+ Responder ao Tópico



  1. #381

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Sergio, depende do local.
    Por exemplo, aqui no Rio, RJ, a tim tem VoLTE em todas as bandas 4G

    A claro está com UMA antena com VoLTE ligado em Ipanema, que é o 2°, 3° ou 4° bairro mais caro da cidade.
    Mas só um conhecido "achou" o sinal
    (Pois é pós-pago e comprou esse S10 na Claro)

    Está lá no (forum) adrenaline.

    https://adrenaline.uol.com.br/forum/...07361/page-478

  2. #382

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, na verdade a população de pequenas cidades do interior do Brasil, onde não existe transmissão de tv analógica e somente recepção de tv por parabólica estão de parabéns, pois a 4G em 700Mhz já chegou por lá, enquanto isso, cidades de porte médio da região norte-nordeste que possuem sinal de tv terrestres irão ter que esperar o cronograma de desligamento do sinal analógico para poder receber o sinal 4G em 700Mhz. Quando isso acontecer, a 5G já foi implantada no Brasil!

  3. #383

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Quando isso acontecer, a 5G já foi implantada no Brasil!
    Ou não.

  4. #384

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Sergio, depende do local.
    Por exemplo, aqui no Rio, RJ, a tim tem VoLTE em todas as bandas 4G

    A claro está com UMA antena com VoLTE ligado em Ipanema, que é o 2°, 3° ou 4° bairro mais caro da cidade.
    Mas só um conhecido "achou" o sinal
    (Pois é pós-pago e comprou esse S10 na Claro)

    Está lá no (forum) adrenaline.

    https://adrenaline.uol.com.br/forum/...07361/page-478
    Exato. Depende muito da região e da loucura da operadora.
    Faço serviços em uma cidade no Paraná que possui 3 torres da TIM. Todas operam 4G com VoLTE.
    A urbana em 1800Mhz e as duas rurais, uma o 4G opera em 850Mhz junto com o 3G e outra a 17km opera em 700Mhz.

    O correto é sempre fazer teste de campo.

  5. #385

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Ou não.
    Sem falar ainda que, em muitas cidades terão que se contentar com 4G em apenas 2600Mhz, alcançando míseros 5 km!

  6. #386

  7. #387

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Criou-se tanta expectativa a respeito de frequência de 700Mhz, devido a alta capacidade de penetração de sinal em longas distâncias, mas não adiantou muita coisa, não, pois a operadora diminui a potência de transmissão, ao ponto da frequência de 850Mhz em 3G predominar sobre a 4G em 700Mhz.

  8. #388

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Em algumas localidades temos 4G em 850.
    E parece que o Amplimax vai ter também.

  9. #389

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Em algumas localidades temos 4G em 850.
    E parece que o Amplimax vai ter também.
    Já testei. Após a última atualização o Amplimax funciona o 4G em 850Mhz que é uma beleza!!!

  10. #390
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, Claro aqui é 2600 MHz e a Tim em 1800/1900 na torre da Oi. Por incrível que pareça a Tim mal chega a 2 km enquanto a Claro consegui 5 a 8 km de visada no celular. Mas dentro do perímetro urbano Claro tem muitos pontos cegos e o sinal não chega dentro de nenhuma agência bancária, correios e agência lotérica.

  11. #391

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, Claro aqui é 2600 MHz e a Tim em 1800/1900 na torre da Oi. Por incrível que pareça a Tim mal chega a 2 km enquanto a Claro consegui 5 a 8 km de visada no celular. Mas dentro do perímetro urbano Claro tem muitos pontos cegos e o sinal não chega dentro de nenhuma agência bancária, correios e agência lotérica.
    Um usuário de um Amplimax diz que está a 22km em linha reta da torre da operadora com sinal 3G em 850Mhz e 4G em 700Mhz, e por incrível que pareça, a 4G em 700Mhz não segura o sinal, funcionando horas sim e horas não, e apenas a 3G funciona permanentemente. Se configurar o aparelho para apenas 4G fica sem sinal. A 4G só funciona bem quando o céu tá nublado.

  12. #392

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Um usuário de um Amplimax diz que está a 22km em linha reta da torre da operadora com sinal 3G em 850Mhz e 4G em 700Mhz, e por incrível que pareça, a 4G em 700Mhz não segura o sinal, funcionando horas sim e horas não, e apenas a 3G funciona permanentemente. Se configurar o aparelho para apenas 4G fica sem sinal. A 4G só funciona bem quando o céu tá nublado.


    Alguém sabe dizer se galhos e árvores grandes atrapalham o desempenho de uma antena? Lembro que atrapalhavam bastante o funcionamento da parabólica, precisando cortar de tempos em tempos, mas fiquei na dúvida agora pois meu elsys 3g está ligado bem do lado de uma árvore imensa.

  13. #393

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Alguém sabe dizer se galhos e árvores grandes atrapalham o desempenho de uma antena? Lembro que atrapalhavam bastante o funcionamento da parabólica, precisando cortar de tempos em tempos, mas fiquei na dúvida agora pois meu elsys 3g está ligado bem do lado de uma árvore imensa.
    Qualquer obstáculo, principalmente edificações, atrapalha a relação do sinal. Mesmo que não esteja na linha de visada, atrapalha.
    Procure saber sobre Zona de Fresnel.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_de_Fresnel

  14. #394
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, como trabalhei com penetração no ambiente em RF vamos lá, meio técnico mas posso estar errado.

    700 MHz vai exigir uma antena relativamente grande, largura de banda estreita( 10 MHz) até menos na real, potência maior e menos usuários alocados nesta faixa ou canal. o mesmo até na faixa de 950 MHz..

    1700, 1800, 1900 Mhz, largura de banda maior( 20 MHz), digamos que pode permitir o dobro de usuários na mesma faixa/canal.

    2100, 2400, 2500, 2600 MHz, largura de banda maior ainda( 40 MHz), acho que dá para ir até pouco mais de 100 MHz; mas permite conexão de 100 Mbps.

    3500 MHz: prevista para 5 G, provavelmente largura de banda 500 MHz ou mais e conexão de 1Tbps; é o que dizem. Existem estudos para que seja utilizado a faixa de 4 a 6 GHz mas ainda utilizados nos satélites domésticos.

    No meu entender, 700 MHz deveria ser usado somente para chamadas de voz que ocupa apenas 20 ou 25 KHz de banda em sistema analógico. Só que nossos dispositivos, se não detectar sinal 3 G ( 850 a 2100) ou 4G( 1800 a 2600) acho que 700 MHz fica inativo.
    Na tela do meu celular, em repouso fica sempre 4G inclusive navegando na internet; mas na chamada de voz cai para 3G ou H; dois pontos da cidade pega somente 3G e na chamada de voz cai para G no caso 2G ou gsm. Claro funciona com 1800 em 2G e 3G e 2600 em 4G, a Tim 1800 em 2G e 850/1800 em 3G, em 4G é 1900 mas cobertura ruim. Oi em 1800 2G/3G e Vivo em 900 para 2G e 850 para 3G.
    Tudo leva a indicar que teremos que usar largura de banda nas antenas cada vez maiores ou poderemos usar diversas antenas com combinadores e pigtail para cada faixa específica, vai exigir muito cálculo matemático, dados do fabricante entre outros.
    Em 1994 fiz uma vez, funcionou razoavelmente mas no segundo sistema pelo fato do cabo coaxial ser de um outro fabricante optei por abandonar e olha que era apenas Tx em 250 MHz. Nessa época muitos fabricantes de antenas usavam largura de banda de 5 MHz, pedi para 50 MHz, resolvido o problema.
    Na antenas Yagi para celulares, costumam ser de 50 MHz e raramente chega a 100 MHz, mas acima de 2 GHz é comum encontrar antenas com largura de banda de 200 ou 300 MHz ou até mesmo 500 MHz. Algumas log-periódicas chegam a 4 vezes entre a Fo mais baixa e a mais alta( 700 a 2800) mas normalmente é de 800 a 2400 MHz.

  15. #395

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    3500 MHz: prevista para 5 G, provavelmente largura de banda 500 MHz ou mais e conexão de 1Tbps; é o que dizem. Existem estudos para que seja utilizado a faixa de 4 a 6 GHz mas ainda utilizados nos satélites doméstico.
    Ehhh, se a frequência de 700Mhz em longas distâncias já tá deixando a desejar, então, essa 5G em 3.5Ghz a 10 Km de distância com antena, nem sonhando mesmo!

  16. #396
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Será algo em torno de 3 a 5 km no máximo. Na realidade a Oi aqui só alcança 2 km dependendo do celular em 1800 MHz, enquanto a Tim chega ao dobro na mesma faixa, na mesma torre e 15 metros mais baixo.
    Alcance estimado do celular para a ERB é 3 km, no muito 5 km em 900 MHz no meio urbano; por isso a cada 7 a 10 km uma torre, em rodovias pode chegar a 30 km dependendo da altura e densidade demográfica.

  17. #397

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, que me dizem deste repetidor ?
    https://s.click.aliexpress.com/e/6jZeK5K
    Eu sempre digo, do que seria a vida do dia-dia das demais nações mundiais se não fosse os chineses e suas inovações tecnológicas no campo da elétrica, informática, eletrônica, etc!

  18. #398

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Oi pessoal tenho acompanhado esse tópico já a algum tempo, pois tenho um amplimax e uso a Oi 3g aqui na minha cidade em 2100 a 5km da torre com 60% de sinal. Anteriormente usava um ZTE com antena externa e a potência do sinal era menor. O amplimax tem uma sensibilidade ótima, inclusive consigo pegar sinal refletido de um morro próximo da minha casa do lado oposto a cidade vizinha a 20 km. Chega 3g da claro 850 30% e navega normal. 3g da Oi, Tim, Vivo e da Nextel entre 15% e 25% e não navega. O 4g da Tim e Vivo chega em torno de 40 a 60%. Fiz o teste com a Tim, onde percebi uma velocidade horrível e só conecta se deixar habilitado apenas o 1800 mhz. Não testei a Vivo! Estou aguardando a entrada do 700 mhz, o sinal de Tv analógico foi desligado aqui na região noroeste fluminense no final do ano passado.

  19. #399

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mozer Ver Post
    Oi pessoal tenho acompanhado esse tópico já a algum tempo, pois tenho um amplimax e uso a Oi 3g aqui na minha cidade em 2100 a 5km da torre com 60% de sinal. Anteriormente usava um ZTE com antena externa e a potência do sinal era menor. O amplimax tem uma sensibilidade ótima, inclusive consigo pegar sinal refletido de um morro próximo da minha casa do lado oposto a cidade vizinha a 20 km. Chega 3g da claro 850 30% e navega normal. 3g da Oi, Tim, Vivo e da Nextel entre 15% e 25% e não navega. O 4g da Tim e Vivo chega em torno de 40 a 60%. Fiz o teste com a Tim, onde percebi uma velocidade horrível e só conecta se deixar habilitado apenas o 1800 mhz. Não testei a Vivo! Estou aguardando a entrada do 700 mhz, o sinal de Tv analógico foi desligado aqui na região noroeste fluminense no final do ano passado.
    Ehhh, com certeza a Elsys deixou os concorrentes comendo poeira nesse seguimento!

  20. #400

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Será algo em torno de 3 a 5 km no máximo. Na realidade a Oi aqui só alcança 2 km dependendo do celular em 1800 MHz, enquanto a Tim chega ao dobro na mesma faixa, na mesma torre e 15 metros mais baixo.
    Alcance estimado do celular para a ERB é 3 km, no muito 5 km em 900 MHz no meio urbano; por isso a cada 7 a 10 km uma torre, em rodovias pode chegar a 30 km dependendo da altura e densidade demográfica.
    A frequência de voz em 900 Mhz tem um alcance muito maior que a 2100 Mhz, por exemplo. A Tim chega com 90% de sinal em 2g e navega do EDGE em 900, enquanto o 3g não pega, raramente o sinal entra e logo em seguida some, na prática não funciona. O sinal vem da mesma antena, vejo apenas a parte superior da torre onde estão as antenas setoriais, e um deles está apontado direto pra mim a 5 km de distância sem obstáculos.

    O que me intriga em relação ao 3g é que a Oi com a torre mais baixa uns 30m, eu não vejo a torre de onde moro, o sinal 3g na faixa de 2100 chega em alguns pontos no lado externo, como na varada, permite navegar no smartphone mesmo tendo alguma oscilação, enquanto o 3g da Tim não pega. O setor da Oi também está apontado na minha direção. A única diferença pode ser potência das antenas setoriais ou o fato da Oi operar com a tecnologia UMTS e a Tim HSPA!!! Existe diferença de alcance em relação a essas tecnologias?

    Já em relação ao sinal 2g GSM da Oi em 1800 Mhz, chega com a mesma intensidade da Tim no lado externo, a Tim ganha dentro de casa com seu sinal de 900 Mhz, enquanto o GSM da Oi em 1800 Mhz chega não pegar nada em alguns cômodos!

    Em relação ao 4g o sinal em 1800 Mhz da Tim não chega na minha casa no smartphone. Acredito, não tenho certeza, que eles compartilham rede com a Vivo que possui a torre mais baixa de todas e seu sinal também não chega aqui. A Vivo pega apenas o 2g que usa a faixa de 900 Mhz. O sinal 4g de ambas abrange apenas metade da cidade cede do município que tem apenas 7.000 habitantes, sendo metade na área rural. Em apenas metade da cidade que tem cerca de 3.500 habitantes pega sinal 4g. A única explicação para isso é que o sinal 4g está sendo transmitido apenas de uma antena setorial que está apontada na direção oposta de onde moro. Parece inacreditável , mas é verdade. Se fosse usado uma antena omini cobriria a cidade inteira que tem pouco mais de 1 Km!!!