Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Alguém sabe como aumentar a tensão do carregador de um nobreak ts shara? Tipo a regulador de tensão interno, pois pelo que vejo a tensão máxima é 12v

  2. #22

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Nobreak TS Shara comum ou senoidal tem corrente de carga que passa OU por um LM317, que na real é uns 0,5A de corrente, OU por mosfets, mas com dissipador comum e mal dá 2A. Ou seja, não carregam bateria 90Ah nem a pau!

    A maioria dos nobreaks com conector pra bateria externa não tem corrente de carga decente, a maioria é 0,5 a 2A, mal dá pra passar de 45Ah em baterias (Veja a ficha técnica dos SMS ou TSShara, recomendam pra baterias de até 45Ah), não lembro de nenhum com uns 9A que vá dar conta de bateria 90Ah.

    A flutuação deles é 13,5V, as vezes tem uns birutas com 13,8V, mas não adianta ter tensão ok se a corrente de carga é baixa, nobreak AC comum é feito pra 1 ou 2 baterias de 5 a 7Ah, não pra bateria grande. Eles citam 12V porque é a tensão nominal das baterias, mas a tensão de flutuação de todo nobreak AC roda na casa dos 13,5V, alguns são inteligentes e dão um boost de quase 15V no fim da carga e isso ajuda muito, mas só quando a bateria é pequena o suficiente.

    Tenho meu TSShara de 1400VA aqui, com saída pra bateria exnterna, e ele desequaliza bateria de 60Ah em menos de 1 mês (Desequalização é ter tensão diferente em cada umas das 6 células que uma bateria tem, são digamos que 6 pilhas de 2V em série), com bateria de 7Ah demora 3 anos pra dar problema, mas com bateria maior é questão de meses até a desequalização tornar a bateria inútil.

  3. #23

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    O meu é de 1400 também. Uso bateria de 60amp

  4. #24

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Quer dizer que ela está com os dias contados?

  5. #25

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Dá pra medir a capacidade dela, deixa ligado X horas com algo de consumo fixo e vê quanto tempo dura, ou mete uma lâmpada automotiva de digamos 55W, e acompanha a queda de tensão com um multímetro.

    A desequalização nem sempre é grande, depende do tamanho da descarga, mas se tiver de fato descarga razoável toda semana, é fácil desequalizar e ter falsa carga em 2 meses de uso. Tenho até cliente de autoelétrica com esse problema, que mete bateria estacionária enorme em nobreak comum, e quase todo mês tem que tirar pra dar uma carga lenta, porque aqui tem mesmo horas sem eletricidade toda semana, de fato aqui tem descarga e recarga toda semana.

  6. #26

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Cara mais pra um lugar em zona rural usar energia da concessionária que para de vez enquanto mas com interrupção de pelo menos 24hrs o que indicam? Lembrando: sem painel solar

  7. #27

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Consumo de uns 4 net metal

  8. #28

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Se são só 4 netmetal mesmo, dá quase uns 70W na hora de pico, de madrugada vai dar menos (Quando não tem tráfego eles consomem mesmo bem menos), na média vai dar uns 60W ao todo, varia conforme o modelo exato e consumo mas digamos 55-60W de média por hora.

    No dia então dá 24 * 60 = 1440Wh.

    Se for só 1 bateria, sistema 12V, 1440/12 = 120Ah em bateria pra durar 24 horas. Tem bateria de 115Ah no mercado, não dura exatos 24h mas se faltar luz nesse pop, talvez falte em outras fazendas e então o consumo real dos 4 não vai dar 60W de jeito nenhum e a bateria dure.

    Se for sistema 24V, 2 baterias 60Ah em série é suficiente pra 24h.

    Seria então carregador 12V 12Ah, ou 24V 6Ah.

    O que tem de nobreak DC 12V maior é esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...or-potente-_JM Ele tem 10A pros equipamentos, mas 70W em 12V são só 6A, então mesmo o pico de 4 Netmetal não vai consumir mais que 60% da capacidade da fonte. Eu colocaria um fan 80mm ventilando ela SEM FALTA! Tem "só" 8A pra carregar a bateria, mas já tá ok pra uma bateria de 115Ah.

    Pra sistema 24V com 2 baterias de 60Ah isso aqui tá perfeito: https://produto.mercadolivre.com.br/...e-24v-7a6a-_JM E o consumo dos equiptos fica abaixo da metade da capacidade da fonte (Vão consumir 3A, e a fonte tem capacidade de 7A) então tá tranquilo, mas de qualquer jeito eu colocaria fan de 80mm comum pra ventilar, fan custa R$ 7 ou 8 e pode prolongar a vida útil dessas fontes em ANOS.

    Se eu não me engano a TPNet também tem um ou 2 modelos de nobreak DC com corrente de carga de bateria decente, mas... eles insistem nos aparelhos com um monte de porta POE, custa R$ 200 ou 300 a mais por uma feature que nem sempre interessa. Acho que eles não tem modelo sem POE, aí fica bastante caro. Não lembro de ver nobreak DC da Volt com corrente alta o suficiente pra bateria grande (E se tem, é nos modelos muito acima de R$ 600, esses eu nem olho já que tem opção muito mais barata). E fontes CCN que eu lembre são caras igual as TPNet, mas se achar por preço bom pode comprar (Só duvido que vão ter o preço das VA).

    Manter fonte alimentando bateria e equipamentos tudo junto não é muito bom, a tensão da bateria nunca fica no ponto ideal. Esses nobreaks DC tem internamente 2 (DUAS) fontes separadas (Uma mantendo as baterias na tensão certa em flutuação, e outra fonte completamente separada alimentando o equipamento), então nobreak DC de R$ 400 é um investimento melhor (Mais duradouro, e que come menos vida útil das baterias) que um carregadorzão de R$ 350 com só 1 saída pra ao mesmo tempo carregar bateria e alimentar equipamentos.

  9. #29

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Ah, e tem adaptações tipo essa: http://networksul.com.br/produto/fon...fonte-nobreak/

    Isso que eu saiba é um mesmo circuito chaveado, mas que o trafo princilpal tem 2 enrolamentos, são digamos que 2 rails tipo fonte ATX que tem 2 saídas 12V. A tendência é ter tensão correta nas baterias, mas eu não coloco tanto a mão no fogo por isso, fonte industrial é bom porque é barato, não porque duram muito (Eu nem conto com 3 ou 4 anos de duração, já que pagamos barato por elas), eu não tenho medo de comprar isso porque não tenho medo de reparar quando pifam, mas... se for pra durar ia preferir VA ou CCN (Ou Volt se usar bateria pequena e for barata, ou TPNet se achar uma barata e precisar aquele monte de porta POE na fonte, mas não sou fã de subir um monte de cabo ethernet pra queimar lan fácil, prefiro deixar bateria e fonte em baixo, subir cabo PP com alimentação, e subir só 1 cabo ethernet com dados, pra minimizar o problema, aí lá em cima botar switch ou algo do tipo com injetor poe adaptado ou avulso. Pra esse caso é melhor nobreak DC sem portas POE).

  10. #30
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    huntersjp o maior problema quando falta a energiae ao voltar dá tipo pelo menos uma piscada( lampada comum) em menos de 1 segundo até 10 segundos. Quando a energia vai embora e ao voltar tudo que estiver conectado na rede( região) liga, aciona o clock para o chipset e a energia vai embora, ao voltar pode queimar principalmente fontes chaveadas; fontes comuns usam bancos de capacitores que no caso essa queda de 1 até 2 segundos segue normalmente. ps naõ adianta aumentar o banco de capacitores
    Fontes chaveadas costumam queimar por excesso de corrente, quanto menor a tensão da rede, maior a corrente super aquece e queima.
    Fonte comum queima pela temperatura, quanto maior a tensão da rede, maior a temperatura. efeito joule
    Existe no mercado, relês de retardo. A luz indo embora, este relê só aciona após 10 segundos ou mais em muitos casos ajuda bastante.
    Muitos fabricantes, utilizam um sistema de retardo na fonte. quando a luz volta ao ao conectar na tomada demora cerca de 1 s ou 2 s para a luz da fonte acender; todos os desktops com fonte ATX usam isso mas a partida inicial mais potente é manual, possui uma fonte de 5 a 10 watts para o chipset.

    Quando a energia cai, maior problema é o retorno pelo Neutro da concessionária, precisando para isso muitas vezes aterrar o Neutro ou levar a energia em 230 volts( F+ F) quando disponível.
    Infelizmente ENERGIA é igual futebol, informática, mecânica etc; muito palpiteiros( pode dar certo) mas explicação técnica poucos conhecem ou não são valorizados, google tem mais valor kkkkk. É como família, só que ninguém quer pagar a conta.

    Quem é profissional do ramo, com diploma na mão sabe bem o que é isso( maioria).
    Meu filho que está estudando engenharia me disse: " pai, estou estudando sobre iluminação; muita coisa usado nas casas e lojas está errado ou pelo menos consumindo energia muito aquém do necessário. Sua oficina não está tão fora vez que adaptou numa construção já existente" muito obrigado pelo elogio disse a ele.
    O que sei e o que aprendi é por que estudei e li muito a respeito e tenho uma "visão espacial" ou algo do tipo tridemensional. Estou muito destreinado, mas imaginava um circuito, radio-enlace, um desenho técnico em formas tipo de astronomia. Descobri isso quando meu pai já tinha gasto rios de dinheiro, para um motor diesel de um cilindro. Desmontei a bomba injetora, inteirinha, olhei o manual da yammar joguei no ar, montei, pronto funcionou; todo o processo devo ter gasto umas 4 horas quando muito, depois de meses parado, mecânico daqui, dali, acolá.