+ Responder ao Tópico



  1. #401

  2. #402

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal
    Instalei um amplimax (eprl12) e o sinal 4g (lte) da tim em 700mhz funciona perfeitamente.
    Contudo o sinal de telefone (para chamadas de voz) não funciona, quando eu tiro o fone do gancho parece q o sinal do link cai e as ligações não são completadas.

    Andei pesquisando e vi que na localidade onde não tem 3g , realmente a ligação de voz via 4g não funcionaria.

    Contudo o amplimax tem a função voLTE , o que no meu entender deveria fazer funcionar a ligação de voz sobre a rede 4g da tim.

    Será que pode ser algum problema na tim? Ou seria alguma config no amplimax ? A cidade é Santa Luzia PB

  3. #403

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zehguleba Ver Post
    Pessoal
    Instalei um amplimax (eprl12) e o sinal 4g (lte) da tim em 700mhz funciona perfeitamente.
    Contudo o sinal de telefone (para chamadas de voz) não funciona, quando eu tiro o fone do gancho parece q o sinal do link cai e as ligações não são completadas.

    Andei pesquisando e vi que na localidade onde não tem 3g , realmente a ligação de voz via 4g não funcionaria.

    Contudo o amplimax tem a função voLTE , o que no meu entender deveria fazer funcionar a ligação de voz sobre a rede 4g da tim.

    Será que pode ser algum problema na Tim? Ou seria alguma config no amplimax ? A cidade é Santa Luzia PB

    Amigo. Dê uma pesquisada melhor. Não é possível que na localidade tenha 4G e não tenha 3G, pois muitos equipamentos não possuem capacidade VoLTE. Então é obrigatório a presenta de 3G juntamente com o 4G.

    Dê um reset no seu Amplimax e se ele está ligado a uma antena externa, tenha certeza de que a luz da antena externa esteja ativa.
    Se você possuir uma antena externa, ela é específica pra 700Mhz? É genérica ou multibanda?

    Fixe ele em somente 3G para testar, pois ele estando em 4G, quando estiver em chamada ele vai obrigatoriamente rebaixar para 3G, que provavelmente estará em 850Mhz.

    Verifique o alinhamento da antena externa. O alinhamento em 700/850/900Mhz nem sempre é direcionado pra torre (principalmente em regiões montanhosas/com morros), sendo necessário orientar a antena para a posição de melhor sinal e não diretamente pra ERB.

    Verifique se o sinal do seu Amplimax não está abaixo de -95dBm. Sinal menor (tipo -100dBm) podem gerar problemas nas ligações.

    Citação Postado originalmente por Zehguleba Ver Post
    Pessoal

    Contudo o amplimax tem a função voLTE , o que no meu entender deveria fazer funcionar a ligação de voz sobre a rede 4g da tim.
    O Amplimax tem essa função mas ela não está ativa. Então no momento das ligações ele vai rebaixar a rede para 3G obrigatoriamente.

  4. #404

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Verifique o alinhamento da antena externa. O alinhamento em 700/850/900Mhz nem sempre é direcionado pra torre (principalmente em regiões montanhosas/com morros), sendo necessário orientar a antena para a posição de melhor sinal e não diretamente pra ERB.
    Vi também num vídeo, que essas antenas yagis que possui um refletor, não obrigatoriamente tem que ficar apontada com os seus elementos na posição vertical, e dependendo do local ela pode ficar ajustada com os seus elementos um pouco na posição perpendicular direita ou esquerda para obter melhor sinal, e isso vale também quando se corta a maioria dos seus elementos e se adapta numa parabólica.

  5. #405

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    É uma yagi de 900 mhz 14 dbi

    Na verdade eu tinha comprado ela anteriormente para usar com um celular rural

    Agora que compramos um amplimax pensei em utilizar ela pra funcionar com internet também.

    Na região só tem claro 3g, porém o sinal no local não é muito bom, o que faz que mesmo com a antena externa fique um pouco instável.

    Porém ao realizar a busca fácil identifiquei que tinha Tim lte 700 mhz. Instalei um chip da tim e pega o 4g muito bem, mas só que dava problema da ligação de voz.

    Hoje fiz um teste coloquei o amplimax num local sem a antena de 700 mhz, apenas com a antena do próprio aparelho. Quando procurou o sinal da tim apareceu o 3g em 2100 mhz , então possivelmente a antena externa de 700 não estava conseguindo receber o sinal de 2100.

    Fiz um teste e funcionou a ligação (vi que o aparelho mudou a frequência de 700 para 2100). Contudo ainda está instavel, pois tentei ligar de novo e não consegui .

    Como hoje não tinha mais muito tempo, Daqui uns dias volto no sítio e tento fazer um novo teste.

  6. #406

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Zehguleba Ver Post
    É uma yagi de 900 mhz 14 dbi

    Na verdade eu tinha comprado ela anteriormente para usar com um celular rural

    Agora que compramos um amplimax pensei em utilizar ela pra funcionar com internet também.

    Na região só tem claro 3g, porém o sinal no local não é muito bom, o que faz que mesmo com a antena externa fique um pouco instável.

    Porém ao realizar a busca fácil identifiquei que tinha Tim lte 700 mhz. Instalei um chip da tim e pega o 4g muito bem, mas só que dava problema da ligação de voz.

    Hoje fiz um teste coloquei o amplimax num local sem a antena de 700 mhz, apenas com a antena do próprio aparelho. Quando procurou o sinal da tim apareceu o 3g em 2100 mhz , então possivelmente a antena externa de 700 não estava conseguindo receber o sinal de 2100.

    Fiz um teste e funcionou a ligação (vi que o aparelho mudou a frequência de 700 para 2100). Contudo ainda está instavel, pois tentei ligar de novo e não consegui .

    Como hoje não tinha mais muito tempo, Daqui uns dias volto no sítio e tento fazer um novo teste.
    Vixxxx
    Se você está utilizando antena de 900Mhz para captar 4G em 700Mhz e o 3G é 2100Mhz tá virado numa salada!

    Você não pode dizer que essa antena de 900Mhz é de 700 nem de longe (apesar de ela pegar alguma coisa)

    O correto é adquirir uma antena de 700Mhz Aquario CF720.

    Reitero para travar o Amplimax em 3G no local onde ele está e verificar se há registro na rede e se houver verificar a frequencia.

    Se só houver 3G em 2100Mhz será necessario fazer um acoplamento de 2 antenas ao sistema para ele, possivelmente, funcionar.

  7. #407
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Onde moro, o município sede deve ter uns 11 mil num total de 8 mil.
    Claro e Tim possuem rede 2G, 3G e 4 G mas cobertura da Claro em 4G é maior e velocidade maior e por sua vez a cobertura em 3 G é menor.
    Tim e Vivo por enquanto alcançam 20 km, mas logo logo cairá para 15 km ou menos; Claro uns 12 km enquanto a Oi mal chega a 3 km com antena externa.

  8. #408

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    A sua situação é um pouco parecida com a minha. No meu caso, só pego 4G da TIM em 700Mhz.
    Logo, é somente Dados. Não recebe SMS e nem faz ligações de voz. Pois aqui o VoLTE ainda não está ativo.
    Certamente aí, o VoLTE também ainda não está em funcionamento.

  9. #409

  10. #410

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Note de Repúdio contra a TIM.

    Até o dia 06/04/2019, usava o plano pré pago TIM PRÉ TOP. Como é tudo bloqueado no firewall do Mikrotik e liberado somente Facebook e Whatsapp, que por sua vez não consomem da franquia do plano. Meu consumo de Internet dava em média 6% da franquia durante o mês todo.
    Fato este que já era esperado, já que só usava as redes sociais liberadas pela TIM.
    No dia 06/04/2019, pensando em melhorar e sistema de internet, ativei o plano pós pago Controle Smart. O qual dá direito a várias redes sociais sem consumir da franquia (Instagram, Telegram, facebook, Whatsapp, etc.).
    Hoje, 14/04/2019, exatos sete (07) dias após a ativação do plano, já foram consumidos 25% da franquia. Detalhe, nesses sete dias, não alterei em nada o Mikrotik. Ou seja, ainda continua tudo bloqueado, estão usando somente Facebook e Whatsapp, igualmente como era antes no plano pré pago.
    E claro, em contato com a TIM , a mesma não sabe dizer o motivo do consumo e tão pouco o que está sendo consumido.
    Desculpem meu desabafo, mas não é a primeira vez que tenho o mesmo problema com a TIM. Certamente estarei cancelando o plano Controle e voltando para o pré pago.

  11. #411

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Sérgio, eu tenho as 4 (Claro, Oi, Tim, Vivo). Todas dão problemas. Mas nenhuma me deu tanto problema quanto a vivo. Reclame no www.consumidor.gov.br

  12. #412
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    sergios; no ano passado meu filho passou perrengue com a Tim começando com um valor e vai aumentando, aumentando( plano controle) reclamou na operadora e pronto, resolveram o caso. Número bloqueado mas fatura continuou chegando.
    Reclamou, reclamou até que liberaram( Oi costuma fazer o mesmo), fez a portabilidade com a Claro, logo ofereceram um plano melhor e mais barato mas recusou. Por ora segundo ele não tem o que reclamar a respeito da Claro.

    Semana passada( 4ª) coloquei R$ 10,00 em créditos com a vivo, domingo precisei de fazer a ligação; sumiram com meus créditos ( 10) por conta da internet mesmo que não usei e o restante do mês passado; Meu pós da Claro é barato mesmo com R$ 135,00 de média, por que não passo raiva, gasto menos dados do que a Vivo mesmo usando. Internet fixa estava com problemas, e por uns dois dias usei integralmente rede de dados da Claro.

    Tive planos da Oi, Claro, Vivo, Tim tipos desses modelos que precisam adicionar créditos em período específicos. na média tenho como conclusão:
    a partir do celular
    Oi: prioriza ligações locais e fixos, seu atendimento é muito ruim. velocidade de internet é a pior de todas.
    Claro: ligações DDD possui um custo bem próximo do fixo, velocidade de internet é boa.
    Vivo: possui larga cobertura, mas seu custos são altos, se bobear se o aparelho se comunicar com a ERB diferente é taxado, outro DDD nem pensar.
    Tim: possui boa cobertura, seus custos são razoáveis, DDD diferente outros estados e outra operadora prepare o bolso.
    Isso é pelo pré-pago ou controle na casa dos R$ 30,00.
    Plano controle a partir dos R$ 50,00 ou pós-pago qualquer operadora já nos dão um serviço diferenciado conforme a modalidade ou escala de valores. Na Claro achei interessante o passaporte Américas, Europa ou Mundi este com mais de 70 países caso esteja em viagem no exterior ou costume viajar, acho que é como se fosse um chip internacional.

    Particularmente, o serviço de atendimento da Claro é melhor, posso reclamar pelo facebook, telefone, chat on-line etc. pelo menos no meu plano consigo ligar e requisitar serviços de outras operadoras, mas faço somente para meus clientes e parentes e amigos que esses não tem jeito.
    Minha ex tem plano controle da Tim, oferece apena 25 minutos para outras operadoras e mesmo DDD, melhor ter os 121 que pode cair para 91 ou 99 e ligações ilimitadas; a Claro já oferece com 49,99 com descontos no plano controle, no débito automático possui um outro desconto em espécie, outras operadoras dão em franquia de dados.

    A pior desgraça no meio disso tudo, é que a quantidade de dados de uma operadora nunca é a mesma de uma segunda ou terceira operadora; mas o que sei que se a internet for boa ou confiável a quantidade de dados é bem proxima da real.

  13. #413

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    sergios; ...Por ora segundo ele não tem o que reclamar a respeito da Claro.
    Uso a Claro em meu número pessoal. Também não tenho do que reclamar.
    Uso a TIM para um caso específico, e uma localidade onde só pega a TIM.
    Na minha concepção em relação a TIM, é bem melhor pagar um pré-pago de R$60,00 do que um controle de R$50,00.
    Pois em um pré-pago você pode sair a qualquer momento e a TIM com "receio" disso, não te sacaneia. No Controle, a TIM sempre te sacaneia.
    Por todo o período que tive a TIM como pré-pago, tudo funcionou muito bem. Em sete dias como Controle, é só dor de cabeça.

  14. #414

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Algumas novidades:

    Vivo mostra soluções de IoT que usam rede de 450 MHz
    http://www.telesintese.com.br/vivo-m...de-de-450-mhz/


    Oi testa uso do espectro de 450 MHz em fazenda no MT
    http://www.telesintese.com.br/oi-tes...fazenda-no-mt/

  15. #415

    Padrão

    Apenas informando a situação atual do meu Amplimax.

    Nesse final de semana prolongado, viajei até a localidade onde tenho um Hotspot, pra fazer algumas melhorias no Mikrotik e Amplimax.
    Percebi que a internet estava muito lenta. Download dava no máximo 3MB no Amplimax.
    Não satisfeito, fui até a cidade (18km) onde está a ERB. Adivinhem, lá a TIM estava pior no meu celular do que no Amplimax.
    Achei esse fato interessante. O Amplimax ter melhor relação, distante 18km, do que o celular na cidade.
    Conforme podem ver na imagem, o ping é muito alto. Mas isso é esperado, pois a alta latência em rede de dados 4G é normal.
    O que me incomoda é a perda de pacotes.

    Ao lado disso, consegui o acesso remoto via Mikrotik.
    No Mikrotik de casa, criei um servidor VPN, e no Mikrotik onde está o Amplimax, fiz o cliente VPN.
    Pronto, agora de casa acesso a rede do Hotspot.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik-ping.JPG
Visualizações:	83
Tamanho: 	86,4 KB
ID:      	69555

    OBS.: O VoLTE de fato ainda não funciona aqui na Região Norte. Mas no site da TIM informa que já está em funcionamento.
    Última edição por sergios; 22-04-2019 às 16:17.

  16. #416

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    A questão não é a região norte. É a cidade propriamente dita. Em que cidade está o hotspot ?

  17. #417

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    A questão não é a região norte. É a cidade propriamente dita. Em que cidade está o hotspot ?
    É a cidade de Vigia - PA, ela está relacionada como as que já possuem VoLTE.

  18. #418

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Reclame então a anatel e no consmidor.gov.br
    É possível que na ERB em questão ainda não esteja funcionando, somente na ERB no centro da cidade.
    Ou o amplimax não consiga usar o VoLTE, uma vez que não foi (ainda) homologado.

  19. #419
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Cobertura da rede 4G Tim aqui é mais que horrível, enquanto a Claro 4G é melhor do que 3G no perímetro urbano. Oi ontem( primeira vez que testo) em 3G não funcionou de forma alguma. Fico só imaginando quando começarem a desligar a rede 2,5G ou GSM por que em muitas cidades a Oi tem somente GSM enquanto a Vivo, Tim e Claro estão se preparando para 4G e até mesmo 5G. América Movil( Claro) fez contratos até para futuras gerações superiores.
    Oi está virando uma massa falida que ninguém quer; como por lei nenhuma das três podem assumir a companhia( metade mais 1 de domínio de mercado).

    Em meu celular se estiver perto da torre até 50 metros é uma porcaria, afastando até 500 ou 1000 metros fica excelente( -80 a -90 dBm) e 700 MHz da Tim poucos funcionam e nestes dias toda a rede de internet está ruim.

  20. #420

    Padrão

    Olá amigos, estou pesquisando as possibilidades de melhorias (em um futuro não muito distante) do sinal do Amplimax, e encontrei (até o momento) duas alternativas:
    Lembrando que atualmente tenho uma antena de 20dBi da Aquário de 700Mhz, e o sinal da TIM 4G está entre 54% - 60% no Amplimax.

    1 - Antena da Foxtell
    R$ 299,00
    KIT ANTENA CÚBICA 700 Mhz CONECTOR N - CABO 15mt / 24 dBi
    https://www.foxtell.com.br/kit-anten...5mt-24-dbi-kit
    Essa é a alternativa mais em conta financeiramente. Porém, não sei se vai ter uma melhoria significativa do sinal. Pois a diferença de dBi entre a minha antena e essa da Foxtell é bem pouca.

    2 - Antena parabólica da RC Loja
    R$ 890,00
    ANTENA CELULAR E INTERNET ALTO GANHO 698MHZ A 2700MHZ
    https://www.rcloja.com.br/antena-cel...internet-60dbi


    Estou mais propenso a aderir a esta alternativa. Pois percebo que terá melhor aumento do sinal. Porém, com algumas ressalvas:
    • Tenho receio em colocar uma antena parabólica em uma mastro de 1 ou 2 polegadas, a 9m de altura (como já está minha antena atualmente). Refiro-me ao tamanho da parábola, seu peso e resistividade a ventos fortes.
    • Não penso em comprar a antena da RC Loja, e sim, usar a ideia e montar conforme minhas necessidades. Mas até o momento não encontrei parábola de 1m ou 1,5m que seja leve e resistente.
    • Não tenho conhecimento prático dos painéis setoriais que ficam na parabólica. Se são de confiança, se realmente atuam na frequência desejada.

    Aguardo vossos questionamentos e principalmente de quem já tem experiência em um dos cenários acima.