+ Responder ao Tópico



  1. #801

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Obrigado, vou pesquisar.
    E entre ele e o ZTE, qual ?
    ZTE com certeza. Mas não desqualifica o WNC

  2. #802

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Como eu tinha comentado tempos atrás que a frequência da 5G não seria em apenas 3.5Ghz; já foi definida em quais outras frequências será transmitida também: 700Mhz, 2.3Ghz e 26Ghz.

  3. #803

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Em 26 GHz o alcance deve ser ridículo...

  4. #804

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Agora tem também o tal RuralMax, que é uma mistura de Amplimax + Roteador em um só aparelho, um só volume, mas, PQP, que coisa cara !
    E não achei manual, prospecto, nada.

  5. #805

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Acabei de receber um ZTE CPE 4G para avaliar, indica ser MF 286 e não homologado no país. Pelos navegadores tradicionais edge e chrome não entra, tentar mais tarde pelo firefox.
    alguns so funcionam pelo iexplorer

  6. #806

    Padrão

    Em 2020 foi informado que a Tim e Vivo iriam fazer parceria para uma reforçar o sinal da outra em regiões onde os sinais fossem fracos e compartilhar as suas redes. Meses atrás a Tim ativou o VoLTE e acrescentou a frequência de 700Mhz e 1800+Mhz em 4G na qual antes era em apenas em 2600Mhz. No inicio o meu smartphone ficava alternando entre 1800+Mhz e 2600Mhz. O sinal da frequência de 700Mhz estava entre -116dBm a -118dBm, e por isso eu achava que o meu smartphone não se conectava em 700Mhz em virtude disso. Eu estava errado; o sinal melhorou e mesmo assim o meu smartphone só se conecta em 700Mhz se eu configurar o aparelho pelo aplicativo. Agora o aparelho permanece o tempo todo em apenas 1800+Mhz, a menos que eu configure o aparelho para uma das outras frequências. Quando o sinal da Tim cai e entra em somente emergência, o meu aparelho se conecta automaticamente na rede 2G ou 3G da Vivo ou da Claro, mas, não funciona nem voz e nem dados. Tem pessoas na internet relatando que ao instalar o Amplimax com o chip da Vivo, só funciona em 3G mesmo com 30% de qualidade de sinal, e quando configura o aparelho para apenas 4G com 70%, aparece a indicação R roaming e não consegue navegar. Enfim, tudo muito confuso para nós simples mortais entender!

  7. #807
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48; onde moro com a Vivo não acesso em 700 MHz nem a pau mas em 2600 blz o mesmo com a Tim mas em 1800 e ambas suas taxas de down raramente ultrapassa 20 Mbps, mas 3 km após a saída do perímetro urbano já entra em 700 MHz e taxas de 5 a 10 Mbps até uns 8 km visual daí em diante 3 G e 850 MHz com taxas de 1,5 Mbps de média.

    Claro e Oi utilizam 3 G em 2100 MHz, durante o dia esquece dados da Oi e Claro tem taxas de 3 a 6 Mbps. Em 4G, Oi não tem sinal mas a Claro( 1800) tem taxas de 40 Mbps com picos de 107 Mbps mesmo com duas barras de sinal, na cidade vizinha 4G+ chega a 150 Mbps.
    No meio rural com Elsys, Aquario, ZTE( 25 A, 25 B, 253) intelbrás, com sinal da Vivo ou Tim costuma liberar apenas um cliente, segundo cliente em diante esquece; configuro no celular ou notebook IP, máscara de rede, DNS( google e operadora). Pior de tudo que na propriedade vizinha nem precisa mesmo com sinal mais fraco ou melhor.
    Para piorar alguns roteadores domésticos só permite 4 clientes conectados, não dá para mudar IP ou senha de acesso, ou seja somente rede e senha com 8 caracteres; seu alcance é bom principalmente no meio rural.
    Muito raro alguém usar rede Claro nas áreas rurais, e quem tem é uso pessoal/familiar, trabalhadores rurais preferem Vivo ou Tim por que ainda tem o estigma de outra operadora e ligação mais cara.

    Para esses modens/interfaces descobri nesta semana que com a Claro se não tiver tráfego o tipo de rede não pisca mesmo na cidade, mas Vivo, Tim e Oi ficam piscando indicando consumo de dados. Durante o mês consumo cerca de 1 GB do 80 GB disponíveis, quando vou ao distrito se vai 100 MB em questão de 4 horas mesmo que não navegue; estou torcendo para que que INTRAREDE de celulares seja aprovado, ninguém se importa em pagar mais caro pelas ligações ou dados caso seja necessário, esse recurso é usado quando declarado estado de calamidade pública para uma determinada área ou região e sem ônus a mais aos clientes.

  8. #808

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48; onde moro com a Vivo não acesso em 700 MHz nem a pau mas em 2600 blz o mesmo com a Tim mas em 1800 e ambas suas taxas de down raramente ultrapassa 20 Mbps, mas 3 km após a saída do perímetro urbano já entra em 700 MHz e taxas de 5 a 10 Mbps até uns 8 km visual daí em diante 3 G e 850 MHz com taxas de 1,5 Mbps de média.

    Claro e Oi utilizam 3 G em 2100 MHz, durante o dia esquece dados da Oi e Claro tem taxas de 3 a 6 Mbps. Em 4G, Oi não tem sinal mas a Claro( 1800) tem taxas de 40 Mbps com picos de 107 Mbps mesmo com duas barras de sinal, na cidade vizinha 4G+ chega a 150 Mbps.
    No meio rural com Elsys, Aquario, ZTE( 25 A, 25 B, 253) intelbrás, com sinal da Vivo ou Tim costuma liberar apenas um cliente, segundo cliente em diante esquece; configuro no celular ou notebook IP, máscara de rede, DNS( google e operadora). Pior de tudo que na propriedade vizinha nem precisa mesmo com sinal mais fraco ou melhor.
    Acho que essas operadoras possuem um software para controlar essas frequências de modo que quantidade X de smartphones na cidade só se conectem em uma determinada frequência até que ela se congestione e os aparelhos passem a se conectar na outra frequência. A única operadora que tá expandindo sua rede 4G com VoLTE ativado é apenas a Tim. Ela tá montando repetidoras em pequenos distritos captando o sinal de torres das cidades mais próximas num raio de 50 km de distância. Aqui nenhuma operadora ultrapassa 26 mega de velocidade em 4G. A maior parte do tempo a Tim passa com velocidade variando entre 10 a 16 mega de velocidade!

  9. #809
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48; diz minha filha, tudo uma máfia.
    Internet fixa com fibra prometem até 1 Tbps, o assinante ainda conta com win 7 e celulares com android 4 ou 5 e um roteador top de 54 Mbps; mesque que tenha os dispositivos modernos mal aproveita 80 Mbps.
    Meu celular acho que foi premium ou top( moto one hyper); mesmo que no momento ( 01/01/2022, 06:50) FELIZ 2022 atingindo perto dos 100 Mbps e 35 Mbps para up é raro necessitar essa velocidade toda mas é muito bom por que se estiver com uma chamada de voz ou vídeo via aplicativo e wi-fi numa oscilação ou queda muda para dados móveis sem que eu perceba.

    Com início do 5 G para 2022 será algo relacionado as distribuidoras de energia. Muitos postes têm mais fios do que moradores próximos a ele, cabos de energia destas e dos consumidores estão no limite, nada a ver por que os fios são velhos ou instalação antiga.
    -Telefonia fixa; perdendo dia a dia mais assinantes e ainda nesta de franquia em minutos( 180 min ), interurbano para uma cidade vizinha com mesmo DDD enquanto mesmo sendo pré-pago já é possivel contar com franquia ilimitada para qualquer operadora e DDD
    -Telefonia móvel; graças aos aplicativos caiu na graça da população, até idosos onde todos são jornalistas e repórteres tipo um torcedor de times.
    -Internet fixa: um dos poucos países que o número de assinantes tem aumentado, talvez por que não tenha limite de franquia e pacotes combo( TV, Internet, Celuar(es) .

  10. #810

    Padrão

    Todos esses parâmetros têm que ser analisados. O Zte 253v e o WNC disponibilizam todas essas informações no seu software, enquanto que o Amplimax só disponibiliza o RSRP e o RSRQ. Uma pessoa tá navegando na internet com potência de sinal de -105dBm, porém sem interferência ou com baixo nível de ruído, enquanto que outro em outro local com potência de sinal de -90dBm não consegue navegar e até mesmo não consegue sinal com a torre devido ao alto nível ruído no sinal!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal..png
Visualizações:	71
Tamanho: 	39,3 KB
ID:      	70561

  11. #811
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Nesta semana começou com mais essa. Dispositivos com bandeira CBC e Vivo não funciona na internet, alguns nem mesmo telefone seja dom -105 dBm ou -80 dBm mas com chip da Tim ou Oi normal; Claro somente no telefone e a cada troca de dispositivo precisa ligar na operadora.
    Cinco dos meus clientes foi na loja da Vivo e em vão, ligando ao 1058 estão pedindo 48 horas para solucionar o problema e como sou pessimista acrescento para 96 horas até mais.
    Vivo( Morto ) ficou fora do ar por 6 dias, logo seria velado para missa do sétimo dia rsrsrs

  12. #812

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Nesta semana começou com mais essa. Dispositivos com bandeira CBC e Vivo não funciona na internet, alguns nem mesmo telefone seja dom -105 dBm ou -80 dBm mas com chip da Tim ou Oi normal; Claro somente no telefone e a cada troca de dispositivo precisa ligar na operadora.
    Cinco dos meus clientes foi na loja da Vivo e em vão, ligando ao 1058 estão pedindo 48 horas para solucionar o problema e como sou pessimista acrescento para 96 horas até mais.
    Vivo( Morto ) ficou fora do ar por 6 dias, logo seria velado para missa do sétimo dia rsrsrs
    Pior que não sei se isso tá acontecendo apenas com o Amplimax, mas continuo vendo na internet pessoas tendo problemas ao instalar o Amplimax, pois ele entra em "Roaming" em 4G, e não funciona, e funciona somente em 3G!

  13. #813
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Chicao48, bom dia...
    Qualquer que seja o dispositivo, D-Link, Aquario, Elsys, ZTE, Huawei, I-Phone, Samsung, Motorola estando conectado em 4 G independente de banda ao receber uma ligação ou efetuar cairá automaticamente para 3 G e caso esteja congestionado para 2 G.
    Qualquer antena yagi acima de 18 dBi terá uma largura de banda em 50 MHz em 700 MHz e 100 MHz para 1800 MHz, na faixa de 150 MHz utilizado pelas forças de segurança apenas 5 MHz. Se pensarmos somente em recepção como sinais de TV, essa largura de banda aumenta consideravelmente mas o problema é a efetividade da transmissão de RF.
    Muitos criticam uma Log Periódica, mas por ora é alternativa mais barata que temos e infelizmente raramente se consegue uma conexão acima de 10 km.
    Logo que Claro, Tim e Vivo começarem a assumir serviços de celulares da Oi teremos um bocado de BO para nós, nesta região muitas cidades é somente Oi e pior de tudo em GSM e precisar de usar 15, 21 e 41 para chamadas interurbanas ao invés de 31 vai ser complicado.

  14. #814

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Chicao48, bom dia...
    Qualquer que seja o dispositivo, D-Link, Aquario, Elsys, ZTE, Huawei, I-Phone, Samsung, Motorola estando conectado em 4 G independente de banda ao receber uma ligação ou efetuar cairá automaticamente para 3 G e caso esteja congestionado para 2 G.
    Bom dia! Pior que, se a explicação fosse essa seria algo de fácil entendimento, mas, porém, todavia, contudo e entretanto, tem regiões que o Amplimax conectado na rede da Vivo e com seu próprio chip, o aparelho quando configurado para apenas 4G, ele entra com sinal em roaming "R" e não funciona de jeito nenhum tendo que mantê-lo configurado em apenas 3G e ficar acessando apenas internet 3G.

    O único exemplo que tenho de "Roaming" é que 15 anos atrás tinha apenas uma torre da Tim e a mesma transmitia também o sinal da Claro, OI e Vivo em roaming nacional. Eu ainda tenho um celular Blu e um LG lanternina Gsm. Eu tinha um chip da Claro apenas para receber ligação de familiares que moravam fora. Com o chip da Claro inserido no aparelho Blu, ficava indicando um "R" no topo do visor. Esse chip da Claro só recebia chamadas, se tivesse crédito, senão, não recebia. Ao longo dos anos a Claro passou a operar o próprio sinal dela da mesma torre da Tim, e o "R" sumiu do visor do aparelho e eu já passava a receber ligação mesmo sem crédito. Ao longo dos anos as operadoras montaram suas próprias torres e operar seus próprios sinais.

    Vale lembrar também que, creio que apenas 1% desses moradores que moram em zonas rurais utilizam chamadas de voz através de modens. A Elsys lançou um Amplimax sem telefone. Têm modens WNC que apesar de ter porta rj11 não funciona voz também. Esses modens chineses vendidos no Aliexpress, apesar de ter porta rj11, não funcionam telefone. Acho que logo, logo nenhum modem virá de fábrica com porta rj11!
    Última edição por chicao48; 23-01-2022 às 18:25.

  15. #815
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Bom dia chicao48 ...
    Uma dica aos profissionais do ramo, pode ser preju a nós e clientes e lucro para Vovo por enquanto.

    No aplicativo da Vivo "chamadas por wi-fi" estando ativo no celular e dados movéis também podemos receber e fazer ligações para Vivo mesmo que este esteja sem sinal mas também com esse recurso ativado, Tim, Claro e Oi precisa ter sinal de operadora; por enquanto testei com um modem da D Link com chip da Vivo, testei tres meses atrás mas em vão. Ao morador dessa propriedade pelo menos um chip terá de ter os créditos válidos ou no plano controle, além do modem certamente.

  16. #816

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Bom dia chicao48 ...
    Uma dica aos profissionais do ramo, pode ser preju a nós e clientes e lucro para Vovo por enquanto.

    No aplicativo da Vivo "chamadas por wi-fi" estando ativo no celular e dados movéis também podemos receber e fazer ligações para Vivo mesmo que este esteja sem sinal mas também com esse recurso ativado, Tim, Claro e Oi precisa ter sinal de operadora; por enquanto testei com um modem da D Link com chip da Vivo, testei tres meses atrás mas em vão. Ao morador dessa propriedade pelo menos um chip terá de ter os créditos válidos ou no plano controle, além do modem certamente.
    Segundo informações é um bug no Amplimax Fit!

  17. #817

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Povo, minhas experiências.
    Possuo uma chácara em Marechal Floriano, região serrana do ES. Até 2018, havia 4G da Tim, em 700 MHz, 3G da Tim (850 MHz), 3G da Claro, (850 MHz) e da Vivo (850MHz). E 2G da Oi, em 1800. Porém, os sinais todos são tão fracos, q o celular encontra, mas não se registra em nenhuma das redes. O Celular rural ainda se registra, mas só do lado de fora da casa, e só em um ponto da varanda.
    Usava um modem tipo pendrive, o E8372 da Huawei, que pegava o sinal 4G da Tim, retransmitia como wifi, e ligava via VozWiFi pela Porto Conecta, depois pela Vivo.
    Após aquele temporal que arrasou o estado, sumiu o 4G da Tim, ano seguinte apareceu o da vivo.

    Esta semana, em 23/01/2022, chamei o povo de uma loja local, que vai nos sítios e testa o amplimax. Se você ficar satisfeito, compra e eles instalam. Se não, paga uma visita R$ 150.

    Foram lá, com o amplimax + antena aquário 700.
    Ligaram num roteador. A velocidade ficou só 10 % maior do q com meu modemzinho fuleira.
    Que decepção...

  18. #818

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Vi uma reclamação no site Reclameaqui que uma pessoa diz que depois que fez um reset no Zte 253L, o mesmo perdeu a senha "admin" e não consegue mais entrar nas configurações do aparelho. A Zte informou pra ele que devido esse procedimento não ter sido feito por técnicos deles, o aparelho perdeu a garantia, e é para ser mandado pelo correio para eles corrigir o defeito. Fica aí o alerta!

  19. #819

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    O que vocês me dizem do D-LINK DWR-920V e do Aquário MD 4000 ?
    Vi que são o mesmo aparelho, mas, nas minhas pesquisas (os caras da dlink não sabem de merda alguma), o 700 MHz do D-link não é a banda 28.
    Vi uma análise no "fugaprascolinas" e achei interessante.

  20. #820

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    O que vocês me dizem do D-LINK DWR-920V e do Aquário MD 4000 ?
    Vi que são o mesmo aparelho, mas, nas minhas pesquisas (os caras da dlink não sabem de merda alguma), o 700 MHz do D-link não é a banda 28.
    Vi uma análise no "fugaprascolinas" e achei interessante.
    Fuja deles como o diabo foge da cruz. Apesar das placas desses aparelhos forem chinesas também; os chineses fazem ótimos produtos para suas logomarcas e vendem para o mundo inteiro, e fazem lixos para os fabricantes brasileiros na qual os engenheiros eletrônicos brasileiros não têm conhecimento o suficiente para sanar seus problemas. Se você comprar um Zte, ele vai levar no mínimo 1 ano para apresentar defeito, enquanto que, se você comprar um aparelho xiling nacional, na mesma semana ele já irá apresentar defeito. Esses malditos aparelhos nacionais vivem mais tempo indo e voltando da assistência técnica via correios. Você tem que comprar 1 maldito aparelho nacional + 1 reserva, senão você irá passar a maior parte do ano totalmente off line. O brasileiro tem a mania de chamar eletroeletrônicos chineses de "xilings", que numa tradução livre quer dizer "porcaria", "lixo". Mas, na verdade "xilings" são os nacionais!