Página 1 de 42 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal, sou novo por aqui, mas depois de tanto procurar na internet resolvi criar este tópico para que alguém com grande conhecimento nessa área pra me informar o motivo desse problema, já li muita coisa, estudei outras mas ainda não consegui chegar a conclusão.
    Vamos começar...

    Moro numa pequena cidade sem 4G, a única operadora daqui é a Vivo com seu 3.5G(H+) em 2100MHz, temos a oi 3G também em 2100MHz e 2G em 800MHz mas nem vou falar nada porque a internet móvel dela não funciona.
    Moro numa parte bem afastada do centro da cidade, uma área praticamente rural, me mudei a pouco tempo e observando a torre da vivo de minha cidade, descobri que a antena de microondas dela aponta para um monte de torres fica à uns 17KM em linha reta, é um morro cheio de antenas, segue a foto delas:
    https://i.imgur.com/5Sp7fNY.jpg

    Ano passado com um celular J5 apontando para o alto eu descobri que o sinal 4G da Vivo e Tim em 1800MHz chegava aqui com até -100dBm, conectava e gerava dados normalmente.
    O Tempo passou e troquei de celular, hoje tenho um S8 Plus, e no mesmo lugar onde o J5 pegava o S8 não pega!
    Então fui e comprei um repetidor Aquário (RP-1870) para repetir o sinal 1800MHz da Vivo para dentro de casa, instalei um antena da própria Aquário de 17dBi, liguei direitinho tudo certo, então fui para os testes, tenho um modem da ZTE modelo MF79s, compatível com a banda 3, coloquei o chip da vivo nele e ele pegou perfeitamente o 4G com -75dBm de intensidade, atinge até 40 megas de velocidade no modem, se eu desligo o repetidor o modem fica sem serviço, quando ligo fica om -75dBm perfeitamente...
    Mas agora que começa minha intriga, esse modem é o meu único dispositivo que consegue se conectar a esta rede, tenho outro modem modelo Alicard600 que tem banda 3, mas não consegue se registrar na rede, também tenho um roteador Tp-link modelo Archer MR200 que pega chip LTE e tem a banda 3 também, mas não se conecta na rede também, tenho um Amplimax de Elsys que também acha a rede mas não se conecta, nem meu S8+, S7 Edge de um amigo, J2 da minha mãe... nenhum deles consegue se conectar a esta rede, apenas o Modem da ZTE que tem esse "poder", e eu gostaria de saber se alguém faz ideia do que pode ser.
    Eu fui nesse domingo próximo as torres, e ao redor delas meus roteadores, modens e smartphones funcionam perfeitamente, no meu S8+ próximo as torres:
    https://i.imgur.com/HiTMRkB.jpg

    Mas o que percebi foi que ao se distanciar +/- uns 5KM das torres, meu smartphone mesmo aparecendo o sinal 4G, ele pára de gerar dados, fica só a setinha de upload e nada acontece, segue a imagem de como fica o celular depois de se distanciar um pouco das torres:
    https://i.imgur.com/dMju9zL.jpg
    mesmo o celular já tendo parado de gerar dados, o modem MF79s continuava a funcionar!

    Então em casa adquiri o repetidor pensando que era a intensidade de sinal, mas para minha surpresa o problema se repete mesmo com a intensidade de sinal forte, essa imagem é do smartphone com o repetidor ligado:
    https://i.imgur.com/0NWRwRf.jpg
    mas o modem MF79s se conecta normal ao repetidor e funciona a internet perfeitamente, e é isso que não consigo entender!
    O Que o modem pode ter que todos os outros equipamentos não tem?
    porque só ele consegue estabelecer comunicação com a rede!
    Li por aí que pode ser a distância, um tal de ACK Time, também li que pode ser a potência de TX dos outros aparelhos...
    alguém consegue entender o porque que isso acontece?
    Eu testei o chip da TIM também, e acontece a mesma coisa no smartphone, mas ao inserir o chip no ZTE ele se conecta no 4G normalmente também.
    Nos celulares fica só WAIT_RRC_CONFIRM...

  2. #2

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    A resposta é simples e pode ter alguns motivos envolvidos. O primeiro deles é a compatibilidade de bandas. Nem todos os smartphones possuem todas as bandas disponíveis do 4G.
    No Brasil os sistemas 4G ainda são interdependentes do 3G, tanto que em uma área em que seu smartphone apresenta sinal chamado 4G, ao originar ou receber ligações a rede "rebaixa" automaticamente para 3G. Pode ser o motivo de somente o modem funcionar e outros equipamentos não, justamente devido a ausência de sinal 3G junto com o sinal 4G.

    Na print do seu celular, banda LTE é 1800Mhz (Uplink 1747.6Mhz Downlink 1842.6Mhz) dentro da faixa de operação do seu repetidor.
    O que ocorre é que seu repetidor provavelmente está amplificando o 4G da VIVO e da TIM e o 2G de outras operadoras (OI e Claro). Mas não o 3G em 2100Mhz necessário para a operação conjunta (VOZ + DADOS). É por isso que quando você se aproxima das torres, o sinal "volta", pois nessas altas frequências a propagação é curta ao redor das ERBs e para smartphones que não possuem capacidade de transmissão longa, devido a baixa potência e ausência de antenas de alto ganho, limita-se a cerca de 5~7km ao redor das torres sem obstáculos. Com obstáculos não espere nada muito maior que 2~3km.
    Quando o celular encontra capacidade de transmissão em ambas frequências (3G + 4G) a operação em 4G retorna.

    Quanto ao Amplimax da Elsys, ele foi projetado para trabalhar em ambiente externo. Se houver algum sinal, com a chapa traseira ele funciona sem conexão a antena, se for necessário a utilização de antena, liga-se uma antena no conector dela e altera-se via botão do lado do conector para a opção "antena externa". Lembrando que para esse equipamento da Elsys operar voz e dados 4G, é necessário a presença de sinal 3G na área, do contrário ele vai conectar voz e dados na frequência disponível. Se ele encontrar voz em 2G, tudo vai ser 2G, inclusive os dados. Se encontrar 3G e não 4G, tudo vai ser 3G

    Frequências comumente utilizadas pelas operadoras no Brasil

    TIM
    2G - 900Mhz, 1800Mhz (esta frequência está sendo migrada para o 4G nesta operadora)
    3G - 850Mhz, 2100Mhz
    4G - 700Mhz (somente DF) 1800Mhz, 2600Mhz

    OI
    2G - 900Mhz, 1800Mhz
    3G - 2100Mhz
    4G - 2600Mhz

    VIVO
    2G - 850Mhz, 900Mhz, 1800Mhz
    3G - 850Mhz, 1700Mhz (Raro), 2100Mhz
    4G - 700Mhz (somente DF e SP), 2600Mhz

    Claro
    2G - 900Mhz, 1800Mhz
    3G - 1900mhz (raro), 2100Mhz
    4G - 2600Mhz


    Essas são as explicações mais básicas a que posso lembrar. Sem um teste de campo mais aprofundado, qualquer outras conjecturas seriam puro palpite!

  3. #3

    Padrão

    Em tempo:

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Neste print o sinal é de -103dBm. Ruim mas ainda assim utilizável devido a sensibilidade das ERBs. Status do 3G+4G= CONECTADO

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    O sinal diminuiu para -116dBm. Inutilizável e provavelmente os smartphones não tinham mais potência suficiente para o sinal ser devolvido para a ERB. Status do 3G+4G= Aguardando confirmação da recepção pela ERB


    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post

    Sinal aumentou para -83dBm. Forte. Entretanto o status da conexão é IDLE= Inútil ou parado.

    Provavelmente devido a ausência da combinação 3G+4G para operação.

    O modens que não tem saída para telefone (Amplimax Elsys é Telefone + Modem), não dependem do canal de voz operado no 3G para operação.


    Dica: Vá em uma área externa onde pegue o sinal 4G em seu smartphone Samsung e mude a operação dele para somente 3G. Repita a print do sinal, digite *#0011# e poste aqui para identificação da frequência 3G associada na sua região.

    PS. Tenha certeza de captar o sinal do chip da VIVO. Smartphones Sansung apresentam sinal de qualquer operadora presente na região. Exemplo: Não há VIVO mas tem TIM... vai mostrar o sinal da TIM.
    É só conferir se o "Registered PLMN" é 724 11 ou se aparecer "MCC/MNC" também 724/11

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         HiTMRkB.jpg
Visualizações:	574
Tamanho: 	153,7 KB
ID:      	68677

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    A Claro chegou a comercializar um telefone sem fio fixo que tinha o modem conectado na antena externa, e um monofone que dava um alcance de 100 metros e o chip ficava no monofone. Infelizmente so funcionava com Claro fixo.
    O ruim em toda essa estória, é que se usarmos o 3 G numa chamada de voz migra para 2 G, se for 4 G para 3 G e na banda de 850 da Vivo somente 3 G. Ficamos no impasse, antena; principalmente Vivo e Tim( 2100 para 850/900).
    Quando chegar 5 G que deve ser 3.5 GHz para dados, nem quero imaginar...

  5. #5

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    A Claro chegou a comercializar um telefone sem fio fixo que tinha o modem conectado na antena externa, e um monofone que dava um alcance de 100 metros e o chip ficava no monofone. Infelizmente so funcionava com Claro fixo.
    O ruim em toda essa estória, é que se usarmos o 3 G numa chamada de voz migra para 2 G, se for 4 G para 3 G e na banda de 850 da Vivo somente 3 G. Ficamos no impasse, antena; principalmente Vivo e Tim( 2100 para 850/900).
    Quando chegar 5 G que deve ser 3.5 GHz para dados, nem quero imaginar...
    Mais ou menos assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         depositphotos_6946531-stock-photo-antenna-repeater-messy-mast-in.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	107,3 KB
ID:      	68678

  6. #6

    Padrão

    Olha, de fato eu cheguei a imaginar que seria esse o problema, a ausência do sinal 3G que é para voz, só que fico pensando; o roteador Archer MR200 ele também não tem voz e não se conecta na rede LTE, nem o modem USB Olicard600, e eu também testei o Link 4G da Elsys (além do já citado Amplimax), e o que acontece nesses dispositivos é semelhante entre eles, acham a rede mas não se registram nela, o Link 4G até chega a se conectar rapidamente no 4G mas cai em seguida para o 3G da minha região, se forçar o "apenas 4G" em qualquer desses dispositivos, eles simplesmente ficam sem sinal, só o MF79s da ZTE que fica com sinal e funcionando bem o 4G.
    Porém no Domingo, levei todos esses dispositivos para os arredores das torres de lá, e todos eles sem exceção se conectaram no 4G, forçando ou não o "LTE Only" neles.
    Também penso, esses modens podem ter canal de voz mas está 'desabilitado' pela fabricante e por isso não se registram né?!
    O Que complica, pois lá nas torres o 3G é 2100MHz (não vi o UARFCN para ter a exatidão dos MHz, mas é 2100) e aqui também é 2100, mesmo que arrumasse um repetidor 3G 2100MHz para repetir o sinal de lá, ia complicar porque ele ia repetir o 3G em 2100 daqui!
    E outra coisa, nos celulares Samsung pelo service mode é possível bloquear o serviço de voz e deixar apenas os dados, segue o print:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RDvfbBJ.jpg
Visualizações:	483
Tamanho: 	33,0 KB
ID:      	68679

    mas mesmo assim não se conecta no 4G de lá!
    e também segue o print que você pediu do 3G daqui:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Hlud0hn.jpg
Visualizações:	581
Tamanho: 	72,4 KB
ID:      	68680

    Vale te lembrar que eu tinha um J5 que se conectava até sem repetidor, eu colocava ele em uma boleira e apontava em direção as torres kk, e ele demorava um pouco, mas quando aparecia o 4G ele gerava dados e dava pra mais de 20 megas com -104, - 107dBm...

    Acho que o que você falou também pode ser verdade porque no s8, se colocarmos em "LTE Only" aparece nada, e fica sem sinal de nada em cima perto do sinal de bateria, mas se eu colocar em "LTE/CDMA/UMTS" ele aparece o H+ da vivo, daí com o H+ aparecendo, se eu mudar rapidamente para "LTE Only" ele de fato fica com sinal e aparece o 4G, no caso como se tivesse se registrado na rede!
    Só que aí não gera dados, fica só o sinal de upload e mais nada, até que depois de um tempo cai!
    Mas e agora? ele só pega se o sinal 3G vier de lá?

  7. #7

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Mais ou menos assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         depositphotos_6946531-stock-photo-antenna-repeater-messy-mast-in.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	107,3 KB
ID:      	68678
    Fiz um teste com o meu roteador zte 3/4G com o chip da Claro, numa cidade onde o 4G é transmitido em 2600Mhz, configurei o roteador para apenas 4G, e liguei um aparelho de telefone fixo nele para testar ligação em voz, os dados funcionou perfeitamente, só que para voz só deu tom de ocupado para fazer ligação e para receber foi para a caixa de mensagem, e depois fiz outra configuração para apenas 3/4G, e funcionou tanto dados quanto voz. Então, devido esses fatos relatados, se eu tiver em longa distância com uma antena apenas para frequência de 2600Mhz, esse sinal recebido será apenas para dados em 4G e não para voz, é isso?

  8. #8

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Fiz um teste com o meu roteador zte 3/4G com o chip da Claro, numa cidade onde o 4G é transmitido em 2600Mhz, configurei o roteador para apenas 4G, e liguei um aparelho de telefone fixo nele para testar ligação em voz, os dados funcionou perfeitamente, só que para voz só deu tom de ocupado para fazer ligação e para receber foi para a caixa de mensagem, e depois fiz outra configuração para apenas 3/4G, e funcionou tanto dados quanto voz. Então, devido esses fatos relatados, se eu tiver em longa distância com uma antena apenas para frequência de 2600Mhz, esse sinal recebido será apenas para dados em 4G e não para voz, é isso?
    Era isso que eu esperava aqui também, mas pelo o que sphreak disse, só funcionaria com os 2 sinais, mesmo se quiser funcionar só os dados!
    Meus equipamentos não pegou o sinal mesmo com um bom repetidor, exceto o modem da ZTE, ele pegou o 4G normal e de primeira!

  9. #9

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Seguindo , alguma conclusão?

  10. #10

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Era isso que eu esperava aqui também, mas pelo o que sphreak disse, só funcionaria com os 2 sinais, mesmo se quiser funcionar só os dados!
    Meus equipamentos não pegou o sinal mesmo com um bom repetidor, exceto o modem da ZTE, ele pegou o 4G normal e de primeira!
    Então, conclusão: se a frequência de 1800Mzh antes era para apenas 2G, e agora passou também para 4G, que é apenas para dados, e quando se está na cidade o aparelho de celular na hora de fazer uma conexão de voz rebaixa para a frequência 3G, então, na zona rural teria que usar 2 repetidores de frequência diferentes, um para 4g e outro para 3G, e 2 antenas para cada frequência específica, e teria sinal 3/4G para o celular fazer a busca de frequência, e fazer a conexão de voz.

  11. #11

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Então, conclusão: se a frequência de 1800Mzh antes era exclusiva para 2G, e agora passou também para 4G, que é apenas para dados, e quando se está na cidade o aparelho de celular na hora de fazer uma conexão de voz rebaixa para a frequência 3G, então, na zona rural teria que usar 2 repetidores de frequência diferentes, um para 4g e outro para 3G, e 2 antenas para cada frequência específicas, e teria sinal 3/4G para o celular fazer a busca de frequência, e fazer a conexão de voz.
    Foi isso que eu entendi!
    só não entendo porque aqui ele não pode usar o sinal 3G local, já que aqui já tem 3G e estou repetindo só o sinal 4G, não daria no mesmo né?!
    Esperar o sphreak responder pra gente tentar entender.

  12. #12

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Foi isso que eu entendi!
    só não entendo porque aqui ele não pode usar o sinal 3G local, já que aqui já tem 3G e estou repetindo só o sinal 4G, não daria no mesmo né?!
    Esperar o sphreak responder pra gente tentar entender.
    Se o repetidor é de 1800Mhz em 4G, e o celular para fazer conexão de voz precisa rebaixar essa frequência para 3G, então, a 3G nessa cidade estaria sendo transmitida em 850/2100mhz ou em apenas 850Mhz, ou apenas em 2100Mhz.

  13. #13

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se o repetidor é de 1800Mhz em 4G, e o celular para fazer conexão de voz precisa rebaixar essa frequência para 3G, então, a 3G nessa cidade estaria sendo transmitida em 850/2100mhz ou em apenas 850Mhz, ou apenas em 2100Mhz.
    Exato! o repetidor é 1800MHz, e o 3G da cidade opera em 2100MHz.

  14. #14

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Ehh isso mesmo, além do repetidor de 1800Mhz em 4G, você teria que ter outro também de 2100Mhz, para o celular fazer a conexão entre as duas frequências, para realizar e receber chamadas também!

  15. #15

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Assim, pra ser bem simplista: Os equipamentos com capacidade 4G (smartphones, etc) necessitam do 3G para voz. A rede 4G só estará disponível se existir o 3G simultâneo e esse 3G invarialvelmente será em 2100Mhz, independente se o 4G é 2600Mhz ou 1800Mhz.
    Quanto a repetir sinal 4G que vem de longe e utilizar o 3G local, não funciona porque os sinais são de ERBs/células diferentes. Quando há tentativa de utilização da rede a operadora comuta a conexão de dados e voz de modo que ambas sejam oriundas da mesma ERB. Neste caso cai o 4G e rebaixa tudo para 3G da célula local.
    Quanto ao 3G em 850Mhz ele não trabalha junto com o 4G em frequência alta. Talvez quando disponibilizarem o 4G em 700Mhz seja essa a combinação de operação.

    A solução para esse dilema seria utilizar um repetidor de banda dupla 1800/2100Mhz (Chinês sem homologação). Mas ainda correria o risco de repetir o 3G local e a conexão cair. Teria que fazer uma isolação.

    Quanto a funcionar só o ZTE, pode ser qualquer coisa inclusive nada.
    Uma dica minha seria plugar esses equipamentos direto na antena externa para teste. Desligar o repetidor e ver como eles se comportam com sinal direto.

    Qualquer dúvida estou a postos

  16. #16

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Assim, pra ser bem simplista: Os equipamentos com capacidade 4G (smartphones, etc) necessitam do 3G para voz. A rede 4G só estará disponível se existir o 3G simultâneo e esse 3G invarialvelmente será em 2100Mhz, independente se o 4G é 2600Mhz ou 1800Mhz.
    Quanto a repetir sinal 4G que vem de longe e utilizar o 3G local, não funciona porque os sinais são de ERBs/células diferentes. Quando há tentativa de utilização da rede a operadora comuta a conexão de dados e voz de modo que ambas sejam oriundas da mesma ERB. Neste caso cai o 4G e rebaixa tudo para 3G da célula local.
    Quanto ao 3G em 850Mhz ele não trabalha junto com o 4G em frequência alta. Talvez quando disponibilizarem o 4G em 700Mhz seja essa a combinação de operação.

    A solução para esse dilema seria utilizar um repetidor de banda dupla 1800/2100Mhz (Chinês sem homologação). Mas ainda correria o risco de repetir o 3G local e a conexão cair. Teria que fazer uma isolação.

    Quanto a funcionar só o ZTE, pode ser qualquer coisa inclusive nada.
    Uma dica minha seria plugar esses equipamentos direto na antena externa para teste. Desligar o repetidor e ver como eles se comportam com sinal direto.

    Qualquer dúvida estou a postos
    Onde eu fiz o teste, a Claro 3G é em 850/2100Mhz, sendo assim, na verdade não se sabe em qual dessas frequências é feita essa conexão de 4G para 3G!

  17. #17

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Assim, pra ser bem simplista: Os equipamentos com capacidade 4G (smartphones, etc) necessitam do 3G para voz. A rede 4G só estará disponível se existir o 3G simultâneo e esse 3G invarialvelmente será em 2100Mhz, independente se o 4G é 2600Mhz ou 1800Mhz.
    Quanto a repetir sinal 4G que vem de longe e utilizar o 3G local, não funciona porque os sinais são de ERBs/células diferentes. Quando há tentativa de utilização da rede a operadora comuta a conexão de dados e voz de modo que ambas sejam oriundas da mesma ERB. Neste caso cai o 4G e rebaixa tudo para 3G da célula local.
    Quanto ao 3G em 850Mhz ele não trabalha junto com o 4G em frequência alta. Talvez quando disponibilizarem o 4G em 700Mhz seja essa a combinação de operação.

    A solução para esse dilema seria utilizar um repetidor de banda dupla 1800/2100Mhz (Chinês sem homologação). Mas ainda correria o risco de repetir o 3G local e a conexão cair. Teria que fazer uma isolação.

    Quanto a funcionar só o ZTE, pode ser qualquer coisa inclusive nada.
    Uma dica minha seria plugar esses equipamentos direto na antena externa para teste. Desligar o repetidor e ver como eles se comportam com sinal direto.

    Qualquer dúvida estou a postos
    No caso tem que ser obrigatório um repetidor com as duas bandas, ou posso acrescentar mais um repetidor de 2100MHz independente e ligar em paralelo com o de 1800MHz?
    A isolação que você fala no caso, seria usar um antena tipo parabólica que obtém apenas o sinal de frente...
    Quanto ao ZTE funcionar, "pode ser qualquer coisa inclusive nada"?! complicado isso rs! então o celular J5 também poderia ser qualquer coisa inclusive nada!
    Eu já fiz o teste direto na antena externa, sem o repetidor, e o problema se repete!

  18. #18

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    No caso tem que ser obrigatório um repetidor com as duas bandas, ou posso acrescentar mais um repetidor de 2100MHz independente e ligar em paralelo com o de 1800MHz?
    A isolação que você fala no caso, seria usar um antena tipo parabólica que obtém apenas o sinal de frente...
    Quanto ao ZTE funcionar, "pode ser qualquer coisa inclusive nada"?! complicado isso rs! então o celular J5 também poderia ser qualquer coisa inclusive nada!
    Eu já fiz o teste direto na antena externa, sem o repetidor, e o problema se repete!
    O teste que você fez com o o roteador ligado direto na antena pode não ter dado certo, porque você precisa de uma antena de 2 frequências simultâneas em 1800/2100Mhz "acho né", porém, já ouvi relatos na internet que esses roteadores para funcionar em longa distância tem que configurá-lo para a frequência específica da antena externa, porque se configurar para o automático, ele não dá sinal. Não sei se o seu está configurado no automático ou se está em específico para 1800Mhz. A proeletronic triband de grade de 1800 a 2100Mhz são ótimas, eu já instalei delas para 1800Mhz.

  19. #19

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    No caso tem que ser obrigatório um repetidor com as duas bandas, ou posso acrescentar mais um repetidor de 2100MHz independente e ligar em paralelo com o de 1800MHz?
    A isolação que você fala no caso, seria usar um antena tipo parabólica que obtém apenas o sinal de frente...
    Quanto ao ZTE funcionar, "pode ser qualquer coisa inclusive nada"?! complicado isso rs! então o celular J5 também poderia ser qualquer coisa inclusive nada!
    Eu já fiz o teste direto na antena externa, sem o repetidor, e o problema se repete!
    Eu falo isso porque nesses casos é muito difícil de se determinar uma causa específica. Pode ser devido a distância da ERB, configuração, problemas de autenticação, a própria disparidade entre o 3G ser de uma torre e o 4G de outra. Confirmou se os equipamentos que não funcionam 4G neste caso, tem disponibilidade de 4G em 1800Mhz?
    Digo isso porque, por exemplo, um modelo que as vezes utilizo, um modem ZTE MF235L versão operadora Claro desbloqueado, possui capacidade 4G somente em 2600Mhz/700Mhz, enquanto aparelhos portáteis como um LG K8 que tenho já opera o 4G em 1800/2600. Neste caso se eu estivesse no local de instalação, com os 2 equipamentos o ZTE MF235L só conectaria o 3G local em 2100Mhz e LG K8 poderia conectar 4G somente em dados ou conectar somente ao 3G local.
    São muitas variáveis.

    Quanto ao outro repetidor em 2100Mhz, seria fazer a instalação ao espelho da existente no de 1800Mhz. Mas fazer uma compra outro repetidor na casa de R$1500 na possibilidade de funcionar ou não é um investimento arriscado.
    Eu compraria um repetidor dual band no Aliexpress. Se não funcionar revende no ML.

  20. #20
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sphreak, Três dos maiores conhecedores de sistemas irradiantes no país devem ter falecido, pois os conheci há cerca de 30 anos acerca do meu trabalho.

    Projeto específico de uma antena, não está somente naquela velha fórmula adotada pelos fabricantes. Usa-se o tipo de material( aluminio, cobre, prata, chumbo, ferro etc), que irá diferir no diâmetro do elemento irradiante( aquele cálculo básico), diretor, refletor, inclusive o tubo. Largura de banda, normalmente 50 MHz; ex: 825 MHz a 875 MHz ou 200 MHz 1700 MHz a 1900 MHz. Acha-se no mercado antenas com largura de banda de 2100 MHz a 2600 MHz. Quanto maior a largura de banda da antena, menor é a sua eficiência, dando -nos a impressão que a potência da operadora para aquela faixa é menor.Tinha isso tudo anotado, menos a LOG_PERIÓDICA e perdi na mudança há 20 anos.

    A Motorola levava em conta a perda no conector, curvatura do cabo coaxial, perda no cabo por metro, tipo físico da antena( dipolo aberto, fechado, balloon, gama match, monopolo) isso no caso de uma antena tipo Yagi ou direcional como conhecemos. Tem cálculos em sistema de ponto a ponto, e fixo-móvel que é o caso de celulares. Hoje fazemos brincando no google rsrs.

    No site da minha Claro, o mapa de cobertura nos traz com uma razoável precisão os pontos de cobertura e zona cega mesmo em área urbana. Para 4 G, está limitado a uns 5 km e 10 km em 2G visual no celular; No moto G 1 confere, G 5 e G6 ainda não sei informar; Vivo e Tim tem um alcance muito maior mas qualidade de dados é inferior em relação a Claro. Logo todas as operadoras estarão limitados a 15 km, a Tim já começou neste ano.
    Vale lembrar que serviço de celular comum é móvel não deveria ser usado como fixo; para esse tipo existe o plano específico. Tim e Claro todo o país, Oi somente SP, Vivo exceto SP ( acho) que deve ser na faixa de 30 ou 50 por mês ( pós-pago); Hoje chamam de celular rural, mas restrito infelizmente a determinada(s) operadora(s) conforme a região.