Página 6 de 42 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão

    Olá pessoal, li todo esse tópico e tenho modem zte mf253m na operadora Vivo que bate -89dbm com antena cf820, o 3G a 10 km da cidade oscilando entre 1~4mbps.
    Na busca de sinal também acha a Claro, mas não me lembro de ter testado e na cidade é lento o 3G dela. Claro e Tim tem 4G 1800mhz, Vivo aparentemente só 2600mhz. O meu maior problema hoje na vivo é o preço (10gb R$130, se eu brigar deve cair pra uns R$100) e a Claro oferece 40GB por R$110. A Tim também tem plano bom.

    Dúvidas principais: O amplimax tem maior eficiência que o mf253m? Será que com uma antena parábola ou yagi mesmo poderia captar sinal 1800mhz? Anexo meu relevo com localização. Desde já, agradeço a todos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	278,3 KB
ID:      	68825

  2. #102

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Eu possuo os celulares rurais Aquário CA40-3G e o ProEletronics ProCr 4000.
    Este 4000 possui somente 2G, mas, por ser mais "sensível", capta bem melhor sinal 2G.
    O engraçado é que eu possuo também uma antena da aquário para 1800 MHz de 15 db. Ao conectar a antena, o sinal da "OI" que está em 1800 cai. Os demais, então... Somem por completo. Claro e Tim em 900 MHz e Vivo em 850 MHz.
    Também possuo 2 modens "pendrive" da Huawei.
    Um E3276 e um E8372. Este 8372 capta 4G da Tim e só da tim. O outro nada.
    Tudo isso na área rural entre Domingos Martins e Marechal Floriano, (região serrana do E.S.).
    Só este mês consegui descobrir o por que.
    A antena que fica a cerca de 8 km possui 4G em 700MHz (banda 28) e em 1800 (banda 3 - que meus dois modens não aceitam). Ambos aceitam 4G em 2600MHz (sem sinal lá) e o E8372 aceita o 4G em 700 MHz.
    Última edição por JoaoBC; 05-09-2018 às 01:06.

  3. #103

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por brubruno Ver Post
    Olá pessoal, li todo esse tópico e tenho modem zte mf253m na operadora Vivo que bate -89dbm com antena cf820, o 3G a 10 km da cidade oscilando entre 1~4mbps.
    Na busca de sinal também acha a Claro, mas não me lembro de ter testado e na cidade é lento o 3G dela. Claro e Tim tem 4G 1800mhz, Vivo aparentemente só 2600mhz. O meu maior problema hoje na vivo é o preço (10gb R$130, se eu brigar deve cair pra uns R$100) e a Claro oferece 40GB por R$110. A Tim também tem plano bom.

    Dúvidas principais: O amplimax tem maior eficiência que o mf253m? Será que com uma antena parábola ou yagi mesmo poderia captar sinal 1800mhz? Anexo meu relevo com localização. Desde já, agradeço a todos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	278,3 KB
ID:      	68825
    Em frequência alta com este relevo vai ser difícil. Captar você pode até conseguir, tendo em vista que as ERBs trabalham com potência na casa dos Watts. Porém é muito comum captar o sinal e não acontecer nada. A conexão ser nula, pois a potência dos rádios cliente ficam na casa dos miliwatts.

    Nesses casos é aconselhável a utilização das frequências baixas.

  4. #104

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Eu possuo os celulares rurais Aquário CA40-3G e o ProEletronics ProCr 4000.
    Este 4000 possui somente 2G, mas, por ser mais "sensível", capta bem melhor sinal 2G.
    O engraçado é que eu possuo também uma antena da aquário para 1800 MHz de 15 db. Ao conectar a antena, o sinal da "OI" que está em 1800 cai. Os demais, então... Somem por completo. Claro e Tim em 900 MHz e Vivo em 850 MHz.
    Também possuo 2 modens "pendrive" da Huawei.
    Um E3276 e um E8372. Este 8372 capta 4G da Tim e só da tim. O outro nada.
    Tudo isso na área rural entre Domingos Martins e Marechal Floriano, (região serrana do E.S.).
    Só este mês consegui descobrir o por que.
    A antena que fica a cerca de 8 km possui 4G em 700MHz (banda 28) e em 1800 (banda 3 - que meus dois modens não aceitam). Ambos aceitam 4G em 2600MHz (sem sinal lá) e o E8372 aceita o 4G em 700 MHz.
    Amigo, hoje com esse balaio de gatos que virou essa frequência 4G, os menos atentos e leigos no assunto estão tendo prejuízo, porque acham que a 4G é apenas em 2600Mhz, e estão comprando antenas, roteadores e repetidores de sinal de frequência diferente do que é transmitida na região que moram. Conheço 2 casos: 1º Um internauta relatou que com comprou um repetidor de 2600Mhz, e não está captando sinal, falei a ele que a frequência 4G na cidade dele pode ser outra. 2º uma internauta comprou uma antena de 2600Mhz e não capta sinal a menos de 10Km da distância da torre; orientei-a, que a frequência pode ser outra; dias depois ela me confirmou que era isso mesmo. Tem pessoas querendo captar 4G com roteador de banda única de 2600Mhz, sendo na naquela cidade a frequência é outra.

  5. #105

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Boa tarde. Há umas semanas abri um tópico sobre antena pra usar com roteador 3g, deu tudo certo, a internet está bem melhor e dando até para assistir à netflix.

    A questão é que o roteador 3g atual (huawei B681) está morrendo, nem acende mais as luzes e trava algumas vezes ao entrar nas configurações, além de não ter sinal wifi com muito alcance.

    Pensei em comprar d-link Dwr922 pois ele tem uma antena para o wifi, o que deve tornar o alcance bem maior. Alguém tem alguma experiência com esse modelo ou indica outro mais confiável?

  6. #106

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Vocês sabem me dizer qual smartphone possui mais sensibilidade ? Fizeram um estudo mas com aparelhos de 2016...

  7. #107

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Vocês sabem me dizer qual smartphone possui mais sensibilidade ? Fizeram um estudo mas com aparelhos de 2016...
    Amigo, essa sua pergunta despertou a minha curiosidade também; também quero saber!. A única coisa que sei na verdade é que não são muito bons não. O meu Lg, a 1km em linha reta da torre e com visada, as barrinhas de sinal ficam todas cheias em 3G 2100Mhz, e cai para 3 barrinhas em 4G 2600Mhz, dentro da residência. Quando eu vou pra zona rural, eu coloco o meu chip no meu Lg A275 lanterninha, que eu trato com muito carinho, kkkk, na distância que ele não pega sinal, nenhum outro pega.

  8. #108

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Atualizando...Meu amigo comprou um smartphone Xiaomi Note 5, também compatível com o B3 1800MHz (assim como meu S8+), ligamos o repetidor de sinal, e adivinhem? o Xiaomi se CONECTOU ao 4G do repetidor tranquilamente e pegou em toda casa de boa dando 40 megas de velocidade em UP e DOWN, mesmo tempo o meu S8+ não pegou, nem o S7+, nem LG K10, nem J5... mas o Xiaomi e o modem ZTE MF79s estão pegando normal, desligou o repetidor Adeus sinal! Ligou o repetidor, voila! 4G no talo no Xiaomi...

  9. #109

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Atualizando...Meu amigo comprou um smartphone Xiaomi Note 5, também compatível com o B3 1800MHz (assim como meu S8+), ligamos o repetidor de sinal, e adivinhem? o Xiaomi se CONECTOU ao 4G do repetidor tranquilamente e pegou em toda casa de boa dando 40 megas de velocidade em UP e DOWN, mesmo tempo o meu S8+ não pegou, nem o S7+, nem LG K10, nem J5... mas o Xiaomi e o modem ZTE MF79s estão pegando normal, desligou o repetidor Adeus sinal! Ligou o repetidor, voila! 4G no talo no Xiaomi...
    Talvez, nem mesmo o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, se fosse vivo, conseguiria explicar esses fenômenos, kkkkkk!

  10. #110

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Atualizando...Meu amigo comprou um smartphone Xiaomi Note 5, também compatível com o B3 1800MHz (assim como meu S8+), ligamos o repetidor de sinal, e adivinhem? o Xiaomi se CONECTOU ao 4G do repetidor tranquilamente e pegou em toda casa de boa dando 40 megas de velocidade em UP e DOWN, mesmo tempo o meu S8+ não pegou, nem o S7+, nem LG K10, nem J5... mas o Xiaomi e o modem ZTE MF79s estão pegando normal, desligou o repetidor Adeus sinal! Ligou o repetidor, voila! 4G no talo no Xiaomi...
    Como disse em alguns posts anteriores, isso me parece dependência do 3G, que existe em todos os smartphones que utilizam 4G em qualquer banda que não a de 700Mhz.
    Defeito de projeto do Smartphone
    Como você está amplificando só o 4G, estes celulares ficam órfãos do 3G da mesma ERB.

    Tente efetuar uma ligação com esse Xiaomi e observer o comportamento: Se a ligação é completada e se há rebaixamento de banda quando da ligação.

  11. #111

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal, me lembrei agora de algo que aconteceu comigo há muuuuito tempo... (2003)

    Ainda NÃO existia smartphones android nem apple, somente Palm. 3G estava começando a aparecer.
    Eu tinha um SonyEricsson V800 desbloqueado.
    No Rio de Janeiro, funcionava todas as redes 2G (Oi, Tim, Claro, Vivo)
    Já em Vitória, E.S., a Tim NÃO funcionava, as outras sim.
    DETALHE: A Tim trabalhava em 1800 MHz (2G) NOS DOIS ESTADOS, RJ e ES
    Descobri através de um colega da Vivo:
    No RJ, a TIM usava infraestrutura da Nokia-Siemens e no ES, da Huawei.

  12. #112

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Cassiano, há aí um ponto também.
    Quando você liga o repetidor e o telefone acha o sinal, PODE SER que ele tenha achado o sinal do repetidor e não o sinal amplificado da torre.
    Para ficar mais explícito o que quero dizer, imagine um computador pegando o sinal wifi de um roteador, este por sua vez repassando a internet de um modem. Você acessa e trafega dados da internet normalmente. Mantendo o roteador ligado mas desligando o roteador, o sinal wifi permanece, o computador indica conectado, mas você não consegue acessar a internet.
    Imagine o sinal wifi como a onda de rádio do repetidor, e os dados da internet como sinal vindo da torre.

  13. #113

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Cassiano, há aí um ponto também.
    Quando você liga o repetidor e o telefone acha o sinal, PODE SER que ele tenha achado o sinal do repetidor e não o sinal amplificado da torre.
    Para ficar mais explícito o que quero dizer, imagine um computador pegando o sinal wifi de um roteador, este por sua vez repassando a internet de um modem. Você acessa e trafega dados da internet normalmente. Mantendo o roteador ligado mas desligando o roteador, o sinal wifi permanece, o computador indica conectado, mas você não consegue acessar a internet.
    Imagine o sinal wifi como a onda de rádio do repetidor, e os dados da internet como sinal vindo da torre.
    Eu trabalho com repetidores e digo que isto não é possível por 2 motivos: Os repetidores de sinal celular trabalham com o efeito de sinal positivo entrante, ou seja, ele pega uma "quantidade" de sinal entrante e carimba uma amplificação sobre esse sinal.
    Portanto não há sinal sainte se o sinal entrante for nulo/zero. O repetidor não gera sinal como um rádio Wifi. Ele é totalmente interdependente de um sinal na sua entrada para sua ativação.

    Segundo seria uma particularidade dos próprios celulares: Para que seja exibido o sinal no aparelho celular, é necessário por parte do aparelho a identificação desse sinal, composto por MCC-MNC + Cód de área + Cell Id (N° ERB). Isso significa que o aparelho celular troca alguns dados com as torres locais, do contrário ele exibiria a intensidade de sinal de qualquer fonte naquela frequência.
    Vou dar um exemplo: 2G em 900Mhz e alguns telefones sem fio que operam na mesma frequência. Imagine um local sem sinal de celular de nenhum tipo, mas com um telefone sem fio destes de 900Mhz ativo. Segundo a hipótese do repetidor que "gera" sinal (o que não ocorre na prática) ao aproximar um celular desta fonte de RF em 900Mhz, deveria portanto serem exibidas barras de sinal no celular, o que na verdade não ocorre pois o sinal não porta uma identificação válida, sendo portanto ignorado pelo receptor celular.

    Por este último motivo, pode ser que alguns equipamentos conectem tão somente com a frequência do 4G presente e outros sejam dependentes da ambas frequências 3G+4G presentes, depedendo da arquitetura/fabricação do aparelho, pois como o 4G só porta dados e voz na banda de 700Mhz e as outras bandas do 4G são dependentes do 3G para voz, seja causa de aparelhos simplesmente ignorarem o 4G, quando não há um 3G compatível e da mesma torre. Neste caso os aparelhos celulares estariam se comportando como modem.
    Inclusive sugeri em um post anterior que se testasse uma chamada convencional de voz para confirmação dessa teoria.

  14. #114

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Como disse em alguns posts anteriores, isso me parece dependência do 3G, que existe em todos os smartphones que utilizam 4G em qualquer banda que não a de 700Mhz.
    Defeito de projeto do Smartphone
    Como você está amplificando só o 4G, estes celulares ficam órfãos do 3G da mesma ERB.

    Tente efetuar uma ligação com esse Xiaomi e observer o comportamento: Se a ligação é completada e se há rebaixamento de banda quando da ligação.
    Ao efetuar uma ligação o celular rebaixa para o 3G local @sphreak, ou seja o 3G da cidade que resido, ao terminar a chamada ele sobe para o 4G novamente do repetidor.
    Essa sua lógica faz sentido e não faz ao mesmo tempo, porque veja só... há como 'forçar' o celular apenas para dados através da central de serviços, forçando apenas para dados mesmo que esteja no 3G/2G, mas mesmo assim não se conecta!
    No Xiaomi se forçar apenas para 4G ele se conecta rapidamente, e ao tentar efetuar chamadas o mesmo encerra a chamada sozinho.
    Pela minhas análises, eu creio que é mais questão da potência de UP dos aparelhos, do que a ausência do sinal 3G, porque já testei em um ponto onde chega o 3G e o 4G dessa mesma torre (fica +/- 5KM dela) e nesse ponto já não funciona mais o 4G no meu S8/S7... mas o Xiaomi e o modem da ZTE não sentem dificuldade pra se conectar nesse mesmo ponto.
    Ou é isso, ou má configuração da torre!
    Tendo em vista também que essa torre ela é 'bugada', a velocidade dela mesmo você estando perto dela é bem lenta pra maioria dos serviços, mas rápida para sites do Google, como um erro de QoS ou algo similar.
    Enfim...
    é isso!

  15. #115

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Cassiano, há aí um ponto também.
    Quando você liga o repetidor e o telefone acha o sinal, PODE SER que ele tenha achado o sinal do repetidor e não o sinal amplificado da torre.
    Para ficar mais explícito o que quero dizer, imagine um computador pegando o sinal wifi de um roteador, este por sua vez repassando a internet de um modem. Você acessa e trafega dados da internet normalmente. Mantendo o roteador ligado mas desligando o roteador, o sinal wifi permanece, o computador indica conectado, mas você não consegue acessar a internet.
    Imagine o sinal wifi como a onda de rádio do repetidor, e os dados da internet como sinal vindo da torre.
    Isso não se aplica a repetidores, se não houver um sinal REAL para ele repetir (amplificar-se*), não existirá sinal algum, ou seja o repetidor não 'cria sinal'!
    Como o próprio nome diz, ele só repete o sinal (e o amplifica por fim, apenas para atenuação, um pouco parecido com amplificação de ondas de som)!
    Então descartado essa possibilidade.

  16. #116

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Ao efetuar uma ligação o celular rebaixa para o 3G local @sphreak, ou seja o 3G da cidade que resido, ao terminar a chamada ele sobe para o 4G novamente do repetidor.
    Essa sua lógica faz sentido e não faz ao mesmo tempo, porque veja só... há como 'forçar' o celular apenas para dados através da central de serviços, forçando apenas para dados mesmo que esteja no 3G/2G, mas mesmo assim não se conecta!
    No Xiaomi se forçar apenas para 4G ele se conecta rapidamente, e ao tentar efetuar chamadas o mesmo encerra a chamada sozinho.
    Pela minhas análises, eu creio que é mais questão da potência de UP dos aparelhos, do que a ausência do sinal 3G, porque já testei em um ponto onde chega o 3G e o 4G dessa mesma torre (fica +/- 5KM dela) e nesse ponto já não funciona mais o 4G no meu S8/S7... mas o Xiaomi e o modem da ZTE não sentem dificuldade pra se conectar nesse mesmo ponto.
    Ou é isso, ou má configuração da torre!
    Tendo em vista também que essa torre ela é 'bugada', a velocidade dela mesmo você estando perto dela é bem lenta pra maioria dos serviços, mas rápida para sites do Google, como um erro de QoS ou algo similar.
    Enfim...
    é isso!
    Por esses relatos, conclui-se que, o problema é na tecnologia aplicada no modelo do smartphone em específico. Corre o risco de várias pessoas estando com modelos de smartphones diferentes, e marcas também, e dependendo do sinal desse repetidor de sinal, uns conseguirem se conectar, e outros não.

  17. #117

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Assim como aconteceu comigo no caso da Tim no Ericsson V800 ?

  18. #118

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Cassiano, como ficou a situação do sinal ?

  19. #119

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Cassiano, como ficou a situação do sinal ?
    Desisti!
    Uso apenas no modem ZTE, e meu amigo também usa em seu Xiaomi quando vem para cá!

  20. #120

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, a Claro montou uma torre num pequeno povoado, e ao lado da torre foi montada uma antena parabólica de chapa fechada no chão. Observei que nem toda torre de celular possui antena parabólica. Alguém aí sabe me informar se esse enlace entre torres de celular em longa distâncias é feita por satélite?