Página 7 de 42 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #121

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, a Claro montou uma torre num pequeno povoado, e ao lado da torre foi montada uma antena parabólica de chapa fechada no chão. Observei que nem toda torre de celular possui antena parabólica. Alguém aí sabe me informar se esse enlace entre torres de celular em longa distâncias é feita por satélite?
    Existem muitos locais onde a TIM, Oi (compartilhado coma TIM) e a Claro estão fazendo este tipo de enlace. Já vi alguns.
    É feito basicamente em locais onde a infraestrutura fixa fica longe para transporte via cabo ou via rádio terrestre.

    Só não descobri ainda qual satélite eles utilizam, pois pelo que vi a latência de internet é mais baixa, em torno de 150~250ms de latência, se comparado a uma conexão doméstica da HughesNet por exemplo, que fica na casa dos seus 500~600ms. E a conexão de voz onde o delay é imperceptível!

    Em análise ainda.

  2. #122

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    na minha cidade a tim tinha assim, agora vi que chega um cabo telefonico da oi na torre, ñ sei se é via telefone ou é adsl que eles usam, mas ñ tem mais delay nas chamadas da tim

  3. #123
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Num município aqui perto, a Oi declarava falta de estrutura técnica para que a Claro pudesse ligar o sinal ficando uns dois anos nessa brincadeira. A Claro simplesmente instalou a parabólica e pronto, aqui também ficou nisso mas não chegou a instalar a antena parabólica e é a única que realmente entrega o 4G acima de 20 MB( chega a 83 MB em download) com 40% de sinal no mostrador de celular.

    A Oi que me desculpe, mas bem que poderia usar suas torres para compartilhamento de sinais e links com diversas operadoras mas ficam querendo uma certa exclusividade, ministério das comunicações ou Anatel tem culpa também; salvaria ou ajudaria a salvar suas finanças.

  4. #124

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigos, fiquei sabendo através de um canal do youtube que, produtos de rádio frequências como: roteadores, amplificadores de sinal, etc, comprados de fora do Brasil, agora além de ser cobrada a taxa de importação como sempre foi, será cobrada também uma taxa de certificação de homologação pela ANATEL, para que esses produtos possam ser usados no país.

  5. #125

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, fiquei sabendo através de um canal do youtube que, produtos de rádio frequências como: roteadores, amplificadores de sinal, etc, comprados de fora do Brasil, agora além de ser cobrada a taxa de importação como sempre foi, será cobrada também uma taxa de certificação de homologação pela ANATEL, para que esses produtos possam ser usados no país.
    É isso mesmo!

    Eu faço instalação de repetidores de celular e tenho uns 4 retidos.
    R$200 de taxa por equipamento.
    Isso se a Anatel não apreender!

  6. #126

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É isso mesmo!

    Eu faço instalação de repetidores de celular e tenho uns 4 retidos.
    R$200 de taxa por equipamento.
    Isso se a Anatel não apreender!
    Vi outro caso de um internauta revoltado porque tinha um repetidor da Aquario instalado na casa dele, fazendo a alegria de toda a família, e de repente a dona ANATEL foi lá e aplicou uma multa, que o mesmo não relata o valor, e que segundo ele, a dona ANA deixou claro que esses aparelhos são proibidos o uso, e informou no caso de reincidência será aplicada uma multa de 30 mil reais.

    Eu estive pensando com os meus botões que, já que a dona ANA não tem bola de cristal para saber onde tem repetidor de sinal instalado, ele estando funcionando dentro das suas normalidades; cheguei a conclusão que esses dessa marca citada estão saindo com defeito de fábrica ou estão sendo mal instalados, causando problema no sinal da ERB, e a dona ANA e a própria operadora através de equipamentos analisadores de espectro eletromagnéticos de rádio frequência, detectam de qual direção está vindo aquela interferência, e depois fica fácil localizar o aparelho, porque tem uma antena rural externa conectada no mesmo.

    Acho muito confuso um aparelho ser comercializado em lojas e ter certificado de homologação, e ser proibido o seu uso. kkkkkkkk!

  7. #127

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Vi outro caso de um internauta revoltado porque tinha um repetidor da Aquario instalado na casa dele, fazendo a alegria de toda a família, e de repente a dona ANATEL foi lá e aplicou uma multa, que o mesmo não relata o valor, e que segundo ele, a dona ANA deixou claro que esses aparelhos são proibidos o uso, e informou no caso de reincidência será aplicada uma multa de 30 mil reais.

    Eu estive pensando com os meus botões que, já que a dona ANA não tem bola de cristal para saber onde tem repetidor de sinal instalado, ele estando funcionando dentro das suas normalidades; cheguei a conclusão que esses dessa marca citada estão saindo com defeito de fábrica ou estão sendo mal instalados, causando problema no sinal da ERB, e a dona ANA e a própria operadora através de equipamentos analisadores de espectro eletromagnéticos de rádio frequência, detectam de qual direção está vindo aquela interferência, e depois fica fácil localizar o aparelho, porque tem uma antena rural externa conectada no mesmo.

    Acho muito confuso um aparelho ser comercializado em lojas e ter certificado de homologação, e ser proibido o seu uso. kkkkkkkk!
    Anatel multa aparelho Chinês. R$10mil a multa.
    Esse de multar por aparelho da Aquario só se for por interferência ou uso em área externa. Daí sim.

    Instalação mal feita e sem isolação tem aos montes. Esses aparelhos são vendidos na internet, instalados por leigos. Não é só ir pendurando antena no telhado e tudo ok.

    Mas eu nunca tive problema. Só esses retidos ai mesmo. Querem $$$$$

  8. #128

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Anatel multa aparelho Chinês. R$10mil a multa.
    Esse de multar por aparelho da Aquario só se for por interferência ou uso em área externa. Daí sim.

    Instalação mal feita e sem isolação tem aos montes. Esses aparelhos são vendidos na internet, instalados por leigos. Não é só ir pendurando antena no telhado e tudo ok.

    Mas eu nunca tive problema. Só esses retidos ai mesmo. Querem $$$$$
    Então, sendo assim, até um repetidor chinês vendido no ML pela metade do preço de um nacional; logo, logo irá ficar caro também.

    Comprei 3 conectores de lojas diferentes pelo Aliexpress; conectores esses, que só o frete de 1 pelo ML dá pra comprar 6 unidades de conectores. Agora fiquei sabendo que dos 3 pacotes de conectores pelo Aliexpress, terei que pagar 30 reais de tarifa dos correios brasileiro, pois, 2 pacotes serão tarifados ao chegar no correios do Brasil. Os correios impôs uma tarifa de 15 reais por pacote de encomenda por compra feita fora do país.

  9. #129

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, fiquei sabendo através de um canal do youtube que, produtos de rádio frequências como: roteadores, amplificadores de sinal, etc, comprados de fora do Brasil, agora além de ser cobrada a taxa de importação como sempre foi, será cobrada também uma taxa de certificação de homologação pela ANATEL, para que esses produtos possam ser usados no país.
    Como sempre foi. Se não era executado o procedimento daí é outra coisa.... Mas sempre foi exigido no papel....

  10. #130

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Então, sendo assim, até um repetidor chinês vendido no ML pela metade do preço de um nacional; logo, logo irá ficar caro também.

    Comprei 3 conectores de lojas diferentes pelo Aliexpress; conectores esses, que só o frete de 1 pelo ML dá pra comprar 6 unidades de conectores. Agora fiquei sabendo que dos 3 pacotes de conectores pelo Aliexpress, terei que pagar 30 reais de tarifa dos correios brasileiro, pois, 2 pacotes serão tarifados ao chegar no correios do Brasil. Os correios impôs uma tarifa de 15 reais por pacote de encomenda por compra feita fora do país.
    . Sabe porque isto? Porque algum tempo atrás foi favorecido o mercado chinês pelos acordos firmados com nosso governo... Eles lá pagam o frete baratíssimo e o nosso correio por conta do acordo teria que entregar sem ganhar nada. Em troca os chineses compram carne, grãos e minério do Brasil... Um acordo bem equilibrado né? Equilibrado para o lado deles... Com esta política e somando as mutretas nas estatais acabaram quebrando a estatal dos Correios... Antigamente os correios brasileiros estava entre as empresas mais eficientes do mundo. De repente virou uma bosta, parou de contratar mais pessoal e se retraiu. Começaram atrasos e mais atrasos por conta dos milhares de contamines que chegam da China. Atrapalha a distribuição de produtos nacionais sem falar na concorrência porca dos produtos chineses. A saída que encontraram foi esta de criar uma taxa de entrega para tentar tapar o prejuízo.

  11. #131

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    . Sabe porque isto? Porque algum tempo atrás foi favorecido o mercado chinês pelos acordos firmados com nosso governo... Eles lá pagam o frete baratíssimo e o nosso correio por conta do acordo teria que entregar sem ganhar nada. Em troca os chineses compram carne, grãos e minério do Brasil... Um acordo bem equilibrado né? Equilibrado para o lado deles... Com esta política e somando as mutretas nas estatais acabaram quebrando a estatal dos Correios... Antigamente os correios brasileiros estava entre as empresas mais eficientes do mundo. De repente virou uma bosta, parou de contratar mais pessoal e se retraiu. Começaram atrasos e mais atrasos por conta dos milhares de contamines que chegam da China. Atrapalha a distribuição de produtos nacionais sem falar na concorrência porca dos produtos chineses. A saída que encontraram foi esta de criar uma taxa de entrega para tentar tapar o prejuízo.
    Ehhh, o governo brasileiro fechou o cerco!. O Aliexpress, que antes era a válvula de escape para a gente escapar das tarifas abusivas dos correios pelo ML, agora nem isso mais.

  12. #132

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ehhh, o governo brasileiro fechou o cerco!. O Aliexpress, que antes era a válvula de escape para a gente escapar das tarifas abusivas dos correios pelo ML, agora nem isso mais.
    No Mercado Livre normalmente não dá para fazer o frete pelo que está publicado lá. Muitos anúncios o Mercado Livre acaba ganhando em cima do frete . Não é culpa dos Correios.

  13. #133

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigo @sphreak, lembro de uma vez você postando um link onde insere umas informações para obter a frequência de trabalho da operadora. Já pesquisei muito e não consegui achar, poderia pelo menos me mandar o link do tópico onde você explica isso?

    Agradeço demais.

    Edit: encontrei o referido tópico, obrigado.
    Última edição por avatar52; 25-11-2018 às 22:39. Razão: Encontrei

  14. #134

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Amigo @sphreak, lembro de uma vez você postando um link onde insere umas informações para obter a frequência de trabalho da operadora. Já pesquisei muito e não consegui achar, poderia pelo menos me mandar o link do tópico onde você explica isso?

    Agradeço demais.
    Boa noite!

    Não tem erro amigo. Existem 2 métodos:

    O 1º
    Você vai precisar de um smartphone Samsung (celular com teclado físico não serve), com chip da operadora desejada e tem que estar em um local em que você consiga no mínimo efetuar uma ligação com esse celular. Se você não conseguir efetuar ligação ou aparecer: "Não registrado na rede" e ainda assim o smartphone Samsung apresentar sinal, ele estará exibindo o sinal de outra operadora que não a do chip.
    Samsung tem essa bizarrice de que, se não houver sinal da operadora do chip, ele apresenta o sinal mais forte de qualquer operadora no lugar. Simplesmente sinistro.

    Mas vamos lá. Se você conseguiu ao menos efetuar uma ligação, significa que o telefone está conectado na ERB. Então:

    Disque no celular *#0011#

    Irá aparecer uma tela de informações semelhante a essa

    Nome:      WhatsApp Image 2018-10-26 at 20.18.37.jpeg
Visitas:     300
Tamanho:  20,3 KB

    Pode ser preta ou branca dependendo da versão do Android. O que interessa nessa imagem são os dados de RX e TX ou UL e DL se o android for mais antigo.

    Lembre-se: Se você quiser a frequência de voz da operadora, você deve setar seu smartphone para 3G somente ou 2G somente nas configurações de rede, pois se ele conectar em 4G, a frequência apresentada no teste será a de dados e não de voz

    Com o valor de RX ou DL em mãos acesse esse site: http://niviuk.free.fr/


    Você verá logo acima 3 opções: LTE, UMTS, GSM

    Conforme a conexão presente ao lado das barrinhas do seu celular, você escolherá uma das opções: Se aparecer 4G a opção é LTE, se aparecer 3G, H ou H+ a opção é UMTS e se não aparecer nada, 2G ou G a opção é GSM.



    Vamos pegar exemplos práticos:

    Exemplo 1:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         printrede2.png
Visualizações:	211
Tamanho: 	68,2 KB
ID:      	69181

    Ao lado das barras aparece H, então a rede é 3G. Opção no site: UMTS

    Pegue o valor de RX, neste caso 4358 e digite no site no campo UARFCN

    O resultado será:
    Banda 5 - Faixa 850Mhz
    Downlink (ERB>estação) - 871.6MHz
    Uplink (Estação>ERB) - 826.6Mhz

    Exemplo 2:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-09-02-11-36-27.png
Visualizações:	190
Tamanho: 	72,8 KB
ID:      	69182

    Não aparece nada ao lado das barras devido ao WIFI ligado, mas suponha ser H+, também 3G

    Pegue o valor de RX, neste caso 10738 e repita o procedimento do exemplo 1

    O resultado será:
    Banda 1 - Faixa 2100Mhz
    Downlink (ERB>estação) - 2147.6MHz
    Uplink (Estação>ERB) - 1957.6Mhz

    Exemplo 3

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20181125-WA0018.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	69183

    Não aparece ao lado das barras, mas aparece LTE no print. Então vamos na opção LTE no site:

    Perceba que aparece uma linha DL & UL
    Pegue o primeiro valor, que é o DL: 1425
    Insira ele no campo EARFCN do site

    O resultado será:
    Banda 3 - Faixa 1800Mhz
    Downlink (ERB>estação) - 1827.5MHz
    Uplink (Estação>ERB) - 1732.5Mhz


    MÉTODO 2>>> Válido somente para frequências de VOZ em 2G e 3G

    Se você possuir ou souber quem tenha um telefone de mesa AQUÁRIO CA 40 3G (Não serve o CA 40 comum), vá até o local onde deseja testar o sinal, com um chip da operadora desejada inserida nele. Utilize a antena do próprio aparelho.
    Desligue e ligue o telefone.
    Aguarde aparecer o nome da operadora e ao menos uma barra de sinal. Teste se é possível efetuar uma ligação.
    Entre no menu: Configurações>Rede>Banda e intensidade

    Não irá aparecer a frequência exata, mas indicará qual a banda de frequência ele está conectado no local.

    Menos preciso, mas ainda assim útil.

    Qualquer dúvida, só perguntar!

    Abraço!

  15. #135
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    spohreak, meus clientes pedem e como pedem para que eu instale repetidores de celular. Não faço isso.

    De acordo com ministério das comunicações, órgãos internacionais os repetidores de sinal celular ou roteador wi-fi o sinal de RF deve ficar restrito a um terreno ou edificação; pode eventualmente atingir até alguns metros fora desta desde que não haja cobrança dos 2º IPs ou uso continuado de enlace.
    Na propriedade rural o sinal pode ser transportado desde que seja dentro da mesma propriedade e não ultrapasse os 1000 metros, via rádio ou fio.Caso seja necessário que a instalação seja em propriedade vizinha, é conveniente que se tenha um contrato particular de seção do terreno, mesmo que não envolva capital( $$$$).
    Já tem algum tempo(anos) que li isso na portaria, pode ter mudado alguma coisa.

    Clientes é o que perdi demais, hoje alguns me agradecem, se não pegam hoje, será quando for efetuar uma transação imobiliária. Operadoras de telefonia fixa, celular, internet são obrigadas a informarem quando detectar alguma atividade suspeita. Mapa de cobertura da Claro informa até onde o sinal tem sua cobertura, inclusive alguns pontos cegos dentro do raio de alcance.
    Pelo mapa, são 15 km para 2G e 4 km para 4G e por norma é isso mesmo; a Cobertura da Oi não chega a isso . Vivo e Tim que chegava a 25 km, hoje deve chegar a 18 km e olhe lá, até ser limitado a 15 km ou 10 km. Melhor ter menos raio de cobertura com melhor qualidade, do que maior cobertura com qualidade ruim.

    Se não mudou no código civil, a empresa ou prestador de serviço é diretamente responsável pelo equipamento instalado entregue ao cliente. Nada a ver com venda direta ao consumidor e PROCON;
    Nesse ramo, precisamos ficar atentos às todas as legislações possíveis; por que se o cliente quiser, pode nos infernizar para o resto da vida. No primeiro BO, policial jundo ser procedente deixará de ser primário; acordo para o processo mas o inquérito seguirá em aberto.

  16. #136

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Boa noite!

    Não tem erro amigo. Existem 2 métodos:

    O 1º
    Você vai precisar de um smartphone Samsung (celular com teclado físico não serve), com chip da operadora desejada e tem que estar em um local em que você consiga no mínimo efetuar uma ligação com esse celular. Se você não conseguir efetuar ligação ou aparecer: "Não registrado na rede" e ainda assim o smartphone Samsung apresentar sinal, ele estará exibindo o sinal de outra operadora que não a do chip.
    Samsung tem essa bizarrice de que, se não houver sinal da operadora do chip, ele apresenta o sinal mais forte de qualquer operadora no lugar. Simplesmente sinistro.

    Mas vamos lá. Se você conseguiu ao menos efetuar uma ligação, significa que o telefone está conectado na ERB. Então:

    Disque no celular *#0011#

    Irá aparecer uma tela de informações semelhante a essa

    Nome:      WhatsApp Image 2018-10-26 at 20.18.37.jpeg
Visitas:     300
Tamanho:  20,3 KB

    Pode ser preta ou branca dependendo da versão do Android. O que interessa nessa imagem são os dados de RX e TX ou UL e DL se o android for mais antigo.

    Lembre-se: Se você quiser a frequência de voz da operadora, você deve setar seu smartphone para 3G somente ou 2G somente nas configurações de rede, pois se ele conectar em 4G, a frequência apresentada no teste será a de dados e não de voz

    Com o valor de RX ou DL em mãos acesse esse site: http://niviuk.free.fr/


    Você verá logo acima 3 opções: LTE, UMTS, GSM

    Conforme a conexão presente ao lado das barrinhas do seu celular, você escolherá uma das opções: Se aparecer 4G a opção é LTE, se aparecer 3G, H ou H+ a opção é UMTS e se não aparecer nada, 2G ou G a opção é GSM.



    Vamos pegar exemplos práticos:

    Exemplo 1:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         printrede2.png
Visualizações:	211
Tamanho: 	68,2 KB
ID:      	69181

    Ao lado das barras aparece H, então a rede é 3G. Opção no site: UMTS

    Pegue o valor de RX, neste caso 4358 e digite no site no campo UARFCN

    O resultado será:
    Banda 5 - Faixa 850Mhz
    Downlink (ERB>estação) - 871.6MHz
    Uplink (Estação>ERB) - 826.6Mhz

    Exemplo 2:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-09-02-11-36-27.png
Visualizações:	190
Tamanho: 	72,8 KB
ID:      	69182

    Não aparece nada ao lado das barras devido ao WIFI ligado, mas suponha ser H+, também 3G

    Pegue o valor de RX, neste caso 10738 e repita o procedimento do exemplo 1

    O resultado será:
    Banda 1 - Faixa 2100Mhz
    Downlink (ERB>estação) - 2147.6MHz
    Uplink (Estação>ERB) - 1957.6Mhz

    Exemplo 3

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20181125-WA0018.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	69183

    Não aparece ao lado das barras, mas aparece LTE no print. Então vamos na opção LTE no site:

    Perceba que aparece uma linha DL & UL
    Pegue o primeiro valor, que é o DL: 1425
    Insira ele no campo EARFCN do site

    O resultado será:
    Banda 3 - Faixa 1800Mhz
    Downlink (ERB>estação) - 1827.5MHz
    Uplink (Estação>ERB) - 1732.5Mhz


    MÉTODO 2>>> Válido somente para frequências de VOZ em 2G e 3G

    Se você possuir ou souber quem tenha um telefone de mesa AQUÁRIO CA 40 3G (Não serve o CA 40 comum), vá até o local onde deseja testar o sinal, com um chip da operadora desejada inserida nele. Utilize a antena do próprio aparelho.
    Desligue e ligue o telefone.
    Aguarde aparecer o nome da operadora e ao menos uma barra de sinal. Teste se é possível efetuar uma ligação.
    Entre no menu: Configurações>Rede>Banda e intensidade

    Não irá aparecer a frequência exata, mas indicará qual a banda de frequência ele está conectado no local.

    Menos preciso, mas ainda assim útil.

    Qualquer dúvida, só perguntar!

    Abraço!
    Obrigado pela imensa explicação amigo, será de grande valia para mim!

    Abraços!

  17. #137
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Amigo, com certeza o problema está no seu TX, tente girar a antena repetidora sentido V/H para fazer um teste pode melhorar.

  18. #138

    Padrão

    Amplimax funcionando a 20Km da ERB. Fiquei até empolgado pra comprar um.


  19. #139

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Amplimax funcionando a 20Km da ERB. Fiquei até empolgado pra comprar um.

    Eu coloquei um Elsys 3G (que é sem telefone) no lugar de um HUAWEI B681 e o desempenho dele foi muito bom. Quase o dobro de velocidade de internet e muito mais estável, na mesma antena que usava antes.

    A grande questão é que eu vi que ele é meio chato com o cabo de rede. Comprei um cabo de 25 metros pra área externa e qualquer dobrada ele já apaga. Agora vou comprar um cabo blindado e de cobre pra ver se isso melhora.

  20. #140

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    A grande questão é que eu vi que ele é meio chato com o cabo de rede. Comprei um cabo de 25 metros pra área externa e qualquer dobrada ele já apaga. Agora vou comprar um cabo blindado e de cobre pra ver se isso melhora.
    Eu ia te sugerir um cabo blindado mesmo. Mas claro, tem que ser CAT5.
    Outra coisa, a qual distância você está da ERB, e qual foi a frequência utilizada?