+ Responder ao Tópico



  1. #281

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olha aí o print:
    Em roaming>>> Usuário em trânsito

    Pode ser inúmeros problemas. Conhecendo o Link3G ele é meio sentimental. Se o sinal for baixo ele registra em outra rede/ERB em busca do melhor sinal.
    A cada troca de chip tem que resetar ele pra ele refazer o registro do chip na rede.

    Pricipalmente se for a última versão do firmware da Elsys que tem mais funcionalidades mas é meio burro. Prefiro o firmware stock ou o intermediário.

  2. #282

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Em roaming>>> Usuário em trânsito

    Pode ser inúmeros problemas. Conhecendo o Link3G ele é meio sentimental. Se o sinal for baixo ele registra em outra rede/ERB em busca do melhor sinal.
    A cada troca de chip tem que resetar ele pra ele refazer o registro do chip na rede.

    Pricipalmente se for a última versão do firmware da Elsys que tem mais funcionalidades mas é meio burro. Prefiro o firmware stock ou o intermediário.
    Tá ok!

  3. #283
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Em área rural esquece a Claro infelizmente.
    - Tenho clientes que com smartphone Claro funciona normalmente seja em 3G ou mesmo em 4G porém a 30 ou 40 metros longe da casa.
    Na casa se usa antena externa 1800( 3G) ou 2600( 4G), sinal chega a -95 dBm e ao receber a chamada cai a internet mas não consegue falar ao telefone.
    Acontece que a Claro ao usar uma chamada de voz, muda o status da rede de 3 G para GSM ou 4G para 3G e aí as antenas tradicionais não funcionam por que possui um determinado corte. Uma log-periódica 800 a 2500 foi a melhor solução embora tenha caído o sinal para -100 dBm.
    Quem usa, uns e outros me relataram que 1 GB consumida no sistema pre-pago é diferente das outras operadoras que normalmente é um pouco mais, acho que até faz sentido por que consumi 300 MB de dados da Vivo em menos de 2 horas sem ao menos ter navegado.

  4. #284

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Em área rural esquece a Claro infelizmente.
    - Tenho clientes que com smartphone Claro funciona normalmente seja em 3G ou mesmo em 4G porém a 30 ou 40 metros longe da casa.
    Na casa se usa antena externa 1800( 3G) ou 2600( 4G), sinal chega a -95 dBm e ao receber a chamada cai a internet mas não consegue falar ao telefone.
    Acontece que a Claro ao usar uma chamada de voz, muda o status da rede de 3 G para GSM ou 4G para 3G e aí as antenas tradicionais não funcionam por que possui um determinado corte. Uma log-periódica 800 a 2500 foi a melhor solução embora tenha caído o sinal para -100 dBm.
    Quem usa, uns e outros me relataram que 1 GB consumida no sistema pre-pago é diferente das outras operadoras que normalmente é um pouco mais, acho que até faz sentido por que consumi 300 MB de dados da Vivo em menos de 2 horas sem ao menos ter navegado.
    O que ocorre exatamente é: Quando em 4G (2600Mhz ou 1800Mhz) para voz a rede comuta para 3G em 2100Mhz ou 850Mhz.

    Se a rede WCDMA for em 2100Mhz e o sinal 4G estiver superior a -90dBm a chamada é passível de ser completada.
    Se o sinal for inferior ou em 850Mhz a ligação cai.

    Um instalador (montador e anteneiro não conta), ciente do funcionamento da rede, determinaria a frequência dos 4G e 3G presentes e acrescentaria uma antena ao sistema para 3G em 850Mhz ou utilizaria uma grelha de 25dBi que abrange desde o 4G em 1800Mhz, passando pelo 3G em 2100Mhz até o 4G em 2600Mhz.

    Mas instalar 4G rural em 1800/2600Mhz acima de 5~8km sem uma antena de alto ganho e de exata frequência é pedir pra passar raiva.

    Eu nem instalo.

  5. #285

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, a fonte de alimentação do Amplimax é de tensão 24v, então, se fosse necessário fazer um AP usando uma CPE para enviar o sinal, a LAN do Amplimax não poderia ser interligado direto na LAN da CPE. É isso, ou eu tô errado?

  6. #286

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, a fonte de alimentação do Amplimax é de tensão 24v, então, se fosse necessário fazer um AP usando uma CPE para enviar o sinal, a LAN do Amplimax não poderia ser interligado direto na LAN da CPE. É isso, ou eu tô errado?
    A LAN do Amplimax (do equipamento) deve ser ligada no próprio POE Splitter, por 3 motivos: A LAN do equipamento é porta LAN + POE + linha telefônica.
    Você pode (e seria o natural) conectar a CPE no Splitter/Injetor do Amplimax e nunca diretamente no equipamento propriamente.

    Liga a LAN do injetor POE do Amplimax na LAN do POE da CPE. LAN to LAN.
    Aí a tensão do Amplimax e da CPE são irrelevantes.

  7. #287

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A LAN do Amplimax (do equipamento) deve ser ligada no próprio POE Splitter, por 3 motivos: A LAN do equipamento é porta LAN + POE + linha telefônica.
    Você pode (e seria o natural) conectar a CPE no Splitter/Injetor do Amplimax e nunca diretamente no equipamento propriamente.

    Liga a LAN do injetor POE do Amplimax na LAN do POE da CPE. LAN to LAN.
    Aí a tensão do Amplimax e da CPE são irrelevantes.
    Tá ok, thank you very much!

  8. #288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Boa notícia: acabei de falar com o Klebson, ele me disse q ainda este ano vão lançar o firmware 1.2 com esta faixa de operação: 4G em 850 MHz.
    Disse também que realmente o VoLTE já está testado e operacional, basta somente a Tim "liberar" o uso pelo Amplimax para o firmware deste (amplimax) também liberar...
    Hoje estava "fuçando" um Amplimax e me deparei com uma configuração de "ims". É o servidor de VoLTE da operadora.
    Nos aparelhos android, a configuração é automática. No Amplimax tem que fornecer o servidor.
    Liguei no *144 da TIM, como sempre os atendentes não sabem nem por onde a galinha mija!

    Se souberem qual é esse servidor, mandem aí pra gente!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         amplimax.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	42,5 KB
ID:      	69448

  9. #289

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Não tenho como confirmar. Pois aqui na região Norte ainda não temos o VoLTE em funcionamento.
    Mas pelo que vi em outros forum, é só isso mesmo que está aí.
    Veja esses links aqui.
    https://adrenaline.uol.com.br/forum/...07361/page-364
    https://www.showmetech.com.br/tutori...ne-ou-celular/

  10. #290

    Padrão

    Chegou minha antena da Aquário (Antena Celular Yagi 4g Lte 700 Mhz 20 Dbi).
    Comprei de um vendedor do Mercado Livre que se denomina Aquário. Bem honesto, veio pela transportadora Mercúrio e com nota fiscal.

    Considerações:
    A antena é bem grande, ela é dividia em duas parte. Dois elementos vieram um pouco tortos. Achei um tanto "meia boca" a emenda das duas partes da antena. Não sei pra que serve esse silicone furado a frente do conector.
    Acho que apenas um ponto de fixação dessa antena no mastro, não é o suficiente para deixá-la bem firme em relação a ventos fortes e chuva.

    Acho que vou fazer a instalação no próximo domingo e coloco os resultados aqui.

    Uma pergunta boba... Posso colocar somente uma parte da antena e testar? Ou obrigatoriamente tenho que instalar completa?

    link do ML:
    https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221023.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	277,5 KB
ID:      	69449Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221049.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	134,4 KB
ID:      	69450Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221307.jpg
Visualizações:	78
Tamanho: 	232,9 KB
ID:      	69451Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221325.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	210,8 KB
ID:      	69452Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221358.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	135,8 KB
ID:      	69453Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221525.jpg
Visualizações:	71
Tamanho: 	219,6 KB
ID:      	69454Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Seleção_041.png
Visualizações:	88
Tamanho: 	111,6 KB
ID:      	69455Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Seleção_042.png
Visualizações:	79
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	69456

  11. #291

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Chegou minha antena da Aquário (Antena Celular Yagi 4g Lte 700 Mhz 20 Dbi).
    Comprei de um vendedor do Mercado Livre que se denomina Aquário. Bem honesto, veio pela transportadora Mercúrio e com nota fiscal.

    Considerações:
    A antena é bem grande, ela é dividia em duas parte. Dois elementos vieram um pouco tortos. Achei um tanto "meia boca" a emenda das duas partes da antena. Não sei pra que serve esse silicone furado a frente do conector.
    Acho que apenas um ponto de fixação dessa antena no mastro, não é o suficiente para deixá-la bem firme em relação a ventos fortes e chuva.

    Acho que vou fazer a instalação no próximo domingo e coloco os resultados aqui.

    Uma pergunta boba... Posso colocar somente uma parte da antena e testar? Ou obrigatoriamente tenho que instalar completa?

    link do ML:
    https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221023.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	277,5 KB
ID:      	69449Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221049.jpg
Visualizações:	84
Tamanho: 	134,4 KB
ID:      	69450Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221307.jpg
Visualizações:	78
Tamanho: 	232,9 KB
ID:      	69451Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221325.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	210,8 KB
ID:      	69452Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221358.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	135,8 KB
ID:      	69453Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190227_221525.jpg
Visualizações:	71
Tamanho: 	219,6 KB
ID:      	69454Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Seleção_041.png
Visualizações:	88
Tamanho: 	111,6 KB
ID:      	69455Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Seleção_042.png
Visualizações:	79
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	69456
    Você comprou direto do fabricante. Ótima qualidade essa antena.
    O silicone com um "furo" é só o enchimento para vedar o local da solda entre o conector e o dipolo. É pra não entrar água. Não mexa!

    Os diretores tortos podem ser reposicionados com leve pressão da mão. Cuidado pra não fazer efeito "vai e volta" para não quebrar os diretores de alumínio. Esse modelo com diretores soldados sobre a antena podem se arrancar caso forçados em excesso. Eu pessoalmente, apesar do aspecto, deixaria como estão. Seria mais pejudicial a ausência de um diretor arrancado do que torto!

    Quanto a emenda é pra ela atingir os 20dBi. Se você utilizar a metade ela vai ficar só com 15dBi. Se for fazer testes e manusear a antena, pode ser só a metade. Utilize ela completa na instalação definitiva.

    Quanto a fixação da emenda, aperte os parafusos philips até ficar firme. Não exagere senão espana!

    A fixação da antena no mastro é pela chapa retangular.
    Você vai perceber que tem dois lados com vários furos e dois lados com dois furos.
    O lado com dois furos vai em um mastro de 1' 1/4. Vocé irá perceber que os grampos U que vão nestes furos são levemente maiores que o encaixe. Pressione o grampo U com a mão com força, mas também com cuidado para ele não fechar mais que 2mm.
    Os grampos U que fixam a antena na chapa devem ser colocados pelo lado oposto dos grampos do mastro.
    Eu utilizo eles, o posterior na posição central e o anterior na posição superior. Insira a antena pelos dois grampos de modo que ela fique levemente elevada e que o conector fique na face externa da chapa. Aperte tudo até ficar firme, tomando cuidado pra não amassar a antena e o cano (ou deformar a chapa) por excesso de aperto.

    Voltando a falar da emenda central da antena, após unida as duas partes e apertados os 4 parafusos, procure não bater a ponta no chão ou balançar em excesso. Isso afrouxa a emenda e dá um aspecto "dobrado" a antena, sendo necessário reaperto.

    Se devidamente apertada, ela suporta ventos de até 80km/h. Geralmente danos são causados por galhos ou pássaros que pousam.

    Uma última dica: Após conectar definitivamente o cabo, passe fita isolante de autofusão 3M. Isso impede a entrada de água no conector e sua oxidação.

    Boa sorte! Ótima antena

  12. #292

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Nos telefones, além de citar o nome do apn (tim ims),
    o apn propriamente dito (ims), é necessário citar o tipo de apn (ims) ou (ims,xcap) -> repare que NÃO há espaço entre as palavras "ims","xcap", e a vírgula.
    É também necessário informar q usa ipv4 e ipv6

  13. #293

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Você comprou direto do fabricante. Ótima qualidade essa antena.
    Comprei no Mercado Livre, acho que é a própria Aquário. Pois o preço é o mesmo do site, mas o frete pelo ML era mais em conta.
    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Voltando a falar da emenda central da antena, após unida as duas partes e apertados os 4 parafusos, procure não bater a ponta no chão ou balançar em excesso. Isso afrouxa a emenda e dá um aspecto "dobrado" a antena, sendo necessário reaperto.
    Ela já veio levemente desalinhada, quando as duas partes estão unidas.
    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Boa sorte! Ótima antena
    Obrigado, vou precisar.

  14. #294

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, fiz um teste com o chip da OI no meu ZTE 253l 3/4G a 1 Km em linha da torre, dentro da residência, na qual pega sinal local em qualquer celular; fiz uma configuração manual de cada frequência em especifico, e em GSM funcionou 900 e 1800Mhz, e em 3G funcionou apenas em 2100Mhz. Depois peguei emprestado um Samgung galaxy Duos, e configurei para apenas 3G, e apliquei o código *#0011#, indicou band 1, que se refere a frequência de 2100Mhz; só que houve divergência quanto as frequências GSM, pois configurei para apenas GSM, e o Samsung só indicou GSM 1800Mhz e não em 900Mhz também.
    Última edição por chicao48; 05-03-2019 às 13:34.

  15. #295

    Padrão

    Pessoal, saiu (finalmente) novo documento sobre sensibilidade de celulares.
    Envio para vocês, e reenvio o de 2016 para comparação.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  16. #296

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, fiz um teste com o chip da OI no meu ZTE 253l 3/4G a 1 Km em linha da torre, dentro da residência, na qual pega sinal local em qualquer celular; fiz uma configuração manual de cada frequência em especifico, e em GSM funcionou 900 e 1800Mhz, e em 3G funcionou apenas em 2100Mhz. Depois peguei emprestado um Samgung galaxy Duos, e configurei para apenas 3G, e apliquei o código *#0011#, indicou band 1, que se refere a frequência de 2100Mhz; só que houve divergência quanto as frequências GSM, pois configurei para apenas GSM, e o Samsung só indicou GSM 1800Mhz e não em 900Mhz também.
    Desvendei o mistério. É porque, quando a rede é transmitida em duas bandas de frequência, o Samsung indica uma frequência no slot do chip 1 e a outra frequência no slot do chip 2. No slot do chip 1, indica 900Mhz e no slot do chip 2 indica 1800Mhz.

  17. #297

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Desvendei o mistério. É porque, quando a rede é transmitida em duas bandas de frequência, o Samsung indica uma frequência no slot do chip 1 e a outra frequência no slot do chip 2. No slot do chip 1, indica 900Mhz e no slot do chip 2 indica 1800Mhz.
    É como eu expliquei em posts anteriores. Os equipamentos Samsung apresentam qualquer sinal forte quando o chip não está registrado e fazendo ligações.

    Se o slot 1 estava com Chip da OI, ele apresenta a frequência na qual está registrado. Se o slot 2 está sem chip, ou com chip de outra operadora (e não está registrado na operadora de origem) o sinal apresentado é o mais forte disponível e não registrado no slot 1.

    Tem também o fato de os smartphones dual chip, não registrarem os slots simultaneamente em 3G/4G. Se um slot está em 3G ou 4G, o outro slot obrigatoriamente será 2G (GSM). Se não houver 3G/4G presente na área, ambos slots serão 2G, ou se, por exemplo, um dos slots estiverem configurados para 3G/4G, o outro slot ficará confinado a 2G, mesmo que a operadora do chip desse slot seja 3G/4G na área!

  18. #298

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É como eu expliquei em posts anteriores. Os equipamentos Samsung apresentam qualquer sinal forte quando o chip não está registrado e fazendo ligações.

    Se o slot 1 estava com Chip da OI, ele apresenta a frequência na qual está registrado. Se o slot 2 está sem chip, ou com chip de outra operadora (e não está registrado na operadora de origem) o sinal apresentado é o mais forte disponível e não registrado no slot 1.

    Tem também o fato de os smartphones dual chip, não registrarem os slots simultaneamente em 3G/4G. Se um slot está em 3G ou 4G, o outro slot obrigatoriamente será 2G (GSM). Se não houver 3G/4G presente na área, ambos slots serão 2G, ou se, por exemplo, um dos slots estiverem configurados para 3G/4G, o outro slot ficará confinado a 2G, mesmo que a operadora do chip desse slot seja 3G/4G na área!
    Tá ok!

  19. #299

    Padrão

    Olá amigos. Mais uma vez venho aqui agradecer a toda colaboração de vocês.
    Segue abaixo algumas fotos e vídeos da minha segunda instalação do Amplimax, da Elsys.
    Mais uma vez informo que não sou instalador de antenas. Sou Analista de TI e Bacharelando em Engenharia Elétrica.
    Caso percebam algum erro, favor informar.
    O intuito dessa instalação, é para prover uma comunicação mínima a quem não tinha comunicação. E que agora tem.
    Mais uma vez, muito obrigado a todos vocês. Tirar as dúvidas aqui, foi fundamental para o sucesso e funcionamento do sistema.

    Amplimax: 18Km de Vigia-PA.
    Amplimax recebendo sinal 4G da TIM, funcionando à 18Km (em linha reta) de Vigia-PA.
    Hotspot com internet grátis para a população local, configurado para funcionar apenas Facebook e Whatsapp.
    Equipamentos utilizados:
    - Antena Aquário CF720 - 20Dbi, 700Mhz.
    - Amplimax - Elsys.
    - Mikrotik RB750 GR3
    - TP-Link, TL WA 5210G 2.4 Ghz
    - Antena Omni Aquário 15 Dbi, 2.4Ghz
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190304_145404.jpg
Visualizações:	96
Tamanho: 	121,2 KB
ID:      	69472Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190304_145456.jpg
Visualizações:	100
Tamanho: 	177,8 KB
ID:      	69473Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190304_145511.jpg
Visualizações:	128
Tamanho: 	87,3 KB
ID:      	69474Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20190304_145700.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	100,7 KB
ID:      	69476


    Última edição por sergios; 06-03-2019 às 17:19.

  20. #300

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    l

    Muito bom!

    Só daria a dica, se é comunitário e está rodando um plano da TIM (se for o novo TIM Pré TOP), considere liberar navegação para sites .GOV.BR

    Parabéns!
    Última edição por sphreak; 06-03-2019 às 17:33.