Página 2 de 42 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu falo isso porque nesses casos é muito difícil de se determinar uma causa específica. Pode ser devido a distância da ERB, configuração, problemas de autenticação, a própria disparidade entre o 3G ser de uma torre e o 4G de outra. Confirmou se os equipamentos que não funcionam 4G neste caso, tem disponibilidade de 4G em 1800Mhz?
    Digo isso porque, por exemplo, um modelo que as vezes utilizo, um modem ZTE MF235L versão operadora Claro desbloqueado, possui capacidade 4G somente em 2600Mhz/700Mhz, enquanto aparelhos portáteis como um LG K8 que tenho já opera o 4G em 1800/2600. Neste caso se eu estivesse no local de instalação, com os 2 equipamentos o ZTE MF235L só conectaria o 3G local em 2100Mhz e LG K8 poderia conectar 4G somente em dados ou conectar somente ao 3G local.
    São muitas variáveis.

    Quanto ao outro repetidor em 2100Mhz, seria fazer a instalação ao espelho da existente no de 1800Mhz. Mas fazer uma compra outro repetidor na casa de R$1500 na possibilidade de funcionar ou não é um investimento arriscado.
    Eu compraria um repetidor dual band no Aliexpress. Se não funcionar revende no ML.
    Então, os equipamentos que tenho são sim compatíveis com o 4G em 1800MHz (B3), eu já os comprei na intenção de usar este sinal 4G, porque depois que tive o J5 e ele se conectava, eu descobri por ele que era banda 3, então todos os aparelhos 4G que eu compro sempre tem o 1800MHz LTE, o Archer MR200, o Olicard600 USB, meu S8... todos eles compatíveis com LTE 1800MHz, tão tal que quando fui próximo das torres, eu levei todos esses equipamentos e eles funcionaram perfeitamente, e eu também me certifiquei de que a Vivo, Tim e Claro, só usam a banda 3 nessas torres, ou seja estão todas em 1800MHz, só mudam de canal rs, e sim todos os modens se conectaram, meu celular também... enfim, compatibilidade dos equipamentos eu sei que não é!
    Quanto ao repetidor, eu vou fazer mais testes se aproximando e se distanciando das torres onde funciona o 4G, e checar a disponibilidade do 3G quando o 4G parar de funcionar, disse isso sobre o repetidor, porque eu sei onde tem um repetidor 2100MHz bem acessível para fazer os testes, custando pouco mais de 300 reais, eu igualharia a potência (dBm) deles 2, colocaria uma antena específica para 2100MHz que tenho aqui e tentaria ver a sorte.

  2. #22

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O teste que você fez com o o roteador ligado direto na antena pode não ter dado certo, porque você precisa de uma antena de 2 frequências simultâneas em 1800/2100Mhz "acho né", porém, já ouvi relatos na internet que esses roteadores para funcionar em longa distância tem que configurá-lo para a frequência específica da antena externa, porque se configurar para o automático, ele não dá sinal. Não sei se o seu está configurado no automático ou se está em específico para 1800Mhz. A proeletronic triband de grade de 1800 a 2100Mhz são ótimas, eu já instalei delas para 1800Mhz.
    Pior que não, coloquei eles apenas na antena 1800MHz, vou tentar fazer desse jeito com uma antena triband dessas!

  3. #23

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Então, os equipamentos que tenho são sim compatíveis com o 4G em 1800MHz (B3), eu já os comprei na intenção de usar este sinal 4G, porque depois que tive o J5 e ele se conectava, eu descobri por ele que era banda 3, então todos os aparelhos 4G que eu compro sempre tem o 1800MHz LTE, o Archer MR200, o Olicard600 USB, meu S8... todos eles compatíveis com LTE 1800MHz, tão tal que quando fui próximo das torres, eu levei todos esses equipamentos e eles funcionaram perfeitamente, e eu também me certifiquei de que a Vivo, Tim e Claro, só usam a banda 3 nessas torres, ou seja estão todas em 1800MHz, só mudam de canal rs, e sim todos os modens se conectaram, meu celular também... enfim, compatibilidade dos equipamentos eu sei que não é!
    Quanto ao repetidor, eu vou fazer mais testes se aproximando e se distanciando das torres onde funciona o 4G, e checar a disponibilidade do 3G quando o 4G parar de funcionar, disse isso sobre o repetidor, porque eu sei onde tem um repetidor 2100MHz bem acessível para fazer os testes, custando pouco mais de 300 reais, eu igualharia a potência (dBm) deles 2, colocaria uma antena específica para 2100MHz que tenho aqui e tentaria ver a sorte.
    Estou em campo, mas uma pergunta rápida. Na instalação desse repetidor, você fez a separação correta das antenas externa e interna para evitar realimentação do sistema? Pode parecer besteira, mas as vezes assombra e causa uns efeitos estranhos.

  4. #24

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Estou em campo, mas uma pergunta rápida. Na instalação desse repetidor, você fez a separação correta das antenas externa e interna para evitar realimentação do sistema? Pode parecer besteira, mas as vezes assombra e causa uns efeitos estranhos.
    Sim, eu os separei corretamente, até diminuo a potência do repetidor para pegar praticamente só dentro do meu quarto!
    Não sei se pode influenciar, mas vale lembrar que aqui também tem sinal 1800MHz no 2G da vivo, que vem de uma torre mais próxima e chega bem potente aqui, a frequência é de 1741.4MHz no uplink e 1836.4MHz no downlink (arfcn: 668 2G GSM), E que é bem próxima da 1747.6MHz (uplink) e 1842.6MHz (downlink) do 4G que tenho interesse.
    E outra, eu estava hoje lembrando que um certo dia em um outro modem eu consegui obter um sinal 3G fraco da Vivo em 850MHz aqui, em um modem modelo WLD71-T5, um box da vivo, e comecei a matutar aqui pensando que o meu antigo celular J5 pode ter se conectado a esta rede 3G para registro e por isso pegava o 4G, não sei se esse sinal vem da mesma região, estou me programando pra logo logo ir lá novamente e ver se pode ser de lá, porque se o j5 se registrava na rede, então ou ele tinha o 4G independente como o modem da ZTE ou pode ter pegado esse 3G! se for o caso do 3G então tá mais tranquilo, porque o repetidor em 850MHz já dava tudo certo.

  5. #25
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Isso é mais do que complicado, com relação às bandas. Nós brasileiros não somos fiéis a uma determinada operadora, na primeira raiva e na primeira oportunidade trocamos de operadora ou ficamos sem. Apesar de ser mais caro, existem modens da ZTE. Huawei, D-link sem bandeira e o que é pior, trocam de sistema ao efetuar uma chamada de voz. 3G para 2G e 4G para 3G.
    Já passamos uma certa raiva por alguns modelos de celulares não funcionarem na rede 3G no chip 2, obrigando-nos a fazer alternância quando permitia fazer ou trocar o chip. Motorola desde o G1 levava vantagem, bastando apenas trocar o serviço de dados.

    Não tenho certeza, mas se entrar no firmiware do aparelho dá para trocar a banda, ou até mesmo usar no sistema automático, ao fazer o reset volta na configuração original da operadora.

  6. #26

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Isso é mais do que complicado, com relação às bandas. Nós brasileiros não somos fiéis a uma determinada operadora, na primeira raiva e na primeira oportunidade trocamos de operadora ou ficamos sem. Apesar de ser mais caro, existem modens da ZTE. Huawei, D-link sem bandeira e o que é pior, trocam de sistema ao efetuar uma chamada de voz. 3G para 2G e 4G para 3G.
    Já passamos uma certa raiva por alguns modelos de celulares não funcionarem na rede 3G no chip 2, obrigando-nos a fazer alternância quando permitia fazer ou trocar o chip. Motorola desde o G1 levava vantagem, bastando apenas trocar o serviço de dados.

    Não tenho certeza, mas se entrar no firmiware do aparelho dá para trocar a banda, ou até mesmo usar no sistema automático, ao fazer o reset volta na configuração original da operadora.
    Dá sim, eu já tentei forçar a banda pelo ServiceMode da Samsung, obrigando o celular a se conectar somente na banda 3 do LTE, e funciona bem lá perto das torres! mas aqui, mesmo com uma boa antena direcional apontada pra lá, com intensidade de sinal acima de 90%, com repetidor muito bom de 70dBm, ainda assim ele não se conecta na rede... mas o modem da ZTE (MF79s), nem precisa forçar a banda, ele sozinho vai pro 4G no automático, se deixarmos o celular no automático, ele só se conecta no 3G da cidade local, até chega a aparecer o 4G, ou seja ele encontra a rede 4G do repetidor e até chega a aparecer o 4G lá em cima com todos os pontos, mas daí ele para de gerar dados, fica só a seta de upload, e pouco tempo depois cai para 3G sozinho, e o chip dele já testei no modem da ZTE, e o mesmo funcionou o 4G normal, provando que não é nada com o chip ou algo assim, é algo intrigante que já vi muito em fóruns gringo também.

  7. #27

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Dá sim, eu já tentei forçar a banda pelo ServiceMode da Samsung, obrigando o celular a se conectar somente na banda 3 do LTE, e funciona bem lá perto das torres! mas aqui, mesmo com uma boa antena direcional apontada pra lá, com intensidade de sinal acima de 90%, com repetidor muito bom de 70dBm, ainda assim ele não se conecta na rede... mas o modem da ZTE (MF79s), nem precisa forçar a banda, ele sozinho vai pro 4G no automático, se deixarmos o celular no automático, ele só se conecta no 3G da cidade local, até chega a aparecer o 4G, ou seja ele encontra a rede 4G do repetidor e até chega a aparecer o 4G lá em cima com todos os pontos, mas daí ele para de gerar dados, fica só a seta de upload, e pouco tempo depois cai para 3G sozinho, e o chip dele já testei no modem da ZTE, e o mesmo funcionou o 4G normal, provando que não é nada com o chip ou algo assim, é algo intrigante que já vi muito em fóruns gringo também.
    Vou mostrar uma conta aqui que de repente pode jogar um balde de água fria no seu projeto.
    Tenha em mente primeiro que para transmissão de dados 4G e 3G, qualquer sinal abaixo de -100dBm é praticamente inservível.

    Segundo: Esse sinal é na entrada do repetidor e na entrada da torre e não pós amplificação pelo repetidor.

    Terceiro: A comunicação de dados 4G e 3G é uma via de mão dupla. Se o equipamento passa muito tempo tentando fazer upload (seja smartphone ou o rádio transmissor da ERB) e não conseguir, ele vai derrubar a conexão e tentar conectar novamente. Se tiver um sinal de melhor confiabilidade ele vai conectar. É o caso de quando se perde a conectividade 4G e o equipamento comuta para o 3G ou 2G disponível. Se não tiver um sinal mais confiável ele simplesmente não conecta, ou em alguns aparelhos (principalmente da Samsung) ele apresenta o sinal mas nada acontece. Lembra que comentei em uns posts anteriores que equipamentos Samsung apresentam o sinal que estiver presente ou o sinal que estiver conectado. Se ele não estiver conectado na operadora do sim chip, ele mostra o sinal da operadora que estiver mais forte e se o único sinal presente é da operadora do sim chip, mas não conectar, ele mostra do mesmo jeito. É estranho mas...

    Agora vamos a conta que pode jogar um balde de água no seu projeto. E vou considerar só o uplink do seu repetidor para a torre, tendo em vista que não sei a intensidade de sinal na estrada do repetidor, mas posso supor que o repetidor esteja transmitindo o máximo que pode.

    A potência desses repetidores Aquário da faixa do uplink, é de aproximadamente 15dBm. Tenha em mente que esse é o valor máximo que o repetidor vai transmitir para a torre da operadora. E tenha em mente que esse valor pode variar devido a alguns fatores. O principal deles é a potência dos aparelhos que estão antes do repetidor e a atenuação do sinal sofrida por paredes, cabos RG58 etc.

    Como diria na escola, vamos usar uma condição ideal de cálculo.

    A fórmula de perdas no espaço livre é dada pela equação:

    P= 32,5 + 20.log F + 20.log D

    P= perda em dBm
    F= frequência em Mhz
    D= distância em Km

    O sinal de chegada em cada rádio é feito: potência de saída + ganho da antena emissora - perdas no espaço livre + ganho da antena receptora que vou chamar de PS + AE - PE + AR

    Considerando que a potência de saída no repetidor é de 20dBm (em amplificação máxima com sinal total de entrada= -50dBm), a frequência de operação é 1800Mhz e a distância informada no seu primeiro post é 17Km.

    P=?
    F=1800Mhz
    D=17Km

    P=32,5 + 20.log 1800 + 20.log 17
    P= 32,5 + 20. 3,2552 + 20. 1,2304
    P= 32,5 + 65,104 + 24,608 = 122,212

    Arredondando P = 122dBm

    Façamos o caminho inverso. Partindo do celular, passando pelo repetidor e indo para ERB.

    Considere o seguinte dado: Para redes EDGE e LTE a potência máxima de emissão permitida pela ANATEL é de 20dBm. Smartphones tem sua saída na faixa dos 17dBm.

    A 1 metro do repetidor, o celular emite 17dBm. Perde 50dBm no espaço livre, chegando efetivamente no repetidor -33dBm.

    O ganho de uplink é de 65dB. Então -33dBm + 65dB = 32dBm >>>ATENÇÃO<<< 2 coisas: A potência máxima de saída desse repetidor no uplink é de 15dBm e se você utilizou um cabo RG58 que vem no kit da Aquário, a perda dele é de 1dB/metro. Ele geralmente tem 10mts. Então -10dB referente ao cabo. Então 15dBm - 10 dB = 5dBm

    Sobra 5dBm para a antena externa. Então 5dBm + 17dBi = 22dBm - 122dBm da perda no espaço livre chegam -100dBm na torre. Isso sem considerar perda por relevo, perda se sinal por térmica, perda de sinal por presença água vapor (nuvem, neblina, etc)

    Você está no limite do limite das condições de sinal aí amigo.


    Eu se estivesse na sua posição, emprestaria uma antena de grelha, daquelas da Aquário para WIFI >>>http://www.aquario.com.br/internet/antena-parabolica-grde-internet-20-dbi-mm-2420.html<<<

    E plugaria alguns desses teus equipamentos direto nela para testes. Principalmente esse Elsys Amplimax. Seria o teste derradeiro para determinar a influência do repetidor no seu problema.

  8. #28

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Vou mostrar uma conta aqui que de repente pode jogar um balde de água fria no seu projeto.
    Tenha em mente primeiro que para transmissão de dados 4G e 3G, qualquer sinal abaixo de -100dBm é praticamente inservível.

    Segundo: Esse sinal é na entrada do repetidor e na entrada da torre e não pós amplificação pelo repetidor.

    Terceiro: A comunicação de dados 4G e 3G é uma via de mão dupla. Se o equipamento passa muito tempo tentando fazer upload (seja smartphone ou o rádio transmissor da ERB) e não conseguir, ele vai derrubar a conexão e tentar conectar novamente. Se tiver um sinal de melhor confiabilidade ele vai conectar. É o caso de quando se perde a conectividade 4G e o equipamento comuta para o 3G ou 2G disponível. Se não tiver um sinal mais confiável ele simplesmente não conecta, ou em alguns aparelhos (principalmente da Samsung) ele apresenta o sinal mas nada acontece. Lembra que comentei em uns posts anteriores que equipamentos Samsung apresentam o sinal que estiver presente ou o sinal que estiver conectado. Se ele não estiver conectado na operadora do sim chip, ele mostra o sinal da operadora que estiver mais forte e se o único sinal presente é da operadora do sim chip, mas não conectar, ele mostra do mesmo jeito. É estranho mas...

    Agora vamos a conta que pode jogar um balde de água no seu projeto. E vou considerar só o uplink do seu repetidor para a torre, tendo em vista que não sei a intensidade de sinal na estrada do repetidor, mas posso supor que o repetidor esteja transmitindo o máximo que pode.

    A potência desses repetidores Aquário da faixa do uplink, é de aproximadamente 15dBm. Tenha em mente que esse é o valor máximo que o repetidor vai transmitir para a torre da operadora. E tenha em mente que esse valor pode variar devido a alguns fatores. O principal deles é a potência dos aparelhos que estão antes do repetidor e a atenuação do sinal sofrida por paredes, cabos RG58 etc.

    Como diria na escola, vamos usar uma condição ideal de cálculo.

    A fórmula de perdas no espaço livre é dada pela equação:

    P= 32,5 + 20.log F + 20.log D

    P= perda em dBm
    F= frequência em Mhz
    D= distância em Km

    O sinal de chegada em cada rádio é feito: potência de saída + ganho da antena emissora - perdas no espaço livre + ganho da antena receptora que vou chamar de PS + AE - PE + AR

    Considerando que a potência de saída no repetidor é de 20dBm (em amplificação máxima com sinal total de entrada= -50dBm), a frequência de operação é 1800Mhz e a distância informada no seu primeiro post é 17Km.

    P=?
    F=1800Mhz
    D=17Km

    P=32,5 + 20.log 1800 + 20.log 17
    P= 32,5 + 20. 3,2552 + 20. 1,2304
    P= 32,5 + 65,104 + 24,608 = 122,212

    Arredondando P = 122dBm

    Façamos o caminho inverso. Partindo do celular, passando pelo repetidor e indo para ERB.

    Considere o seguinte dado: Para redes EDGE e LTE a potência máxima de emissão permitida pela ANATEL é de 20dBm. Smartphones tem sua saída na faixa dos 17dBm.

    A 1 metro do repetidor, o celular emite 17dBm. Perde 50dBm no espaço livre, chegando efetivamente no repetidor -33dBm.

    O ganho de uplink é de 65dB. Então -33dBm + 65dB = 32dBm >>>ATENÇÃO<<< 2 coisas: A potência máxima de saída desse repetidor no uplink é de 15dBm e se você utilizou um cabo RG58 que vem no kit da Aquário, a perda dele é de 1dB/metro. Ele geralmente tem 10mts. Então -10dB referente ao cabo. Então 15dBm - 10 dB = 5dBm

    Sobra 5dBm para a antena externa. Então 5dBm + 17dBi = 22dBm - 122dBm da perda no espaço livre chegam -100dBm na torre. Isso sem considerar perda por relevo, perda se sinal por térmica, perda de sinal por presença água vapor (nuvem, neblina, etc)

    Você está no limite do limite das condições de sinal aí amigo.


    Eu se estivesse na sua posição, emprestaria uma antena de grelha, daquelas da Aquário para WIFI >>>http://www.aquario.com.br/internet/antena-parabolica-grde-internet-20-dbi-mm-2420.html<<<

    E plugaria alguns desses teus equipamentos direto nela para testes. Principalmente esse Elsys Amplimax. Seria o teste derradeiro para determinar a influência do repetidor no seu problema.
    Pois é, eu sei que estou no limite do limite, acompanhei todo seu cálculo que a final foi feita com maestria, parabéns!
    Mas olha, eu pluguei o Elsys nessa antena aí de grelha e consegui -84dBm de sinal (o link até diz ter 91% de sinal e marca como 'excelente') no 4G 1800MHz da Vivo, depois pluguei a antena 1800 que veio no Kit do repetidor no Elsys e obtive -87dBm (o link até diz ter 88% de sinal e marca como 'bom') de sinal 4G 1800MHz da Vivo, por fim coloquei o MF79s da ZTE dentro do case do amplimax e apontei para as torres, obtive direto no modem -96dBm de sinal também 1800 da vivo.
    Vale lembrar que o Elsys não se conectou na rede mesmo marcando o sinal como excelente, ele se conectou no 3G daqui que acredite, tava com -95dBm, bem abaixo do sinal 4G vindo das torres, já o MF79s nem preciso repetir né?! pegou com maestria!
    Curiosidade: esse modem ZTE, eu coloquei ele no chão aqui na área aberta e, com -119dBm ele se conectou no 4G lá das torres e ainda deu 4Mb de velocidade.
    Testando um outro modem aqui (Olicard 600), ele tem um tipo de "log", e isso é o que ele mostra quando colocamos em apenas 3G:

    Device Information
    Device type: HSPA+
    Application port: COM38
    IMEI: 869594021451168
    IMSI: 724118511734114
    Firmware version: 2.3.4
    --------------------------------------------------------------
    Operator Information
    PIN code Status: READY
    Network code: VIVO
    Network selection mode: Manual
    Network mode: UMTS
    Signal Strength: -80 dBm
    --------------------------------------------------------------
    Network Status
    CS network registration: Registered, home network
    PS network registration: Registered, home network
    PS network attachment: Attached

    .....
    E quando colocamos em apenas LTE:
    Device Information
    Device type: LTE
    Application port: COM38
    IMEI: 869594021451168
    IMSI: 724118511734114
    Firmware version: 2.3.4
    --------------------------------------------------------------
    Operator Information
    PIN code Status: READY
    Network code: Network searching…
    Network selection mode: Manual
    Network mode: Unknown
    Signal Strength: -59 dBm
    --------------------------------------------------------------
    Network Status
    CS network registration: Registered, home network
    PS network registration: Not Registered,searching
    PS network attachment: Detached

    ele em 1800MHz, e próximo das torres ele funciona!

  9. #29

    Padrão

    A Distância das torres estão um pouco mais longe do que achei que era (17KM), na realidade elas estão a 19KM, porém em um lugar bem alto.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ndKTUcS.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	148,0 KB
ID:      	68688

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    A Distância das torres estão um pouco mais longe do que achei que era (17KM), na realidade elas estão a 19KM, porém em um lugar bem alto.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ndKTUcS.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	148,0 KB
ID:      	68688
    Tá bem longe mesmo. E segundo o site de cobertura da VIVO tem uma torre bem próxima aí.

    Com relação a esses mais de 19Km, eu considero inviável para 4G. E você ainda está com azar de estar em uma área de "sombra".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura2.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	515,1 KB
ID:      	68689

    Eu consideraria comprar um chip da TIM e testar esta torre aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura1.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	501,4 KB
ID:      	68690

    Segundo minhas simulações, fica cerca de 6km do seu local e conforme o site de cobertura da TIM, está disponível o 3G e o 4G nesta torre.



    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Testando um outro modem aqui (Olicard 600), ele tem um tipo de "log", e isso é o que ele mostra quando colocamos em apenas 3G:

    Device Information
    Device type: HSPA+
    Application port: COM38
    IMEI: 869594021451168
    IMSI: 724118511734114
    Firmware version: 2.3.4
    --------------------------------------------------------------
    Operator Information
    PIN code Status: READY
    Network code: VIVO
    Network selection mode: Manual
    Network mode: UMTS
    Signal Strength: -80 dBm
    --------------------------------------------------------------
    Network Status
    CS network registration: Registered, home network
    PS network registration: Registered, home network
    PS network attachment: Attached

    .....
    E quando colocamos em apenas LTE:
    Device Information
    Device type: LTE
    Application port: COM38
    IMEI: 869594021451168
    IMSI: 724118511734114
    Firmware version: 2.3.4
    --------------------------------------------------------------
    Operator Information
    PIN code Status: READY
    Network code: Network searching…
    Network selection mode: Manual
    Network mode: Unknown
    Signal Strength: -59 dBm
    --------------------------------------------------------------
    Network Status
    CS network registration: Registered, home network
    PS network registration: Not Registered,searching
    PS network attachment: Detached

    ele em 1800MHz, e próximo das torres ele funciona!
    Quanto a esse log, a conclusão a que chego é a seguinte:

    CS network é a fase "Circuit Switched" (Comutação do circuito). A grosso modo é fase interna da ERB, como a identificação da estação de usuário, comunicação de voz, contagem de tarifação, etc. Se registrou
    PS network é a fase "Packet Switched" (Comutação de pacotes) É a fase de dados da ERB propriamente dita.

    Na parte de cima onde aparece HSPA+ (ou 3G+) a ERB reconheceu a estação usuário remota e conseguiu estabelecer tráfego de dados com ela, já na parte de baixo do log onde aparece LTE (4G) a ERB reconhece a estação usuário, mas não consegue estabelecer uma conexão de dados com ela.

    Analisando as condições e distância do sinal aí, eu creio fortemente que o motivo de todo esse problema aí é o sinal. Pois existem ERBs próximas (independente de ser 2G, 3G, 4G) e você está tentando conexão a uma ERB distante.

    Vamos conversando. Vai postando seus testes, análises e conclusões que em algum momento desvendamos o mistério.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tá bem longe mesmo. E segundo o site de cobertura da VIVO tem uma torre bem próxima aí.

    Com relação a esses mais de 19Km, eu considero inviável para 4G. E você ainda está com azar de estar em uma área de "sombra".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura2.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	515,1 KB
ID:      	68689

    Eu consideraria comprar um chip da TIM e testar esta torre aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura1.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	501,4 KB
ID:      	68690

    Segundo minhas simulações, fica cerca de 6km do seu local e conforme o site de cobertura da TIM, está disponível o 3G e o 4G nesta torre.





    Quanto a esse log, a conclusão a que chego é a seguinte:

    CS network é a fase "Circuit Switched" (Comutação do circuito). A grosso modo é fase interna da ERB, como a identificação da estação de usuário, comunicação de voz, contagem de tarifação, etc. Se registrou
    PS network é a fase "Packet Switched" (Comutação de pacotes) É a fase de dados da ERB propriamente dita.

    Na parte de cima onde aparece HSPA+ (ou 3G+) a ERB reconheceu a estação usuário remota e conseguiu estabelecer tráfego de dados com ela, já na parte de baixo do log onde aparece LTE (4G) a ERB reconhece a estação usuário, mas não consegue estabelecer uma conexão de dados com ela.

    Analisando as condições e distância do sinal aí, eu creio fortemente que o motivo de todo esse problema aí é o sinal. Pois existem ERBs próximas (independente de ser 2G, 3G, 4G) e você está tentando conexão a uma ERB distante.

    Vamos conversando. Vai postando seus testes, análises e conclusões que em algum momento desvendamos o mistério.
    Realmente as torres estão distante, eu já testei esse 4G da Tim, ela dá algo em torno de 15Mb, mas funciona no smartphone aqui normal com -100 a -110dBm, a torre está em 850MHz...
    Mas sabe porque insisto tanto na Vivo? eu tenho chip com internet sem franquia, ou seja não tem limite de dados, e eu queria melhorar porque como programador eu preciso muito de internet rápida para baixas as coisas, e uma internet fixa aqui de 20Mb custa mais de 100 reais e ainda não entregam 50% disso, então pra mim complica, entre usar a Tim 4G eu prefiro a Vivo 3G daqui que dá algo em torno de 11Mb em toda cidade.
    Só que cara, além de programação eu amo RF, essa é a verdade!
    Então eu estou dando a cara a tapa pra fazer isso funcionar apenas para fins educacional e claro, pra usufruir de uma conexão melhor...
    Se por ventura eu não conseguir fazer funcionar no smartphone, nem nos outros modens que tenho, ainda está de bom tamanho porque o modem da ZTE consegue estabelecer conexão perfeita, não tem perdas de pacotes e funciona melhor que as internet fixa daqui.
    Segue a velocidade do modem da ZTE com o repetidor ligado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zn7Adoy.png
Visualizações:	263
Tamanho: 	166,6 KB
ID:      	68693

    Aqui é a velocidade de um Download:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jtPf8BZ.png
Visualizações:	299
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	68694

    Um vídeo do youtube fica automático em 4K:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         i00AdSU.jpg
Visualizações:	343
Tamanho: 	106,1 KB
ID:      	68695

    E essa é a interface do modem da ZTE com o repetidor ligado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vqEixsr.png
Visualizações:	278
Tamanho: 	137,2 KB
ID:      	68696
    Se desligar o repetidor ele fica sem serviço, mas ao levar ele pro quintal já se conecta com 1 ou 2 pontos de sinais (-110dBm a 105dBm) direto das longínquas torres.

    e por fim o resultado de ping:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cyDZHCG.png
Visualizações:	323
Tamanho: 	68,6 KB
ID:      	68697

    Enquanto a Tim faz download no máximo a 1.2MB e variando entre 600KB e 1.2MB, a vivo varia de 3.4 a 4.3MB, e por incrível que pareça, é essa mesma velocidade que temos lá, a uns 100 metros das torres.

    Então essa questão toda de eu querer que pegue no smartphone, é mais como um desafio para mim do que algo que realmente necessito se não vou morrer kk
    Hoje vou para um lugar que fica mais próximo delas, e vou tentar fazer pegar, vou tentar descobrir se é ausência do 3G ou se será outra coisa, qualquer coisa posto pra você aqui.

  12. #32

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Realmente as torres estão distante, eu já testei esse 4G da Tim, ela dá algo em torno de 15Mb, mas funciona no smartphone aqui normal com -100 a -110dBm, a torre está em 850MHz...
    Mas sabe porque insisto tanto na Vivo? eu tenho chip com internet sem franquia, ou seja não tem limite de dados, e eu queria melhorar porque como programador eu preciso muito de internet rápida para baixas as coisas, e uma internet fixa aqui de 20Mb custa mais de 100 reais e ainda não entregam 50% disso, então pra mim complica, entre usar a Tim 4G eu prefiro a Vivo 3G daqui que dá algo em torno de 11Mb em toda cidade.
    Só que cara, além de programação eu amo RF, essa é a verdade!
    Então eu estou dando a cara a tapa pra fazer isso funcionar apenas para fins educacional e claro, pra usufruir de uma conexão melhor...
    Se por ventura eu não conseguir fazer funcionar no smartphone, nem nos outros modens que tenho, ainda está de bom tamanho porque o modem da ZTE consegue estabelecer conexão perfeita, não tem perdas de pacotes e funciona melhor que as internet fixa daqui.
    Segue a velocidade do modem da ZTE com o repetidor ligado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zn7Adoy.png
Visualizações:	263
Tamanho: 	166,6 KB
ID:      	68693

    Aqui é a velocidade de um Download:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jtPf8BZ.png
Visualizações:	299
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	68694

    Um vídeo do youtube fica automático em 4K:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         i00AdSU.jpg
Visualizações:	343
Tamanho: 	106,1 KB
ID:      	68695

    E essa é a interface do modem da ZTE com o repetidor ligado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vqEixsr.png
Visualizações:	278
Tamanho: 	137,2 KB
ID:      	68696
    Se desligar o repetidor ele fica sem serviço, mas ao levar ele pro quintal já se conecta com 1 ou 2 pontos de sinais (-110dBm a 105dBm) direto das longínquas torres.

    e por fim o resultado de ping:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cyDZHCG.png
Visualizações:	323
Tamanho: 	68,6 KB
ID:      	68697

    Enquanto a Tim faz download no máximo a 1.2MB e variando entre 600KB e 1.2MB, a vivo varia de 3.4 a 4.3MB, e por incrível que pareça, é essa mesma velocidade que temos lá, a uns 100 metros das torres.

    Então essa questão toda de eu querer que pegue no smartphone, é mais como um desafio para mim do que algo que realmente necessito se não vou morrer kk
    Hoje vou para um lugar que fica mais próximo delas, e vou tentar fazer pegar, vou tentar descobrir se é ausência do 3G ou se será outra coisa, qualquer coisa posto pra você aqui.
    Você é um grande sortudo em ter toda essa fartura de sinal de celular na sua região, enquanto isso, nesse imenso Brasil milhares de pessoas queriam ter pelo menos um sinal 2G para ligar um celular de mesa, e poder se comunicar com as pessoas, kkkkkkkkk!

  13. #33

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Você é um grande sortudo em ter toda essa fartura de sinal de celular na sua região, enquanto isso, nesse imenso Brasil milhares de pessoas queriam ter pelo menos um sinal 2G para ligar um celular de mesa, e poder se comunicar com as pessoas, kkkkkkkkk!
    kkkk e eu moro em uma cidadezinha do interior da PB, menos de 11 mil habitantes, mas como ela fica no "meio" entre a capital João Pessoa e outra grande cidade que é Campina Grande, acaba que as operadoras enchem de enlaces pra levar a internet de um canto a outro, e "aproveita" para instalar torres pela BR kk, aqui na minha cidade mesmo tem uma única torre que fica uns 600 metros daqui de frente de casa, lá tem Oi (3G e 2G) mas a internet simplesmente não funciona, e temos a Vivo em 3G+ que varia de 7 a 11Mb durante o dia, a vivo justamente aponta sua antena de microondas para essa torre que estou pegando o 4G dela, porque temos visada com a torre há uns 20 metros de altura.
    Também chega na cidade o sinal 3G da Tim em 70% da cidade, e o sinal 4G da tim chega uns 40% da cidade.
    Mas realmente, eu conheço locais e até pequenas cidades com 8 a 10 mil habitante que mal tem 2G.

  14. #34

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Depois de muito teste e análise eu desisti de tentar fazer o 4G das torres distante funcionar nos smartphone e demais aparelho e estou me contentando em usar apenas o modem mágico da ZTE.
    Se alguém tiver uma fazenda há mais de 15KM de torres 4G em B3 nem tente repetir o sinal, a não ser que queira usar apenas no MF79s da ZTE kk

  15. #35

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Depois de muito teste e análise eu desisti de tentar fazer o 4G das torres distante funcionar nos smartphone e demais aparelho e estou me contentando em usar apenas o modem mágico da ZTE.
    Se alguém tiver uma fazenda há mais de 15KM de torres 4G em B3 nem tente repetir o sinal, a não ser que queira usar apenas no MF79s da ZTE kk
    Amigo, na sua lista de aparelhos que não se conecta na 4G em longa distância, tá também o Amplimax 4G da Elsys, você acabou de jogar um balde de água gelada no tão sonhado 4G dos moradores da zona rural!

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigo, na sua lista de aparelhos que não se conecta na 4G em longa distância, tá também o Amplimax 4G da Elsys, você acabou de jogar um balde de água gelada no tão sonhado 4G dos moradores da zona rural!


    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Depois de muito teste e análise eu desisti de tentar fazer o 4G das torres distante funcionar nos smartphone e demais aparelho e estou me contentando em usar apenas o modem mágico da ZTE.
    Se alguém tiver uma fazenda há mais de 15KM de torres 4G em B3 nem tente repetir o sinal, a não ser que queira usar apenas no MF79s da ZTE kk


    Eu ainda continuo a acreditar que com conexão direta a antena, sem repetidor e com uma antena que atinja as frequências de 1800/2100Mhz o Amplimax funcione.

    Não querendo desmerecer todo o esforço feito pelo amigo @cassianopb, mas ainda acho que o problema é tentar repetir somente o 4G sem o 3G da mesma torre presente e tendo um 3G de torre diferente com sinal melhor e mais próximo.
    Reitero que pelos meus cálculos é possível ter 4G da TIM de uma torre a cerca de 6Km com qualidade de sinal superior a esta tentativa de 19Km

    Se em WIFI 2.4Ghz temos dificuldade com plena visada em PTP, ou seja um par de rádios, imagina um PTMP lotado de users e com UP/DOWN em frequências diferentes, sem visada completa... É dar murro em ponta de faca!

  17. #37

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigo, na sua lista de aparelhos que não se conecta na 4G em longa distância, tá também o Amplimax 4G da Elsys, você acabou de jogar um balde de água gelada no tão sonhado 4G dos moradores da zona rural!
    Pois é, não quis jogar um balde de água fria no Amplimax, mas nessa distância ele não se conectou, ao menos na B3, não sei em outras bandas, e não sei em outras localizações pois pode ser alguma limitação técnica da torre local e/ou uma possível interferência, ele achou a rede 4G mas não conectou, tentei em uma área rural mais próxima das torres e distante do 3G de minha cidade, mas ele acabou pegando um outro 3G Deus sabe de onde... Mas há uns 10KM da torre ele já funcionou no 4G mesmo sem achar nenhuma rede 3G...

  18. #38

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post





    Eu ainda continuo a acreditar que com conexão direta a antena, sem repetidor e com uma antena que atinja as frequências de 1800/2100Mhz o Amplimax funcione.

    Não querendo desmerecer todo o esforço feito pelo amigo @cassianopb, mas ainda acho que o problema é tentar repetir somente o 4G sem o 3G da mesma torre presente e tendo um 3G de torre diferente com sinal melhor e mais próximo.
    Reitero que pelos meus cálculos é possível ter 4G da TIM de uma torre a cerca de 6Km com qualidade de sinal superior a esta tentativa de 19Km

    Se em WIFI 2.4Ghz temos dificuldade com plena visada em PTP, ou seja um par de rádios, imagina um PTMP lotado de users e com UP/DOWN em frequências diferentes, sem visada completa... É dar murro em ponta de faca!
    Agradeço a tentativa amigo @sphreak mas fiz isso hoje, antena telada, 15 metros de altura, de visada praticamente com as torres e o mesmo se repetiu, achou a rede 4G, se conectou, não gerou dados e caiu pra 3G, tentei uma antena telada, tentei isolar a antena telada para não pegar o 3G daqui, tentei levar para um sítio onde nem o sinal daqui pega, também não foi!
    pegou há uns 10KM da torre, e por ironia, onde ele pegou não pegou sinal 3G nenhum!
    o 4G da tim chega sim aqui amigo, mas ter 4G no smartphone com 10 megas e chip limitado, prefiro os meus 30Megas com chip sem limites no modem da ZTE e os 10 megas do 3G da vivo mesmo rsrs... ah e essa antena não é tão lotada não, as torres ficam na BR, só os carros que passam se conecta, é tão tal que a velocidade dos 30 ~ 35Mb que dá a noite, também da em qualquer hora do dia.
    Mas agradeço a ajuda, foi de grande valia.

  19. #39

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Eu estou vendo aqui num site sobre cálculo matemático para fazer antenas, o quanto se gasta com uma antena de fábrica, sendo que uma antena de frequências de 700,850 ou 900Mhz são tão fáceis de montar com apenas materiais de antenas VHF de tv.

    Exemplo de cálculo de uma antena de 900Mhz:
    comprimento de onda: 300/900Mhz=0,33mm
    tamanho do elemento irradiante: t=142,5/900Mhz=0,15mm (15cm)
    tamanho do refletor: 0,33mm x 0,49=0,16mm (16cm)
    tamanho do primeiro diretor: 0,33mm x 0,43=0,14mm (14cm)
    tamanho do segundo diretor: 0,33mm x 0,40=0,13mm (13cm)

    espaçamento entre o refletor e o irradiante: 0,33 x 0,25=0,082mm (8,2cm)
    espaçamento entre o irradiante e o primeiro diretor: 0,33 x 0,15=0,049mm (4,9cm) "os demais diretores acrescentados seguem o mesmo espaçamento"

    Os valores: (300), (0,49), (0,43), (0,40), (0,25), (0,15), (142,5) são sempre constantes, não mudam.

    Antenas a partir de 1800Mhz já ficam difíceis de fazer porque os elementos irão ficando cada vez mais pequenos.

  20. #40
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, isso é um cálculo básico para antenas do tipo yagi ou direcionais; ajuda muito quem nunca construiu uma antena.
    Eu montei uma antena fazendo ensaios e ensaios a 90 km da torre via terrestre e 59 km segundo o mapa do IBGE e utilizei frequencias em 170, 250 e 450 MHz, celular nem existia ainda.
    Como são enlaces críticos, e alcançar niveis a 12dBsinad era algo complicado demais, num receptor analógico seria do tipo -110 dBm, para dados acredito que seja em torno de 15 dBdinad ( -100 dBm); meu celular ou na maioria acredito que esteja limitado a -100 dBm para 3 G, e meu wi-fi a -90dBm.

    Nesses ensaios, precisei de fazer por que a empresa tinha comprado um lote de 500 antenas em 150 MHz, e pasmem férias coletivas. Fiz todos esses cálculos, os instrumentos bateram, bancada ok mas a qualidade desejada nilll, recorri a espessura dos elementos ou diâmetro dos refletores, irradiantes e diretores. Antena em questão é com gama-match no irradiante, mas temos como dipolo aberto, dipolo fechado, 300 ohm com gama o mais utilizado na frequência de celular( formato oval) e log-periódica.