Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Question Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

Bom dia a todos.
    Eu estou com um problema no meu provedor que gostaria de opiniões/sugestões...
    Tenho varios roteadores de diferentes marcas nos clientes (tplink, intelbras, dlink, etc)...
    O problema é que não tenho acesso ao roteador. Os clientes ficam alterando a configuração, mudando pppoe, wireless, etc. e na maioria das vezes eu tenho que ir ate o cliente para reconfigurar o roteador.
    Teria alguma maneira de gerenciar esses roteadores remotamente? já me falaram em fazer ssh com openwrt, alguem faz isso? Como seria a segurança? Eu chegue a testar o openwrt, mas fico preocupado com acesso de outras pessoas...
    Obrigado a todos!

Padrão Re: Como mudar as configurações do roteador do cliente remotamente?

É rede cabeada? Se sim, aí faz sentido ter PPPoE no roteador. Mas se for via rádio, deixa a CPE discando, e entrega ethernet autenticada e pronta no cabo pro cliente, se ele deixar o cabo plugado na wan pode resetar a vontade o roteador que não vai precisar da sua visita.

Agora se é rede cabeada, complicado, você TEM QUE dar acesso ao roteador porque o cliente TEM QUE poder alterar senha e cia da rede wifi dele mesmo, e isso automaticamente te impede de colocar senha e não passar ela pro cliente (O roteador é dele, a rede wifi dentro de casa é dele, ele tem o direito de poder configurar o SSID que quiser hora que quiser). Aí realmente o jeito é trocar de firmware, porque SSH por default não é ativo em quase nenhum roteador pela wan (Por questão de segurança) e ativar manualmente não adianta nada já que a coisa mais comum de cliente leigo é resetar roteador (Acham que é igual reset de desktop, onde o sistema operacional reinicia igual estava antes). Teria que colocar OpenWRT ou DDWrt e desativar o botão de reset (Eles tem essa feature), pra não ter perigo de perder a configuração, ou então criar um arquivo default em que depois de todo reset volte com SSH ativo na wan.

Nessa hora fica mais fácil voltar pros anos 90 e usar o antiquado hotspot, obrigando todo mundo a abrir um navegador (Como nos anos 90) pra se autenticar. Poderia fazer um server pppoe pra cliente que não fuça, e deixar um server dchp com um hotpost ativo pra abrir caso o cliente fuce demais e acabe com roteador resetado, se ele não quiser pagar visita ele que se vire no hotspot (Passar usuário e senha do pppoe não é problema, se amarrar também o mac não tem muito risco de clientes compartilharem entre si).

Padrão

Citação Postado originalmente por M3Marques Ver Post
    Bom dia a todos.
    Eu estou com um problema no meu provedor que gostaria de opiniões/sugestões...
    Tenho varios roteadores de diferentes marcas nos clientes (tplink, intelbras, dlink, etc)...
    O problema é que não tenho acesso ao roteador. Os clientes ficam alterando a configuração, mudando pppoe, wireless, etc. e na maioria das vezes eu tenho que ir ate o cliente para reconfigurar o roteador.
    Teria alguma maneira de gerenciar esses roteadores remotamente? já me falaram em fazer ssh com openwrt, alguem faz isso? Como seria a segurança? Eu chegue a testar o openwrt, mas fico preocupado com acesso de outras pessoas...
    Obrigado a todos!

amigo assim como você tem responsabilidade o cliente também tem ""primeiro"" cobre pelo serviço de mudança de senha preço varia de acordo com a distancia da casa do cliente ""segundo"" o provedor pode sim colocar uma senha própria e passar ela também para o cliente E É CLARO dizendo a ele logo de cara que qualquer alteração nas configurações que prejudique o acesso ou segurança e de inteira responsabilidade dele e melhor fazer um documento pra ele assinar que esta ciente ""terceiro"" crie um HOTSPOT CASO O CLEINTE RESET O ROTEADOR VC PODE LIBERAR LIDERETO POR ELE A INTERNET E COLOCAR UMA MENSAGEM PARA QUANDO ELE RESET O ROTEADOR APAREÇA DIZENDO ISSO PRA QUE ENTRE EM CONTATO COM O PROVEDOR BOA SORTE.
    A IA ME ESQUECENDO TEM UM NOVO ROTEADOR MULT LAISER QUE VOLTA TODA CONFIGURAÇAO QUANDO O CLEINTE APAGA AS CONFIGURAÇÕES PODE SER UMA ALTERNATIVA.

Obrigado a todos pelas dicas...
    rubem, voce pegou bem o problema. A rede é cabeada. Teria como se fazer um CPE discado em rede cabeada? Tipo assim, um roteador com duas interfaces ethernet e que tivesse pppoe. Ai se coloca na ponta do cabo antes do cliente e deixa que ele coloque o que quiser no outro ethernet... Se for baratinho um roteador desses, é melhor que fazer uma visita...

bfwcache, valeu pela ideia do multilaser. Ja tinha visto que a tplink tem um que mantem no reset tambem, mas é caro... Vou ver esse da multilaser...

Boa Tarde aos amigos, na minha rede cabeada, eu troco a senha padrão de acesso, quando o cliente quer trocar a senha, eu faço acesso remoto e troco, sempre falo para não resetar, o roteador, pois dependendo a distância cobro de 20 a 40 reais para reconfigurar, dai quando fala em dinheiro eles já ficam com medo e não mechem no roteador. hoje uma ótima opção de desempenho é o roteador mikrotik haplite, vendo por 120 reais, e não é qualquer um que sabe mexer no roteador.

Sobre usar CPE pra autenticar em rede cabeada... que dá, isso dá, mas vai pagar R$ 240 numa CPE com wifi e usar pra quase nada!

É mais barato colocar então roteador comum capado, com wifi desativado, com botão reset arrancado (Com alicate de bico uns saem) ou tapado com cola-quente (Retoca com soldador que fica bem firme e a cola não sai nunca mais). Tem os roteadores cabeados, sem wifi, tipo:

https://www.tp-link.com/pt/products/...9_TL-R460.html

Mas... como isso quase não vende, o preço é muito mais alto que de um roteador wifi. Aí talvez seria o caso de você fornecer um roteador básico pro cliente, com wifi desativado (Remove a antena), com o botão de reset desativado, configurado com usuário e senhas que o cliente não tem. Ele terá 4 portas ethernet pra fazer o que quiser, seja conectar em quatro 486 DX4 100MHz, ou num roteador wifi próprio que pode resetar 10x por dia se preferir. Mas isso custa caro igual, R$ 60-65 por cliente. Fora que ainda tem chances dele fuçar nesse roteador, mudar cabo do lugar, arrancar os fios de dentro do RJ45...

Se tiver switch gerenciado nos postes talvez fique mais fácil controlar as portas ethernet neles, deixar um server dhcp conversar com todo mundo, e cortar o acesso a quem atrasa contas pelo switch gerenciado, não no servidor de autenticação, mas isso só resolve se tiver só 1 plano (Velocidade).

Se todos os roteadores são seus, pode remover o reset fisicamente que 80% dos problemas já somem! Aí pode trocar firmware e deixar SSH ativo na wan e lan por default que vai ter acesso em boa parte dos casos ainda. Solução completa fica bem mais cara que isso (Roteador seu capado, bloqueado, e sem wifi).