+ Responder ao Tópico



  1. #361
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, meu cunhado usa Nextel e nas maiores cidades e capitais do país com aproximadamente 6 milhões de clientes segundo a empresa.
    Até por volta de 2014 ou 2015, meia década atrás era muito vantajoso pois podiam se comunicar através de um sistema próprio( tipo transceptor/radiocomunicador) em qualquer país sem custo adicional; praticamente Motorola dominava neste segmento dos aparelhos, aplicativos de voz e mensagens caiu por terra, em áreas com deficiência de cobertura estava usando a rede da Vivo. Alguns produtores rurais me reportaram que ao ligar o aparelho nos dias chuvosos aparece " Claro" mas seus chips são da Vivo ou Oi e depois de um certo tempo normaliza, não ouvi ainda relatos com usuários da Tim mas acho que estão testando compatibilidade entre as redes.

    Aqui são pouquíssimos os usuários da Claro, exceto para aqueles que priorizam maior velocidade ou custo de ligações para outros estados mais baratos; hoje Vivo e Claro ofertam esse tipo de plano a partir de R$ 50,00 na média e desconto em espécia na fatura se for em modo digital na Claro, outras operadoras dão bônus em internet.

    Nextel assim como a Oi, se concentrou demais em chamadas por voz, Vivo e Tim em cobertura enquanto a Claro em serviços de dados mesmo para 2G e conseguia atingir 300 KB até pouco mais de 500 KB, hoje isso é para Upload em muitos provedores via rádio kkkkkkk.
    Órgãos reguladores de diversos países, operadoras e principalmente fabricantes nas áreas de telefonia e telecom devem estar com as cabeças "fritando", uma falha na legislação, projeto de rede ou dispositivo assim como software amargarão num enorme prejuízo.

    Estranhamente, aparelhos com suporte a antena externa 3G ou 4G com a bandeira "Claro" são melhores do que "Vivo" da mesma marca e modelo se colocados com chip de outra operadora; sem bandeira é outra coisa mas é mais difícil de encontrar no mercado e até mais caro.

  2. #362
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sphreak, ontem li em uma reportagem que sobras de frequências em gsm e 2G serão aproveitadas para implementação de rede 5G, Faixas de 600 e 800 MHz também estão sendo estudados para sua aplicação. Governos estudam a viabilidade de se utilizarem frequências de satélites domésticos para 6G ou 7G, no caso poderemos chegar numa largura de banda de 1 GHz, Um roteador doméstico, podemos usar 20 ou 40 MHz, prefiro 20 em 2,4 GHz, em 5 GHz até 70 ou 100 MHz.

    Não tenho certeza, mas acho que no leilão as operadoras compra um lote válido no país inteiro, em não como uma região, Claro usa faixa de 2600, Vivo 2500, Tim 1800/1900 em rede 4G( dados), LTE normalmente em 700, 1900 ou 2100 mas sem serviço de dados, não faz ligação na maioria das propriedades rurais que chega 3G ou 4G. Podemos dizer adeus aos aparelhos 2G num piscar de olhos.

  3. #363

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, meu cunhado usa Nextel e nas maiores cidades e capitais do país com aproximadamente 6 milhões de clientes segundo a empresa.
    Eu lembro que, quando a NEXTEL foi implantada no Brasil, ela era de uso apenas para pessoas que tratavam de assuntos comercias, pessoas jurídicas, etc. Depois de várias décadas, ela entrou para o mesmo seguimento das demais operadoras, oferecendo serviço para pessoas comuns do dia-dia, mas, após isso já morei em grande cidade onde tem sinal dela, e não cheguei a conhecer ninguém que usasse o seu serviço. Hoje a NEXTEL tem sinal em várias pequenas cidades do Brasil. Tem condomínios residencias hoje, que a comunicação interna entre os funcionários tais como: segurança, limpeza, fiscais, etc, são através dos mini rádios dela.

  4. #364

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    sphreak, ontem li em uma reportagem que sobras de frequências em gsm e 2G serão aproveitadas para implementação de rede 5G, Faixas de 600 e 800 MHz também estão sendo estudados para sua aplicação. Governos estudam a viabilidade de se utilizarem frequências de satélites domésticos para 6G ou 7G, no caso poderemos chegar numa largura de banda de 1 GHz, Um roteador doméstico, podemos usar 20 ou 40 MHz, prefiro 20 em 2,4 GHz, em 5 GHz até 70 ou 100 MHz.

    Não tenho certeza, mas acho que no leilão as operadoras compra um lote válido no país inteiro, em não como uma região, Claro usa faixa de 2600, Vivo 2500, Tim 1800/1900 em rede 4G( dados), LTE normalmente em 700, 1900 ou 2100 mas sem serviço de dados, não faz ligação na maioria das propriedades rurais que chega 3G ou 4G. Podemos dizer adeus aos aparelhos 2G num piscar de olhos.
    A TIM está na vanguarda desse reaproveitamento das sobras do 2G.
    Está mantendo a rede GSM somente em 900Mhz e as faixas de 850Mhz e 1800Mhz já estão em uso para o 4G em muitas regiões.

    Quanto as distribuições de frequência, a Anatel disponibiliza por setores regionais.

  5. #365

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal, que me dizem deste repetidor ?
    https://s.click.aliexpress.com/e/6jZeK5K

  6. #366

    Padrão

    Olá amigos, mais uma vez venho aqui pedir vosso auxílio.

    Preciso aumentar o tamanho da haste da minha antena, que atualmente está com 6m. Penso em colocar mais 3m ou 6m, claro que para isso preciso fazer a devida ancoragem.
    É aí que entra a minha falta de experiência. Já pesquisei e não encontrei vídeos ou documentação de como fazer, não sei qual o material adequado para comprar.
    O meu cenário é esse da foto, um telhado de madeira e telhas de barro.
    Tem um vídeo do "Marcos Antena" usando algumas ferragens. Mas ele não é muito explicito no material usado.
    Caso tenham fotos ou descrição dos procedimentos e material a ser usado.
    Antecipadamente agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bf04.jpg
Visualizações:	83
Tamanho: 	177,8 KB
ID:      	69515

  7. #367

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Olá amigos, mais uma vez venho aqui pedir vosso auxílio.

    Preciso aumentar o tamanho da haste da minha antena, que atualmente está com 6m. Penso em colocar mais 3m ou 6m, claro que para isso preciso fazer a devida ancoragem.
    É aí que entra a minha falta de experiência. Já pesquisei e não encontrei vídeos ou documentação de como fazer, não sei qual o material adequado para comprar.
    O meu cenário é esse da foto, um telhado de madeira e telhas de barro.
    Tem um vídeo do "Marcos Antena" usando algumas ferragens. Mas ele não é muito explicito no material usado.
    Caso tenham fotos ou descrição dos procedimentos e material a ser usado.
    Antecipadamente agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bf04.jpg
Visualizações:	83
Tamanho: 	177,8 KB
ID:      	69515
    Qual a sua disponibilidade de verba?

  8. #368

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Qual a sua disponibilidade de verba?
    No momento, pouca, bem pouca mesmo. Pois já gastei muito em equipamentos.

    Gasta-se muito com ancoragem?

  9. #369

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Olá amigos, mais uma vez venho aqui pedir vosso auxílio.

    Preciso aumentar o tamanho da haste da minha antena, que atualmente está com 6m. Penso em colocar mais 3m ou 6m, claro que para isso preciso fazer a devida ancoragem.
    "Haste" que você se refere é o mastro que tá presa a antena? Se for, por que tá havendo a necessidade de mais altura?

  10. #370

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    "Haste" que você se refere é o mastro que tá presa a antena?
    Isso mesmo.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se for, por que tá havendo a necessidade de mais altura?
    O Amplimax está com 60% de sinal, variando pra 57%. O objetivo é melhorar esse sinal.
    De fato, não sei se com mais 3m ou 6m vai fazer tanta diferença.

  11. #371

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Isso mesmo.


    O Amplimax está com 60% de sinal, variando pra 57%. O objetivo é melhorar esse sinal.
    De fato, não sei se com mais 3m ou 6m vai fazer tanta diferença.
    Talvez, se você fizesse um refletor de zinco e adaptasse no último elemento, resolveria o problema!

    Nome:      refletor.png
Visitas:     95
Tamanho:  14,0 KB

  12. #372

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Talvez, se você fizesse um refletor de zinco e adaptasse no último elemento, resolveria o problema!
    Igual como as cúbicas da Foxtell?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foxtell.jpg
Visualizações:	76
Tamanho: 	24,4 KB
ID:      	69517

  13. #373

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Igual como as cúbicas da Foxtell?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foxtell.jpg
Visualizações:	76
Tamanho: 	24,4 KB
ID:      	69517
    Pode ser também, só se sabe testando, kkkk!

  14. #374
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sergios, não sou a favor de se utilizarem mas superiores a 10 metros do solo, vez que os postes das concessionárias de energia estão cerca de 10 ou 12 metros. No caso como parece ser um barracão de madeira aumenta o risco de incêndio.
    Tentaria levar para um ponto mais alto do terreno, mas isso pode acarretar na substituição do aparelho em questão. Caso o sinal chegue cerca de -100 dBm em 3G sugiro não inventar, por que o melhor que pode conseguir é ganho de 5 dBm( -95 dBm), ms pode ser que chegue uma outra operadora, o que já é uma vantagem.
    Só aprovo viabilidade técnica se chegar sinais de duas operadoras ou mais, todos que me responsabilizei raramente tiveram problemas ou queima dos aparelhos por conta de descarga elétrica. Vendedores do ramo me xingam um bocado, mas como o cliente ou o interessado é o dono do dinheiro, decisão final não compete a mim.

  15. #375

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    sergios, não sou a favor de se utilizarem mas superiores a 10 metros do solo, vez que os postes das concessionárias de energia estão cerca de 10 ou 12 metros. No caso como parece ser um barracão de madeira aumenta o risco de incêndio.
    Tentaria levar para um ponto mais alto do terreno, mas isso pode acarretar na substituição do aparelho em questão. Caso o sinal chegue cerca de -100 dBm em 3G sugiro não inventar, por que o melhor que pode conseguir é ganho de 5 dBm( -95 dBm), ms pode ser que chegue uma outra operadora, o que já é uma vantagem.
    Só aprovo viabilidade técnica se chegar sinais de duas operadoras ou mais, todos que me responsabilizei raramente tiveram problemas ou queima dos aparelhos por conta de descarga elétrica. Vendedores do ramo me xingam um bocado, mas como o cliente ou o interessado é o dono do dinheiro, decisão final não compete a mim.
    Se o sinal tá chegando a apenas 6 metros de altura, se fosse eu teria comprado um tubo de 3 polegadas chapa 14 e uma antena parabólica telada de 1,70m, e faria uma bengala projetada para adaptar o Amplimax com a frente virada para a parabólica, ao invés de ter comprado uma yagi de 700Mhz.

  16. #376
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48 penso o seguinte:
    Antena parabólica dessas convencionais de satélite doméstico no caso 1,50, 1,70 ou 2,20 metros de diâmetro instaladas a 10 km longe da ERB.

    1- pode ter um ganho de recepção e transmissão considerável
    2- conforme o software a ERB pode reduzir o Tx e Rx, prejudicando o sinal para esta região.
    3- Antenas instaladas atrás destas parábolas diminuirão o sinal, interpretando como se tivesse uma nova construção ou uma árvore que cresceu em linha de visada óptica.
    Relação frente-costas numa antena yagi normalmente é de 20 dB, numa parábola dessas pode chegar a 40 dB, acho que para 4,2 GHz em torno de 60 dB ma em prática pode estar longe disso por que é mais mecânica e óptica do que imaginamos.
    4- Vento, tudo bem que são antenas normalmente teladas mas ação do vento causa uma vibração em seu centro como se fosse o eixo de um motor de dois tempos em baixa rotação. Uma pessoa se aventurou, ventos nessa região raramente chega 60 km/h, pois caiu sobre uma rede elétrica; quando o alertei riu da minha cara.
    5- Ministério das comunicações seria idiotice por parte dela se homologasse, ganharia um indivíduo mas prejudicaria outros que estivesse nas costas. Estrada( fluvial ou terrestre e aéreo), água, energia e comunicação é um direito sagrado da população que não deve ser obstruido de forma alguma; Brasil é um dos primeiros países a ter uma legislação clara e eficaz, alguns desde a constituição de 1824.

    Me falam que sou um cara chato com relação a isso, até sou, mas felizmente aqueles que fizeram pagaram pelos seus atos de ganância. Ter uma comunicação eficiente, não fica barato portanto ser for para pensar em custos o melhor é nem começar. Instalei apenas 5, mas reparo da rede de telefonia ou internet perdi as contas.
    Vendedor promete, instala e queima uma duas, três vezes num ano, vê uma rede bem feita ficando por uns dois u três anos sem dar problema percebe que alguma coisa está errada. Precisamos entender que não é só comprar e instalar.

  17. #377

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Alguém sabe um site confiável que liste essas cidades?

    https://www.tecmundo.com.br/internet...utm_source=rss

  18. #378

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Alguém sabe um site confiável que liste essas cidades?

    https://www.tecmundo.com.br/internet...utm_source=rss
    Relação da TIM. Só não sei te dizer se é 100% verdade.
    https://www.tim.com.br/Portal_Conteu...-elegiveis.pdf

  19. #379

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Relação da TIM. Só não sei te dizer se é 100% verdade.
    https://www.tim.com.br/Portal_Conteu...-elegiveis.pdf
    Valeu! A cidade que eu queria saber está na lista: SP 13 MIRACATU. Mas o ideal seria saber qual é a frequência usada

  20. #380

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Valeu! A cidade que eu queria saber está na lista: SP 13 MIRACATU. Mas o ideal seria saber qual é a frequência usada
    A cidade de Vigia-PA, também está na lista. Mas o VoLTE ainda não tá funcionando lá.
    A frequência é 700Mhz.

    Até onde sei, o VoLTE vai ser exclusivamente em 700Mhz, por ser uma excelente frequência para a área rural. Mas quando chegar a frequência 450Mhz, vai ser melhor ainda.