+ Responder ao Tópico



  1. #521

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Sim, é o correto . Quando mais perto, o repetidor, ficar da antena receptora, mais qualidade terá na retransmissão.

  2. #522

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    spreak, obrigado pela resposta.

  3. #523

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Essas antenas cogumelo facilitam a isolação entre a antena externa, e elas têm o mesmo alcance de sinal dentro do ambiente, assim como a antena palito que vem no repetidor?
    Ela é omnidirecional. Mas instalada no teto ela tem a tendência de emitir o sinal para baixo. Por isso a necessidade de um distanciamento vertical de 10 metros em altura.

    Já a antena camada "palito" é como a antena de roteadores wifi. Ela é omni mas emite sinal pra tudo que é lado.

    Além de a atnena cogumelo ter um ganho de 4~5dBi. Já a palito é 1dBi e olha lá!

  4. #524

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Sim, é o correto . Quando mais perto, o repetidor, ficar da antena receptora, mais qualidade terá na retransmissão.
    Na verdade é incorreto. Quanto mais perto o repetidor ficar da antena coletora (externa) pior será o efeito de realimentação. Por isso é necessário um distanciamento de 10 metros verticais (em altura) e 15 metros lineares (no mínimo) entre antena coletora e antena emissora

    Já quanto a antena emissora (interna) quanto melhor o ganho do cabo interno e quanto mais curto for, melhor será a emissão do sinal repetido, bem como será melhor o alcance dos aparelhos celulares.

  5. #525

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Ela é omnidirecional. Mas instalada no teto ela tem a tendência de emitir o sinal para baixo. Por isso a necessidade de um distanciamento vertical de 10 metros em altura.

    Já a antena camada "palito" é como a antena de roteadores wifi. Ela é omni mas emite sinal pra tudo que é lado.

    Além de a atnena cogumelo ter um ganho de 4~5dBi. Já a palito é 1dBi e olha lá!
    Eu já comentei nesse post que, anos atrás eu instalei uma interface Jfa Gsm, e naquela época eu comprei 500 metros de fio FE 80 por apenas 108 reais com frete grátis. Quando o rolo de fio chegou, na sua embalagem original de fábrica, e com selo de especificação constando a metragem, e fiz um teste na cidade com o meu roteador 3/4G Zte, e funcionou o telefone fixo com esses 500 metros de cabo. Só a título de curiosidade: você sabe me informar se esses roteadores transmitem sinal de telefone até 1km?

  6. #526

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Eu já comentei nesse post que, anos atrás eu instalei uma interface Jfa Gsm, e naquela época eu comprei 500 metros de fio FE 80 por apenas 108 reais com frete grátis. Quando o rolo de fio chegou, na sua embalagem original de fábrica, e com selo de especificação constando a metragem, e fiz um teste na cidade com o meu roteador 3/4G Zte, e funcionou o telefone fixo com esses 500 metros de cabo. Só a título de curiosidade: você sabe me informar se esses roteadores transmitem sinal de telefone até 1km?
    Esses roteadores comuns (ZTE MF253L, Dlink DWR922, etc) não tem potência na saída FXS para alcançar tanta distância assim. Elas foram projetadas para tiro curto. Isso porque essas saídas geralmente tem que alimentar o aparelho telefônico da ponta da linha.
    Agora interfaces como a JFA eu chuto que dá pra arriscar tentar uma distância dessas.

  7. #527

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Já instalei interface JFA com 1200m de fio. E esta a 2 anos lá. Claro que com todo esse comprimento e tempo já foi trocado vários protetor de linha. Uso proteção nas 2 pontas.

  8. #528

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Já instalei interface JFA com 1200m de fio. E esta a 2 anos lá. Claro que com todo esse comprimento e tempo já foi trocado vários protetor de linha. Uso proteção nas 2 pontas.
    Eh, a JFA é ótima mesmo; algo que eu não posso dizer daqueles lixos da Intelbrás que só vivem "bugando" o tempo todo. Graças a um abençoado que me informou que teve que comprar uma JFA, pois as da Intelbrás não funcionavam direito; nem a dele e nem a de quem ele conhecia; eu escapei de comprar essa bomba da Intelbrás. Enquanto os lixos da Intelbrás estavam sem comunicação, e até mesmo sem reconhecer mais o SIM card, a JFA estava funcionando a todo vapor. O problema dessas interfaces e desses roteadores 3/4G que têm entrada para antena externa, é porque tem baixa sensibilidade de sinal. Para eles funcionar de maneira segura tem que ter um nível de sinal entre pelo menos -90~95-dBm de sinal, senão, quando a operadora diminui a potência de transmissão, aí já era; não funciona mais. Instalei uma JFA Gsm com nível de sinal de -100dBm, e só funcionou 3 meses, e depois a operadora baixou a potência, e o sinal do telefone fixo ficava só pipocando. Fiz testes com outro aparelho de telefone fixo, e até resetei a interface, e ficou a mesma coisa. Enquanto isso, fiz o teste na antena com o meu LG A275 lanterninha, e indicando 1 pontinho de sinal, dava pra fazer ligação, e com o celular de mesa da Aquário indicando 0 ponto de sinal, também dava pra fazer ligação.

  9. #529

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Gente, quando vocês instalam antena externa, vocês usam a "busca cega" do telefone para acharem a direção do apontamento, ou usam algum medidor ?

  10. #530

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Gente, quando vocês instalam antena externa, vocês usam a "busca cega" do telefone para acharem a direção do apontamento, ou usam algum medidor ?
    Geralmente já se tem uma idéia de qual operadora vai-se utilizar. São pouquíssimos equipamentos que tem medição de sinal na busca cega.
    O Amplimax da Elsys, por exemplo, tem busca cega mas só exibe o sinal com um chip inserido.

    Já os telefones de mesa 3G só tem medidor de sinal em dBm os da Aquário - CA42S 3G ( os CA40S e 42S que não são 3G são lixo!). Também só medem o sinal da operadora com o chip inserido e registrado na rede.

    Até hoje não encontrei um medidor de sinal comercial que funcione por conta (como aqueles medidores que a gente usa pra apontar antena de TV paga)

  11. #531

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    ...O Amplimax da Elsys, por exemplo, tem busca cega mas só exibe o sinal com um chip inserido.
    antena de TV paga)
    Permita-me retificar sua informação.

    O Amplimax mostra o nível de sinal com ou sem o chip.
    O Amplimax quando faz a busca cega (sem chip), ele mostra todas as operadoras que está captando o sinal, assim como a intensidade do sinal, ou seja, o nível de sinal. Também mostra se a frequência é 2G, 3G ou 4G.
    Aí, cabe a você escolher qual chip usar.
    Só lembrando que nem sempre o sinal mais forte é o melhor a ser usando.

    OBS.: A busca cega no Amplimax, pode ser feita com ou sem o chip.

  12. #532

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Permita-me retificar sua informação.

    O Amplimax mostra o nível de sinal com ou sem o chip.
    O Amplimax quando faz a busca cega (sem chip), ele mostra todas as operadoras que está captando o sinal, assim como a intensidade do sinal, ou seja, o nível de sinal. Também mostra se a frequência é 2G, 3G ou 4G.
    Aí, cabe a você escolher qual chip usar.
    Só lembrando que nem sempre o sinal mais forte é o melhor a ser usando.

    OBS.: A busca cega no Amplimax, pode ser feita com ou sem o chip.
    Exato, obrigado pela correção. Entretanto para alinhamento a busca cega do Amplimax é basicamente inútil.
    Pra alinhar só com chip mesmo.

  13. #533

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, na verdade a população de pequenas cidades do interior do Brasil, onde não existe transmissão de tv analógica e somente recepção de tv por parabólica estão de parabéns, pois a 4G em 700Mhz já chegou por lá, enquanto isso, cidades de porte médio da região norte-nordeste que possuem sinal de tv terrestres irão ter que esperar o cronograma de desligamento do sinal analógico para poder receber o sinal 4G em 700Mhz. Quando isso acontecer, a 5G já foi implantada no Brasil!
    A minha profecia está a caminho!
    https://noticias.uol.com.br/tecnolog...m-do-obvio.htm

  14. #534

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se a TIM liderar o mercado 5G no Brasil vai ser o supra-sumo da porcaria.

    Porque tá aí uma operadorinha que nasceu pra ser ruim!

    Lixo de TIM!

  15. #535
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Onde moro antena de TV terrestre nem existe mais na prática; a Torre caiu por falta de manutenção e pronto. Tinha os canais 2, 4, 6, 7. 9, 11, 40 e 58 analógicos; pior que desde 3 anos atrás quando a torre caiu acho dispendioso a prefeitura gastar com isso.
    Tinha 3G da Oi que era mais ruim do que GSM das concorrentes nos horários de pico, Tim ligou com 3 G, Claro com 3G e 4G logo em seguida Tim com 4G, por último a Vivo com 3 G e isso fez com que pequenos provedores crescessem muito mais do que a inflação inclusive nos distritos e zonas rurais.

    Com a crise econômica, quem tem internet fixa está assim:
    1- TV ligada, mas cada um com a tela fixa em seus dispositivos móveis; muitas vezes na globo e assistindo globo play kkkkkk
    2- TV desligada ou pifada, nesse frio cada um em seu aconchego assistindo programação desejada.
    3- Quer falar com filho(a), esposo(a) usa aplicativos de mensagens. No futuro banho e refeições serão por ela rsrsrs. Essa falta de interação tive um relato de pedido de pizza(3) a uma única família.
    4- Caiu a internet, discussão em família onde acabam se interagindo mais( cara a cara)

    Tim e Vivo compartilharão a rede 4G, nem vejo o por quê por terem seus raios de cobertura bem próximos; acho que na atual situação deveria ser proibido. O fim de roaming entre as redes, esse sim seria o mais interessante e a Lei brasileira permite esse recurso em caso de catástrofe; no caso de Brumadinho as operadoras de celular liberaram antes mesmo do juiz expedir.
    Tecnologia 5 G, assim como seus antecessores inclusive desde os primeiros receptores de rádio são alvos de críticas, Doenças ligadas a exposição de radiação, diminuição de fertilidade, exposição ao público de políticos, religiosos, empresários estão na lista. Quando essa mesma tecnologia salva vidas, um bem estar melhor eles fogem do assunto.

    Descobri sem querer, ao entrar em seu firmiware do Air Grid que em alguns países são permitidos potências de até 23 dBm ou 26 dBm, no Brasil é 20 dBm em 5GHz; limitei em 17 dBm e acho que até com 15 dBm ou menos pode ir bem. Em 2,4 GHz até com 10 dBm é mais do que suficiente para cobrir a casa toda( 115 m²). Celulares da Motorola é 20 dBm, mas é mais do que alguns roteadores que afirmam ter 1000 mw; fiz teste em campo aberto kkkkk.

    Nesta região, uma mesma empresa efetua manutenções corretivas ou periódicas a Tim, Vivo e Claro embora as equipes de apoios sejam diferentes. Mas uma dessas com certeza está planejando para algo de 10, 20 anos ou mais pela frente, enquanto uma delas pelo momento do mercado; quem vai sobressair só o tempo dirá.
    Oi infelizmente pensou em abafar o mercado, até que conseguiu no início deste século; mas ano após anos vem perdendo terreno. Como temos de pagar todo mês atualmente, todas são ruins ou péssimas. Uma ou outra tem conseguido ser menos ruim, não quer dizer que seja boa só isso. Estou satisfeito, embora seja cara com operadora preferencial( Claro) e seu raio de cobertura é ruim, mas onde ela cobre possui melhor taxa do que as outras( -100 dBm) como referência.

  16. #536

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    ...Lixo de TIM!
    Não diga isso. Na zona rural, onde instalei o Hotspot, o melhor sinal no Amplimax é da TIM.

  17. #537

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Na roça onde passo férias, divisa de Marechal Floriano com Domingos Martins, tenho 4G da tim, sem voz, no modem e8372 e tenho 2G da vivo, sem internet, no cel rural.
    O celular "normal", ou seja, sem ser o rural, acha as redes, mas não se registra em nenhuma.
    Última edição por JoaoBC; 25-07-2019 às 20:20.

  18. #538

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    https://www.opensignal.com/reports/2...ork-experience

    O translate.google.com fez uma tradução bem razoável.

    No artigo, a CLARO ganha em velocidade, e a TIM em disponibilidade, e em latência.

  19. #539

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Gente, "onde moro", "onde instalei", "onde fui"
    Sem dizer o nome da cidade e o estado, é o mesmo que nada, quem lê fica sem referência.

  20. #540

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Gente, "onde moro", "onde instalei", "onde fui"
    Sem dizer o nome da cidade e o estado, é o mesmo que nada, quem lê fica sem referência.
    É que já falei tantas vezes. Não quero me tornar repetitivo.

    Foi em uma comunidade Rural, a 17Km em linha reta da cidade de Vigia-PA,