+ Responder ao Tópico



  1. #161

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Spreak e Chicão48, boa tarde!!
    Minha linha TIM está habilitada o VoLTE em 700, o telefone idem. Aqui no Rio, RJ, eu uso o VoLTE, mas lá na roça NENHUM telefone se registra na rede de 700 MHz, só o modem, pois o sinal ainda assim é muito fraco. A casa fica no fundo de um vale. Já testei no Xperia XA, no LG G5 SE, no Xperia C5 Ultra, no Samsung J5 metal (2016). Todos tem Banda 28, mas baixa sensibilidade. Daí a ideia do Amplimax com VoLTE OU repetidor compatível com VoLTE.
    Soube que a Claro ligou o 700 MHz por ali também, agora em agosto ou setembro. Mas só passo lá nas férias, em janeiro. Vou ver como está a coisa agora.
    Minha raiva é que, além da palhaçada descrito acima, da Internet por rádio, ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor) ainda há a pérola dita pela Elsys:
    "Testamos o amplimax 4G com VoLTE, na tim, funcionou muito bem, só estamos esperando a liberação da tim (homologação) para uma atualização do amplimax".
    Já existe até uma atualização no site, mas ainda não é esta.
    Mudou de 1.0 para 1.1 a versão.
    É "flórida"...

  2. #162

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    cara, esse negócio de de internet via rádio é outra fonte de problemas. Se eu fosse alguma autoridade, mandava um míssil teleguiado explodir um provedor lá em Domingos Martins. Meu vizinhos, cujas sedes (casas) do sítio deles ficam a 2Km e 2,5 km da minha casa e a 30 do provedor, possuem internet por rádio. Chamei os caras da empresa (EL). Depois de 2 anos brigando para eles aparecerem lá, disseram que não tinha como eu ter a internet também, pois não havia "visada" da minha casa para a torre. beleza. Eu me proponho a COMPRAR (e obviamente PAGAR) uma repetidora no meio do caminho. Nem assim quiseram. Deu vontade de mandar todo mundo tomar "naquele" lugar...
    Lá na zona rural o dono do provedor montou uma repetidora de sinal via rádio em cima de um morro numa torre de 15 metros, recebendo o sinal da cidade a 15km de distância, para atender um pequeno povoado; foi a sorte daqueles moradores, pois o sinal da Vivo não chega lá, porque tem um morro muito alto dividindo o meio do trajeto, e a única opção é o sinal da Tim a 20km em linha reta, em direção sul daquela localidade, e mesmo para quem mora em cima do morro, o sinal da Tim chega muito ruim em 2G 900/1800Mhz; o sinal só chega à noite. Nesse período de chuva, a internet via rádio cai o sinal. Fui informado que os assinantes ficam sem sinal de internet durante o dia todo. Os moradores desistiram de celular rural devido a dificuldade de sinal, e optaram por internet via rádio.

  3. #163

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Spreak e Chicão48, boa tarde!!
    Minha linha TIM está habilitada o VoLTE em 700, o telefone idem. Aqui no Rio, RJ, eu uso o VoLTE, mas lá na roça NENHUM telefone se registra na rede de 700 MHz, só o modem, pois o sinal ainda assim é muito fraco. A casa fica no fundo de um vale. Já testei no Xperia XA, no LG G5 SE, no Xperia C5 Ultra, no Samsung J5 metal (2016). Todos tem Banda 28, mas baixa sensibilidade. Daí a ideia do Amplimax com VoLTE OU repetidor compatível com VoLTE.
    Soube que a Claro ligou o 700 MHz por ali também, agora em agosto ou setembro. Mas só passo lá nas férias, em janeiro. Vou ver como está a coisa agora.
    Minha raiva é que, além da palhaçada descrito acima, da Internet por rádio, ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor) ainda há a pérola dita pela Elsys:
    "Testamos o amplimax 4G com VoLTE, na tim, funcionou muito bem, só estamos esperando a liberação da tim (homologação) para uma atualização do amplimax".
    Já existe até uma atualização no site, mas ainda não é esta.
    Mudou de 1.0 para 1.1 a versão.
    É "flórida"...
    Um sinal acima de -90dbm na entrada do repetidor, só vai enviar sinal a apenas 1 metro de distância da antena dele!

  4. #164

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Um sinal acima de -90dbm na entrada do repetidor, só vai enviar sinal a apenas 1 metro de distância da antena dele!
    Não necessariamente. Se você utilizar um repetidor de ganho 70dB com uma antena interna cogumelo, a cobertura pode se estender até 100m² (de 5 a 6 metros de raio). Isso com um entrada abaixo de -90dBm, entre -95dBm e -100dBm.

    Abaixo de -100dBm é inútil. Só dor de cabeça. E acima de -90dBm há de se analisar a real necessidade de repetidor. Só se for pra aumentar o uplink, que em repetidores de baixo ganho da Aquário é pífio.

    Esse esquema de repetidores é uma questão de estudo de caso. Já vi pessoas instalando só porque o sinal estava entre 1 e 2 barras de sinal no celular e achou que com o equipamento iria melhorar. Acabaram projetando mal, realimentando todo o sistema e gastaram um monte de $$$ pra nada.

  5. #165

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    , ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor)
    .
    Mas se atente a esse detalhe: Não é -90dBm no ar, com o telefone na mão! É -90dBm com utilização de antena de alto ganho. Com certeza -90dBm no ar qualquer aparelho fuleiro funciona. Mas não é essa a finalidade do repetidor, nem essa a interpretação.

    Tenha em mente que as antenas internas dos celulares e smartphones tem ganho 0, enquanto uma antena externa de alto ganho tem pelo menos 20dBi.

    Então pense da seguinte maneira: Uma instalação repetidor requer 1 antena externa de alto ganho 20dBi, 10mts de cabo RG213, repetidor 65dB ganho, cabo interno RG58, antena interna cogumelo 2dBi.

    Se o sinal no ar for de -110dBm (limiar para detecção por smartphones, celular etc), captado por uma antena de 20dBi de ganho
    Então -110dBm + 20dBi = -90dBm>>> Cabo RG213 (perda de 2dB em 10mts) = -92dBm

    Então -92dBm é o sinal que irá chegar ao repetidor, dentro da margem técnica requerida pelo fabricante, mas lá fora no pé da antena um smartphone comum é capaz de não captar nada!

    Amplifique esse sinal em 65dB no repetidor>>> -92dBm + 65dB= -27dBm>>> Cabo interno RG58 (perda de 5dB)>> -32dBm + 2dBi de ganho da antena cogumelo = -30dBm <<< Esse é o sinal jogado no ar pelo repetidor!

    Vou dispensar a fórmula matemática longa e vou simplesmente dizer que a perda no ar de 700Mhz a 2 metros da antena é da ordem de 55dB, então: -30dBm (sinal EIRP do repetidor) - 55dB (perda do sinal no ar) = -85dBm

    Então -85dBm é o sinal teórico que seu celular irá captar a 2mts do repetidor, tendo em mente que: O sinal no ar lá fora no pé da antena é de -110dBm (limítrofe para celulares), mas devido aos componentes de recepção, antenas e cabos, chegou ao repetidor com -92dBm e foi amplificado pelo sistema chegando ao seu telefone com -85dBm.

    Esse é um dos motivos que eu mencionei no post anterior, que muitas pessoas instalam repetidores sem necessidade. Imagine se o sinal no ar lá na antena é de -90dBm como você imaginou que seria. Ele iria chegar ao repetidor com -72dBm e sairia do outro lado a 2mts com cerca de -65dBm (sinal excessivo). Se considerarmos a perda no ar em 10 metros (separação entre antena externa e o repetidor), o sinal do próprio repetidor chegará a antena externa com cerca de -99dBm, realimentando o sistema.

    Mas a conta da necessidade dos -90dBm na entrada do equipamento não está errada. É meramente uma questão técnica que nem os caras da Aquário sabem explicar aos clientes.

  6. #166
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, bom dia...
    kkkkkkkkkkkkkkkkk aconteceu 5 casos comigo, e a primeira há uns 3 anos atrás e naõ penso duas vezes em informar ao cliente. Celular tem hora que passamos uma raiva daquelas mesmo aqui na cidade e com 5 operadoras imagina onde só pega um ou dois.
    Tim e Vivo baixaram a potência em meados de carnaval deste ano, agora no mês passado baixaram mais ainda, sobretudo em gsm, que tem praticamente o mesmo alcance em 3G e 4G da Tim o alcance é talvez menor do que a Claro e possui uma zona de silencio muito grande dentro do raio de cobertura( 1800 MHz).

    O que todos precisam entender é que o serviço de celular é telefonia móvel e pessoal. Pessoas se deslocam, de suas casas, trabalhos, lazer etc e comunicam e conforme a intensidade de sinal troca de antena ou torre sem a necessidade de perder a comunicação.
    Existe planos de celular específicos para isso e normalmente na modalidade pós-paga a partir de R$ 30,00. Não entendo por que a baixa adesão, sendo que o pessoal prefere pagar o dobro, triplo mesmo sem usar a internet. Deve ter planos com internet.

  7. #167

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, bom dia...
    kkkkkkkkkkkkkkkkk aconteceu 5 casos comigo, e a primeira há uns 3 anos atrás e naõ penso duas vezes em informar ao cliente. Celular tem hora que passamos uma raiva daquelas mesmo aqui na cidade e com 5 operadoras imagina onde só pega um ou dois.
    Tim e Vivo baixaram a potência em meados de carnaval deste ano, agora no mês passado baixaram mais ainda, sobretudo em gsm, que tem praticamente o mesmo alcance em 3G e 4G da Tim o alcance é talvez menor do que a Claro e possui uma zona de silencio muito grande dentro do raio de cobertura( 1800 MHz).

    O que todos precisam entender é que o serviço de celular é telefonia móvel e pessoal. Pessoas se deslocam, de suas casas, trabalhos, lazer etc e comunicam e conforme a intensidade de sinal troca de antena ou torre sem a necessidade de perder a comunicação.
    Existe planos de celular específicos para isso e normalmente na modalidade pós-paga a partir de R$ 30,00. Não entendo por que a baixa adesão, sendo que o pessoal prefere pagar o dobro, triplo mesmo sem usar a internet. Deve ter planos com internet.
    É isso mesmo. Mexer com instalação de celular rural em longa distância é só dor de cabeça, pois não temos poder soberano sobre as ondas eletromagnéticas de rádio, além apenas de desligar ou ligar um transmissor, kkkkkkkk!
    Uma vez coincidentemente acompanhei de perto uma situação inusitada de um instalador às 17:00h fazendo inspeção na antena de um cliente, na frequência de 1800Mhz, pois o cliente chamou ele para solucionar o problema de falta sinal no seu celular rural, e ele mexeu daqui, mexeu de lá, pá daqui e pá de lá, e nada de sinal. Quando começou a escurecer o milagre aconteceu; lá o bendito do sinal voltou. Moral da história: o sinal voltou, não por causa dos conhecimentos técnicos dele, mais sim, porque entrou a noite. Isso já é bastante manjado, essa de celular rural funcionar só durante a noite. E o instalador estava bastante chateado com esse tipo de situação, pois ele fazia essas manutenções de graça para os clientes dele, da qual ele tinha feito a instalação dos aparelhos; já estava até pensando em cobrar por essas visitas técnicas, kkkkkkkkkk!

  8. #168

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Mas se atente a esse detalhe: Não é -90dBm no ar, com o telefone na mão! É -90dBm com utilização de antena de alto ganho. Com certeza -90dBm no ar qualquer aparelho fuleiro funciona. Mas não é essa a finalidade do repetidor, nem essa a interpretação.
    ....
    Mas a conta da necessidade dos -90dBm na entrada do equipamento não está errada. É meramente uma questão técnica que nem os caras da Aquário sabem explicar aos clientes.
    A merda é isso...
    Não haver como medir o sinal ali. Saber se uma antena daria o ganho suficiente sem saber qual o ganho necessário e qual é o sinal ali para calcular se há ou não a antena certa e se é viável...

    Bom, alguém já conseguiu usar VoLTE tendo repetidor ?

  9. #169

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    A merda é isso...
    Não haver como medir o sinal ali. Saber se uma antena daria o ganho suficiente sem saber qual o ganho necessário e qual é o sinal ali para calcular se há ou não a antena certa e se é viável...

    Bom, alguém já conseguiu usar VoLTE tendo repetidor ?
    Com relação o VoLTE, se ele estiver disponível na frequência, qualquer repetidor daquela frequência vai funcionar. Isso porque o repetidor trabalha amplificando a banda e não a tecnologia.
    Se você testar com um smartphone, em um local próximo que tenha um minimo de sinal e ele funcionar o VoLTE (a tecnologia está disponível na frequência) o repetidor vai repetir/amplificar tudo! Sem distinção do que está sendo transmitido na banda.

  10. #170

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Spreak, obrigado pela resposta, fiquei bem mais animado.
    Umas coisas que reparei:
    1) Os modens pendrive (ex: Huawei E8372, E3276) possuem DUAS entradas de antena externa.
    2) As antenas "espinha de peixe", yagi, como por exemplo a da aquario, possui uma conexão
    http://www.aquario.com.br/produto/cf-714/
    3) As antenas quadradinhas importadas, possuem também dois fios.
    https://www.aliexpress.com/item/Unlo...31febb4e0c7-20
    4) As toupeiras do SAC da Huawei não sabem nem soletrar o nome da empresa, quando mais falar se estas antenas yagi servem para o modem, se preciso de duas, se basta uma porém preciso de um cabo Y para ligar nos dois pontos, se basta ligar em um ponto só (e qual seria), etc.

  11. #171

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Spreak, obrigado pela resposta, fiquei bem mais animado.
    Umas coisas que reparei:
    1) Os modens pendrive (ex: Huawei E8372, E3276) possuem DUAS entradas de antena externa.
    2) As antenas "espinha de peixe", yagi, como por exemplo a da aquario, possui uma conexão
    http://www.aquario.com.br/produto/cf-714/
    3) As antenas quadradinhas importadas, possuem também dois fios.
    https://www.aliexpress.com/item/Unlo...31febb4e0c7-20
    4) As toupeiras do SAC da Huawei não sabem nem soletrar o nome da empresa, quando mais falar se estas antenas yagi servem para o modem, se preciso de duas, se basta uma porém preciso de um cabo Y para ligar nos dois pontos, se basta ligar em um ponto só (e qual seria), etc.
    Essa antena externa da Aquário possui um conector tipo N fêmea, então você precisará de um cabo com conector N macho para ligar ela.
    Se for comprar essa antena de 700Mhz, não compre essa pequena de 14dBi. Vá direto para o modelo CF 720 de 20 dBi.

    O conector do modem é do tipo CRC-9, então para você ligar o cabo da antena externa ao modem você irá precisar de um adaptador.

    O itens para você ligar seu modem ao sinal externo seria:

    1 antena externa modelo CF 720
    1 cabo RG58 ou 1 cabo RGC213
    1 adaptador CF-400 ou CF-400

  12. #172

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Spreak, obrigado pela resposta, fiquei (ainda) bem mais animado.
    O cabo para adaptar conector N de antena externa para CRC-9 eu já tenho. Menos um problema, graças a Deus...

  13. #173

    Padrão

    Usando o aplicativo OpenSignal, ele mostra que em determinada localidade existe uma ERB.
    Não tenho certeza se de fato existe essa ERB, ou se foi alguém que acessou usando uma antena externa. Pois é uma localidade bem distante da cidade mais próxima.
    Ele mostra as informações CELL ID 17032 e LAC 1491.
    Verificando no site da Teleco, essas informações (abaixo) são para localizar uma ERB.

    Pergunto: Tem onde verificar a localização de uma ERB, com base no CELL ID e LAC?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         opensignal.png
Visualizações:	116
Tamanho: 	82,4 KB
ID:      	69264

    Cell Identification (CI)
    Toda célula GSM possui um código identificador que a torna única em todo o mundo. Ele é chamado de Cell Identification (CI) (ERICSSON, 2000), (NOKIA, 2007). Fazendo uma analogia com uma rede de computadores, este pode ser comparado ao IP que cada elemento possui para ser encontrado na rede, como por exemplo, 128.10.26.32 (Tanenbaum, 2007). Da mesma forma, cada célula é reconhecida numa rede de telefonia celular através dessa identificação, onde é realizada troca de sinalização entre a central para operações como handover, Por exemplo. Assim como no IPv4, onde o endereço é separado em quatro grupos o CI obedece ao mesmo critério. A seguir é mostrada a sua composição na prática..

    O CI é parte integrante do CGI (Cell Global Identity) = LAI (Location Area Identity) + CI.

    Mas o LAI é composto pelo:
    MCC (Mobile Country Code): Código do país;
    MNC (Mobile Network Code): Código da rede na operadora e
    LAC (Location Area Code): Código local da operadora

    Logo o CGI = MCC + MNC + LAC + CI¸ o que lembra a arquitetura do IPv4.

  14. #174

  15. #175

    Padrão

    Será que funciona conforme o vídeo?


  16. #176

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Será que funciona conforme o vídeo?

    Funciona. É o mesmo princípio das antenas de repetidor da Aquário. Só que o ganho não passa de 12dBi.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125215.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	185,6 KB
ID:      	69290Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125252.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	255,5 KB
ID:      	69291Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20180729_125305.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	241,2 KB
ID:      	69292

    Uma antena interna de repetidor Aquário.

    Mesmo princípio de painéis setoriais, só que com diretores extras para aumentar a direcionalidade e estreitar o feixe.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AkkHvad.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	69293

  17. #177

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Achei impressionante os resultados obtidos!

  18. #178

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Meu celular rural, procr-4000 parou de aceitar chip da vivo. A vivo usa no 2G a banda 8. Estranho...

  19. #179

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Meu celular rural, procr-4000 parou de aceitar chip da vivo. A vivo usa no 2G a banda 8. Estranho...
    Tentou levar ele pra outro local?
    Consultou o Imei dele pra ver se não há bloqueio?

  20. #180

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Meu celular rural, procr-4000 parou de aceitar chip da vivo. A vivo usa no 2G a banda 8. Estranho...
    Pode ser chip danificado, sujeira no chip ou a operadora desligou a 2G!