Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Acho muito bom desde que o cliente não precise comprar o roteador, ou ele deseje que faça gerenciamento remoto. Anos atrás todos os provedores reclamaram que tinha muitos dispositivos conectados a ele quando deveria ter só um. Comprei um outro roteador e conectei a ele, pronto só acusava um dispositivo conectado mas com 3 deskstops e reclamaram pelo alto tráfego.

    Dos últimos 5 ou 6 anos para cá, é considerado baixo tráfego ou médio mesmo com até 11 dispositivos, e a internet mais estável, qualidade dos dispositivos e rede 3G ou 4G dos celulares ajuda muito a não depender somente do wi-fi.
    Não depender do wi-fi em nossos celulares é muito bom, primeiro por que a franquia de internet já cobra e ligação que se lasque.
    Qualidade dos nossos roteadores, isso sim acho muito ruim mas com valores de R$ 100,00 na média é complicado, mas vá ver quanto custa um routerboard gerenciável.

    Sempre digo que não é a internet que é ruim, roteador que não é bom; comigo era 50 ou 60 dias uma beleza, depois tinha de resetar constantemente e agora com routerboard gerenciável posso deixar ele ligado um ano( acho) que não me dará problemas. Por possuir cooler preciso fazer manutenção preventiva a cada 3 ou 6 meses; São mais de 30 meses, que não sei o que é reset.

    Nenhum dos provedores que tive contrato, sabe o que é vir fazer verificação na rede; algumas vezes até vieram mas constataram que o problema era no sistema do provedor, mesmo com roteador comum.
    Infelizmente tem cliente, até conheço alguns que não sabia que precisa ter luz( energia) para que a internet de casa funcione; muitos acham ainda que basta ter roteador que já terá internet sem contratar um provedor de serviço.
    Acho um erro grande as fontes não estarem incluídos no mesmo gabinete, para muitas donas de casa é mais um transtorno o mesmo acontece com telefone sem fio mas facilita a manutenção ou agiliza e no caso precisaria padronizar o padrão dos plug como acontece nos celulares.

  2. #22

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Essa questão toda de o usuário pode ou não mexer no Wi-fi eu penso o seguinte, do ponto de vista do provedor a qualidade do serviço depende também e hoje em dia, principalmente de um roteador Wi-fi bem configurado! No nosso provedor, pra planos menores deixamos os roteadores por exemplo em 20Mhz, isso evita algunas interferências, deixamos acesso remoto na porta 8080 e a CPE redirecionando a porta pro roteador wifi e daí mudamos a senha remotamente ou qualquer outra configuração do Wi-fi, fazemos site survey no momento da instação, selecionamos canal, definimos algumas outras opções do roteador, desativamos o WPS, ja que o mesmo facilita uso de aplicativos de descobrimento de senha... Se o cliente mexer, resetar... cobramos a visita pra arrumar! O cliente exige qualidade e pra isso necessitamos que somente pessoal qualificado mexa nas configurações, varios de nossos clientes ja resetaram porque disseram que precisava de acesso ao wifi e nao tinha a senha e depois reclamaram que tava dando problema, chegando no local tá tudo padrão, senha de administração padrão, DNS hackeado redirecionando pra sites estranhos, roteador em 40MHz, canal fora do que deixamos... Aí não aceitamos reclamação, tem que pagar pra arrumar! Nunca mais cliente mexe! Se quiser mexer, compra o proprio roteador e só aceitamos reclamação do serviço se tiver completamente sem internet e se ainda assim chegarmos la e vermos que quem tava dando problema era o roteador, serviço cobrado!

  3. #23
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    raumaster, realmente cliente que não conhece nada precisa ser cobrado. Eu em particular, nenhum provedor me negou de fornecer a senha para mim ou de um outro cliente da rede; está certo que relutam de início em fazer isso. De costume, provedor que cobrar vez que o roteador é do cliente na primeira oportunidade adeus esse cliente, mas é mais fácil queimar a fonte do que o cliente fazer o reset no dispositivo e isso é fato.
    O mais comum, é quando temos filhos, no período escolar junta-se um monte de meninos na frente da casa e você querendo usar a internet e nada; tenho notado que quando temos a mesma senha do facebook, gmail por conta do you tube ou da microsoft apresente uma certa instabilidade. Neste ano a Claro mudou seu sistema onde precisa ter ao menos uma letra maíuscula, dois numerais ou duas letras e alguns símbolos com no mínimo 8 caracteres, gastei foi é 4 horas nessa brincadeira. Tim é apenas 4 caracteres, Vivo é 6 caracteres ambos somente numéricos e a RFB são 11 caracteres numéricos.

    No caso de roteador, até mesmo nessas TVs novas se tiver idoso anoto num papel se possível numa caderneta só para anotar senha e SSID e procedimentos para comando numa TV de LED. Ninguém me conseguiu provar ao contrário que o método mais eficiente para anotar isso é papel e caneta, desde que fique num lugar seguro mas não seguro demais por que podemos esquecer onde ficou guardado.
    Fixo num determinado canal, banda em 20 MHz e mais longe possível de qualquer outro aparelho eletrônico por que todos eles tem uma frequência em seu "clock" que é comum em muitos aparelhos. Meu celular dispara o sensor de controle remoto( alguns) das TVs, som,dvd etc mesmo com repouso absoluto, isso até um palmo de distância.

  4. #24

    Padrão

    Tenho um roteador TP-LINK que pertence ao provedor, porém os mesmo é protegido contra alterações. Tenho acesso a ele pelo SSH, é possivel fazer alterações: SSID, senha, largura de canal ou remover esse bloqueio pelo terminal putty SSH?