+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Antenas da proeletronics possui uma construção tipo log-periódica; seu ganho real pode ser de até 5 dBi menor mas com a largura de banda é grande( 1 GHz podendo chegar a 2 GHz), enquanto as outras são de 100 MHz. Existe antenas com largura de banda inferior a 10 MHz, no caso para celulares e internet é inviável.
    Montar antenas a partir de 50 Mhz até que não é difícil, quero ver tentar montar em 600 KHz, cujo seu comprimento total é de 237,5 metros e sonar é maior ainda; uma antena em 9 MHz precisaria inclusive estar a uns 10 ou 15 metros de altura em relação ao solo.

    O fato da Tim e Claro desativarem o serviço nas frequências de 900 MHz acho que foi questão judicial, vez que a Vivo havia adquirido quase toda a faixa disponível no país e a Tim na faixa de 700MHz, tentando manter uma certa hegemonia no mercado, felizmente no país como um todo não é bem isso que tem acontecido. Pessoalmente acho que todas as operadoras ser obrigadas a disponibilizar serviços em todas as bandas e ter portabilidade de serviços entre operadoras( num local, só chega Vivo seu chip é Claro, Tim ou Oi etc), que ligue e receba ligações, mesmo que pague por esse serviço.
    Chamadas interurbanas de celular-fixo com boa franquia( meu era 200 min. hoje é ilimitado) e sem cobrança de franquia no whatsapp fez cair por terra o leilão "exclusividade" nessas bandas, sem contar usamos em grande maioria os aparelhos dual chip e uma delas mais para receber chamadas( R$ 10,00 por mês). Esses aparelhos dual, está sendo comercializado até nos USA na linha moto G 6, até então proibido por lá, entrava "contrabandeado", enquanto isso compramos I-Phone kkkkk; atualmente ao comprarmos aparelhos dual, são dois IMEIs, portanto estão sempre ativos, não ficam alternando o chip como acontecia em alguns modelos.
    Só não entendo como a Oi, aqui em 1800 a 8 km de distância, enxergando a torre a olho nu e não consegue falar conforme a marca ou modelo (Tim e Claro fala kkkkkkk), mesmo com dados móveis ativado e este funciona ruim, mas funciona; com certeza em 4G terá de por o celular dentro da antena para funcionar o serviço de voz.

    Todos os transmissores valvulados eram em 75 ohms, adaptar para 52 ohms não é tarefa tão difícil e pór incrível que pareça para 50 ohms é mais complicado. Ja os transistorizados requer inúmeros filtros( LC) até ( LCR) e nunca se consegue um resultado satisfatório em 75 ohms via ar, circuito fechado( TV a cabo ou internet) até que vai bem, mas estão adotando cabos de 50 ohms pela viabilidade comercial além de receberem menos interferência em alguns circuitos de recepção.
    Se as antenas de multi bandas são vistas como vilãs na captação de sinal, por que essas antenas que são vendidas a preço bastante salgado no ML, e que na verdade não passa de uma simples adaptação de uma antena painel de 800 a 2700Mhz numa parabólica, mostra bons resultados nos comentários de compradores no ML?
    Nome:      ANT.jpg
Visitas:     237
Tamanho:  3,2 KB

  2. #82

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se as antenas de multi bandas são vistas como vilãs na captação de sinal, por que essas antenas que são vendidas a preço bastante salgado no ML, e que na verdade não passa de uma simples adaptação de uma antena painel de 800 a 2700Mhz numa parabólica, mostra bons resultados nos comentários de compradores no ML?
    Nome:      ANT.jpg
Visitas:     237
Tamanho:  3,2 KB
    Devido a grande capacidade de concentração de sinal entrante. Essa característica é dada pela parábola de chapa. Entretanto a capacidade irradiante não é lá essas coisas, justamente porque o elemento irradiante é uma antena omni ou setorial de 3dBi. Ela joga mais sinal para os lados do que no foco parabólico.

    Outra coisa é que, quando falamos de antenas multibanda, são antenas yagi ou log periódica. São os modelos mais utilizados. Estas não tem bom rendimento em aplicações em distância, entre outras.
    Por isso o normal é utilizar yagis cortadas para a frequência. E por isso a Aquário é lider em antenas para telefonia (2G, 3G, 4G)
    A utilização de parábolas geralmente ocorre em projetos especiais.

  3. #83

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se as antenas de multi bandas são vistas como vilãs na captação de sinal, por que essas antenas que são vendidas a preço bastante salgado no ML, e que na verdade não passa de uma simples adaptação de uma antena painel de 800 a 2700Mhz numa parabólica, mostra bons resultados nos comentários de compradores no ML?
    Nome:      ANT.jpg
Visitas:     237
Tamanho:  3,2 KB
    Pra quem não conhece o tipo de confecção do elemento irradiante dessas parábolas adaptadas, é esse aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125215.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	185,6 KB
ID:      	68792

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125252.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	255,5 KB
ID:      	68793

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125305.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	241,2 KB
ID:      	68794

    Tanto faz ser quadrado ou redondo. O projeto padrão é o mesmo.

    E não se enganem! Essa ponteira metálica interna não emite sinal como uma "corneta". Ele é concebido para irradiar lateralmente. Ou seja: Omnidirecional.

    Por isso a captação de sinais nessas parábolas adaptadas até são boas. Mas a emissão é um lixo.

    O correto é utilizar um alimentador de parábola como este:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Alimentador-de-Parábola-Vista-2-Kit.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	89,3 KB
ID:      	68795

  4. #84

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pra quem não conhece o tipo de confecção do elemento irradiante dessas parábolas adaptadas, é esse aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125215.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	185,6 KB
ID:      	68792

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125252.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	255,5 KB
ID:      	68793

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125305.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	241,2 KB
ID:      	68794

    Tanto faz ser quadrado ou redondo. O projeto padrão é o mesmo.

    E não se enganem! Essa ponteira metálica interna não emite sinal como uma "corneta". Ele é concebido para irradiar lateralmente. Ou seja: Omnidirecional.

    Por isso a captação de sinais nessas parábolas adaptadas até são boas. Mas a emissão é um lixo.

    O correto é utilizar um alimentador de parábola como este:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Alimentador-de-Parábola-Vista-2-Kit.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	89,3 KB
ID:      	68795
    Aquelas antenas tipo telada, triband como essa de 1800 a 2100 são melhores para 1800MHz que as pirulito da Aquário?

  5. #85

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Aquelas antenas tipo telada, triband como essa de 1800 a 2100 são melhores para 1800MHz que as pirulito da Aquário?
    Com certeza, são ótimas para longa distâncias. Enquanto a pirulito ficava sem sinal, a triband de grade segura 2 pontinhos, a 20km de distância em linha reta da torre, e num local bastante difícil de sinal.

  6. #86

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Aquelas antenas tipo telada, triband como essa de 1800 a 2100 são melhores para 1800MHz que as pirulito da Aquário?
    São sim. Essas pirulito são boas até no máximo uns 7~10km dependendo do relevo local.
    Agora as tipo grelha são melhores devido a grade concentradora.

  7. #87
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, trabalho com eletrônica desde 1976 e entrei no mundo das radio-frequências em 1984 e fazer uma boa antena para apenas receber o sinal já é complicado, fazer com que tenha uma boa qualidade em transmissão muito mais ainda.
    Acredito que se ficarmos usando parábolas em todas as propriedades rurais, quem estiver no alinhamento atrás, ficará na sombra, criando um círculo vicioso. As torres de transmissão das operadoras quando utilizam, elaboram cartas aeronáuticas para evitar que isso aconteça.
    Muito dessas antenas que achamos no ML, vieram de soluções caseiras por isso não possuem selo de homologação, até que funciona mas pode trazer mais malefícios do que benefícios. Gera harmônicos, espúrios causando interferências na própria torre de celular, num aparelho auditivo, marca passo etc.Tenho dois casos em que precisaram desativar por que estava causando problemas nos dispositivos, compraram antenas homologados, respeitaram os critérios da instalação, resolvido o problema;

  8. #88

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, desculpem por essa minha pergunta fugir extremamente do tópico em questão!. Um amigo trabalha num posto de saúde, onde possui internet wi-fi, na qual não exige senha para se conectar por celular, porém, nenhum celular consegue se conectar à rede. Qual seria a explicação?

  9. #89

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, desculpem por essa minha pergunta fugir extremamente do tópico em questão!. Um amigo trabalha num posto de saúde, onde possui internet wi-fi, na qual não exige senha para se conectar por celular, porém, nenhum celular consegue se conectar à rede. Qual seria a explicação?
    Bloqueio por MAC, método de autenticação (mesmo sem senha) ativo incompatível

  10. #90

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Bloqueio por MAC, método de autenticação (mesmo sem senha) ativo incompatível
    Ok, obrigado pela information, kkkkkkk!

  11. #91
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    No mínimo deve estar no modo estático, mas pode estar condicionado ao MAC ou mesmo PPPoE.
    No caso apenas a senha não basta, precisa se cadastrar ao servidor local( posto de saúde) ou ao gerenciador que pode ser na secretaria de saúde ou administração.

  12. #92

    Padrão

    Descobri que este roteador 3/4G ZTE 253 tem duas versões. Tem o ZTE 253L e o 253M. Diferenças entre eles é que o 253L só possui uma banda de frequência LTE 2600Mhz para 4G, e só suporta 5 dispositivos conectados na sua rede, enquanto que o 253M possui duas bandas de frequências LTE 700 e 2600Mhz, e suporta 32 dispositivos conectados na sua rede.

    Infelizmente o meu é ZTE 253L, com apenas uma banda de frequência LTE 2600Mhz e suporta apenas 5 dispositivos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ZTE.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	130,4 KB
ID:      	68811  

  13. #93

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Descobri que este roteador 3/4G ZTE 253 tem duas versões. Tem o ZTE 253L e o 253M. Diferenças entre eles é que o 253L só possui uma banda de frequência LTE 2600Mhz para 4G, e só suporta 5 dispositivos conectados na sua rede, enquanto que o 253M possui duas bandas de frequências LTE 700 e 2600Mhz, e suporta 32 dispositivos conectados na sua rede.

    Infelizmente o meu é ZTE 253L, com apenas uma banda de frequência LTE 2600Mhz e suporta apenas 5 dispositivos!
    Entretanto a versão L dá menos problemas na porta FXS.
    Eu trabalho com esses equipamentos e posso dizer que a versão M é um saco! Para de discar o telefone, não chama, tem interface que só aceita telefone comum com fio...

    Vai por mim. A versão L é melhor. Mesmo porque LTE em 700Mhz ainda não está difundido.

  14. #94

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Hoje conversando com um técnico da Aquário, ele quis teimar comigo que o 1800MHz só é usado para voz!
    Em que mundo ele ainda está vivendo?
    Pelos print, pelo que já rodei recentemente por esse mundão, 80% do tempo meu celular ficou em 4G 1800MHz, e o cara vem teimar que não existe 4G nessa frequência?

  15. #95

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Hoje conversando com um técnico da Aquário, ele quis teimar comigo que o 1800MHz só é usado para voz!
    Em que mundo ele ainda está vivendo?
    Pelos print, pelo que já rodei recentemente por esse mundão, 80% do tempo meu celular ficou em 4G 1800MHz, e o cara vem teimar que não existe 4G nessa frequência?
    Ehhh, acontece coisas inusitadas. Conheço um fabricante de antenas para celular, que vende para todo o Brasil, e desconhecia 4G operando fora da frequência de 2600Mhz, kkkkkk!

  16. #96

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Entretanto a versão L dá menos problemas na porta FXS.
    Eu trabalho com esses equipamentos e posso dizer que a versão M é um saco! Para de discar o telefone, não chama, tem interface que só aceita telefone comum com fio...

    Vai por mim. A versão L é melhor. Mesmo porque LTE em 700Mhz ainda não está difundido.
    Obrigado pela informação!. Então, é essa versão que o pessoal reclama muito de não fazer e nem receber chamadas de voz. Agora eu entendi.

  17. #97

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Hoje conversando com um técnico da Aquário, ele quis teimar comigo que o 1800MHz só é usado para voz!
    Em que mundo ele ainda está vivendo?
    Pelos print, pelo que já rodei recentemente por esse mundão, 80% do tempo meu celular ficou em 4G 1800MHz, e o cara vem teimar que não existe 4G nessa frequência?
    A Aquário é boa fabricante de antenas... E só! Nem os repetidores deles são lá tão bons. Eles tem 2 produtos imbatíveis: Antenas em geral e o telefone de mesa CA40 3G (que tem tudo pra perder lugar para o Elsys Amplimax)
    Os técnicos deles não devem viver no mesmo mundo. Já tive diversas discussões com a área técnica deles e eles são irredutíveis.

    Esfrega isso aqui na cara dele: https://tecnoblog.net/175007/tim-4g-1800-mhz-rj/amp/

  18. #98

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A Aquário é boa fabricante de antenas... E só! Nem os repetidores deles são lá tão bons. Eles tem 2 produtos imbatíveis: Antenas em geral e o telefone de mesa CA40 3G (que tem tudo pra perder lugar para o Elsys Amplimax)
    Os técnicos deles não devem viver no mesmo mundo. Já tive diversas discussões com a área técnica deles e eles são irredutíveis.

    Esfrega isso aqui na cara dele: https://tecnoblog.net/175007/tim-4g-1800-mhz-rj/amp/
    Pois é, a desinformação deles é cômico ao mesmo tempo triste, eu estou nesse exato momento usando o repetidor deles em 1800MHz com o 4G batendo 50 megas no modem que diz: "4G 1800MHz", dizer que não existe é loucura! o cara deve tá fumando os cabo que vem nos repetidor...

  19. #99

    Padrão

    Mais outra versão do ZTE, kkkkkkkkkk!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ZTE 1.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	314,6 KB
ID:      	68814  

  20. #100

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Mais outra versão do ZTE, kkkkkkkkkk!
    Vem com 4G em 1800Mhz (coisa que não tinha nos anteriores) e não aceita mais bandas GSM.