relatos com radioamadores mais velhos, depois veio a DENTEL hoje ANATEL; Não se permitia de forma alguma a fixação em postes de madeira ou cimento. Para não perder a venda, fazemos essas gambiarras que no ato da instalação economizou R$ 50,00 ou até gastou mais; pior de tudo pagou o frete para levar 1, 2 ou 10 postes, mais uma cano de 1 1/4" bastava fazer o planejamento.
    Uma antena yagi de 10 dBi, ou 20 dBi estando livre da zona de fresnell e dentro do limite de 15 km de raio da operadora, não fará diferença alguma ou quase nenhuma( -100 dBm para -95 ou -97 dBm), com 16 km sinal pode chegar mas logo ficará sem sinal; já ERBs que possuem somente gsm alcançam 30 km de raio, tenho um caso com 39 km e o que é pior num celular comum e antenas de diferentes ganhos no visor não fez diferença nenhum em pontos( 3 pontos nos motorola, alcatel e LG; sony, samsung e nokia 1 a 2 pontos) além disso nos motorola o sinal sumia do display e eu continuava falando sem antena externa. MotoG era a mesma coisa, no motoG 5 não sei dizer, mas programa por prioridade( dados, voz, vídeos ou todos) que acredito fazer uma certa diferença quando o sinal for fraco.

    Desculpe Nilton porem isso que esta falando da "energia estática" não faz nenhum sentido na propagação das antenas. A onda radioelétrica "Não enxerga" poste , suporte , conetores, etc. Solo Enxerga o dipolo irradiante (nas Yagis) , o refletor e o diretor correspondente. Todo os demais , inclusive o cano longitudinal onde vão fixados os elementos , simplesmente não fazem parte do diagrama de irradiação da antena. Você pode fixar a antena em um, galho de arvore, em uma torre ou ate num avião e a antena vai se comportar da mesma forma. Claro que ha sempre uma pequena ingerência do meio porem é desprezível O Único que altera as cateterísticas é a altura do solo.

  17. #77
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Nunca tivemos sorte com antenas da aquario em 1800, 1900 e 2100 por que na primeira onda de chuvas tem dado problemas e mais problemas. Antenas da proeletronics também são isoladas; essas antenas pouco efeito tem estando aterrado ou não, mas prefiro os manter com o mastro a partir do solo por conta da energia estática.

    Manter a fixação da antena como se fosse um segundo refletor melhora na relação frente-costas que pode aumentar de 20 dB para 21 dB quando muito em ensaios mas acredito que pode chegar a mais do que isso na prática.
    Antenas de grade tipo parábola raramente chega a 25 dB, fechadas ou fibra uns 30 dB; antenas tipo nano uns 10 dB se fixadas em torres pode chegar a 15 dB ou 20 dB dependendo da estrutura da torre.
    Isso nada tem a ver com ganho, mas sim com o sinal que deveria jogar na frente, 1 watt esteja jogando 0,6 watt e 0,2 watt para as laterais e 0,2 watt atrás em condições de instalação livre.

  18. #78

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Nunca tivemos sorte com antenas da aquario em 1800, 1900 e 2100 por que na primeira onda de chuvas tem dado problemas e mais problemas. Antenas da proeletronics também são isoladas; essas antenas pouco efeito tem estando aterrado ou não, mas prefiro os manter com o mastro a partir do solo por conta da energia estática.

    Manter a fixação da antena como se fosse um segundo refletor melhora na relação frente-costas que pode aumentar de 20 dB para 21 dB quando muito em ensaios mas acredito que pode chegar a mais do que isso na prática.
    Antenas de grade tipo parábola raramente chega a 25 dB, fechadas ou fibra uns 30 dB; antenas tipo nano uns 10 dB se fixadas em torres pode chegar a 15 dB ou 20 dB dependendo da estrutura da torre.
    Isso nada tem a ver com ganho, mas sim com o sinal que deveria jogar na frente, 1 watt esteja jogando 0,6 watt e 0,2 watt para as laterais e 0,2 watt atrás em condições de instalação livre.
    Há 4 anos, a Tim tinha passado a transmitir em apenas 1800Mhz, deixando de transmitir em 900Mhz, e na região, um instalador substituiu todas as antenas de 900Mhz pela antena "pirulito" da Aquário de 1800Mhz, e o resultado foi péssimo, só chegava a 1 pontinho de sinal, e hora pegava sinal e hora não. Vendo esse péssimo resultado, resolvi comprar uma tal de antena cúbica da Foxtell de 1800 a 2100Mhz, que vem com uma bacia perfurada; foi pior, não funcionou nem por decreto; inclusive o conector dela é F para cabo Rg06 de antena parabólica; um cliente questionou o fabricante, se a antena com cabo Rg06 por ser de impedância de 75 ohms não haveria problema de sinal; e teve como resposta, que não, porque eles estavam no mercado de antenas já há 10 anos e nunca tiveram problemas com isso, e testes feitos, nunca observaram diferença de rendimento de sinal e relação ao cabo de 50 ohms. A antena que funcionou bem foi a triband de grade da Proeletronic. Depois de 2 anos a Tim voltou a transmitir novamente em 900/1800Mhz. Não indico antenas da Foxtell e Aquário em frequências altas para distância de 20km da torre!

  19. #79

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Nunca tivemos sorte com antenas da aquario em 1800, 1900 e 2100 por que na primeira onda de chuvas tem dado problemas e mais problemas. Antenas da proeletronics também são isoladas; essas antenas pouco efeito tem estando aterrado ou não, mas prefiro os manter com o mastro a partir do solo por conta da energia estática.

    Manter a fixação da antena como se fosse um segundo refletor melhora na relação frente-costas que pode aumentar de 20 dB para 21 dB quando muito em ensaios mas acredito que pode chegar a mais do que isso na prática.
    Antenas de grade tipo parábola raramente chega a 25 dB, fechadas ou fibra uns 30 dB; antenas tipo nano uns 10 dB se fixadas em torres pode chegar a 15 dB ou 20 dB dependendo da estrutura da torre.
    Isso nada tem a ver com ganho, mas sim com o sinal que deveria jogar na frente, 1 watt esteja jogando 0,6 watt e 0,2 watt para as laterais e 0,2 watt atrás em condições de instalação livre.
    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Há 4 anos, a Tim tinha passado a transmitir em apenas 1800Mhz, deixando de transmitir em 900Mhz, e na região, um instalador substituiu todas as antenas de 900Mhz pela antena "pirulito" da Aquário de 1800Mhz, e o resultado foi péssimo, só chegava a 1 pontinho de sinal, e hora pegava sinal e hora não. Vendo esse péssimo resultado, resolvi comprar uma tal de antena cúbica da Foxtell de 1800 a 2100Mhz, que vem com uma bacia perfurada; foi pior, não funcionou nem por decreto; inclusive o conector dela é F para cabo Rg06 de antena parabólica; um cliente questionou o fabricante, se a antena com cabo Rg06 por ser de impedância de 75 ohms não haveria problema de sinal; e teve como resposta, que não, porque eles estavam no mercado de antenas já há 10 anos e nunca tiveram problemas com isso, e testes feitos, nunca observaram diferença de rendimento de sinal e relação ao cabo de 50 ohms. A antena que funcionou bem foi a triband de grade da Proeletronic. Depois de 2 anos a Tim voltou a transmitir novamente em 900/1800Mhz. Não indico antenas da Foxtell e Aquário em frequências altas para distância de 20km da torre!
    Alguns detalhes.
    Essas antenas pirulito da Aquário só me deram problemas quando faltou ou falhou a vedação no conector. A infiltração ali é certa. Até com orvalho. Fita isolante auto-fusão 3M= problema resolvido.

    Quanto a 1800Mhz pra 20Km... Bom... Isso só funciona em regiões extremamente planas. Regiões de morros nunca espere nada maior que 7~10km, devido a propagação baixa das altas frequências.
    Para distâncias maiores só com parábola telada de 2mts e olha lá.

  20. #80
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Antenas da proeletronics possui uma construção tipo log-periódica; seu ganho real pode ser de até 5 dBi menor mas com a largura de banda é grande( 1 GHz podendo chegar a 2 GHz), enquanto as outras são de 100 MHz. Existe antenas com largura de banda inferior a 10 MHz, no caso para celulares e internet é inviável.
    Montar antenas a partir de 50 Mhz até que não é difícil, quero ver tentar montar em 600 KHz, cujo seu comprimento total é de 237,5 metros e sonar é maior ainda; uma antena em 9 MHz precisaria inclusive estar a uns 10 ou 15 metros de altura em relação ao solo.

    O fato da Tim e Claro desativarem o serviço nas frequências de 900 MHz acho que foi questão judicial, vez que a Vivo havia adquirido quase toda a faixa disponível no país e a Tim na faixa de 700MHz, tentando manter uma certa hegemonia no mercado, felizmente no país como um todo não é bem isso que tem acontecido. Pessoalmente acho que todas as operadoras ser obrigadas a disponibilizar serviços em todas as bandas e ter portabilidade de serviços entre operadoras( num local, só chega Vivo seu chip é Claro, Tim ou Oi etc), que ligue e receba ligações, mesmo que pague por esse serviço.
    Chamadas interurbanas de celular-fixo com boa franquia( meu era 200 min. hoje é ilimitado) e sem cobrança de franquia no whatsapp fez cair por terra o leilão "exclusividade" nessas bandas, sem contar usamos em grande maioria os aparelhos dual chip e uma delas mais para receber chamadas( R$ 10,00 por mês). Esses aparelhos dual, está sendo comercializado até nos USA na linha moto G 6, até então proibido por lá, entrava "contrabandeado", enquanto isso compramos I-Phone kkkkk; atualmente ao comprarmos aparelhos dual, são dois IMEIs, portanto estão sempre ativos, não ficam alternando o chip como acontecia em alguns modelos.
    Só não entendo como a Oi, aqui em 1800 a 8 km de distância, enxergando a torre a olho nu e não consegue falar conforme a marca ou modelo (Tim e Claro fala kkkkkkk), mesmo com dados móveis ativado e este funciona ruim, mas funciona; com certeza em 4G terá de por o celular dentro da antena para funcionar o serviço de voz.

    Todos os transmissores valvulados eram em 75 ohms, adaptar para 52 ohms não é tarefa tão difícil e pór incrível que pareça para 50 ohms é mais complicado. Ja os transistorizados requer inúmeros filtros( LC) até ( LCR) e nunca se consegue um resultado satisfatório em 75 ohms via ar, circuito fechado( TV a cabo ou internet) até que vai bem, mas estão adotando cabos de 50 ohms pela viabilidade comercial além de receberem menos interferência em alguns circuitos de recepção.