+ Responder ao Tópico



  1. #341

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    No hotspot que fiz, usando o 4G da TIM, estou percebendo que provavelmente a TIM está bloqueando minha conexão, sem derrubar a conexão.
    No Amplimax está tudo ok, tudo indicando o sinal de 4G. Mas ninguém consegue navegar.
    Não tenho como afirmar. Pois não estou na localidade onde isso ocorre. Mas presumo que seja isso.
    Alguém já passou por algo parecido?
    Olá amigos,
    Somente para informar qual era o problema e o que foi feito.

    Este fim de semana, fui na localidade e me deparei com:
    - Uma fonte PoE queimada.
    Provavelmente pelas constantes variações de energia.
    - O cabo do Amplimax estava no Mikrotik.
    Meu "ajudante" trocou e não soube colocar no local correto.
    - O cabo do Mikrotik estava no Amplimax.
    Meu "ajudante" trocou e não soube colocar no local correto. II
    - Mikrotik desconfigurado.
    Provavelmente pelas constantes variações de energia.

    Procedimentos:
    Fiz o aterramento, troquei toda a fiação elétrica, comprei um nobreak APC 400VA.
    Depois de um dia de trabalho, reset de fábrica Amplimax e Mikrotik. Configurei tudo novamente.
    Pronto, tudo normal e operante sem interrupções até o momento.

    Detalhes:
    O APC400 VA é muito bom. No domingo, por várias vezes ele entrou em ação, não por falta de energia, e sim pelas constantes variações de energia. Foi o R$400,00 mais bem gasto
    No plug do nobreak, estou usando um Clamper Pocket.
    Como levei somente uma vara de 3m para o aterramento, o mesmo não ficou 100%. Na verdade, longe disso.
    Fazendo medições no Multímetro, Fase/Neutro = 117V, Fase/Terra = 140V, Terra/Neutro = 22V.
    Nunca vi um aterramento tão fora dos padrões. No final do mês estarei levando mais três varas de aterramento.

    Ainda bem que não era a TIM barrando as conexões.
    Muito obrigado a todos pelas colaborações e ajuda.

  2. #342

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Nunca irei entender como um repetidor de sinal de celular é de uso restrito das operadoras, e o mesmo é homologado por dona ANATEL, pode ser comercializado e não ter nem mesmo meios de legalizar o seu funcionamento!
    Na verdade eles são homologados para que as operadoras possam importar.

    Tem regras pra repetidores de uso doméstico, uma é que o sinal repetido não exceda os limites da edificação, seu ganho em downlink só pode ser de no máximo 70dB e a potência irradiada não pode ser superior a 500mW.

    Qualquer um pode importar e homologar repetidores de diversos ganhos e potência.
    O que muda é quem pode usar e onde podd usar.

  3. #343

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    - Mikrotik desconfigurado.
    Provavelmente pelas constantes variações de energia.
    Com certeza! Eu tinha uma internet da OI, e não conseguia acessar página de internet nenhuma, ficava dando erro de servidor. O técnico da OI falou que o modem estava parcialmente desconfigurado, devido oscilação de tensão na rede elétrica.

  4. #344

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Detalhes:
    O APC400 VA é muito bom. No domingo, por várias vezes ele entrou em ação, não por falta de energia, e sim pelas constantes variações de energia. Foi o R$400,00 mais bem gasto .
    Existe também no-break's com entrada para bateria externa, ele vem com um cabo adaptador!

  5. #345

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Um detalhe que fiquei intrigado.
    De todas as fontes, Amplimax, Mikrotik, CPE TPLink. Em nenhuma delas tem o pino do aterramento.
    Espero que somente o Nobreak aterrado faça o trabalho das fontes que não tem aterramento.

  6. #346

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Um detalhe que fiquei intrigado.
    De todas as fontes, Amplimax, Mikrotik, CPE TPLink. Em nenhuma delas tem o pino do aterramento.
    Espero que somente o Nobreak aterrado faça o trabalho das fontes que não tem aterramento.
    As fontes Ubiquiti e das CPE210 e CPE510 da TPLink tem, mas o projeto da fonte não permite um aterramento tão bom. É mais para descargas da carcaça interna da fonte do que proteção contra raios.

    Se você quer um aterramento bom, além desse Clamper Pocket (de 3 pinos suponho), re-aterre o neutro da rede próximo a instalação e utilize um Clamper de linha de fase.

    Desse modelo, caso use em quadro de disjutor:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01-CLAMPER-VCL-Slim-275-20kA-798x796.jpg
Visualizações:	79
Tamanho: 	154,3 KB
ID:      	69507

    Ou desse modelo externo que prensa cabos flexíveis:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bb7c018629c2bbcf7c819e50a359b923.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	17,9 KB
ID:      	69508

  7. #347

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Clamper Pocket (de 3 pinos suponho)
    Sim, esse mesmo.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    ... re-aterre o neutro da rede próximo a instalação e utilize um Clamper de linha de fase.
    Aqui na Região Norte, o aterramento tem que ser do tipo TT. Ou seja, o neutro aterrando antes do quado de energia, e outro aterramento separado para a residência, após o quadro.
    O DPS é comumente utilizado entre Fase e Terra (da residência).

    Isso é aqui na capital. No interior, essas coisas não existem

  8. #348

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, um instalador instalou uma interface de celular em cima de uma montanha, e instalou um pára-raios acima da antena e no mesmo mastro, e uma pessoa reprovou aquele pára-raios no mesmo mastro da antena, alegando que não adiantaria, pois se caísse um raio ali, queimaria os equipamentos do mesmo jeito, e que o pára-raios tinha que ser instalado a 10 metros de distância do local de instalação em um mastro independente. Eu perguntei a essa pessoa já que não é correto, então porque nas torres de rádios e telefonia, o pará-raios fica preso na própria torre, e não obtive resposta. O que vocês acham?

  9. #349

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, um instalador instalou uma interface de celular em cima de uma montanha, e instalou um pára-raios acima da antena e no mesmo mastro, e uma pessoa reprovou aquele pára-raios no mesmo mastro da antena, alegando que não adiantaria, pois se caísse um raio ali, queimaria os equipamentos do mesmo jeito, e que o pára-raios tinha que ser instalado a 10 metros de distância do local de instalação em um mastro independente. Eu perguntei a essa pessoa já que não é correto, então porque nas torres de rádios e telefonia, o pará-raios fica preso na própria torre, e não obtive resposta. O que vocês acham?
    Acho que o cara é louco.
    O que tem de ter é um isolamento e separação vertical entre o sistema pára raios e os equipamentos (antena, etc). Deve ter um bom sistema de descarga (fio de cobre condutor, barras de aterramento seriadas).

    Quando se fala em aterramento contra descargas atmosféricas aqui no fórum, eu sempre digo que o raio é preguiçoso! Ele vai procurar o caminho mais fácil de descarregar. Se não tiver aterramento ele vai buscar tudo que é metálico.

    Colocar o pára raios a 10mts, pode acontecer várias coisas. As mais comuns são: A descarga se dividir em 2. A descarga gerar estática e passar pela instalação.

  10. #350

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    O raio pode cair até à 5Km de distância, e mesmo assim pode causar danos aos equipamentos.
    Pode ficar no mesmo mastro, mas o cabo tem que ser separado com isoladores.

  11. #351

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Acho que o cara é louco.
    O que tem de ter é um isolamento e separação vertical entre o sistema pára raios e os equipamentos (antena, etc). Deve ter um bom sistema de descarga (fio de cobre condutor, barras de aterramento seriadas).

    Quando se fala em aterramento contra descargas atmosféricas aqui no fórum, eu sempre digo que o raio é preguiçoso! Ele vai procurar o caminho mais fácil de descarregar. Se não tiver aterramento ele vai buscar tudo que é metálico.

    Colocar o pára raios a 10mts, pode acontecer várias coisas. As mais comuns são: A descarga se dividir em 2. A descarga gerar estática e passar pela instalação.
    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    O raio pode cair até à 5Km de distância, e mesmo assim pode causar danos aos equipamentos.
    Pode ficar no mesmo mastro, mas o cabo tem que ser separado com isoladores.
    Ok!

  12. #352

  13. #353

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Interessante. Espero que façam conforme anunciado.
    A TIM lançou um comunicado, onde anunciava todas as cidades que já estavam operando o VoLTE. Entre elas, algumas cidades aqui do interior do Pará.
    Achei estranho, pois o VoLTE vai entrar em funcionamento na Região Norte somente em 2020. E de fato, passei em uma das cidades citadas, e nada de VoLTE em funcionamento.

  14. #354
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48; o ex presidente Temer sancionou a lei e mantido pelo Bolsonaro que nas comunidades rurais, povoados e assentamento que tenham telefone público e sem sinal de celular sejam instalados antenas de celular 3G ou 4G em substituição aos velhos orelhões que mais não funciona do que funciona. Quando funciona não se acha cartão para comprar, de nada adianta... acho vergonhoso atualmente precisar fazer ligação a cobrar.

    ANATEL já alertou para a possibilidade que todos os municípios do país tenham ao menos 4 operadoras( Vivo, Tim, Claro, Oi) podendo no meio dela entrar Correios e Nextel. Em cidades que não tenham as 4 operadoras, terá roaming entre redes( acho uma boa); acredito que isso pode baratear o custo dos seguros de carga contemplando cerca de 1500 municípios pelo menos.
    Em casos de desastres como Mariana e Brumadinho, as operadoras permitiram para que se façam roaming entre as redes, isso pode facilitar a localização de desaparecidos. Um processo que poucos países permitem esse sistema possa ser ativado sem interferência judicial.

    Numa comunidade com 100 casas, mais ou menos 200 ou 300 pessoas, em dias esporádicos pode chegar a 1000 pessoas por conta de festas religiosas ou juninas e apenas um orelhão, com celular na localidade pode dobrar ou triplicar no ano seguinte.
    Um provedor se arriscou para colocar wi-fi numa comunidade para evento de São João, normalmente 200 a 400 pessoas, com isso aumentou para cerca de 600 no primeiro ano; acho que mantém essa média por que celular só pega por meio de antena externa e específica, tendo redes de celulares pode dobrar. Isso também seria turismo rural, movimenta economia local ainda que sanzonal e se cada um gastar 5 Reais de média, 1 Real é imposto por ser comércio informal e sendo formal é um pouco menos por serem MEs ou MEI.

    Desde o seu lançamento repetidores de sinal de celular, até mesmo de wi-fi, ou as famosas sky-gato sempre fui contra( wi-fi é devido a poluição de RF). No fundo ninguém ganha, investir em equipamentos de qualidade é muito melhor. Trina anos atrás ia em fazendas que tinham torres de 40, 50, até 120 metros de altura para ter uma ou duas linha fixas. Hoje para montar uma torre de 10 metros, reclama meio mundo e no meio rural precisa de pelo menos 30 metros não tem jeito.
    De acordo com meu filho, deveria ter dois wi-fi uma delas repetindo o sinal. Disse a ele, temos apenas 3 pontos cegos para o Motorola e Samsung seriam 6 que mesmo assim raramente ficamos muito tempo; serviço de dados da operadora cobre perfeitamente nesses locais e acredito que uma antena de qualidade de 5 dBi até menos dá para cobrir tudo com folga. Antenas para HF, VHF e UHF eu era bom apenas o suficiente para o gasto, superava muitos dos colegas; Antena não é simplesmente o cálculo do comprimento, tem a espessura, material, isolante e toda uma mecânica ou arquitetura em sua construção e montagem. Potência máxima irradiada permitida era de 50 watts em HF e 25 watts em VHF e UHF, hoje talvez metade ou menos conforme a aplicação ou finalidade e altura de 25 ou 30 metros em relação ao solo; Lembrando que é potência irradiada de RF, é onde orgãos reguladores de qualquer país pegam pesado.

  15. #355

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48; o ex presidente Temer sancionou a lei e mantido pelo Bolsonaro que nas comunidades rurais, povoados e assentamento que tenham telefone público e sem sinal de celular sejam instalados antenas de celular 3G ou 4G em substituição aos velhos orelhões que mais não funciona do que funciona. Quando funciona não se acha cartão para comprar, de nada adianta... acho vergonhoso atualmente precisar fazer ligação a cobrar.
    Tem reportagem na internet, que a Claro comprou a Nextel!

  16. #356

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Somente informando a minha luta em acessar remotamente o Mikrotik que está atrás do Amplimax.
    Descobri que as operadoras estão praticando CGNAT, que nada mais é do que distribuir o mesmo IP público para vários clientes. Eles roteiam o IP público e distribuem aos clientes um range de IP que geralmente começa com 100.x.x.x. Esse é o meu caso.
    Com CGNAT, é impossível (até o momento) fazer direcionamento de portas, DMZ, etc. Pois não temos acesso ao roteador da Operadora que distribui os IPS CGNAT.

  17. #357
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Sim também li e aguardando a manifestação da ANATEL e o CAD por que não pode ou não poderia ter o domínio superior a 50 % do mercado, não é o caso.
    Esta gigante mexicana ( America movil) controladora da Claro já é maior das américas com quase 300 milhões de clientes e dentre as maiores do mundo em números de clientes; acho que daí surgiu os planos américa, europa e agora o mundi este com R$ 360,00 por ano ou menos de 100 USD, nada mau se morar nos EUA ou Canadá em estiver usando o chip desta lá e precisar de vir ao Brasil pode falar tranquilamente. Antes da implantação do 5G acredito que todas as outras operadoras se unirão para acabar com roaming de estados e logo entre as redes, por que é chato se viaja a trabalho e lá não existe sua operadora sendo obrigados a comprar outra só para poder se comunicar, ou comprar outro chip para não pagar roaming.

    Nos últimos dois anos, pelo menos por aqui com a Claro e Tim instalando a rede 4G, Vivo com 3G( afff) e a Oi que faz muito tempo que tem 3G nunca conseguiu empacar. Assinantes de internet fixa aumentou, não diminuiu como muitos achavam mas poucos assistem a TV exceto para streaming de vídeo ou zona rural. Minha TV se pifar, acho que outra em casa não terei e olha que trabalho com isso kkkkk por que na média são 30 minutos ligados por dia, ontem não ficou 10 minutos, ou seja consumiu mais energia ao ligar( partida) do que ela ligada por esse período.

    Quando tinha somente 3G, consumia cerca de 800 MB de dados com uma franquia de 2 GB; no extrato do mês passado foi 60 MB com franquia de 15 GB e outros tantos para streaming mais os bônus na rede 4 G da Claro; consumi 90 MB em 4 horas na rede 3G da Vivo mas acho que tem a ver com o tipo de plano rsrs.
    Especulações com a Claro não falta; Sky, globo, vivo e agora a nextel( esta provavelmente é real) mas TV Record que o diga enquanto ela briga por fiéis a outra por comunicações kkkkkk

  18. #358

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Sim também li e aguardando a manifestação da ANATEL e o CAD por que não pode ou não poderia ter o domínio superior a 50 % do mercado, não é o caso.
    Não conheço ninguém que use os serviços da NEXTEL, e até mesmo no site dona ANATEL, não consta a maioria das cidades que tem sinal dela!

  19. #359

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Não conheço ninguém que use os serviços da NEXTEL, e até mesmo no site dona ANATEL, não consta a maioria das cidades que tem sinal dela!
    Não confie no site da Anatel. 80% da base de dados sobre sinal de celular informa 2G onde nem é utilizado mais.

  20. #360

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não confie no site da Anatel. 80% da base de dados sobre sinal de celular informa 2G onde nem é utilizado mais.
    É verdade! Uma pessoa comprou uma antena de celular rural baseado em uma das frequências informadas no site da dona ANATEL, e não funcionou; só depois de fazer uma consulta através de um celular rural, descobriu que aquela frequência estava desligada, e somente as outras estavam em funcionamento.