+ Responder ao Tópico



  1. #321

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Não sei se é melhor comprar outro Amplimax (caso queime) ou um Clamper desses, é o mesmo preço
    De qualquer forma, obrigado pela informação.
    Eu usaria esse Clamper indicado pelo amigo sphreak, haja vista que, já vi um depoimento de um consumidor num site de vendas que não lembro mais qual, informar que deu um surto elétrico na casa dele, e o único eletrodoméstico dele que não queimou foi exatamente o que estava protegido por um desses modelos de proteção Clamper!

  2. #322

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    No hotspot que fiz, usando o 4G da TIM, estou percebendo que provavelmente a TIM está bloqueando minha conexão, sem derrubar a conexão.
    No Amplimax está tudo ok, tudo indicando o sinal de 4G. Mas ninguém consegue navegar.
    Não tenho como afirmar. Pois não estou na localidade onde isso ocorre. Mas presumo que seja isso.

    Alguém já passou por algo parecido?

  3. #323

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    No hotspot que fiz, usando o 4G da TIM, estou percebendo que provavelmente a TIM está bloqueando minha conexão, sem derrubar a conexão.
    No Amplimax está tudo ok, tudo indicando o sinal de 4G. Mas ninguém consegue navegar.
    Não tenho como afirmar. Pois não estou na localidade onde isso ocorre. Mas presumo que seja isso.

    Alguém já passou por algo parecido?
    Já estou percebendo alguns relatos na internet a respeito disso; inclusive semanas atrás comentei neste tópico a respeito de um internauta que nem na cidade consegue navegar na internet com o chip da Claro, só apenas com o da Vivo. Esse roteador ZTE 3/4G também, vejo pessoas relatando que não conseguem navegar na internet através de determinada operadora nem mesmo na cidade, e nem mesmo fazendo configuração APN específica para aquela determinada operadora.

  4. #324

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Já estou percebendo alguns relatos na internet a respeito disso; inclusive semanas atrás comentei neste tópico a respeito de um internauta que nem na cidade consegue navegar na internet com o chip da Claro, só apenas com o da Vivo. Esse roteador ZTE 3/4G também, vejo pessoas relatando que não conseguem navegar na internet através de determinada operadora nem mesmo na cidade, e nem mesmo fazendo configuração APN específica para aquela determinada operadora.
    Mas a minha dedução é outra.
    Creio que eles estão verificando que há muitas conexões em um único IP e bloqueiam.
    Na verdade, não quero crer que seja isso. Pois a própria operadora incentiva o uso desta forma, através dos seus modem.

  5. #325

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Mas a minha dedução é outra.
    Creio que eles estão verificando que há muitas conexões em um único IP e bloqueiam.
    Na verdade, não quero crer que seja isso. Pois a própria operadora incentiva o uso desta forma, através dos seus modem.
    Eu tive uma experiência desse tipo.
    Verifique se não foi consumida toda a franquia e não houve adiantamento de franquia ou empréstimo de créditos.
    Tem o detalhe que ao fim da franquia, todos os equipamentos conectados começam a receber mensagem da TIM: " Conecte a rede TIM"
    Essa mensagem tem 2 problemas: o primeiro é que gera um cookie vinculado ao numero TIM de celulares TIM conectados nesse hotspot. Quem tiver saldo e conectar vai ficar dependente desse cookie e do próprio saldo ou quem não tiver saldo vai ficar bloqueado até que o cookie expire (mesmo que volte a franquia do chip que está no Amplimax)

    A solução é fazer um reset no Amplimax e limpar os cookies de todos os equipamentos e navegadores envolvidos. Um trampo monstro!

    O ideal é orientar a todos os usuários a não clicar em nenhuma mensagem da TIM que possa aparecer nos aparelhos conectados

  6. #326

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu tive uma experiência desse tipo.
    Verifique se não foi consumida toda a franquia e não houve adiantamento de franquia ou empréstimo de créditos.
    Essa sema coloquei crédito para o mês inteiro e verifiquei junto a TIM confirmando o crédito.
    Desconheço essa opção de Empréstimo de crédito.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tem o detalhe que ao fim da franquia, todos os equipamentos conectados começam a receber mensagem da TIM: " Conecte a rede TIM"
    Essa mensagem tem 2 problemas: o primeiro é que gera um cookie vinculado ao numero TIM de celulares TIM conectados nesse hotspot. Quem tiver saldo e conectar vai ficar dependente desse cookie e do próprio saldo ou quem não tiver saldo vai ficar bloqueado até que o cookie expire (mesmo que volte a franquia do chip que está no Amplimax)
    Acho pouco provável essa opção. Pois ...
    - A antena externa do Amplimax é 700Mhz. Nela, só chega 4G (dados). Não tem como receber chamada de voz e nem SMS, que por sua vez operam em outra frequência. Já testei, se ligar dá fora de área. Se mandar SMS não chega no Amplimax.
    - Quanto aos celulares conectados ao Hotspot receberem cookies da TIM. Permita-me discordar de você, mas não vejo fundamento.
    Toda conexão LTE é feita no Amplimax e somente até ele. Depois, é frequência de WIFI (2.4Ghz). Isso é abstrato para a TIM+Amplimax.
    Pois pode ter um ou vários dispositivos no Hotspot. É totalmente transparente para a rede LTE. O Celular pode até estar sem chip que vai funcionar.
    O Hotspot (Mikrotik) é totalmente independente. Mesmo Amplimax desligado, a rede Hotspot funciona, claro, não navega.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A solução é fazer um reset no Amplimax e limpar os cookies de todos os equipamentos e navegadores envolvidos. Um trampo monstro!
    Acho que fazer um reset no Amplimax rotineiramente é até salutar e recomendável. Isso não vai implicar no seu funcionamento. A não ser que você tenha feito regras e direcionamento de portas, DMZ, etc. Tem que refazer todo o trabalho ou restaurar o backup.
    Quanto a limpar o cookies de todos os dispositivos. Acho que também não resolveria.
    Tinha um celular que não encontrava rede wifi, cheguei a apagar todas as redes wifi salvas no celular e nada. Dei um reset na Antena CPE (TPLink), pronto, funcionou.
    Acho que o MAC do celular tava "travado" na CPE.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    O ideal é orientar a todos os usuários a não clicar em nenhuma mensagem da TIM que possa aparecer nos aparelhos conectados
    Isso sim é um trabalho monstro.

    Hoje, falando com a pessoa que deixei lá como suporte (mesmo ela não tendo conhecimento). A mesma disse que o filtro de linha com DPS que deixei lá, fica desligando os equipamentos toda hora.
    Claro, o DPS do filtro de linha está lá justamente pra isso, proteger os equipamentos
    Isso reforça minha tese de que a energia lá é muito instável (como em muitos outros interiores). Aterramento, lá ninguém sabe o que é isso.
    Já estou comprando material pra fazer aterramento, assim como comprei hoje no site da Clamper, dois CLAMPER Energia + Ethernet PoE.

  7. #327

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Experiência própria.

    Quando acaba a franquia de dados, a TIM redireciona toda a navegação para https://wcad.tim.com.br
    ou
    https://auth1.tim.com.br

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2019-03-13-23-39-17.png
Visualizações:	91
Tamanho: 	92,0 KB
ID:      	69500

    Inclusive a abertura do navegador, no caso dos smartphones, é muitas vezes involuntária por parte do usuário. Por se tratar de um roteador, o redirecionamento da TIM não faz distinção de onde vem a requisição de pacote (pra todos os fins a requisição veio do Amplimax), enviando portanto o redirecionamento pra qualquer equipamento conectado. O cookie portanto vai para o navegador que fez a requisição, ficando ativo até que expire ou seja excluído. Como há requisição de pacotes na rede, feitas por múltiplos usuários, o cookie se implanta em todos os navegadores enquanto durar o bloqueio de dados da TIM.

    Nessa página apresentada acima, que reitero: É recebida em todos os equipamentos que tentam navegar durante o bloqueio de dados. O usuário pode logar com seu próprio numero TIM, passando a consumir sua própria franquia de dados. Pode solicitar adiantamento da franquia de dados seguinte (que será aplicada ao número vinculado ao Amplimax) ou fazer empréstimo de créditos (no número vinculado ao Amplimax).
    Isso pode ocorrer inclusive em notebooks ou PCs conectados, pois como disse acima, a TIM acha que é o Amplimax requisitando.

    Parece uma incoerência. Mas é isso que ocorre no seu telefone quando acaba a franquia de dados. Quando ocorre em um caso assim, onde existem múltiplos usuários o problema se agrava, pois cada um pode tomar uma atitude diferente quando é redirecionado para a página da TIM.

    Você mencionou voz, frequências, etc. Não vou entrar no mérito pois esse fenômeno ocorre somente relacionado a franquia de dados móveis.

    Estou explicando aqui o que eu já presenciei na prática. No meu dia a dia.
    Isso ocorreu em alguns clientes meus. Eles adiantavam franquia, emprestavam credito (mesmo tendo crédito) até que se esgotavam as possibilidades de continuar navegando e a TIM bloqueava até o início do próximo ciclo. Virava essa zona monumental.

    Como você tem um MK depois do Amplimax, sugiro bloquear esses domínios da TIM, impedindo assim que essas páginas de redirecionamento sejam exibidas e veja se o problema persiste.

  8. #328

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Estou explicando aqui o que eu já presenciei na prática. No meu dia a dia.
    Isso ocorreu em alguns clientes meus. Eles adiantavam franquia, emprestavam credito (mesmo tendo crédito) até que se esgotavam as possibilidades de continuar navegando e a TIM bloqueava até o início do próximo ciclo. Virava essa zona monumental.
    Cara, que viagem é essa. Tive que ler duas vezes pra entender.
    Mas é aí. Como você solucionou isso?


    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Como você tem um MK depois do Amplimax, sugiro bloquear esses domínios da TIM, impedindo assim que essas páginas de redirecionamento sejam exibidas e veja se o problema persiste.
    Sim, está tudo bloqueado.
    Só tá liberado o range de IPs do Facebook e Whatsapp. Que são praticamente os mesmos IPs.

  9. #329

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Cara, que viagem é essa. Tive que ler duas vezes pra entender.
    Mas é aí. Como você solucionou isso?



    Sim, está tudo bloqueado.
    Só tá liberado o range de IPs do Facebook e Whatsapp. Que são praticamente os mesmos IPs.
    Parece uma viagem realmente.

    No meu caso como era roteador cliente, não tinha um MK vinculado, era orientar o cliente que, caso aparecer algum site da TIM a não clicar ou fazer opções excessivas.
    Alguns clientes, pelo excesso de ocorrências de bloqueio de navegação optaram por migrar para os Correios. Ao fim da franquia não há bloqueio, somente a redução da velocidade.
    Ou ainda migrar para um plano exclusivo de dados da TIM.

    Apesar do bloqueio e permissão exclusiva de Facebook e Whatsapp, eu fariam uma nova regra exclusiva para tim.com.br

    Amanhã vou tentar verificar os domínios e Ips envolvidos com esse redirecionento específico da TIM

  10. #330

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Cara, que viagem é essa. Tive que ler duas vezes pra entender.
    Mas é aí. Como você solucionou isso?



    Sim, está tudo bloqueado.
    Só tá liberado o range de IPs do Facebook e Whatsapp. Que são praticamente os mesmos IPs.
    Quer testar o fenômeno bizarro na prática?

    Pegue 2 smartphones com chip TIM. 1 com crédito e com franquia de dados ativa e outro sem crédito e com franquia de dados zerada (pobre, sem nada)
    Ative o roteador do smartphone que tá sem nada e conecte o smartphone que está normal no wifi do outro.

    Tente acessar qualquer página e me conte o que aconteceu.

  11. #331

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Estou procurando Nobreak que trabalhe em modo Online, mas só estou encontrando de 1200VA, queria um de 600VA.
    Segundo minhas pesquisas, os Online são melhores. Haja visto que na localidade a variação de energia é intensa.
    Também, acho que colocar um supressor de surto (tipo o Clamper Pocket) antes do Nobreak ajudaria na estabilização da energia e aumentaria a vida do nobreak. Claro, tudo devidamente aterrado.
    Gostaria da opinião dos colegas.

  12. #332

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Estou procurando Nobreak que trabalhe em modo Online, mas só estou encontrando de 1200VA, queria um de 600VA.
    Segundo minhas pesquisas, os Online são melhores. Haja visto que na localidade a variação de energia é intensa.
    Também, acho que colocar um supressor de surto (tipo o Clamper Pocket) antes do Nobreak ajudaria na estabilização da energia e aumentaria a vida do nobreak. Claro, tudo devidamente aterrado.
    Gostaria da opinião dos colegas.
    https://www.kabum.com.br/produto/438...ust600bi-27395

  13. #333

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    No hotspot que fiz, usando o 4G da TIM, estou percebendo que provavelmente a TIM está bloqueando minha conexão, sem derrubar a conexão.
    No Amplimax está tudo ok, tudo indicando o sinal de 4G. Mas ninguém consegue navegar.
    Não tenho como afirmar. Pois não estou na localidade onde isso ocorre. Mas presumo que seja isso.

    Alguém já passou por algo parecido?
    Amigo, será que não existe a possibilidade de ter limite de quantidade de aparelhos conectados, não?

  14. #334

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigo, será que não existe a possibilidade de ter limite de quantidade de aparelhos conectados, não?
    De aparelhos conectados quem determina é o MK. Agora de conexões TCP/UDP simultâneas é a TIM. Pode ter estourado esse limite. Mesmo porque tem usuário que vai abrindo abas e apps nos equipamentos e deixa tudo aberto rodando.

  15. #335

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    De aparelhos conectados quem determina é o MK. Agora de conexões TCP/UDP simultâneas é a TIM. Pode ter estourado esse limite. Mesmo porque tem usuário que vai abrindo abas e apps nos equipamentos e deixa tudo aberto rodando.
    Será que a intenção dessa pessoa desse comentário era comercializar sinal de internet 3/4G, kkkkkkk!. Se não ficou legível eu vou traduzir: Ele fala que não consegue rotear o sinal para 50 clientes, e que a partir de 10 clientes a internet pára de funcionar!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Amplimax.png
Visualizações:	76
Tamanho: 	7,0 KB
ID:      	69503

  16. #336

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Será que a intenção dessa pessoa desse comentário era comercializar internet 3/4G, kkkkkkkkk!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Amplimax.png
Visualizações:	76
Tamanho: 	7,0 KB
ID:      	69503
    Pode ter certeza.

  17. #337

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pode ter certeza.
    Agora me bateu uma dúvida a respeito de um repetidor de sinal de celular de 10W, se instalado num pequeno povoado, e dependendo da quantidade de habitantes, se teria limitações de quantidade de aparelhos conectados nele simultaneamente!

  18. #338

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Agora me bateu uma dúvida a respeito de um repetidor de sinal de celular de 10W, se instalado num pequeno povoado, e dependendo da quantidade de habitantes, se teria limitações de quantidade de aparelhos conectados nele simultaneamente!
    Como o sistema de repetição de celular, nada mais é do que um túnel de amplificação de sinal, ele não distingue o que está sendo transmitido por ele. A limitação seria o pico de interferência entre os equipamentos. Uns 30~50 sem tráfego simultâneo excessivo.

    Agora com 10W em campo aberto o problema é a tia Ana. Como não existe possibilidade de licenciamento pra esse tipo de operação, lacre e o confisco dos equipamentos é quase certo.

  19. #339

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Como o sistema de repetição de celular, nada mais é do que um túnel de amplificação de sinal, ele não distingue o que está sendo transmitido por ele. A limitação seria o pico de interferência entre os equipamentos. Uns 30~50 sem tráfego simultâneo excessivo.

    Agora com 10W em campo aberto o problema é a tia Ana. Como não existe possibilidade de licenciamento pra esse tipo de operação, lacre e o confisco dos equipamentos é quase certo.
    O ano passado eu me deparei com uma reportagem de um blogueiro na internet, a respeito de uma comunidade de uma região do Brasil, que não lembro mais de onde, que a população de um povoado, devido a Vivo não atender ao pedido deles e nem de autoridades municipais, de montar uma repetidora de sinal, lá; eles estavam fazendo uma vaquinha para montar uma repetidora de sinal por conta própria, e eu alertei que seria um investimento de risco, pois a Vivo iria amarrar essa história na barra da saia, e iria fofocar pra dona ANATEL, e a mesma iria apreender os equipamentos. Também mandei uma pergunta através do site de reclamações da ANATEL, se instalar um repetidor de 5W homologado por ela para irradiar o sinal ao ar livre seria permitido; tive como resposta que não, pois apenas as operadoras de celular são detentoras do direito de explorar as faixas de frequências.
    Última edição por chicao48; 17-03-2019 às 11:37.

  20. #340

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    O ano passado eu me deparei com uma reportagem de um blogueiro na internet, a respeito de uma comunidade de uma região do Brasil, que não lembro mais de onde, que a população de um povoado, devido a Vivo não atender ao pedido deles e nem de autoridades municipais, de montar uma repetidora de sinal, lá; eles estavam fazendo uma vaquinha para montar uma repetidora de sinal por conta própria, e eu alertei que seria um investimento de risco, pois a Vivo iria amarrar essa história na barra da saia, e iria fofocar pra dona ANATEL, e a mesma iria apreender os equipamentos. Também mandei uma pergunta através do site de reclamações da ANATEL, se instalar um repetidor de 5W homologado por ela para irradiar o sinal ao ar livre seria permitido; tive como resposta que não, pois apenas as operadoras de celular são detentoras do direito de explorar as faixas de frequências.
    Nunca irei entender como um repetidor de sinal de celular é de uso restrito das operadoras, e o mesmo é homologado por dona ANATEL, pode ser comercializado e não ter nem mesmo meios de legalizar o seu funcionamento!