+ Responder ao Tópico



  1. #441

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por mozer Ver Post
    No meu pequeno município no norte do Rio funciona o VoLTE em 1800 mhz, única frequência em uso por enquanto. Mas o 4g só funciona em parte da pequena cidade, parece que estão usando um único setor e o sinal é direcionado em uma única direção. Uma outra torre na zona rural funciona nos 3 setores (tem duas torres da Tim no município) sendo que a Tim instalou a antena em uma área cheia de morros ao redor e o sinal não atende a quase ninguém. A Tim é motivo de piada na zona rural, com tanto lugar bom para instalar a antena e muita gente precisando de acesso e sem sinal nenhum, essa empresa me faz uma burrada dessa. Parece inacreditável que uma grande empresa faz um investimento alto para não ser útil a população, mas foi exatamente isso que aconteceu aqui!!!
    Eu li num blog de notícias em 2015, onde a Claro em virtude de descumprimento com normas exigida por dona ANATEL, e que a gerou multas pesadas, teve por obrigação a expandir sua rede em alguns estados, e instalar torres até mesmo em pequenos distritos rurais. Pois bem, enquanto o seu pequeno município já entrou na era do VoLTE; conheço uma pequena cidade que até 2 meses atrás só tinha sinal da Vivo e que passou a transmitir em 4G também, e que transmite também o sinal das outras operadora em roaming. E desde setembro de 2015 a Claro montou uma torre num pequeno distrito a apenas 5 km em linha reta da cidade, pois a cidade fica dentro de uma especie de buraco, cercada de morros. A Vivo, ao invés de ter instalado a torre em cima de um morro a apenas 1 km do centro da cidade, onde tem uma torre da OI fixo; montaram bem no centro da cidade. Com isso o sinal da Vivo não alcança esse pequeno distrito, onde a Claro instalou uma torre. Pasme; de repente a Claro ligou o seu sinal na mesma torre da Vivo, no centro da cidade, e já transmitindo em apenas 3G. Enquanto isso, nessa torre montada desde 2015 pela Claro nesse pequeno distrito, e que em setembro irá completar 4 anos, as pessoas sonham com esse sinal da Claro; e sem previsão.

  2. #442

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Gente, falar "na cidade" sem falar qual, "no distrito" sem falar qual, é o mesmo que nada.
    ES, RJ, SC, PR quem tem a obrigação de prover internet rural é a Tim, cada estado tem a "sua" operadora.
    SP, MG, AL, CE, PB, PE, PI, RN e SE é a Vivo.
    AC, AM, AP, BA, MA, PA, RN, RO, SP, TO é a Claro.
    Demais estados é a oi (RS, DF...)
    Última edição por JoaoBC; 08-05-2019 às 01:10.

  3. #443

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Boas pessoal. Sumiu o sinal onde eu tinha uma interface JFA. Aí testei onde tenho uma torre alguns km mais perto da torre e pegou. Essa torre tem enlaces que chega até minha casa. Minha dúvida é: teria algum equipamento pra mim jogar as chamadas na rede e levar até em casa? Ou somente aqueles rádios mono canal mesmo. Att

  4. #444

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Boas pessoal. Sumiu o sinal onde eu tinha uma interface JFA. Aí testei onde tenho uma torre alguns km mais perto da torre e pegou. Essa torre tem enlaces que chega até minha casa. Minha dúvida é: teria algum equipamento pra mim jogar as chamadas na rede e levar até em casa? Ou somente aqueles rádios mono canal mesmo. Att
    Você pode tentar fazer um enlace interno VoIP com 2 interfaces 1 FXO e 1 FXS.

  5. #445

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Vc sabe dizer quanto eu vou gastar aproximadamente? Hj me ofereceram um par de rádio por 700 conto. E os rádios eu tenho conhecimento. Fica mais fácil pra mim.

  6. #446

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Boas pessoal. Sumiu o sinal onde eu tinha uma interface JFA. Aí testei onde tenho uma torre alguns km mais perto da torre e pegou. Essa torre tem enlaces que chega até minha casa. Minha dúvida é: teria algum equipamento pra mim jogar as chamadas na rede e levar até em casa? Ou somente aqueles rádios mono canal mesmo. Att
    Essas interfaces são péssimas de sinal. Em locais muito ruins de sinal, onde elas funcionam no limite tolerável de sinal, só basta a operadora diminuir a potência, e o sinal delas vão juntos também. Em 2016 instalei uma interface GSM JFA, e ficou com nível de sinal de -100dbm, e só bastou a Tim diminuir a potência de sinal, para não funcionar mais.

  7. #447

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Vc sabe dizer quanto eu vou gastar aproximadamente? Hj me ofereceram um par de rádio por 700 conto. E os rádios eu tenho conhecimento. Fica mais fácil pra mim.
    Uns R$500 se você já tiver o enlace wifi pronto. A configuração é meio chata, mas tem tutorial na net.

  8. #448
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, nesta região Claro tem sido bloqueada por outras operadoras.
    Oi onde tem montado suas torres de telefonia fixa, "bloqueia" para que as concorrentes não adentren nessa área de atuação; fica com serviço de péssima ou pior qualidade, não instalam ERBs de celulares nem nada.
    Vivo tem instalado torres, mas após a inauguração da torre até o início de serviços dura quase 2 anos.

  9. #449

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, nesta região Claro tem sido bloqueada por outras operadoras.
    Tá acontecendo um fato estranho com o chip da Claro no Amplimax em específico. Meses atrás mencionei neste tópico, a respeito de um internauta que não conseguia registrar sinal de rede com o chip da Claro nem mesmo na cidade. A saga continua também para outros usuários em diferentes regiões; essas pessoas não estão conseguindo se conectar na rede da Claro nem fazendo reset do aparelho e nem tão pouco atualizando o firmware. E quanto ao firmware; vi no campo de perguntas e respostas na página da Elsys; pessoas reclamando que quando atualizam para versões mais recentes, o desempenho do aparelho só piora. Já estão querendo voltar para a primeira versão.

  10. #450

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Tá acontecendo um fato estranho com o chip da Claro no Amplimax em específico. Meses atrás mencionei neste tópico, a respeito de um internauta que não conseguia registrar sinal de rede com o chip da Claro nem mesmo na cidade. A saga continua também para outros usuários em diferentes regiões; essas pessoas não estão conseguindo se conectar na rede da Claro nem fazendo reset do aparelho e nem tão pouco atualizando o firmware. E quanto ao firmware; vi no campo de perguntas e respostas na página da Elsys; pessoas reclamando que quando atualizam para versões mais recentes, o desempenho do aparelho só piora. Já estão querendo voltar para a primeira versão.
    Eu percebi isso também com a Claro no Amplimax e tambem com telefone rural de mesa Aquario.
    A 1 quadra da torre da Claro: Chip no Smartfone>>> OK
    Chip no Amplimax ou CA40 3G Aquario>>> Sem sinal/não registrado

    Tenho impressão que a Claro está bloqueando esses equipamentos para impedir o compartilhamento de internet, já que as velocidades da Claro são bem altas e bem atrativas

  11. #451

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Por via de dúvidas também testei com uma pináculo que são ótimas de sinal. Mesma coisa. Onde antes tinha sinal -87 agora não tem sinal. Todas vizinhos também ta o mesmo problema.

  12. #452
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, em meu celular Motorola quando estou navegando ou mesmo em descanso/repouso o aparelho fica em 4G por cerca de alguns minutos depois fica como off line. Detectando um movimento aí ele se comunica com a rede, seja somente em dados ou wi-fi.
    Navegando somente em 4G( muito bom por sinal), mas ao receber a ligação muda para 3G ou 2G(raro) e por incrível que pareça a área de cobertura é menor do que 3G mas no mapa diz ao contrário.
    Em meu celular, em tela por aplicativo aparece assim; Claro, 4G LTE band 3 e Vivo UMTS band 5 e em ambos os casos mudam de banda para outra numa ligação por voz. Com a Claro pelo era assim, ERB transmitia em 1,7 GHz e recebia em 900 MHz; se for isso em 4 G complicou por que o equipamento precisa responder bem rápido a isso em seu software e a antena precisa de uma boa largura de faixa. Aqui pelo menos a qualidade de áudio é excelente, inclusive no whattsapp sem cortes ou delay algo horrível com a Vivo.

  13. #453
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sphreak, aconteceu comigo no ano passado e meu cliente precisou de trocar o aparelho por um da ZTE. Para zona rural com um plano de mais ou menos 50 Reais( controle), polar falar ilimitado para qualquer operadora e qualquer DDD em qualquer estado, enquanto que nas outras era restrito ao mesmo DDD; atualmente é com todas as operadoras com igual valor ou pouco mais, mas a Claro dá um desconto em espécie se for por débito em conta e fatura digital integral.
    Pelo menos costumo rotear a internet por meu celular, e nunca tive problemas. Claro sem sinal de internet ou o aparelho é incompatível não registra de forma alguma, sem contar a faixa de frequência que não podemos contar com uma faixa específica.

  14. #454

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Gente, este aparelho da ZTE que a claro vende, MF920V, alguém já testou ?
    https://lojaonline.claro.com.br/zte/...-internet-20gb
    Eu tenho o Huawei E8372h, que "péga" o sinal B28 (700MHz) da tim na região serrana do ES(Marechal Floriano). Testei com vários telefones (LG G5, Sony Xperia XA, Samsung J5 2006(J5 metal), todos eles acham a rede mas não se registram nesta rede, não navegam nenhum byte,enquanto o modem E8372 navega com certa facilidade.Mas o E8372 não possui 4G na banda 3 1800MHz, e este da ZTE sim.Mas não sei se é bom de sinal.

  15. #455

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Gente, este aparelho da ZTE que a claro vende, MF920V, alguém já testou ?
    https://lojaonline.claro.com.br/zte/...-internet-20gb
    Eu tenho o Huawei E8372h, que "péga" o sinal B28 (700MHz) da tim na região serrana do ES(Marechal Floriano). Testei com vários telefones (LG G5, Sony Xperia XA, Samsung J5 2006(J5 metal), todos eles acham a rede mas não se registram nesta rede, não navegam nenhum byte,enquanto o modem E8372 navega com certa facilidade.Mas o E8372 não possui 4G na banda 3 1800MHz, e este da ZTE sim.Mas não sei se é bom de sinal.
    Hoje, com essa migração da 4G para várias frequências, acho que não há smartphone no Brasil com suporte para todas essas frequências em 4G no mesmo aparelho. "acho né!".

    Na ficha técnica do meu LG consta apenas 2600Mhz. Portanto, captar sinal 4G em região que a frequência não seja essa; nem sonhando, mesmo!

  16. #456

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Este ZTE (o modelo MF920V) funciona em 700 (B28), 1800 (B3), e 2600 (B7).
    Existe também o 4G em 850 (B5) mas somente para relógios da apple/iPhone,
    e somente na claro. As outras 3 frequências 4G, 700/1800/2600 este ZTE tem.
    Já o E8372 não tem 4G em 1800 (mas tem em 700 e em 2600).
    Há uma variante, o E8372-608 que não está à venda no Brasil, que tem 1800.

  17. #457

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Tá acontecendo um fato estranho com o chip da Claro no Amplimax em específico. Meses atrás mencionei neste tópico, a respeito de um internauta que não conseguia registrar sinal de rede com o chip da Claro nem mesmo na cidade. A saga continua também para outros usuários em diferentes regiões; essas pessoas não estão conseguindo se conectar na rede da Claro nem fazendo reset do aparelho e nem tão pouco atualizando o firmware. E quanto ao firmware; vi no campo de perguntas e respostas na página da Elsys; pessoas reclamando que quando atualizam para versões mais recentes, o desempenho do aparelho só piora. Já estão querendo voltar para a primeira versão.
    No final do ano passado eu usei por alguns meses a claro no 3g em 850 mhz. Mesmo distante 20 km da cidade vizinha de Itaperuna no norte do Rio de onde recebia o sinal funcionava com velocidade máxima de 2mbps, ao anoitecer até a meia noite caia muito a velocidade entre 0,3mbps e 0,5 mbps. O 4g da claro não chega na minha casa. Enfim, conseguia navegar com o amplimax na claro, não sei agora como está, teria que fazer um teste, vou tentar reativar o chip, pois uso a Oi atualmente.

  18. #458

  19. #459

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal, postei no outro forum (o de ruído em celular rural) uma novidade: o amplimax agora tem 8 (oito) bandas em 4G. Tão logo as operadoras liberem o VoLTE para este aparelho, vai "matar" muito celular rural de mesa.
    Para quem não lembra, citei que na roça onde passo férias, na divisa das Cidades de Marechal Floriano com Domingos Martins, tenho 4G da Tim na banda 28 (700 MHz) mas só no modem E8372
    E tenho voz (sem nada de internet) da Vivo, em 850 MHz e só no celular rural.
    Ou seja, sou obrigado a usar 2 operadoras e dois equipamentos.
    Bastaria o VoLTE da Tim no amplimax para resolver meu caso...

  20. #460

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Bastaria o VoLTE da Tim no amplimax para resolver meu caso...
    Verdade. Só estou esperando ativarem o VoLTE aqui na Região Norte.