+ Responder ao Tópico



  1. #181

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    ... ou a operadora desligou a 2G!
    Acho muito difícil ser esse o motivo. Pois ainda não existe homologação para o desligamento do 2G.
    Até seria interessante, desta forma haveria mais frequência disponível, assim como foi alocada o 700Mhz da TV Analógica para o 4G em celulares.

  2. #182

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Acho muito difícil ser esse o motivo. Pois ainda não existe homologação para o desligamento do 2G.
    Até seria interessante, desta forma haveria mais frequência disponível, assim como foi alocada o 700Mhz da TV Analógica para o 4G em celulares.
    Operar ou não o 2G em derminada ERB é faculdade da operadora.
    O 2G é operado no Brasil 850Mhz, 900Mhz e 1800Mhz.

    850Mhz já foi praticamente todo migrado do 2G (GSM) para o 3G (WCDMA), a faixa de 1800Mhz está sendo migrada do 2G (GSM) para o 4G (LTE), sobrando somente a faixa de 900Mhz que por enquanto está exclusiva ao 2G (GSM).

    Então suponha que em determinada ERB a operação esteja sendo feita assim: 1800Mhz em 2G (GSM) e 2100Mhz em 3G (UMTS/CDMA) e a operadora decide implantar o 4G na ERB. O custo mais barato é simplesmente trocar os cartões de 1800Mhz 2G(GSM) por cartões novos 1800Mhz 4G(LTE), ao invés de investir em um conjunto rádio painéis completos em 1800Mhz (o que seria uma insanidade técnica) ou em 2600Mhz (que sofre interferência da banda alta do Wifi, principalmente de provedores ixpertinhos e tem baixa penetrabilidade). Deixando, neste caso, de existir o 2G nessa ERB.

    Não só provável, como plausível e frequente!

  3. #183

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Então, considere somente o meu segundo parágrafo.

  4. #184

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Em cidades com média de 150 mil habitantes, onde se faz necessária várias torres em locais diferentes, nem sempre todas elas estão transmitindo em 4G, e nem sempre todas estão transmitindo em 2G.
    Em algumas pequenas cidades do interior de Pernambuco, onde só tem uma torre, a Vivo só transmite apenas em 3G 2100Mhz, e a Claro está desligando a 2G 850Mhz e transmitindo apenas em 3G 850Mhz, sendo obrigado apenas trocar aparelho rural 2G por um 3G, isso segundo um relato de um instalador de lá.

  5. #185

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Em cidades com média de 150 mil habitantes, onde se faz necessária várias torres em locais diferentes, nem sempre todas elas estão transmitindo em 4G, e nem sempre todas estão transmitindo em 2G.
    Em algumas pequenas cidades do interior de Pernambuco, onde só tem uma torre, a Vivo só transmite apenas em 3G 2100Mhz, e a Claro está desligando a 2G 850Mhz e transmitindo apenas em 3G 850Mhz, sendo obrigado apenas trocar aparelho rural 2G por um 3G, isso segundo um relato de um instalador de lá.
    Exato. Muitos locais e usuários remotos/rurais que tinham equipamentos somente 2G (Telefone de mesa CA40, interface ITC4000, interface Pináculo, etc) simplesmente pararam sem aviso prévio.

  6. #186

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    ... pararam sem aviso prévio.
    Esse que é o problema.

  7. #187

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Testei com outro simchip vivo. Também não funcionou. Botei o chip no smartphone, funcionou.
    Banda 8. Tentei hoje (3/jan/2019) falar com a prolink, mas não consegui. Há algo de podre no reino da Dinamarca...

  8. #188

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Testei com outro simchip vivo. Também não funcionou. Botei o chip no smartphone, funcionou.
    Banda 8. Tentei hoje (3/jan/2019) falar com a prolink, mas não consegui. Há algo de podre no reino da Dinamarca...
    Teste 3 possibilidades:
    1- Bloqueio do imei: Pegue o Imei do equipamento e consulte a situação em http://www.anatel.gov.br/celularlega...e-sua-situacao

    2- Configurações do equipamento: Efetue um reset de fábrica nele

    3- Leve o equipamento a outra ERB e teste em outras operadoras

    Se nada disso funcionar, verifique a antena dele se está Ok. Muitas vezes o conector TNC alarga e perde conectividade por manuseio excessivo na rosca da antena, neste caso sendo necessário a substituição do mesmo.

  9. #189

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Testei com outro simchip vivo. Também não funcionou. Botei o chip no smartphone, funcionou.
    Banda 8. Tentei hoje (3/jan/2019) falar com a prolink, mas não consegui. Há algo de podre no reino da Dinamarca...
    Se isso estiver acontecendo com chips de outras operadoras também, pode ser problema no slot do aparelho, onde coloca o chip ou problema na placa. Eu tinha um LG A275 lanterninha, ele começou a não ler mais um dos chips, hora lia e hora não. Levei na assistência e foi trocado o slot, e continuo a mesma coisa, e depois o técnico constatou que era problema na placa. Depois começou a dar problema no outro chip também, ficava somente emergência, e quando eu passava álcool no slot, voltava a funcionar, mas por pouco tempo. Comprei outro LG lanterninha no mercado livre!

  10. #190

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Pessoal, estou numa cidadezinha no interior da Bahia e aqui a Tim conecta através da rede da Vivo. Vejam a imagem anexada.

    Porém, a mesma não efetua ligações. O que poderá ser?

    Obrigado desde já.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115615_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	143
Tamanho: 	41,1 KB
ID:      	69303Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115626_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	165
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	69304

  11. #191

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Porém, a mesma não efetua ligações. O que poderá ser?

    Obrigado desde já.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115615_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	143
Tamanho: 	41,1 KB
ID:      	69303Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115626_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	165
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	69304
    Observe que no seu SIM2, o R está em vermelho. Isso quer dizer que o mesmo (TIM) está em Roaming.
    Você tem que verificar se seu plano lhe dá acesso pra efetuar ligações em Roaming.

    Sei que algumas operadoras estão compartilhando as ERB em cidades de baixa população. Talvez seja o seu caso.

  12. #192

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Pessoal, estou numa cidadezinha no interior da Bahia e aqui a Tim conecta através da rede da Vivo. Vejam a imagem anexada.

    Porém, a mesma não efetua ligações. O que poderá ser?

    Obrigado desde já.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115615_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	143
Tamanho: 	41,1 KB
ID:      	69303Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115626_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	165
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	69304
    Tem que habilitar o aparelho para ROAMING.

    Se não tiver crédito não liga e nem recebe ou pode ser também problema na Vivo. Esse serviço é sempre falho, funciona hora sim e hora não. Só funciona mesmo o próprio sinal da Vivo. Já estive também numa cidade assim, que a Vivo transmite o sinal da Claro, TIM e OI, e passava vários dias sem completar ligação. E a tarifa é caríssima, e eu usava o celular apenas para receber ligação da Tim, através do sinal da Vivo.

  13. #193

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Pessoal, estou numa cidadezinha no interior da Bahia e aqui a Tim conecta através da rede da Vivo. Vejam a imagem anexada.

    Porém, a mesma não efetua ligações. O que poderá ser?

    Obrigado desde já.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115615_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	143
Tamanho: 	41,1 KB
ID:      	69303Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20181231-115626_Network%20Cell%20Info.jpeg
Visualizações:	165
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	69304
    Seu smartphone é Samsung?

  14. #194

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Como pode ver, está ativo o Roaming. E sim, é um Samsung.

    Irei na cidade amanhã e irei realizar mais procedimentos que precisar. Estou numa vila agora e sinal de telefone aqui é 0%.

    Obrigado.

  15. #195

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por sergios Ver Post
    Observe que no seu SIM2, o R está em vermelho. Isso quer dizer que o mesmo (TIM) está em Roaming.
    Você tem que verificar se seu plano lhe dá acesso pra efetuar ligações em Roaming.

    Sei que algumas operadoras estão compartilhando as ERB em cidades de baixa população. Talvez seja o seu caso.
    Bom saber disso, créditos tem sim, mas não sei se o plano permite. Irei verificar junto a operadora. Obrigado.

  16. #196

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Bom saber disso, créditos tem sim, mas não sei se o plano permite. Irei verificar junto a operadora. Obrigado.
    Das vezes que utilizei esse tipo de serviço, os meus dois chips Claro e Tim pre, apenas possuíam crédito e faziam ligação normal pela rede da Vivo, apenas não sei porque por várias vezes não conseguia completar a ligação. Tarifa muito cara, 1 minuto de ligação saia por r$2,50, kkkkkkkk. Agora, quando a pessoa me ligava, a tarifa que essa pessoa pagava era tarifa normal.

  17. #197

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Como pode ver, está ativo o Roaming. E sim, é um Samsung.

    Irei na cidade amanhã e irei realizar mais procedimentos que precisar. Estou numa vila agora e sinal de telefone aqui é 0%.

    Obrigado.
    Celular Samsung capta e apresenta o sinal de qualquer operadora presente quando o sim chip não está autenticado na operadora do chip. Mostra sinal e não faz nada pois não está autenticado.

  18. #198

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Algum amigo poderia recomendar um modem usb ou interface 4g ou até mesmo 3g ?

  19. #199

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Veja esse vídeo aqui. A pessoa mostra os equipamentos que já usou.
    Observe que ele mostra o Link 3G (entre outros), o qual já tem uma nova versão conhecido como Amplimax, que é bem melhor.


  20. #200

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Há um detalhe aí. Onde eu preciso usar só há o sinal da Tim, na banda 28
    (=> 700MHz) que nenhum dos equipamentos acima trabalha.