+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Banco De Baterias 600Amper X Nobreak recarga

    Bom dia pessoal,

    Seguinte cenário um banco de baterias com 6 baterias de 105ah, e um nobreak de 2200VA, até então tudo certo. Só que ao ficar muitas horas sem energia as baterias baixam sua carga o problema está na hora do nobreak carregar todas essas baterias.

    Pensei em colocar uma fonte de 24v 20a, externa ligada em paralelo ao nobreak será que o nobreak sofre algum dano com uma fonte externa injetada nas baterias?

    Att leandro

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Banco De Baterias 600Amper X Nobreak recarga

    Aqui dois supermercados queriam ampliar a capacidade de 6 no-breaks para 10, todas com 1800VA, e baterias em 24 volts; os 6 já estavam comprometidos.
    Como praticamente teria de trocar os no-breaks, recomendei para comprarem dois geradores; um de 5 KVA para servidor, iluminação parcial e 1/3 dos caixas e outro trifásico 20 KVA para câmara fria e freezer; logicamente precisariam de contratar um engenheiro para mudança no projeto elétrico. Por que 2? Normalmente os geradores mais potentes precisam de pré-aquecimento na câmara e pode levar mais tempo para a partida, faltando luz ou não semanalmente eles entram em operação por pelo menos 15 minutos, podendo exigir certos cuidados. Concessionárias podem exigir registro, inclusive prefeituras o mesmo acontece com painéis solares.

    Um dos provedores usa um gerador de 2 KVA, em uma das torres e atualmente outros já fizeram o mesmo, alguns com partida manual mesmo e acredito que é a única que tem crescido aqui junto com operadoras de celulares( plano de dados) e queda acentuda no serviço de voz.
    Os no-breaks são projetados para 15 minutos até 2 horas, o meu é apenas 12 minutos mas normalmente é 1/3 do tempo, dada a vida útil da bateria e em décadas pouca coisa evoluiu, exceto as de celulares mas ainda ocupam um bom espaço físico depois da tela.

  3. #3

    Padrão Re: Banco De Baterias 600Amper X Nobreak recarga

    bom dia..
    vocês poderiam me da uma ajuda de como monta um banco de bateria para o meu provedor?

  4. #4

    Padrão Re: Banco De Baterias 600Amper X Nobreak recarga

    AmperE, tem um E no final.

    Se o sistema é 24V, então você não tem 600 amperEs em baterias, tem 3x 105 = 315Ah em baterias. 24V 315Ah.

    A carga ideal seria iniciar com uns 30A, e fazer a flutuação lá pelos 0,5A, mas carregador FLUTUADOR tão grande é raro, então vai ter que se contentar com esse de 20A "apenas". Mas confere se é carregador FLUTUADOR, porque se for carregador pra carga cíclica, que carrega até 14,4V, TEM QUE desligar manualmente ele assim que a carga é concluída.

    Mas sim, seria bom isolar o no break das baterias, com diodo. Digamos assim (Mas com carregador AC comum ao invés do controlador solar): https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1426171395

    Também poderia fazer uma adaptação com rele, pra desligar fisicamente o contato entre baterias externas e o no break. Assim: https://under-linux.org/attachment.p...3&d=1450433182 Só teria que ver a corrente saindo das baterias (Se baseie no consumo em AC na saída do no break, meça com alicate amperímetro, ou um kill-a-watt. Ou mesmo coloque um multímetro com amperímetro DC entre as baterias e o no break) pra definir qual relé precisará, porque os automotivos maiores são pra 25-40A, acima disso já terá que colocar 2 em paralelo.

    Em ambos os casos tem que manter as 2 baterias de 5 ou 7Ah originais dentro do no break, porque a maioria deles faz a checagem da presença de baterias ao ligar, e não liga se não encontrar baterias plugadas.

    NENHUM circuito chaveado funciona direito seja em paralelo ou em série, se quiser correr o risco vai lá, coloca carregador paralelo ao no break, mas hora que o mosfet do no break queimar não venha reclamar que os produtos nacionais são mal feitos! Esse no break tem corrente de carga MUITO baixa (Nem sei qual é, mas a maioria dos nobreaks AC tem corrente de carga de 0,5A, alguns de 4,5A, ou seja, servem pra baterias de 5Ah geralmente, e raramente não conta de mais de 45Ah em baterias externas (24V 45Ah, nada de somar a capacidade de corrente das baterias, isso é pra sistema 12V com elas em paralelo. Eletrônica básica aula 1, quem se embanana com isso ainda vai sofrer e gastar MUITO até ter um sistema confiável de fato).

    Citação Postado originalmente por flaviojgd Ver Post
    bom dia..
    vocês poderiam me da uma ajuda de como monta um banco de bateria para o meu provedor?
    Que consumo tem? Se não sabe o consumo real, descreva os equipamentos. Quem tensão precisa? Se não sabe a tensão que eles operam, descreva que equipamentos tem. Banco de baterias é bem simples na verdade, problema é que muita gente insiste em AC, sendo que NENHUM equipamento de TI (Fora impressoras laser) opera com AC, tudo opera com DC, especialmente em telecom! Usa DC direto das baterias e gastará menos, tanto no custo inicial como na manutenção.

  5. #5

    Padrão Re: Banco De Baterias 600Amper X Nobreak recarga

    rubem , boa noite e obrigado pela sua atenção..
    bom temos esses itens la

    CCR1036-12G-4S consumo máximo de energia 60W tenho 4 unidade dessas

    CCR1009 consumo máximo de energia 34W tenho 3 unidade dessas

    Switch 2842mr intelbras
    consumo máximo de energia 11,9 W 3 unidade

    Servidor DELL PowerEdge T130 tenho um desse mais ainda não encontrei informações do consumo dele