+ Responder ao Tópico



  1. #461

    Padrão

    Estava lendo esse documento e achei interessante postar aqui.
    Apesar de ser trivial para muitos. Mas o lado conceitual foi bem abordado.
    Isso faz com que possamos ter um olhar muito mais crítico e técnico quando for lidar com esse assunto.

    Melhores Práticas para Instalação de Estações Rádio-Base:
    http://www.sinditelebrasil.org.br/po...zembro-de-2013

    FONTE: www.sinditelebrasil.org.br
    Última edição por sergios; 22-05-2019 às 10:23.

  2. #462

  3. #463

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post

    Que maravilha! Tem uma antena 4g para ser instalada a pouquíssimos km do sítio onde me mato para conseguir 3g da Claro. Pena que não falaram os prazos pra isso acontecer

  4. #464
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Ontem para piorar mas acontecia ocasionalmente desde março. A operadora vivo passou a não reconhecer alguns celulares em 2G, mesmo os homologados pela ANATEL em marcas como LG, Samsung e marcas como Motorola e Sony há muito não vejo com sistema somente em 2G, longe de qualquer comentário positivo ou negativo.
    Alguns celulares, mesmo buscando a rede não conseguia detectar a Vivo mesmo com dados móveis ativos( 3G e banda 5), os antigos nem pensar. Porém em meu celular Moto G5S, indicava presença de sinal, recebia ligações e serviço de dados inativo além de estar no chip 2. No Moto G 7 play da minha ex, sinal ficava instável conseguia fazer ligação mas na outra ponta atendia e não completava o elo.

    Acredito que operadoras estão testando roaming entre as redes inicialmente Claro/Vivo e Tim/Oi e logo entre elas proposto ou em estudo na ANATEL. Na eventual catástrofe essa técnica já é aplicada como aconteceu no caso de Brumadinho, só que sem pedido judicial e as operadoras se uniram para localizar as vítimas segundo uma certa reportagem. Segundo certas fonte, no futuro pode cair investimento em ampliação de redes ou torres esperando que apenas uma operadora invista e outra ganhe "carona" sem gastar quase nada. Muitas cidades desta região a Oi só conta com GSM, Tim e Vivo conforme a população com 3G e a Claro com 4G que conta com uma plano internacional no sistema pós-pago.
    Sou a favor, e já deveria ter compatibilidade entre operadoras de celular mesmo que signifique pagar mais caro numa ligação. Afinal sairá mais barato do que comprar um chip por alguns dias e ficar esquecido na gaveta, mas whattsapp ajuda muito bastando ter uma rede wifi aberta.

  5. #465

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Nilton, em janeiro deste ano, peguei uma porrada de gente brigando por causa do não-funcionamento da vivo na região serrana do ES.
    NO meu celular rural (um prolink) o sinal da vivo aparecia, sumia, aparecia de novo. O povo reclamando que os aparelhos todos estavam com defeito, mas era a rede. E lá o mercado é 100% da vivo. Eu era o único com chip das outras na cidade (Marechal Floriano).

  6. #466

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    E lá o mercado é 100% da vivo.
    Ao meu ver, operadoras de celular são como marca de cerveja; a marca A é consumida em determinada região do Brasil, e não em outra região; a marca B não é consumida da região da marca A, e vise-versa. Quando vejo na internet reportagem dizendo que a Vivo tem o maior número de usuários do Brasil, quase dou até um infarto pela dificuldade de acreditar nisso. A Vivo só tem 100% de mercado nas cidades onde só tem o sinal dela, a partir do momento que entra outra concorrente, ela continua apenas com meia dúzia de seus clientes. A Vivo tem um ótimo sinal, mas os seus planos nunca foram muito atrativos. Acho que todos esses usuários da Vivo vivem em marte.

  7. #467

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Você acha ? Eu tenho certeza.

  8. #468

  9. #469

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, só a título de curiosidade: o Amplimax tem limite de transmissão em rede cabeada de até 100 metros. Alguém sabe informar se essa rede poderia ser expandida a 200 metros usando um switch?

  10. #470

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, só a título de curiosidade: o Amplimax tem limite de transmissão em rede cabeada de até 100 metros. Alguém sabe informar se essa rede poderia ser expandida a 200 metros usando um switch?
    Até poderia com auxílio de um switch, mas não te aconselho a fazer isso.
    Vou trocar o local da minha antena, e o Amplimax ficará a 110m de onde está hoje.
    Fiz as contas, financeiras e técnicas, e achei melhor fazer um PTP via fibra, do meu Amplimax até o Mikrotik.
    Acredite, é muito melhor e mais barato comprar Conversor de mídia e Fibra óptica, do que comprar rádio pra fazer o PTP.
    Ao menos no meu caso foi mais em conta e melhor, quase 0% de perda entre a antena e o Mikrotik.

  11. #471

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Até poderia com auxílio de um switch, mas não te aconselho a fazer isso.
    Então, a 100 metros de distância via cabo do POE do Amplimax, seria colocado um switch, que por sua vez seria conectado outro cabo de rede de 100 metros na sua saída, completando 200 metros, é isso?

    E esse switch teria que ser de 24v, que é a mesma tensão do POE do Amplimax?

  12. #472

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Então, a 100 metros de distância via cabo do POE do Amplimax, seria colocado um switch, que por sua vez seria conectado outro cabo de rede de 100 metros na sua saída, completando 200 metros, é isso?
    Sim, é isso, Mas você terá muita perda de sinal, pois estará no limite (conceitual) da distância do cabeamento.
    Nessa distância, te aconselho a fazer um PTP (Ponto a Ponto), via rádio ou via fibra.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    E esse switch teria que ser de 24v, que é a mesma tensão do POE do Amplimax?
    Não necessariamente. Neste caso, o Switch será apenas uma Bridge entra os pontos. Ele não irá reforçar o sinal, Switch não tem essa função.
    Lembre que do Amplimax até o POE, no cabo UTP passa Dados e Energia, no caso 24V DC da fonte do Amplimax.
    Da saída LAN do POE até o Switch, não tem energia, somente Dados. Neste caso você poderá usar qualquer Switch de 4 ou 8 portas, alimentado via 110/220 AC diretamente, ou através de uma fonte 12V DC.

  13. #473

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Sim, é isso, Mas você terá muita perda de sinal, pois estará no limite (conceitual) da distância do cabeamento.
    Nessa distância, te aconselho a fazer um PTP (Ponto a Ponto), via rádio ou via fibra.


    Não necessariamente. Neste caso, o Switch será apenas uma Bridge entra os pontos. Ele não irá reforçar o sinal, Switch não tem essa função.
    Lembre que do Amplimax até o POE, no cabo UTP passa Dados e Energia, no caso 24V DC da fonte do Amplimax.
    Da saída LAN do POE até o Switch, não tem energia, somente Dados. Neste caso você poderá usar qualquer Switch de 4 ou 8 portas, alimentado via 110/220 AC diretamente, ou através de uma fonte 12V DC.
    Ok, obrigado pelos esclarecimentos!

  14. #474

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, só a título de curiosidade: o Amplimax tem limite de transmissão em rede cabeada de até 100 metros. Alguém sabe informar se essa rede poderia ser expandida a 200 metros usando um switch?
    Dá pra fazer uma loucura:

    Colocar o POE do Amplimax no meio do caminho.

    Eu ja fiz assim:

    Um cabo FE80 telefonico com 110V injetados nele (é pra usar como fio de luz mesmo e não na porta telefonica) e um cabo de rede de 75 metros entre a casa e uma caixa hermetica. Nesta caixa instala o POE com a fonte ligada no 110V do cabo FE80 e o cabo de rede na porta Lan do POE do Amplimax.
    A partir dessa caixa sai mais 75mts de cabo de rede ligado na porta POE do injetor que está na caixa hermética e indo até o local do Amplimax.

    Teoricamente dá pra chegar em uns 180mts (90mts de cabo de rede pra cada lado do injetor).

  15. #475

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Dá pra fazer uma loucura:

    Colocar o POE do Amplimax no meio do caminho.
    Exatamente isso. O POE tem que ficar no meio do caminho.
    Como falei anteriormente. 100 metros é a distância conceitual, mas sei que na prática algumas pessoas já alcançaram 150m.
    Nesse vídeo tem mais ou menos isso que você mencionou.

  16. #476

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post


    A partir dessa caixa sai mais 75mts de cabo de rede ligado na porta POE do injetor que está na caixa hermética e indo até o local do Amplimax.
    Um injetor POE seria como um switch de uma porta de saída, ou o injetor POE seria a mesma coisa que uma fonte POE? rsrs!

  17. #477

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Dá pra fazer uma loucura:

    Colocar o POE do Amplimax no meio do caminho.

    Eu ja fiz assim:

    Um cabo FE80 telefonico com 110V injetados nele (é pra usar como fio de luz mesmo e não na porta telefonica) e um cabo de rede de 75 metros entre a casa e uma caixa hermetica. Nesta caixa instala o POE com a fonte ligada no 110V do cabo FE80 e o cabo de rede na porta Lan do POE do Amplimax.
    A partir dessa caixa sai mais 75mts de cabo de rede ligado na porta POE do injetor que está na caixa hermética e indo até o local do Amplimax.

    Teoricamente dá pra chegar em uns 180mts (90mts de cabo de rede pra cada lado do injetor).
    Acho que não dobraria o comprimento do cabo por que a fonte poe na verdade só faz a emenda do cabo de rede, poe apenas manda pra um lado dados e o outro dados/energia, no meu intender seria mais ou menos assim.

  18. #478

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Acho que não dobraria o comprimento do cabo por que a fonte poe na verdade só faz a emenda do cabo de rede, poe apenas manda pra um lado dados e o outro dados/energia, no meu intender seria mais ou menos assim.
    Dei uma pesquisada aqui: no cabo de rede, percorre tensão e corrente continua injetada pela fonte POE, e que consequentemente quando o cabo excede o limite de comprimento tolerável, a tensão e corrente irá se perdendo durante o percurso, chegando abaixo da capacidade para o funcionamento do dispositivo.

  19. #479

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Dei uma pesquisada aqui: no cabo de rede, percorre tensão e corrente continua injetada pela fonte POE, e que consequentemente quando o cabo excede o limite de comprimento tolerável, a tensão e corrente irá se perdendo durante o percurso, chegando abaixo da capacidade para o funcionamento do dispositivo.
    Não esqueça que o Amplimax funciona com 24V e trabalha com voltagem entre 9V e 24V.
    Pra perder esses 2quepra menos de 9V o cabo tem que ser muito fuleiro.

    Quanto a minha idéia acima, você utilizar uns 80mts antes o injetor POE e 80mts depois. Não excederia em nenhum dos dois lances.

    O injetor POE que eu digo é o próprio injetor do Amplimax.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         poe1.png
Visualizações:	80
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	69629

    Você coloca ele na metade do caminho.

    Eu esto em campo e após o meio dia eu coloco um esquema dessa montagem aqui.
    100% amigo!

  20. #480

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pra perder esses 2quepra menos de 9V o cabo tem que ser muito fuleiro.
    Essa foi boa, rsrs!