Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Bom dia a todos.
    Eu estou com um problema no meu provedor que gostaria de opiniões/sugestões...
    Tenho varios roteadores de diferentes marcas nos clientes (tplink, intelbras, dlink, etc)...
    O problema é que não tenho acesso ao roteador. Os clientes ficam alterando a configuração, mudando pppoe, wireless, etc. e na maioria das vezes eu tenho que ir ate o cliente para reconfigurar o roteador.
    Teria alguma maneira de gerenciar esses roteadores remotamente? já me falaram em fazer ssh com openwrt, alguem faz isso? Como seria a segurança? Eu chegue a testar o openwrt, mas fico preocupado com acesso de outras pessoas...
    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    É rede cabeada? Se sim, aí faz sentido ter PPPoE no roteador. Mas se for via rádio, deixa a CPE discando, e entrega ethernet autenticada e pronta no cabo pro cliente, se ele deixar o cabo plugado na wan pode resetar a vontade o roteador que não vai precisar da sua visita.

    Agora se é rede cabeada, complicado, você TEM QUE dar acesso ao roteador porque o cliente TEM QUE poder alterar senha e cia da rede wifi dele mesmo, e isso automaticamente te impede de colocar senha e não passar ela pro cliente (O roteador é dele, a rede wifi dentro de casa é dele, ele tem o direito de poder configurar o SSID que quiser hora que quiser). Aí realmente o jeito é trocar de firmware, porque SSH por default não é ativo em quase nenhum roteador pela wan (Por questão de segurança) e ativar manualmente não adianta nada já que a coisa mais comum de cliente leigo é resetar roteador (Acham que é igual reset de desktop, onde o sistema operacional reinicia igual estava antes). Teria que colocar OpenWRT ou DDWrt e desativar o botão de reset (Eles tem essa feature), pra não ter perigo de perder a configuração, ou então criar um arquivo default em que depois de todo reset volte com SSH ativo na wan.

    Nessa hora fica mais fácil voltar pros anos 90 e usar o antiquado hotspot, obrigando todo mundo a abrir um navegador (Como nos anos 90) pra se autenticar. Poderia fazer um server pppoe pra cliente que não fuça, e deixar um server dchp com um hotpost ativo pra abrir caso o cliente fuce demais e acabe com roteador resetado, se ele não quiser pagar visita ele que se vire no hotspot (Passar usuário e senha do pppoe não é problema, se amarrar também o mac não tem muito risco de clientes compartilharem entre si).

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por M3Marques Ver Post
    Bom dia a todos.
    Eu estou com um problema no meu provedor que gostaria de opiniões/sugestões...
    Tenho varios roteadores de diferentes marcas nos clientes (tplink, intelbras, dlink, etc)...
    O problema é que não tenho acesso ao roteador. Os clientes ficam alterando a configuração, mudando pppoe, wireless, etc. e na maioria das vezes eu tenho que ir ate o cliente para reconfigurar o roteador.
    Teria alguma maneira de gerenciar esses roteadores remotamente? já me falaram em fazer ssh com openwrt, alguem faz isso? Como seria a segurança? Eu chegue a testar o openwrt, mas fico preocupado com acesso de outras pessoas...
    Obrigado a todos!

    amigo assim como você tem responsabilidade o cliente também tem ""primeiro"" cobre pelo serviço de mudança de senha preço varia de acordo com a distancia da casa do cliente ""segundo"" o provedor pode sim colocar uma senha própria e passar ela também para o cliente E É CLARO dizendo a ele logo de cara que qualquer alteração nas configurações que prejudique o acesso ou segurança e de inteira responsabilidade dele e melhor fazer um documento pra ele assinar que esta ciente ""terceiro"" crie um HOTSPOT CASO O CLEINTE RESET O ROTEADOR VC PODE LIBERAR LIDERETO POR ELE A INTERNET E COLOCAR UMA MENSAGEM PARA QUANDO ELE RESET O ROTEADOR APAREÇA DIZENDO ISSO PRA QUE ENTRE EM CONTATO COM O PROVEDOR BOA SORTE.
    A IA ME ESQUECENDO TEM UM NOVO ROTEADOR MULT LAISER QUE VOLTA TODA CONFIGURAÇAO QUANDO O CLEINTE APAGA AS CONFIGURAÇÕES PODE SER UMA ALTERNATIVA.

  4. #4

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Obrigado a todos pelas dicas...
    rubem, voce pegou bem o problema. A rede é cabeada. Teria como se fazer um CPE discado em rede cabeada? Tipo assim, um roteador com duas interfaces ethernet e que tivesse pppoe. Ai se coloca na ponta do cabo antes do cliente e deixa que ele coloque o que quiser no outro ethernet... Se for baratinho um roteador desses, é melhor que fazer uma visita...

    bfwcache, valeu pela ideia do multilaser. Ja tinha visto que a tplink tem um que mantem no reset tambem, mas é caro... Vou ver esse da multilaser...

  5. #5

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Boa Tarde aos amigos, na minha rede cabeada, eu troco a senha padrão de acesso, quando o cliente quer trocar a senha, eu faço acesso remoto e troco, sempre falo para não resetar, o roteador, pois dependendo a distância cobro de 20 a 40 reais para reconfigurar, dai quando fala em dinheiro eles já ficam com medo e não mechem no roteador. hoje uma ótima opção de desempenho é o roteador mikrotik haplite, vendo por 120 reais, e não é qualquer um que sabe mexer no roteador.

  6. #6

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Sobre usar CPE pra autenticar em rede cabeada... que dá, isso dá, mas vai pagar R$ 240 numa CPE com wifi e usar pra quase nada!

    É mais barato colocar então roteador comum capado, com wifi desativado, com botão reset arrancado (Com alicate de bico uns saem) ou tapado com cola-quente (Retoca com soldador que fica bem firme e a cola não sai nunca mais). Tem os roteadores cabeados, sem wifi, tipo:

    https://www.tp-link.com/pt/products/...9_TL-R460.html

    Mas... como isso quase não vende, o preço é muito mais alto que de um roteador wifi. Aí talvez seria o caso de você fornecer um roteador básico pro cliente, com wifi desativado (Remove a antena), com o botão de reset desativado, configurado com usuário e senhas que o cliente não tem. Ele terá 4 portas ethernet pra fazer o que quiser, seja conectar em quatro 486 DX4 100MHz, ou num roteador wifi próprio que pode resetar 10x por dia se preferir. Mas isso custa caro igual, R$ 60-65 por cliente. Fora que ainda tem chances dele fuçar nesse roteador, mudar cabo do lugar, arrancar os fios de dentro do RJ45...

    Se tiver switch gerenciado nos postes talvez fique mais fácil controlar as portas ethernet neles, deixar um server dhcp conversar com todo mundo, e cortar o acesso a quem atrasa contas pelo switch gerenciado, não no servidor de autenticação, mas isso só resolve se tiver só 1 plano (Velocidade).

    Se todos os roteadores são seus, pode remover o reset fisicamente que 80% dos problemas já somem! Aí pode trocar firmware e deixar SSH ativo na wan e lan por default que vai ter acesso em boa parte dos casos ainda. Solução completa fica bem mais cara que isso (Roteador seu capado, bloqueado, e sem wifi).

  7. #7

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    É simples. Cobre a visita toda vez que o curioso mexer no roteador e ficar sem internet. Quando dói no bolso, pensam 2 vezes. Se o roteador for dele, realmente o cliente tem o direito de mexer. Você pode ativar o acesso remoto e sempre que quiserem alterar alguma configuração, como SSID ou Senha, você faz isso sem ter que ir na casa do assinante.

  8. #8

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    O que vou responder não vai ajudar muito. Mas nesse caso usar IPoE ajudaria muito. Basta o roteador estar como DHCP e ter o Option 82 configurado e boa! Pode reiniciar (resetar?) a vontade, quando o cliente ligar reclamando só orientar a ligar o cabo da "internet" na portinha "azul", hehe.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Já questionei isso com alguns provedores. Vocês me obrigam a comprar CPE ou do tipo, Air Grid, SXT, Bullet, Groove etc; mais o roteador para usar wi-fi em casa. Alguns chegaram a proibir wi-fi, perdeu clientes.
    Sou obrigado a comprar, paguei eles são meus e não posso fazer nada? É o mesmo que comprar um marmitex e não poder dar a um pedinte para não dizer mendingo rsrsrs.

    Duas operadoras pedem minha identificação( CPF), acho que consultam em algum sistema e me fornecem a senha de um determinado assinante. Certamente preciso explicar ao atendente o que está acontecendo, muitos outros( colegas) já tentaram e não conseguiram.
    Dois anos que recebo via SXT que pertence ao fornecedor, só tenho problema por falta de energia ou Link primário que sei lá de onde vem.

    Infelizmente no You Tube, quando diz ter algum problema, manda pelo menos desligar ou reiniciar, como na configuração de internet no PC. Faz um reset, pronto se tinha internet ruim agora nada mais tem e não sabe explicar ao atendente ou fica com vergonha de dizer que resetou acabando de f***** kkkkk
    Algumas marcas de roteador( prefiro desses), mesmo em rede cabeada o operador não consegue mudar as configurações via WAN, mesmo que seja para alterar o firmiware remotamente.

    Com a Lei de proteção de Dados na Europa, em fase de discussão no Brasil e acho que na Ásia inclusive, acho que pode afetar inclusive a programação de roteadores inclusive profissionais autônomos na área de celulares e internet. EUA estão lá atrás nisso, acho que nem querem que isso seja aplicado mas protege o indivíduo(?).
    Pessoas com mais idade, até jovens mesmo peço uma caderneta onde fica anotado no papel a SSID, Senha, firmiware, inclusive em outra folha RG, conta de banco, senha etc. Quem já não perdeu um tempo, tentando lembrar na hora que o atendente pede os números do outro lado da linha. Tem hora que me dá um branco, e faço uma confusão danada com senha(s), aí bloqueou o cartão. Informo a eles que deve ser guardado num local seguro, mas nem tanto por que podemos esquecer kkkkk.

    Não salvo a configuração de roteadores de cliente nenhum apenas ao arquivo dele, nem mesmo telefone a menos que o cliente peça desde que sejam maiores de 18 anos e como temos muita coisa que são salvos na "nuvem", muita coisa pode ser obtida apenas consultando pelo nome.

    Pessoalmente acho que a maior falha dos provedores, é que não permitem que o cliente tenha conhecimento daquilo que lhes pertence. No roteador eu prego uma etiqueta a configuração, além da caderneta. Cada cliente tem uma rotina.

  10. #10

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Então essa de desativar botão reset e wifi nunca né, só deve de estar de brincadeira, sendo hoje todos tem celular tablet smart tv wifi, mas cada um é cada um, queis uma coisa para não se incomodar, compra roteador mikrotik haplite, desliga a opção de dar reset, e os clientes não conseguem configurar, eles exige um pouco mais de conhecimento, o custo aqui para mim 103,00 reais fora que a autenticação é coisa de outro mundo, desempenho, vc faz o cliente cair o pppoe nao da 1 segundo ele disca de novo e pronto o cliente já está navegando, onde os roteadores tplink e outras marcas tem um certo delay, para discar pppoe.

  11. #11

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    fora quando eles nao bugam, tipo fica discado pppoe no roteador, e no mikrotik aqui ele ta fora da rede, e la vai o cliente ter que tirar o roteador da parede para poder rediscar o pppoe

  12. #12

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    O que vou responder não vai ajudar muito. Mas nesse caso usar IPoE ajudaria muito. Basta o roteador estar como DHCP e ter o Option 82 configurado e boa! Pode reiniciar (resetar?) a vontade, quando o cliente ligar reclamando só orientar a ligar o cabo da "internet" na portinha "azul", hehe.
    André... Essa é uma solução nova para mim... Seria a mesma coisa que cadastrar o MAC do roteador para liberar o acesso, so que sem precisar do cadastro do MAC? Que equipamentos precisaria para isso?

  13. #13

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Então, o IPoE não resolve o problema do acesso Wan (que é o objetivo do tópico), mas ajuda a não precisar ficar deslocando a equipe até o local. Como técnica para ISP é meio recente, mas como conceito é antigo, é simplesmente DHCP, mas com o 'triple AAA'. Para poder usufruir dele tem que ter um concentrador que saiba lidar com IPoE (não somente DHCP) e o mais importante, switchs que trabalhem bem com VLAN e DHCP Snooping.

    Sobre o acesso Wan, acho que o único modo de ficar bom para os dois lados (cliente e ISP) seria usar um roteador com firmware customizada, seja pelo próprio fabricante ou uma dessas com software open source. Eu sei que a Intelbras tem atendimento comercial para essas questões, as outras eu não sei dizer. Se usar LEDE (antes era OpenWrt), o primeiro ponto a ser avaliado é compatibilidade com o roteador, e sendo que o cliente não vai conseguir reiniciar, a menos que eles saiba que tem LEDE ali no roteador dele e saiba como acessar por Telnet e 'limpar' a conf via cli. Se mesmo assim ele conseguir apagar a conf padrão do LEDE, ele vai ficar no padrão para receber IP via DHCP pela interface Wan. E o firewall dele não vai permitir o acesso também. Claro que da pra recompilar a firmware e mudar isso, da trabalho, mas dá pra fazer.

  14. #14
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Eu uso um 3Com e um bullet m2, num rastreio do aplicativo de celular, aparece como Cisco e Ubiquiti. Tentei aumentar a sensibilidade, que está a -90 para -100 ou -105 dBm não consegui embora no celular esteja limitado a -90 dBm, de qualquer forma está de bom tamanho onde com 12 dBm tenho cobertura em todo o imóvel nos Motorola; Samsung não conecta e LG fica instável. Melhor potência para meu caso foi a 17 dBm.
    Tive roteadores como Edimax, Level one, Krazer, Greatek( 2), D-link, multilaser(3) e sempre foi uma dor-de-cabeça na hora de discar em PPPoE ou DHCP mesmo onde o delay conta muito. Todos os dispositivos em wireless, sempre se discam ou se reconectam constantemente ficando-nos a impressão de "internet ruim". Percebi em meu celular que a Claro faz o mesmo no serviço de dados, e a Vivo nunca percebi.

    Roteador 3Com e Ubiquiti, não tem como discutir fico 2, 3, 6 meses sem precisar desligar e já são 3 anos no 3Com e 18 meses com Bullet, antes usava multilaser e acredite tem mais potência de RF do que o bullet.
    Pretendo tão logo seja possível, comprar outro Ubiquiti ou groove para mãe dos meus filhos e isso vai me custar uns R$ 800,00 por conta da antena, principalmente se for usar o groove que é dual band. Está certo que um roteador comum se para R$ 60,00 até 5 vezes mais, mas são 2 ou 3 anos ou enjoou compra outro tipo "mais bonitinho" e continua ficando num local inapropriado.

  15. #15

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Alguem conhece essa solução?
    http://flashbox.anlix.io/

    Parece ser um openwrt alterado para gerenciar o roteador.

  16. #16

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Pelo visto esse Flashbox resolve todo o problema, permite o usuário alterar ssid e cia então pode desativar o botão reset fisicamente tranquilo.

    Provavelmente o roteador mais barato na maioria dos locais será ainda o TPLink 740, e na versões recentes ele suporta open-wrt e derivados.

    Talvez o problema seja o preço disso, na era dos chipset RTL8186 tinha muito firmware alternativo na casa dos R$ 30-60 (Tá, ter um de R$ 90 tinha), na época os roteadores custavam R$ 100-140 então não era tão absurdo, mas hoje um preço desse não rola, R$ 20 pra 300 clientes não dá.

  17. #17

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Nos roteadores com a firmware do Flashbox, as configurações são sempre sincronizadas com o sistema do provedor. Para os clientes do provedor, o botão não precisa ser desativado fisicamente pois não causa efeito se o cliente usa-lo.

    Atualmente, o Flashbox roda em praticamente toda a linha TP-Link vendida no Brasil. Alem da linha 7XX (que inclui o 740), também temos suporte para a linha 8XX (840/849), que atualmente o preço é menos de R$ 100. Temos também suporte para DLink e Intelbras.

    Trabalhamos com custo de licença por roteador instalado. O custo da licença é de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por roteador, podendo cair para menos de R$ 0,20 em volume.

    Estamos com uma promoção de licenças liberadas para sempre, sem custo, para todo roteador instalado nos primeiros 30 dias, limitado a 500 roteadores por provedor.

    Para maiores duvidas, por favor, consulte:
    https://anlix.freshdesk.com/support/...rs/43000015850

    http://flashbox.anlix.io

  18. #18

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Citação Postado originalmente por M3Marques Ver Post
    Obrigado a todos pelas dicas...
    rubem, voce pegou bem o problema. A rede é cabeada. Teria como se fazer um CPE discado em rede cabeada? Tipo assim, um roteador com duas interfaces ethernet e que tivesse pppoe. Ai se coloca na ponta do cabo antes do cliente e deixa que ele coloque o que quiser no outro ethernet... Se for baratinho um roteador desses, é melhor que fazer uma visita...

    bfwcache, valeu pela ideia do multilaser. Ja tinha visto que a tplink tem um que mantem no reset tambem, mas é caro... Vou ver esse da multilaser...
    Eu sou cliente de uma internet de rede cabeada, e não consigo entrar no meu roteador porque o administrador da rede, coloca uma senha dele de acesso as configurações do roteador, e quando qualquer cliente quer trocar de senha, entra em contato com ele, e o mesmo faz a troca de maneira remota para outra de preferência do cliente.

  19. #19

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Aqui trabalho com radio e cabo. Quando é radio é bom pelo motivo da cpe discar o pppoe e mandar dhcp pro roteador então o cliente pode recetar, colocar outro roteador ou seja la o que for. Quando é no cabo eu deixo com o cliente junto ao contrato o pppoe e a senha e comunico que caso ele faça algo de errado no roteador eu cobro 30 reais para reconfigurar mais se ele souber ele mesmo configura ou auxilhiamos pelo telefone.

  20. #20

    Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

    Citação Postado originalmente por Anlix Ver Post
    Nos roteadores com a firmware do Flashbox, as configurações são sempre sincronizadas com o sistema do provedor. Para os clientes do provedor, o botão não precisa ser desativado fisicamente pois não causa efeito se o cliente usa-lo.

    Atualmente, o Flashbox roda em praticamente toda a linha TP-Link vendida no Brasil. Alem da linha 7XX (que inclui o 740), também temos suporte para a linha 8XX (840/849), que atualmente o preço é menos de R$ 100. Temos também suporte para DLink e Intelbras.

    Trabalhamos com custo de licença por roteador instalado. O custo da licença é de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por roteador, podendo cair para menos de R$ 0,20 em volume.

    Estamos com uma promoção de licenças liberadas para sempre, sem custo, para todo roteador instalado nos primeiros 30 dias, limitado a 500 roteadores por provedor.

    Para maiores duvidas, por favor, consulte:
    https://anlix.freshdesk.com/support/...rs/43000015850

    http://flashbox.anlix.io
    Aqui na cidade, temos 2 provedores grande que usam este sistema, em 1 eu apresentei ao dono e ele implementou, estou preparando meu provedor para mudar para o sistema deles, é uma economia de grande valor pois:
    * Não precisamos mandar mais tecnico na casa do cliente;
    * Se o roteador do cliente resetar ou for resetado, ele votam a ultima configuração feita.
    * Voce tem acesso ao roteador em qualquer momento, se resetarem o roteador, voce tera acesso ao mesmo.
    * O cliente com APP proprio do sistema, consegue alterar somente a parte que não prejudica a navegação, então a chance de dar mer** é bem pequena.