+ Responder ao Tópico



  1. #601

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Enquanto o Brasil tem um dos piores 4G do Mundo, a China...

    Internet 6G deve ser até 8 mil vezes mais rápida que 5G
    Na China daqui uns dias os caras tão transmitindo no subespaço. Tipo Star Trek. Enquanto aqui a gente manda sinal de fumaça

  2. #602

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Na China daqui uns dias os caras tão transmitindo no subespaço. Tipo Star Trek. Enquanto aqui a gente manda sinal de fumaça
    Um país que consegue construir e entregar funcionando um mega hospital (não foi um consultório) em 10 dias.
    Eu não duvido mais de nada.

  3. #603
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Ontem em viagem a Teófilo Otoni, MG o sinal da Claro chegou com 49 Mbps de down, 19 Mbps de Up e 69 ms às 12 horas com indicativo de 2 a 3 barras de sinal.
    Celular intermediário, se for um top com certeza seria um resultado muito melhor. meu chip ainda é aquele que estava começando o 3G no Brasil( 2007 ou 2008) kkkkkkk. Segundo a Claro, teria de trocar o chip.

  4. #604

    Padrão

    Senhores, gostaria da ajuda de vocês, sobre posicionamento de duas antenas no mesmo mastro.

    Em uma Zona Rural, atualmente tenho uma antena de celular 4G, de operação em 700 MHz, em um mastro a quase 9 metros de altura. Esta antena está em funcionamento normal e neste fim de semana vou apenas melhorar o alinhamento da mesma.
    Estou pensando em colocar neste mesmo mastro, uma antena de TV para canais digitais da cidade que está há 18km em linha reta.

    1 - Posso colocar as duas antenas no mesmo mastro, sem que uma interfira na outra?. Já que são em frequências distintas?
    2 - Qual antena para Canais digitais posso utilizar, para capitar sinal nesta distância?
    3 - Somente a antena de TV resolve o problema, ou é preciso comprar algum booster?


    OBS. Estou pensando em colocar mais um mastro de 3m ou 6m, e assim separar mais as antenas.
    As antenas vão apontar para a mesma direção. Mesma cidade.

    Antecipadamente, agradeço qualquer ajuda.

  5. #605

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Senhores, gostaria da ajuda de vocês, sobre posicionamento de duas antenas no mesmo mastro.

    Em uma Zona Rural, atualmente tenho uma antena de celular 4G, de operação em 700 MHz, em um mastro a quase 9 metros de altura. Esta antena está em funcionamento normal e neste fim de semana vou apenas melhorar o alinhamento da mesma.
    Estou pensando em colocar neste mesmo mastro, uma antena de TV para canais digitais da cidade que está há 18km em linha reta.
    Primeiro que, se for mais de uma emissora de tv, e elas estiverem transmitindo sinal de torre em endereços diferentes, acho difícil captar todas elas, pois sinal UHF é muito unidirecional.

  6. #606

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    pois sinal UHF é muito unidirecional.
    Digo, antena para recepção UHF é muito unidirecional!

  7. #607
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sergios, bom dia ...

    Canais de televisão são em VHF ou UHF até próximo ao SHF como no caso banda 28 das redes de celulares.
    VHF :frequência que compreede de 30 MHz até 300 MHz sendo canais 2 a 6 ( 54 a 88 MHz), FM ( 88 a 108 MHz), 7 a 13 ( 174 a 216 MHz).
    UHF : 301 a 699 MHz
    SHF : 700 a 1100 MHz
    microondas : 1,2 GHz a 30 Ghz

    Pode haver certas discrepâncias por que em algumas faixas as opiniões podem mudar como microondas celular 1,8 ; 1,8; 2,1; 2,5 e 3,5 GHz) que hoje manuseamos ou trabalhamos com tanta naturalidade que é como se fosse um simples radinho de pilha, impossível até o início dos anos de 1990.

    As antenas de TV são utilizadas em polarização horizontal, segundo alguns o alcance é mais curto o que não concordo. Embora a potência dos dos transmissores de TV mesmo digitais cheguem a alguns KW nas grandes cidades, em cidades pequenas costuma ser de até 100 W. Normalmente fazem cálculos para até 4 a 10 km de raio até mais conforme a densidade populacional e certifique se qual o tipo de antena que está utilizando na antena ( LOG periódica, circular, painel, yagi etc.), muito cuidado por que antenas direcionais possuem relação frente-costas de pelo menos 15 dB, se antena da TV estiver de costas com a propriedade rural raramente vai chegar a menos que aquele canal use mais de duas antenas.

    Difícil uma antena interferir em outra, mas o circuito eletrônico pode sofrer interferência. Nenhum equipamento elétrico ou eletrônico pode interferir em outro, mas pode sofrer interferência de outro.

    Trabalhei com transmissões de 1,8 MHz até 2500 MHz mesmo em 300 KHz é tudo a mesma coisa, muda o comportamento e fator de propagação conforme o meio. Teoricamente percorrem a velocidade da luz 300 km/s e se bobear a boca ou alto falante é um transmissor.
    Alguns não concordam, mas tudo que sofre vibração em função do tempo é radio-frequência; 1 Hz a luz, janela acende, abre a cada segundo; o resto é só fator multiplicativo nada mais.

  8. #608

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    sergios, bom dia ...

    Canais de televisão são em VHF ou UHF até próximo ao SHF como no caso banda 28 das redes de celulares.
    VHF :frequência que compreede de 30 MHz até 300 MHz sendo canais 2 a 6 ( 54 a 88 MHz), FM ( 88 a 108 MHz), 7 a 13 ( 174 a 216 MHz).
    UHF : 301 a 699 MHz
    SHF : 700 a 1100 MHz
    microondas : 1,2 GHz a 30 Ghz.
    Antes da implantação da tv digital terrestre, se criou tanta expectativa quanto a abrangência de sinal de tv que, quase se falou que o sinal digital de tv do Brasil alcançaria na china; tudo blá,blá, blá. Depois que foi implantado o sinal digital; hoje em região metropolitana com 2 milhões de habitantes, houve a necessidade das emissoras montarem antenas repetidoras em pontos estratégicos da região, para poder atender toda aquela população!

  9. #609

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Senhores, gostaria da ajuda de vocês, sobre posicionamento de duas antenas no mesmo mastro.

    Em uma Zona Rural, atualmente tenho uma antena de celular 4G, de operação em 700 MHz, em um mastro a quase 9 metros de altura. Esta antena está em funcionamento normal e neste fim de semana vou apenas melhorar o alinhamento da mesma.
    Estou pensando em colocar neste mesmo mastro, uma antena de TV para canais digitais da cidade que está há 18km em linha reta.

    1 - Posso colocar as duas antenas no mesmo mastro, sem que uma interfira na outra?. Já que são em frequências distintas?
    2 - Qual antena para Canais digitais posso utilizar, para capitar sinal nesta distância?
    3 - Somente a antena de TV resolve o problema, ou é preciso comprar algum booster?


    OBS. Estou pensando em colocar mais um mastro de 3m ou 6m, e assim separar mais as antenas.
    As antenas vão apontar para a mesma direção. Mesma cidade.

    Antecipadamente, agradeço qualquer ajuda.
    Pode colocar tudo no mesmo mastro, tendo em vista que a antena de UHF é só receptora e não transceptora. Quanto ao 4G em 700mhz fique tranquilo. Qualquer interferência que poderia acontecer, em uma hipótese remota, viria da emissora de TV e, repetindo, em uma hipótese remota de haver interferência, esta iria acontecer com ou sem antena de UHF no local.

    Eu separaria cerca de 1mt uma e outra.

    Se precisar de um booster pra TV digital use um desses:

    Mini Booster Amplificador 40db Uhf Pqbt-4000a Tv Digital Hd

    https://proeletronic.com.br/produto/booster-uhf-40db/

    Custa 60 pila em qualquer loja de antenas. Prefira Proeletronic ou Aquario.

  10. #610

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pode colocar tudo no mesmo mastro, tendo em vista que a antena de UHF é só receptora e não transceptora. Quanto ao 4G em 700mhz fique tranquilo. Qualquer interferência que poderia acontecer, em uma hipótese remota, viria da emissora de TV e, repetindo, em uma hipótese remota de haver interferência, esta iria acontecer com ou sem antena de UHF no local.

    Eu separaria cerca de 1mt uma e outra.

    Se precisar de um booster pra TV digital use um desses:

    Mini Booster Amplificador 40db Uhf Pqbt-4000a Tv Digital Hd

    https://proeletronic.com.br/produto/booster-uhf-40db/

    Custa 60 pila em qualquer loja de antenas. Prefira Proeletronic ou Aquario.
    Devido a distância, eu optaria por esse modelo de antena.
    https://produto.mercadolivre.com.br/...BwE&quantity=1

  11. #611
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Antes da implantação da tv digital terrestre, se criou tanta expectativa quanto a abrangência de sinal de tv que, quase se falou que o sinal digital de tv do Brasil alcançaria na china; tudo blá,blá, blá. Depois que foi implantado o sinal digital; hoje em região metropolitana com 2 milhões de habitantes, houve a necessidade das emissoras montarem antenas repetidoras em pontos estratégicos da região, para poder atender toda aquela população!
    Quando foi implantado o serviço de celular no Brasil que funcionava em 850 MHz e 1800/1900 MHz tudo analógico e 3 watts nos aparelhos e conforme a topografia atingia 30 km com antena yagi 50 km.
    Vieram os sinais digitais( CDMA e TDMA) que eram compatíveis com sistema analógico e potência de 800 mW mas logo substituídos por GSM e chip e na média potência de 200 mW já com alcance de 30 km.
    Atualmente 3 G tem alcance limitado a 15 km e 4 G em torno de 3 a 4 km e potência de 100 mW, o mesmo que alguns roteadores. Potência irradiada pode chegar a 4 vezes até 20 vezes.

    Sinal de TV digital precisa chegar no receptor pelo menos -95dBm( acho); particularmente acho um investimento perdido se poderíamos com uma simples legislação usar a redes de celulares ou internet fixa de banda larga, prática que adota neste interior do país que nem sinal analógico terrestre tem, que dirá digital terrestre.
    No mundo todo, TV digital está fadado a morte, assim como CD, DVD com a popularização dos cartões de memória que chegou a ser apelidado de K-7 digital.
    Instalar repetidoras de TV, só piora no caso do eixo sudeste e parte do sul e centro-oeste por que seus transmissores são algumas dezenas de quilowatts sem contar que possui uma quantidade limitada de canais no espectro. Tipo nossos roteadores que em 2.4 GHz temos 11 ou 13 canais e em 5 GHz teremos 169 canais mas nos celulares cerca de 20 canais como AP; televisão digital não é muito diferente vez que homologação é para um determinado canal.

  12. #612

    Padrão

    Olá amigos, obrigado a todos pelas respostas. Mas estou profundamente frustrado, por não ter corrigido o problema.
    Semana passada fiz essa postagem aqui. Achando que era simplesmente um desalinhamento da antena.
    Domingo fui ao local e tentei de todas as formas alinhar a antena pra capitar o sinal da TIM em 700MHz. Simplesmente, o sinal da TIM desapareceu totalmente no Amplimax.
    O que me chamou a atenção, é que Claro e Vivo aparecem, com sinal bem fraco, mas aparecem na busca cega. Mas a TIM, nada.
    Inicialmente, achei que era a TIM que estava sem serviço. Mas fui em outro sítio onde instalei o mesmo sistema, apontando pra mesma torre da TIM, e tava funcionando. Ou seja, o problema não é na TIM.
    Minha antena é uma Aquário 4G LTE 700MHz 20 DBI. Como é montada em duas partes, não sei se pode ter ocasionado algum tipo de problema e diminuído sua capacidade de recepção.
    Confesso que isso me deixou muito envergonhado. O pior de não ter corrigido o problema, é não saber qual é o problema.

  13. #613

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Olá amigos, obrigado a todos pelas respostas. Mas estou profundamente frustrado, por não ter corrigido o problema.
    Semana passada fiz essa postagem aqui. Achando que era simplesmente um desalinhamento da antena.
    Domingo fui ao local e tentei de todas as formas alinhar a antena pra capitar o sinal da TIM em 700MHz. Simplesmente, o sinal da TIM desapareceu totalmente no Amplimax.
    O que me chamou a atenção, é que Claro e Vivo aparecem, com sinal bem fraco, mas aparecem na busca cega. Mas a TIM, nada.
    Inicialmente, achei que era a TIM que estava sem serviço. Mas fui em outro sítio onde instalei o mesmo sistema, apontando pra mesma torre da TIM, e tava funcionando. Ou seja, o problema não é na TIM.
    Minha antena é uma Aquário 4G LTE 700MHz 20 DBI. Como é montada em duas partes, não sei se pode ter ocasionado algum tipo de problema e diminuído sua capacidade de recepção.
    Confesso que isso me deixou muito envergonhado. O pior de não ter corrigido o problema, é não saber qual é o problema.
    Tentou trocar o cabo? Verificou folga na entrada TNC? Verificou se o Amplimax estava ajudado pra antena externa (luz indicadora ao lado no TNC)?

    Em ultimo caso retire o conjunto e leve para teste em outro local.

  14. #614

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Olá amigos, obrigado a todos pelas respostas. Mas estou profundamente frustrado, por não ter corrigido o problema.
    Semana passada fiz essa postagem aqui. Achando que era simplesmente um desalinhamento da antena.
    Domingo fui ao local e tentei de todas as formas alinhar a antena pra capitar o sinal da TIM em 700MHz. Simplesmente, o sinal da TIM desapareceu totalmente no Amplimax.
    O que me chamou a atenção, é que Claro e Vivo aparecem, com sinal bem fraco, mas aparecem na busca cega. Mas a TIM, nada.
    Inicialmente, achei que era a TIM que estava sem serviço. Mas fui em outro sítio onde instalei o mesmo sistema, apontando pra mesma torre da TIM, e tava funcionando. Ou seja, o problema não é na TIM.
    Minha antena é uma Aquário 4G LTE 700MHz 20 DBI. Como é montada em duas partes, não sei se pode ter ocasionado algum tipo de problema e diminuído sua capacidade de recepção.
    Confesso que isso me deixou muito envergonhado. O pior de não ter corrigido o problema, é não saber qual é o problema.
    Ehhh, se você já está tendo dor de cabeça só no ajuste da antena de celular, agora imagine para ajustar uma antena de celular e outra UHF no mesmo mastro. Você precisará de adaimes usados em obras de construção civil, para ajustar essas 2 antenas no mesmo mastro, pois, so assim você poderá ajustá-las uma a uma!

  15. #615

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tentou trocar o cabo? Verificou folga na entrada TNC? Verificou se o Amplimax estava ajudado pra antena externa (luz indicadora ao lado no TNC)?
    Sim, fiz todos esses procedimentos. baixei a antena, parafusei novamente e coloquei no lugar.
    Sempre uso produtos de qualidade. Antena Aquário, Cabo RGC 213 com conectores feitos na fábrica, Amplimax está habilitado para antena externa.
    Tudo operante, menos o sinal da TIM. É isso que me deixa intrigado.

    Em ultimo caso retire o conjunto e leve para teste em outro local.
    Ok, esse vai ser o último caso mesmo. Pois é muito trabalhoso.
    Mas se for necessário, será feito.

  16. #616

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ehhh, se você já está tendo dor de cabeça só no ajuste da antena de celular, agora imagine para ajustar uma antena de celular e outra UHF no mesmo mastro. Você precisará de adaimes usados em obras de construção civil, para ajustar essas 2 antenas no mesmo mastro, pois, so assim você poderá ajustá-las uma a uma!
    Então, esse seria o melhor cenário. Mas lá não tem como ser desta forma.
    De fato, deixei a antena de TV para outra ocasião. A prioridade é o sinal da TIM.

  17. #617

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Sim, fiz todos esses procedimentos. baixei a antena, parafusei novamente e coloquei no lugar.
    Sempre uso produtos de qualidade. Antena Aquário, Cabo RGC 213 com conectores feitos na fábrica, Amplimax está habilitado para antena externa.
    Tudo operante, menos o sinal da TIM. É isso que me deixa intrigado.
    Ehhhh, tá cabulosa mesmo a situação. Provavelmente é BUG. A única prova será testa-lo na cidade, só assim conseguirá identificar o problema!

  18. #618

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Creio que terei que levar até a cidade mesmo.

    Uma dúvida:
    Um booster de TV Digital, pelo que li nas especificações técnicas, opera entre 470~806MHz. Logo, opera também na frequência de 700Mhz LTE 4G.
    Sendo assim, posso utilizá-lo como booster pra minha antena de 700MHz, certo?

  19. #619

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Creio que terei que levar até a cidade mesmo.
    Tempos atrás tive que levar uma interface de celular rural para testar na cidade, porque na mesma antena que funcionava um LG lanterninha e um celular rural, aquela ordinária daquela interface não funcionava na frequência de 1800Mhz Gsm. Na cidade funcionou perfeitamente. Conclusão: interfaces rurais precisam de sinal de pelo menos -95dBm para funcionar de maneira segura, enquanto que o sinal da antena rural no local estava chegando -102dBm.

  20. #620

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Uma dúvida:
    Um booster de TV Digital, pelo que li nas especificações técnicas, opera entre 470~806MHz. Logo, opera também na frequência de 700Mhz LTE 4G.
    Sendo assim, posso utilizá-lo como booster pra minha antena de 700MHz, certo?
    Ora, ora, me bateu essa curiosidade também, agora, kkkkkk!