Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema para carregar bateria!!!

    Boa noite...
    tenho uma torre em localidade remota, mas com energia da concessionaria, uso uma fonte USINA 150AMP para carregar a bateria e alimentar meus equipamentos com os 12v. o problema é que quando acaba a energia mesmo tendo apenas 2 netmetal consumindo so tenho 20min de autonomia mesmo com uma bateria de 115amp.... é meio estranho. é como se a energia do carregador so passasse direto para os consumidores e a bateria nao carregasse bem..... fonte usina funcionando bem e bateria tambem!
    mas quando coloco para carregar a bateria direto sem ter um consumidor carrega normal
    espero que me entendam!

  2. #2

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    Boa noite...
    tenho uma torre em localidade remota, mas com energia da concessionaria, uso uma fonte USINA 150AMP para carregar a bateria e alimentar meus equipamentos com os 12v. o problema é que quando acaba a energia mesmo tendo apenas 2 netmetal consumindo so tenho 20min de autonomia mesmo com uma bateria de 115amp.... é meio estranho. é como se a energia do carregador so passasse direto para os consumidores e a bateria nao carregasse bem..... fonte usina funcionando bem e bateria tambem!
    mas quando coloco para carregar a bateria direto sem ter um consumidor carrega normal
    espero que me entendam!
    Consegue postar um modelo esquemático de como é sua ligação? Tem algum tipo de controlador de carga acoplado ou só a fonte? Só tem esses 2 Netmetal ou tem mais coisa nessa torre?

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Fontes comuns de 12 volts, seja lá 1 A a 300 A ou mais não conseguem carregar a bateria, ou no máximo equilibrar as voltagens( tensão). Para tal finalidade, a fonte precisa estar ajustada para 13,7 volts com uma Lâmpada de 45W até 65W ou sem carga a 14,1 volts.
    Não sei como é o circuito da fonte, mas aconselho que use um diodo em série para evitar que a bateria pífe a fonte( carga reversa). Alguns montam diodo em paralelo( 6A4; 1N 5404 etc) que são de 5A; mas prefiro utilizar os da semikron ( família SK)) e requerem dissipador. Diodos de alternadores veiculares ( 24A até mais) é uma solução prática e funcional, quem entende um pouco de mecânica automotiva ou elétrica não é difícil, muito mais fácil do que possamos imaginar.

  4. #4

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Acredito que seja fonte mal dimensionada. Com bateria de 115A uma fonte de 15A reias ja era suficiente pra ligar os rádios e carregar a bateria. Essas fontes usina São feitas pra som automotivo e geralmente tem um potenciometro pra regular a saída ela deve tar largando 14 a 15v por isso não carrega a bateria. Tenho uma fonte de 5a pra tocar uma omnitik uma Powerbeam e 2 litebeam. Tá com bateria de 7a e dura umas 4 a 5hora. Lembrando q essa fonte tem carregador separado de 0.7A apenas.

  5. #5

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Se usar inversor comum ou um nobreak desses que tem saída de 110 ou 220v tem um consumo maior da bateria.
    O próprio equipamento já consome bastante a bateria.

  6. #6

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    E já que está usando uma fonte completamente inadequada (Fonte pros babacas do som automotivo é quase sempre péssima pra uso contínuo), não duvido nada que esteja usando também baterias inadequadas, tipo automotiva e usada!

    Não adianta ter 115Ah em baterias se automotiva sulfata bem fácil (E custam mais caro que estacionárias hoje!) quando fica sob tensão meio baixa, afinal essas fontes pros babacas do som automotivos são caras mas não tem itens inteligentes tipo alta tensão pra equalização no final da carga, e por ter uma montoeira de capacitores na saída (Pro som de merda não sair com zunido de fundo) não tem nada de ripple e isso atrapalha a limpeza das placas, um carregador comum vai ter sujeira no DC e isso ajuda na limpeza das placas, demora muito mais pra sulfatar!

    Isso se não botou a fonte pra digamos 14,4V, que é tensão de carga cíclica, mas deixou na tomada o tempo todo, fazendo uma carga com flutuação! A carga deveria mesmo ir até uns 14,4V idealmente, mas depois tem que reduzir pra uns 13,2V pra ficar em flutuação! Flutuar bateria a 14,4V mata elas rapidinho! Se deu sorte elas sulfataram e é só dar uma carga em corrente calculada e tensão ideal, mas se deu azar já matou vida útil delas por ficar flutuando em tensão alta.

  7. #7

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Obrigado por responderem e pelas sugestões

  8. #8

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Consegue postar um modelo esquemático de como é sua ligação? Tem algum tipo de controlador de carga acoplado ou só a fonte? Só tem esses 2 Netmetal ou tem mais coisa nessa torre?
    Então... o esquema é bem simples. Dois net metal, um switch é uma Sxt. Um patch panel alimentando. Sobe cabo utp até os rádios.

    O resto foi como eu disse.

    É como se o carregador nao reconhecesse a bateria e passasse energia direto pros consumidores

  9. #9

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Fontes comuns de 12 volts, seja lá 1 A a 300 A ou mais não conseguem carregar a bateria, ou no máximo equilibrar as voltagens( tensão). Para tal finalidade, a fonte precisa estar ajustada para 13,7 volts com uma Lâmpada de 45W até 65W ou sem carga a 14,1 volts.
    Não sei como é o circuito da fonte, mas aconselho que use um diodo em série para evitar que a bateria pífe a fonte( carga reversa). Alguns montam diodo em paralelo( 6A4; 1N 5404 etc) que são de 5A; mas prefiro utilizar os da semikron ( família SK)) e requerem dissipador. Diodos de alternadores veiculares ( 24A até mais) é uma solução prática e funcional, quem entende um pouco de mecânica automotiva ou elétrica não é difícil, muito mais fácil do que possamos imaginar.
    Cara aqui falta muita energia, mas se volta nunca passa mAis de 12hrs sem...
    mais o que me disse me interessou, pois perco muitas fontes e a maioria das vezes é quando cai a energia. Seria essa questão que o senhor levantou? Pois na minha torre já aterrei até o vento... rsrs

  10. #10

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Acredito que seja fonte mal dimensionada. Com bateria de 115A uma fonte de 15A reias ja era suficiente pra ligar os rádios e carregar a bateria. Essas fontes usina São feitas pra som automotivo e geralmente tem um potenciometro pra regular a saída ela deve tar largando 14 a 15v por isso não carrega a bateria. Tenho uma fonte de 5a pra tocar uma omnitik uma Powerbeam e 2 litebeam. Tá com bateria de 7a e dura umas 4 a 5hora. Lembrando q essa fonte tem carregador separado de 0.7A apenas.
    Entendo!
    Já coloquei aquelas fonte chaveada de 20amp mais foi só pra queimar...

    É que eu preciso de pelo menos 14horas de autonomia pois energia eu tenho da concessionária chegando no pé da torre... ae não faz sentido usar placa solar

  11. #11

    Padrão Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E já que está usando uma fonte completamente inadequada (Fonte pros babacas do som automotivo é quase sempre péssima pra uso contínuo), não duvido nada que esteja usando também baterias inadequadas, tipo automotiva e usada!

    Não adianta ter 115Ah em baterias se automotiva sulfata bem fácil (E custam mais caro que estacionárias hoje!) quando fica sob tensão meio baixa, afinal essas fontes pros babacas do som automotivos são caras mas não tem itens inteligentes tipo alta tensão pra equalização no final da carga, e por ter uma montoeira de capacitores na saída (Pro som de merda não sair com zunido de fundo) não tem nada de ripple e isso atrapalha a limpeza das placas, um carregador comum vai ter sujeira no DC e isso ajuda na limpeza das placas, demora muito mais pra sulfatar!

    Isso se não botou a fonte pra digamos 14,4V, que é tensão de carga cíclica, mas deixou na tomada o tempo todo, fazendo uma carga com flutuação! A carga deveria mesmo ir até uns 14,4V idealmente, mas depois tem que reduzir pra uns 13,2V pra ficar em flutuação! Flutuar bateria a 14,4V mata elas rapidinho! Se deu sorte elas sulfataram e é só dar uma carga em corrente calculada e tensão ideal, mas se deu azar já matou vida útil delas por ficar flutuando em tensão alta.
    Grande Rubem é uma honra ter um post respondido pelo Sr.
    Cara já gastei dinheiro na autonomia desse enlace, por último parti para esses carregadores automotivos porque pregavam ter um energia de limpa e tals, corrente de carga controlada automaticamente.
    Mas não tem dado certo. Sei que no nosso ramo passamos por vários perrengues para aprender.
    Que fonte o senhor me aconselha a colocar? Estou disposto até trocar a bateria se for pra resolver!

  12. #12

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Hoje mesmo parou de novo! Coloquei uma Moura de 90amp.

  13. #13

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Vai demorar um tempão pra parar agora tipo uns 2meses ae depois começa a paradeiro de 15 em 15 dias e essa torre é longe pra porra...

  14. #14

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    Vai demorar um tempão pra parar agora tipo uns 2meses ae depois começa a paradeiro de 15 em 15 dias e essa torre é longe pra porra...
    Porque não faz um esquema de carga solar, mas ao invés de painel coloca uma fonte chaveada na entrada? Eu utilizo alguns assim e não tenho muito problema! O amigo @rubem tem uns posts no fórum que explica bem certinho como fazer!

  15. #15

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Controlador pwmzao mesmo?

  16. #16

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Pra uma bateria de 75A ou pouco mais eu usaria essa primeira da lista www.vaconversores.com.br/produtos eu uso algumas desse fabricante porem de menor potencia, depois que coloquei esse modelo https://produto.mercadolivre.com.br/...tente-334w-_JM com 2 baterias de 60A não desliguei mais os equipamentos, la falta energia a cada chuva e leva ate 24h pra retornar, hj esta com 104 dias de uptime, so não esta mais pq tive que trocar o cabo pp por um mais grosso.

  17. #17

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Eu também gosto muito dos produtos da VA por isso, colocam corrente decente pra carregar as baterias, 6A nos nobresks DC, nada de toscos 0,7A.

    Nobreak DC faz a flutuação lá por 13,2 a 13,5V, isso sozinho já garante vida mais longa pra bateria, mas o negócio é ter corrente mais alta pra vencer a resistência interna e a bateria ser carregada direito, basicamente a área de contado de uma placa metálica numa bateria é de digamos 30cm³, se usar corrente baixa demais a reação catódica da placa com o líquido vai ocorrer só em uma parte da placa. Ideal seria dar uma sobrecarga de 14,5V a cada 2 ou 3 meses, mas a flutuação JAMAIS poderia ser em tensão tão alta (Pro calor do Brasil nem 13,8V é muito bom!). Só que se for pra escolher, eu sugiro escolher flutuação sem sobrecarga (Boost mensal) do que flutuação em tensão alta.

    Já que tem a fonte, @huntersjp, ajusta pra saída em 13,2V, e vai lá a cada 2 meses, ajusta pra 14,4V, e deixa uns 20 minutos nessa tensão, dar um boost charge pra equalizar as células, só 20 minutos mesmo, e então volta a fonte pra 13,2V (Imagino que ela tenha um botão de ajuste de tensão, acho que todas da Usina tem).

    Ideal pra bateria de 90Ah seria carregador de 9Ah ou pouco mais, um nobreak de 6A não é tão ruim, mas como não é fácil achar nobreak DC de 9A ou pouco mais (9 a 18A tá ótimo pra bateria de 90Ah) os controladores solares PWM são uma boa sim! PWM é basicamente tensão pulsando, isso ajuda muito na limpeza das placas, é bem similar ao dessulfatador pra recuperar bateria (Essas suas com problemas podia tomar uma carga lenta, descarregar, e outra carga lenta, pra ver se não retornam à capacidade antiga, mas tem que ser carga lenta de 15-16h, nada de meter essa fonte de alta corrente! Se for bateria de 115Ah, tem que ser carregador de uns 8-10A), por incrível que parece o produto mais lixinho no mercado (Controlador solar PWM 10A de R$ 50) tem uma bela vantagem em questão de manter vida útil de bateria! Bateria na verdade não é tão fresca, antes da eletrônica moderna, dos anos 80 pra trás não existiam circuitos muito inteligentes (Nem existiam muitos CI's antes de 1970) e as pessoas tinham baterias igual hoje, todo carro tinha bateria, toda torre de telecom os tinha (É dessa época o nome "retificador" que os noobs ainda usam pros nobreaks DC 48V, naquela época eram só retificadores mesmo, hoje são fontes chaveadas, nada a ver com o produto de 1970), na época se fazia manutenção nas baterias dando carga pulsada, basicamente um diodo apenas depois de uma fonte AC, aí a tensão fica com uma onda semi-senoidal de 60Hz mas polarizada, dá uma limpada nas placas, ideal mesmo era usar tiristor pra conseguir uma onda dente-de-serra, aí sim era placa 100% limpa. Hoje isso ainda serviria em qualquer bateria estacionária pra telecom, mas isso é manutenção mensal e bimensal, a flutuação em si não precisa nada de mais, é só ter corrente alta o suficiente (10% da capacidade da bateria, 9A pra bateria de 90Ah) mas controlar a tensão, 13,2V. Ou então usar carga via PWM, que dá uma limpada nas placas, e exige essa sobretensão de equalização (14,4V por 20 minutos) só a cada 3 meses.

  18. #18

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Entendo... vou passar a usar essas da VA

  19. #19

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Pelo que li, é a melhor...

  20. #20

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Minhas baterias tem vida útil muito pequena, e pelas explicações de vocês constatei que são meus carregadores