Página 8 de 42 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Eu ia te sugerir um cabo blindado mesmo. Mas claro, tem que ser CAT5.
    Outra coisa, a qual distância você está da ERB, e qual foi a frequência utilizada?
    Em linha reta, estou a 8km. Porém, direcionando pra erb o sinal cai pra uns 14% no mostrador do elsys, daí fui ver no google earth e existe uma montanha gigantesca na frente. Ele pega sinal apontando pra outro lado, que vi que é uma abertura entre duas montanhas (mas nada a ver com a direção da ERB). Acho que vai depender muito se da geografia da região.

    Enfim, ele trabalha muito melhor que o ZTE e que o Huawei que já tive no mesmo lugar.

  2. #142

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal, quem possuir o Amplimax 4G e/ou Algum amplificador/Repetidor da Aquário, gostaria de receber ajuda técnica.
    Infelizmente, meu menino de 10 anos sabe/conhece mais de equipamentos do que os atendentes...

    Como já disse há alguns posts atrás, tenho uma casa em área rural, na divida de Marechal Floriano com Domingos Martins,
    região serrana do E.S.
    Lá consigo no modem E8372 o sinal em 4G da Tim (e só da tim) em 700 MHz, banda 28. Com apenas UM tracinho,
    mas ele transforma em Wifi e consigo navegar no telefone e no computador.
    Meu Celular, um LG G5 SE acha a rede, mas não consegue se registrar. Sinal muito fraco.

    Então, ficam duas opções:

    1) Usar um amplificador/Repetidor para 700 MHz (banda 28) QUE ACEITE a tecnologia VoLTE
    2) Usar o amplimax 4G com a tecnologia VoLTE.

    Liguei para a Aquário. Ao mencionar o VoLTE, o cara não sabia se eu estava falando em russo, em grego ou se estava de sacanagem com a cara dele. E o pior: disse que, para o aparelho funcionar, só com sinal em -80 dBm.
    Pombas, -80dBm é sinal fortíssimo, qualquer celular bunda funciona. O meu funciona com -100 (às vezes, com -110 dBm)

    Liguei para a Elsys (fabricante do amplimax). Eles disseram que o aparelho funcionou muito bem no VoLTE, porém precisam
    da homologação da TIM para liberarem a atualização do aparelho para todo mundo).

    Minha pergunta: ALLguém já conseguiu VoLTE usando um destes dois aparelhos ?

  3. #143

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, quem possuir o Amplimax 4G e/ou Algum amplificador/Repetidor da Aquário, gostaria de receber ajuda técnica.
    Infelizmente, meu menino de 10 anos sabe/conhece mais de equipamentos do que os atendentes...

    Como já disse há alguns posts atrás, tenho uma casa em área rural, na divida de Marechal Floriano com Domingos Martins,
    região serrana do E.S.
    Lá consigo no modem E8372 o sinal em 4G da Tim (e só da tim) em 700 MHz, banda 28. Com apenas UM tracinho,
    mas ele transforma em Wifi e consigo navegar no telefone e no computador.
    Meu Celular, um LG G5 SE acha a rede, mas não consegue se registrar. Sinal muito fraco.

    Então, ficam duas opções:

    1) Usar um amplificador/Repetidor para 700 MHz (banda 28) QUE ACEITE a tecnologia VoLTE
    2) Usar o amplimax 4G com a tecnologia VoLTE.

    Liguei para a Aquário. Ao mencionar o VoLTE, o cara não sabia se eu estava falando em russo, em grego ou se estava de sacanagem com a cara dele. E o pior: disse que, para o aparelho funcionar, só com sinal em -80 dBm.
    Pombas, -80dBm é sinal fortíssimo, qualquer celular bunda funciona. O meu funciona com -100 (às vezes, com -110 dBm)

    Liguei para a Elsys (fabricante do amplimax). Eles disseram que o aparelho funcionou muito bem no VoLTE, porém precisam
    da homologação da TIM para liberarem a atualização do aparelho para todo mundo).

    Minha pergunta: ALLguém já conseguiu VoLTE usando um destes dois aparelhos ?
    Eu consultei a cobertura da TIM em VoLTE e você está captando esse 4G em 700Mhz de uma ERB em Domingos Martins.

    Quanto a Aquario... Bom, os equipamentos deles são bons, principalmente a parte de antenas. Quanto aos "técnicos" de lá já posso adiantar que eles não sabem nem por onde a galinha mija.

    Para utilizar o VoLTE, basta ter um celular que tenha essa opção disponível e que trabalhe com o 4G em 700Mhz, pois por padrão, a maioria dos celulares do mercado trabalham com 4G somente em 2600Mhz e 1800Mhz.

    Agora, você tem que ter certeza que esse E8372 está mesmo captando 4G em 700Mhz e não em 1800Mhz ou 2600Mhz.

    Com isso em mente, o que você precisa é amplificar o sinal do 4G em 700Mhz simples assim. A banda 28 em LTE pode operar entre 703Mhz e 803Mhz. Então é necessário encontrar um repetidor que opere nessa faixa. E por incrível que pareça o RP-760 da Aquário funciona nessas especificações, mas nem eles mesmos que vendem sabem disso... Parece piada!

    Você vai precisar dos seguintes itens:

    1 repetidor RP-760 (É uma facada)
    1 Antena yagi CF 720
    1 Cabo repetidor RG213 15mts

    Opcionais: 1 cabo interno RG58 + 1 antena interna cogumelo CF02 (aumenta a eficiência interna do repetidor)

    Todos esses itens são importados pela Aquário

    Vamos falar do sinal externo:

    O sinal mínimo externo, para alguma qualidade é de -95dBm, abaixo disso ou menor que -100dBm fica instável.
    Infelizmente aí eu tenho que concordar com o atendente da Aquário. O ideal é algo como um sinal maior que esses -95dBm, por isso -80dBm é realmente o sinal ideal.
    Mas entenda que esses -80dBm não é com o celular na mão dentro de casa. É em área externa, com antena de alto ganho (como a CF720 que tem 20dBi de ganho) e com posicionamento e apontamento corretos.
    Onde uma antena dessas dá -80dBm no medidor, um celular no ar fica com 1 traço de sinal. Na casa dos -105dBm.


    Quanto ao Amplimax para VoLTE, ele ainda não opera. Para chamadas ele ainda tem que comutar para uma rede 3G.

  4. #144

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, esses roteadores de mesa 3/4G tem uma etiqueta embaixo do aparelho especificando a frequência LTE; por exemplo: o roteador 3/4G da Claro que possuo tem LTE 2600Mhz. Como pode o modem 4G usb do amigo João BC está conectado na frequência 4G de 700Mhz, ou esses modens 4G usb captam todas as bandas de frequências 4G disponíveis?

  5. #145

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, esses roteadores de mesa 3/4G tem uma etiqueta embaixo do aparelho especificando a frequência LTE; por exemplo: o roteador 3/4G da Claro que possuo tem LTE 2600Mhz. Como pode o modem 4G usb do amigo João BC está conectado na frequência 4G de 700Mhz, ou esses modens 4G usb captam todas as bandas de frequências 4G disponíveis?
    Esse modem E8372 que o amigo @JoaoBC possui, tem um modelo específico dele que opera 4G em 700/1800/2300/2600 (modelos E8372h-510 e E8372h-511 se não me engano).

    A maioria dos equipamentos nacionais opera 4G somente em 2600Mhz ou 1800/2600. Alguns lançamentos estão vindo também em 700/1800/2600Mhz como é o caso do Elsys Amplimax

  6. #146

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-12-12-16-05-39.png
Visualizações:	169
Tamanho: 	918,3 KB
ID:      	69250
    Olá Sphreak e demais amigos do fórum, boa tarde. Obrigado pelas respostas.
    O sinal captado não é de 2600 MHz pois, segundo a anatel, as torres/erbs dali funcionam o 4G em 1800 e
    em 700.
    Porem, meu modem não possui 4G em 1800 (o meu é o E8372-510, 1800 só para 2G) o que usa 1800 em
    4G é o modelo E8372-608.

    Eu creio que ele esteja "pegando" o sinal de uma torre que fica no chamado "Trevo de Parajú", às margens
    da BR-262 e da ES-470, por ser a mais próxima (cerca de 5,5 km em linha reta).

    A casa fica mais ou menos em cima da quina esquerda-acima do balão onde mostra 2g-3g-4g,
    quase na rodovia ES-470
    No site abaixo, escolhendo "Marechal Floriano" e Tim,
    https://sistemas.anatel.gov.br/stel/...NumServico=010

    Mostra: 687461073 ESMAFL0002 ES Marechal Floriano ZONA RURAL RODOVIA BR 262 - nº S/N 20S245960 40W445960

    Tenho também um modem E3276 que funciona com 2600 e não capta nada...

    Depois do natal, vou passar por lá, tentar ver se consigo descobrir o valor do sinal em dBm no telefone.
    Creio que não consiga, pois sem ele se registrar na rede, só mostra que a rede existe.

  7. #147

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-12-12-16-05-39.png
Visualizações:	169
Tamanho: 	918,3 KB
ID:      	69250
    Olá Sphreak e demais amigos do fórum, boa tarde. Obrigado pelas respostas.
    O sinal captado não é de 2600 MHz pois, segundo a anatel, as torres/erbs dali funcionam o 4G em 1800 e
    em 700.
    Porem, meu modem não possui 4G em 1800 (o meu é o E8372-510, 1800 só para 2G) o que usa 1800 em
    4G é o modelo E8372-608.

    Eu creio que ele esteja "pegando" o sinal de uma torre que fica no chamado "Trevo de Parajú", às margens
    da BR-262 e da ES-470, por ser a mais próxima (cerca de 5,5 km em linha reta).

    A casa fica mais ou menos em cima da quina esquerda-acima do balão onde mostra 2g-3g-4g,
    quase na rodovia ES-470
    No site abaixo, escolhendo "Marechal Floriano" e Tim,
    https://sistemas.anatel.gov.br/stel/...NumServico=010

    Mostra: 687461073 ESMAFL0002 ES Marechal Floriano ZONA RURAL RODOVIA BR 262 - nº S/N 20S245960 40W445960

    Tenho também um modem E3276 que funciona com 2600 e não capta nada...

    Depois do natal, vou passar por lá, tentar ver se consigo descobrir o valor do sinal em dBm no telefone.
    Creio que não consiga, pois sem ele se registrar na rede, só mostra que a rede existe.
    Para seu modem usb está pegando sinal nessa distância, então ele está acoplado numa antena externa, é isso?

  8. #148

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-12-12-16-05-39.png
Visualizações:	169
Tamanho: 	918,3 KB
ID:      	69250
    Olá Sphreak e demais amigos do fórum, boa tarde. Obrigado pelas respostas.
    O sinal captado não é de 2600 MHz pois, segundo a anatel, as torres/erbs dali funcionam o 4G em 1800 e
    em 700.
    Porem, meu modem não possui 4G em 1800 (o meu é o E8372-510, 1800 só para 2G) o que usa 1800 em
    4G é o modelo E8372-608.

    Eu creio que ele esteja "pegando" o sinal de uma torre que fica no chamado "Trevo de Parajú", às margens
    da BR-262 e da ES-470, por ser a mais próxima (cerca de 5,5 km em linha reta).

    A casa fica mais ou menos em cima da quina esquerda-acima do balão onde mostra 2g-3g-4g,
    quase na rodovia ES-470
    No site abaixo, escolhendo "Marechal Floriano" e Tim,
    https://sistemas.anatel.gov.br/stel/...NumServico=010

    Mostra: 687461073 ESMAFL0002 ES Marechal Floriano ZONA RURAL RODOVIA BR 262 - nº S/N 20S245960 40W445960

    Tenho também um modem E3276 que funciona com 2600 e não capta nada...

    Depois do natal, vou passar por lá, tentar ver se consigo descobrir o valor do sinal em dBm no telefone.
    Creio que não consiga, pois sem ele se registrar na rede, só mostra que a rede existe.
    Eu acredito que seja 700Mhz mesmo, mas devido a distância e devido ao fato de a TIM trabalhar o 4G remoto somente em 1800Mhz e 700Mhz.Como seu modelo, para o Brasil é apto a 700/2600Mhz, então 700Mhz é a certeza! A faixa de 2600Mhz eles deixam para centros, eventos, shoppings, etc.

    Nunca confie nesse site da Anatel que ele é falho.

  9. #149

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Olá Chicão 48 e demais amigos!
    O modem (E8372) está captando o sinal sem antena. Pega o 4G e espalha como WiFi.
    Já o telefone detecta que há sinal, porém não consegue se registrar na rede.
    Daí fico com internet, lenta mas estável, porém
    sem voz. Pensei no Amplimax OU repetidor que aceitasse VoLTE justamente para ter voz também,
    em 700 MHz. (Banda 28)

    https://www.4gltemall.com/downloads/...escription.pdf

  10. #150

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Olá Chicão 48 e demais amigos!
    O modem (E8372) está captando o sinal sem antena. Pega o 4G e espalha como WiFi.
    Já o telefone detecta que há sinal, porém não consegue se registrar na rede.
    Daí fico com internet, lenta mas estável, porém
    sem voz. Pensei no Amplimax OU repetidor que aceitasse VoLTE justamente para ter voz também,
    em 700 MHz. (Banda 28)

    https://www.4gltemall.com/downloads/...escription.pdf
    Amigo. Se você não estiver muito distante da torre, vá em um local próximo a sua casa, onde aumente um pouco o sinal e teste.
    Em 700Mhz você tem que habilitar o VoLTE no smartphone, senão ele fica somente com internet, sem voz. Verifique com a TIM se seu plano está habilitado o VoLTE.

    Nessa frequência baixa é pra funcionar ligação em qualquer beco com pouco sinal.

  11. #151

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Olá Chicão 48 e demais amigos!
    O modem (E8372) está captando o sinal sem antena. Pega o 4G e espalha como WiFi.
    Já o telefone detecta que há sinal, porém não consegue se registrar na rede.
    Daí fico com internet, lenta mas estável, porém
    sem voz. Pensei no Amplimax OU repetidor que aceitasse VoLTE justamente para ter voz também,
    em 700 MHz. (Banda 28)
    Ahhhhh taaaaaaaaa, então, com certeza esse sinal recebido aí é em 700Mhz. Como seria bom se essa frequência emitisse simultaneamente dados e voz como as demais, haja vista que, o alcance é muito grande.

    Acabei de ver no Aliexpress, o comentário de um internauta brasileiro que comprou um repetidor de sinal de celular da china, e a dona ANATEL através dos correios devolveu para a china, e o vendedor devolveu o dinheiro dele. Tá do caaaraaai, agora, kkkkkkkkkk!

  12. #152

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ahhhhh taaaaaaaaa, então, com certeza esse sinal recebido aí é em 700Mhz. Como seria bom se essa frequência emitisse simultaneamente dados e voz como as demais, haja vista que, o alcance é muito grande.

    Acabei de ver no Aliexpress, o comentário de um internauta brasileiro que comprou um repetidor de sinal de celular da china, e a dona ANATEL através dos correios devolveu para a china, e o vendedor devolveu o dinheiro dele. Tá do caaaraaai, agora, kkkkkkkkkk!
    Tive 3 devolvidos mês passado.
    Produto telecom agora só homologado.

  13. #153

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Uma antena de celular instalada no topo de uma torre de 33 metros de altura, e que segundo o instalador está a uma distância de 90Km da cidade, e que foi testado o sinal com um celular de mesa da Aquário no topo da torre, e em frequência de 850Mhz dá nivel de sinal de -81dbm, e em 1800Mhz dá nivel de sinal de -91dbm. Ele fala que foi feito um giro minucioso na antena para ambos os lados, até encontrar o melhor nivel de sinal, e mesmo assim não consegue fazer ligação e nem receber, e às vezes somente emergência e mudo também. Em hipótese, qual seria o problema?

  14. #154

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Uma antena de celular instalada no topo de uma torre de 33 metros de altura, e que segundo o instalador está a uma distância de 90Km da cidade, e que foi testado o sinal com um celular de mesa da Aquário no topo da torre, e em frequência de 850Mhz dá nivel de sinal de -81dbm, e em 1800Mhz dá nivel de sinal de -91dbm. Ele fala que foi feito um giro minucioso na antena para ambos os lados, até encontrar o melhor nivel de sinal, e mesmo assim não consegue fazer ligação e nem receber, e às vezes somente emergência e mudo também. Em hipótese, qual seria o problema?
    Falta de potência no aparelho local. Não há potência para enviar o sinal em direção a ERB.

  15. #155

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Falta de potência no aparelho local. Não há potência para enviar o sinal em direção a ERB.
    Traduzindo: muita grana de$perdiçada com um projeto desse!

    A Bits Eletronics respondeu a um cliente no ML, que esse Amplificador Linear Downlink 850Mhz consegue um ganho em torno de 30 a 35db. Agora, não sei se esse aparelho pode trabalhar em cascata com celular rural ou também com repetidores de outras marcas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bits.png
Visualizações:	159
Tamanho: 	138,4 KB
ID:      	69253

  16. #156
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48; tenho batido na tecla afirmando que o sinal de celular é limitado a 15 km de sua ERB mais próxima, passou disso não adianta se arriscar. Onde tiver sinal da Claro, no mapa de cobertura( de acordo com CEP) nos mostra exatamente o raio de cobertura inclusive em pontos mais altos do raio de ação. Tim e Vivo alcançava 30 km, hoje em torno de 20 km mas logo será de 15 km.
    Qualquer operadora descobre a localização do dispositivo, logo se estiver fora do campo de ação meio que bloqueia o sinal ainda que chegue com qualidade. Aqui em alguns pontos altos do município, chega o sinal do Espírito Santo ou Bahia e estou em Minas Gerais e falar que é bom nada.

  17. #157

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48; tenho batido na tecla afirmando que o sinal de celular é limitado a 15 km de sua ERB mais próxima, passou disso não adianta se arriscar. Onde tiver sinal da Claro, no mapa de cobertura( de acordo com CEP) nos mostra exatamente o raio de cobertura inclusive em pontos mais altos do raio de ação. Tim e Vivo alcançava 30 km, hoje em torno de 20 km mas logo será de 15 km.
    Qualquer operadora descobre a localização do dispositivo, logo se estiver fora do campo de ação meio que bloqueia o sinal ainda que chegue com qualidade. Aqui em alguns pontos altos do município, chega o sinal do Espírito Santo ou Bahia e estou em Minas Gerais e falar que é bom nada.
    Ehhh isso. A fria que os mais afoitos se metem, serve de aprendizagem para os mais precavidos. Antes eu achava que independente da distância da ERB, e com níveis de sinal aceitáveis para o funcionamento do celular, ele funcionaria perfeitamente; agora sei que a coisa não é assim, kkkkkkkk!

    Eu já cometei aqui no fórum, de um local a 20km de distância em linha reta da única torre onde é transmitido sinal da Claro e Tim, que através de um LG A275 se consegue captar sinal da Tim sem auxilio de antena externa, enquanto isso, o sinal da Claro na mesma frequência de 1800Mhz não se consegue captar nem mesmo com auxilio de antena externa. Eu achava que era devido a posição do painel da Claro está posicionado em outra direção, mas fiz testes de outras direções, e obedecendo a mesma distância, e constatei que não é a posição do painel, mas sim, a potência de transmissão da Claro que é baixa em relação a da Tim.

  18. #158
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, é isso mesmo.
    Propriedades rurais de até 10 ou 15 km(terrestre), qualquer um entra no you tube e faz sua instalação. Mesmo que seja sem aterramento, material adequado entre outras.
    Acima de 15 km( via terrestre); a coisa complica por que normalmente fica refém de uma única operadora, algo que não faço de forma alguma. Vamos gastar mais que ao longo do tempo ficaremos satisfeitos( cliente e prestador de serviço); Neste ano normalmente uma das 4 operadoras em dias de chuva sai do ar, Tim e Vivo principalmente, Oi raramente sai mas seu alcance não passa de 3 km mas em zonas de sombra é superior às outras.
    Infelizmente, nesta região em algumas cidades só Oi o que caracteriza isoladamente que não terá concorrência nos próximos meses pelo menos. Ainda é somente GSM e GPRS, enquanto isso a Claro e Vivo estão se preparando para 5G já fora das capitais com certeza Tim também; estas com certeza já devem estar pensando em desligar o sinal 2G.

    De acordo com o manual de usuário da Motorola/Lenovo a potência de RF em 2G/GSM( 900 MHz) é de até 34 dBm( 3,4 W), enquanto nas outras faixas( 700, 850, 1800, 1900, 2100, 2500 e 2600) é de apenas 20 dBm( 100 mW) ou seja, a mesma potência presente em alguns roteadores modernos.
    Por ser aparelho compatível em quase todos os países, provavelmente outras marcas seguirão o mesmo parâmetro de irradiação; seguem a uma legislação internacional e costuma ser no mínimo 10% a menos, jamais a mais.
    Motorola, Asus e LG trazem como alerta que pessoas que utilizam o dispositivo por longos períodos e possuem ou usam próteses ou adornos metálicos podem sentir um certo incômodo( tipo queimadura ou choque), por conta da irradiação e uma atenção especial a quem usam marca-passo.
    Raramente fico mais do que 5 minutos numa única ligação, quando passo de 10 minutos me sinto cansado ao término da ligação.
    Acho que a Claro, meu filho que também migrou para esta, possui bloqueador de sinal em instituições financeiras, por que na área de caixa o sinal some, no caixa eletrônico diminui o sinal; interessante isso e nas outras operadoras isso não acontece. Com a Vivo nada muda.

  19. #159

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, é isso mesmo.
    Propriedades rurais de até 10 ou 15 km(terrestre), qualquer um entra no you tube e faz sua instalação. Mesmo que seja sem aterramento, material adequado entre outras.
    Acima de 15 km( via terrestre); a coisa complica por que normalmente fica refém de uma única operadora, algo que não faço de forma alguma. Vamos gastar mais que ao longo do tempo ficaremos satisfeitos( cliente e prestador de serviço); Neste ano normalmente uma das 4 operadoras em dias de chuva sai do ar, Tim e Vivo principalmente, Oi raramente sai mas seu alcance não passa de 3 km mas em zonas de sombra é superior às outras.
    Infelizmente, nesta região em algumas cidades só Oi o que caracteriza isoladamente que não terá concorrência nos próximos meses pelo menos. Ainda é somente GSM e GPRS, enquanto isso a Claro e Vivo estão se preparando para 5G já fora das capitais com certeza Tim também; estas com certeza já devem estar pensando em desligar o sinal 2G.

    De acordo com o manual de usuário da Motorola/Lenovo a potência de RF em 2G/GSM( 900 MHz) é de até 34 dBm( 3,4 W), enquanto nas outras faixas( 700, 850, 1800, 1900, 2100, 2500 e 2600) é de apenas 20 dBm( 100 mW) ou seja, a mesma potência presente em alguns roteadores modernos.
    Por ser aparelho compatível em quase todos os países, provavelmente outras marcas seguirão o mesmo parâmetro de irradiação; seguem a uma legislação internacional e costuma ser no mínimo 10% a menos, jamais a mais.
    Motorola, Asus e LG trazem como alerta que pessoas que utilizam o dispositivo por longos períodos e possuem ou usam próteses ou adornos metálicos podem sentir um certo incômodo( tipo queimadura ou choque), por conta da irradiação e uma atenção especial a quem usam marca-passo.
    Raramente fico mais do que 5 minutos numa única ligação, quando passo de 10 minutos me sinto cansado ao término da ligação.
    Acho que a Claro, meu filho que também migrou para esta, possui bloqueador de sinal em instituições financeiras, por que na área de caixa o sinal some, no caixa eletrônico diminui o sinal; interessante isso e nas outras operadoras isso não acontece. Com a Vivo nada muda.
    Essas interfaces de celular rural são péssimas de sinal, e essas da Intelbras são as piores do mercado, pois elas necessitam até mesmo de atualização de software. Viraram equipamentos inúteis nas casas dos moradores. Um amigo quebrou a dele com uma marreta, kkkk!. O lojista deixou de vendê-las por causa de uma enxurrada de reclamações de clientes, e passou a vender a Jfa. A Jfa é bastante simples não requer atualização de software nenhum. Na Jfa a gente digita um código e ela indica no visor do identificador de chamadas a frequência e o nível de sinal. Instalei uma com cabo RGC213 de 10 metros, na frequência de 1800Mhz e com nivel de sinal de -100dbm, só funcionou bem durante 3 meses, e depois disso a operadora baixou a potência, e pronto, não funcionou mais. Fui informado depois que, elas precisam ser instaladas numa caixa hermética a 1 metro embaixo da antena, isso em lugar de sinal muito ruim. Depois disso, o cliente desistiu de telefone rural, e assinou uma internet via rádio pra ele, aí acabou a dor de cabeça, kkkkkkkk!

  20. #160

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    cara, esse negócio de de internet via rádio é outra fonte de problemas. Se eu fosse alguma autoridade, mandava um míssil teleguiado explodir um provedor lá em Domingos Martins. Meu vizinhos, cujas sedes (casas) do sítio deles ficam a 2Km e 2,5 km da minha casa e a 30 do provedor, possuem internet por rádio. Chamei os caras da empresa (EL). Depois de 2 anos brigando para eles aparecerem lá, disseram que não tinha como eu ter a internet também, pois não havia "visada" da minha casa para a torre. beleza. Eu me proponho a COMPRAR (e obviamente PAGAR) uma repetidora no meio do caminho. Nem assim quiseram. Deu vontade de mandar todo mundo tomar "naquele" lugar...