+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Repetir sinal celular 900MHz

    Boa tarde
    Tenho sinal com -97dbi a 120 metros de minha casa no sítio, isso medido através de celular.
    Apenas com duas Yagi consigo refletir esse sinal na direção de minha casa?
    Qual o ganho mínimo para as antenas?
    Um repetidor entre elas poderia melhorar algo?

  2. #2

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Boa tarde
    Tenho sinal com -97dbi a 120 metros de minha casa no sítio, isso medido através de celular.
    Apenas com duas Yagi consigo refletir esse sinal na direção de minha casa?
    Qual o ganho mínimo para as antenas?
    Um repetidor entre elas poderia melhorar algo?
    Duas antenas não faria diferença nenhuma. Para ter algum efeito prático seria necessário montar uma estação repetidora.

  3. #3

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180722-123421_1.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	103,3 KB
ID:      	68768

    Boa tarde, pessoal...
    segue print da tela de meu celular.
    Esse sinal consigo a 120 metros de minha casa sem antena alguma, apenas o celular.

    sou leigo no assunto, portanto preciso da ajuda de vocês sobre quais equipamentos usar sem gastar muito.
    Uso a operadora Vivo, na frequência de 900MHz

  4. #4

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180722-123421_1.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	103,3 KB
ID:      	68768

    Boa tarde, pessoal...
    segue print da tela de meu celular.
    Esse sinal consigo a 120 metros de minha casa sem antena alguma, apenas o celular.

    sou leigo no assunto, portanto preciso da ajuda de vocês sobre quais equipamentos usar sem gastar muito.
    Uso a operadora Vivo, na frequência de 900MHz
    Qualquer repetidor em 900MHz com uma antena 900MHz também, dá certo!
    Só vou te falar algo: nesse mundo dos repetidores não existe essa de 'gastar pouco', os equipamentos bons (de preferência os kits já prontos da Aquário) geralmente são um pouco salgados para alguns bolsos, mas se quiser fazer sem gastar muito porém sem muita expectativa, compre repetidores mais baratos, terá de pesquisar! se o sinal chega a 120m, uma antena direcional específica para 900MHz com cabo grosso (RGC213 por exemplo) e o fundamental; saber exatamente onde está a torre deste sinal e apontar para ela.

  5. #5

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por cassianopb Ver Post
    Qualquer repetidor em 900MHz com uma antena 900MHz também, dá certo!
    Só vou te falar algo: nesse mundo dos repetidores não existe essa de 'gastar pouco', os equipamentos bons (de preferência os kits já prontos da Aquário) geralmente são um pouco salgados para alguns bolsos, mas se quiser fazer sem gastar muito porém sem muita expectativa, compre repetidores mais baratos, terá de pesquisar! se o sinal chega a 120m, uma antena direcional específica para 900MHz com cabo grosso (RGC213 por exemplo) e o fundamental; saber exatamente onde está a torre deste sinal e apontar para ela.
    Realmente. Em termos de repetição de sinal não há de se falar em barato.
    O kit mais barato da Aquário não sai por menos de R$1200,00

    Casos mais elaborados prepare-se para gastar mais. Isso além de detalhes técnicos como: Evitar realimentação, ajuste de ganho, elevação diferencial de antena receptora x doadora, etc

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Como queremos algo duradouro não aconselho fazer investimento em 2G ou GSM; vez que operadoras começarão desativar esses serviços. Aqui operadoras que chegam a 30 km ou 35 km, hoje mal chegam a 15 km ou 20 km e chega sinal 3 G nessa mesma distância com antena yagi. Em 4 G no celular Tim e Claro alcançam 8 km de visual direta e uns 10 ou 12 km com antena específica, em uma ligação o aparelho migra para 3G, Claro migra também de 3G para 2G e as bandas daqui são em 1800, 2100, e 2600; Tim em 850, 900,1800 e 1900 e Vivo em 850 e 900, ops a Oi em 1800. Vivo e Oi ainda não usam 4G.

    A meus possíveis clientes, eu não aconselho investir em 2G por que não quero correr o risco de ser chamado de "ladrão"; até precisei defender meu concorrente por que fez o serviço, hoje o sinal chega na varanda com um celular( menos I-Phone); disse " te avisei" e este continua o chamando de ladrão. Todo o investimento e risco é por conta do comprador, apesar que o vendedor tem sua responsabilidade.
    Se for gastar, esteja preparado para gastar em torno de R$ 3.000,00 pelo menos. digo isso para aterramento, fios, caixa hermética, tomada, antena, e repetidor ou interface, além dos postes, barra de cano e mão-de-obra. Tenho um cliente, um prestador ofereceu a R$ 1.000,00 para 300 metros, eu disse que não sairia por menos de R$ 6.000,00, que no fim gastou quase o dobro em um ano e hoje o sinal chega dentro de casa com antena externa. Se tivesse gasto com internet seriam R$ 1.800,00 na época sem limite de dados.

  7. #7

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Realmente. Em termos de repetição de sinal não há de se falar em barato.
    O kit mais barato da Aquário não sai por menos de R$1200,00

    Casos mais elaborados prepare-se para gastar mais. Isso além de detalhes técnicos como: Evitar realimentação, ajuste de ganho, elevação diferencial de antena receptora x doadora, etc
    Exato, e todos os casos tem que ser bem elaborados, respeitando as distâncias mínimas entre a estação e a antena externa, saber fazer, se necessário for, o ajustes de ganho do Uplink e também o do Downlink caso ainda haja realimentação (o que é difícil se for instalado respeitando a distância; antena x repetidor), enfim, não é algo para ser feito "no jeitinho brasileiro", é algo sério, se for feito errado pode até saturar o sinal do uplink, 'maltratando' a estação rádio base.

  8. #8

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Como queremos algo duradouro não aconselho fazer investimento em 2G ou GSM; vez que operadoras começarão desativar esses serviços. Aqui operadoras que chegam a 30 km ou 35 km, hoje mal chegam a 15 km ou 20 km e chega sinal 3 G nessa mesma distância com antena yagi. Em 4 G no celular Tim e Claro alcançam 8 km de visual direta e uns 10 ou 12 km com antena específica, em uma ligação o aparelho migra para 3G, Claro migra também de 3G para 2G e as bandas daqui são em 1800, 2100, e 2600; Tim em 850, 900,1800 e 1900 e Vivo em 850 e 900, ops a Oi em 1800. Vivo e Oi ainda não usam 4G.

    A meus possíveis clientes, eu não aconselho investir em 2G por que não quero correr o risco de ser chamado de "ladrão"; até precisei defender meu concorrente por que fez o serviço, hoje o sinal chega na varanda com um celular( menos I-Phone); disse " te avisei" e este continua o chamando de ladrão. Todo o investimento e risco é por conta do comprador, apesar que o vendedor tem sua responsabilidade.
    Se for gastar, esteja preparado para gastar em torno de R$ 3.000,00 pelo menos. digo isso para aterramento, fios, caixa hermética, tomada, antena, e repetidor ou interface, além dos postes, barra de cano e mão-de-obra. Tenho um cliente, um prestador ofereceu a R$ 1.000,00 para 300 metros, eu disse que não sairia por menos de R$ 6.000,00, que no fim gastou quase o dobro em um ano e hoje o sinal chega dentro de casa com antena externa. Se tivesse gasto com internet seriam R$ 1.800,00 na época sem limite de dados.
    De fato também penso assim, se fosse eu que morasse no lugar do nosso colega aí, eu buscaria sinais 3G, que tenho quase certeza que deve chegar alguma, mas detectar isso com celular é ruim demais, no mínimo um link 3G da Elsys 'girando' em lugar aberto para ver se tem mais sinais, olhar o mosaico da Anatel também ajudaria, ou até mesmo olhando o raio de cobertura no OpenSignal... enfim, descobrir um sinal 3G e sua frequência, antes de comprar o repetidor, com sorte chega até 4G que a pessoa não sabe (aconteceu comigo num sítio aqui), enfim... é algo que aconselho ser feito por quem entende e que seja um profissional que diga a ele o que ele pode fazer, e os riscos, tem gente que quer uma garantia de funcionamento 'eterna' desses profissionais, algo que é impossível, pois as operadores estão em constante mudança, por isso cabe ao profissional analisar as possibilidades de cobertura, verificar qual é a intenção do cliente (se é voz ou/e dados), e o raio de alcance que ele quer que o repetidor abranja.
    No final o gasto não será tão pequeno.
    Mas se o @rzvolpe quiser se aventurar a fazer a instalação mesmo sendo leigo nesse assunto, a dica é as que já disseram; equipamento de qualidade, nesse caso 'leigo' eu sempre aconselho os kits da Aquário, por já vim com antena + cabo + repetidor correto, um mastro no ponto mais alto da casa (e tem que levar em conta a visada da torre, se bem que em 900MHz a reflexão do sinal é mais fácil), apontar exatamente em direção delas, mante a distância mínima de 10 metros entre o repetidor e a antena, e depois de ligado, checar fazendo uma ligação se é preciso ajustar o uplink, mas tudo isso fica por conta e risco unicamente do comprador, ninguém jamais poderá garantir o funcionamento total ou perfeito dessas coisas, a não ser um profissional que saberá exatamente o que tá fazendo.

  9. #9

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Pessoal gostaria de agradecer a atenção de todos, sou novo por aqui e já aprendi muito com vocês.
    Quando disse em gastar pouco, disse porque lembrei de um comentário feito pelo nosso amigo @rubem em um outro post em que ele consegue repetir sinal usando apenas duas Yagi (me corrijam se entendi mal).
    Aqui no sitio temos duas casas, em uma delas tenho um repetidor RP 960 da aquário, uma antena externa yagi de 14 dbi e antena interna 3 dbi, pega Vivo muito bem mas no máximo a 5 metros do repetidor.
    Imaginem uma linha reta pontos A, B e C:
    Ponto A, tenho esse repetidor já funcionando.
    Ponto B, onde pretendo obter sinal para uso doméstico. ( distância entre A e B = 100 metros)
    Ponto C, onde existe o sinal de -97dbm captado por celular. ( distância entre B e C = 120 metros.
    Acham que uma antena de maior ganho na saída do repetidor, tipo uma yagi, aumentaria o de sinal?

    Para obter sinal no ponto B, estou pretendendo utilizar esses equipamentos:
    antena yagi 22dbi
    Cabo rgc 213 - 15 metros
    Repetidor aquário 60 dbi.

    Referente aos comentários sobre o 2G, não havia pensado nisso antes, mas como moro no interior de Minas, aqui o 3G chegou a pouco tempo, então acredito que o 2G irá durar um pouco mais aqui.

  10. #10

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Pessoal gostaria de agradecer a atenção de todos, sou novo por aqui e já aprendi muito com vocês.
    Quando disse em gastar pouco, disse porque lembrei de um comentário feito pelo nosso amigo @rubem em um outro post em que ele consegue repetir sinal usando apenas duas Yagi (me corrijam se entendi mal).
    Aqui no sitio temos duas casas, em uma delas tenho um repetidor RP 960 da aquário, uma antena externa yagi de 14 dbi e antena interna 3 dbi, pega Vivo muito bem mas no máximo a 5 metros do repetidor.
    Imaginem uma linha reta pontos A, B e C:
    Ponto A, tenho esse repetidor já funcionando.
    Ponto B, onde pretendo obter sinal para uso doméstico. ( distância entre A e B = 100 metros)
    Ponto C, onde existe o sinal de -97dbm captado por celular. ( distância entre B e C = 120 metros.
    Acham que uma antena de maior ganho na saída do repetidor, tipo uma yagi, aumentaria o de sinal?

    Para obter sinal no ponto B, estou pretendendo utilizar esses equipamentos:
    antena yagi 22dbi
    Cabo rgc 213 - 15 metros
    Repetidor aquário 60 dbi.

    Referente aos comentários sobre o 2G, não havia pensado nisso antes, mas como moro no interior de Minas, aqui o 3G chegou a pouco tempo, então acredito que o 2G irá durar um pouco mais aqui.
    Me bateu uma dúvida aqui a respeito desse sinal de -97dbm do ponto C, se ele é recebido do repetidor do ponto A ou se é recebido direto da torre da operadora!

  11. #11

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Me bateu uma dúvida aqui a respeito desse sinal de -97dbm do ponto C, se ele é recebido do repetidor do ponto A ou se é recebido direto da torre da operadora!
    Ponto importante! @rzvolpe você terá que ver se esse sinal não é do repetidor, tente desliga-lo!

  12. #12

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Pessoal gostaria de agradecer a atenção de todos, sou novo por aqui e já aprendi muito com vocês.
    Quando disse em gastar pouco, disse porque lembrei de um comentário feito pelo nosso amigo @rubem em um outro post em que ele consegue repetir sinal usando apenas duas Yagi (me corrijam se entendi mal).
    Aqui no sitio temos duas casas, em uma delas tenho um repetidor RP 960 da aquário, uma antena externa yagi de 14 dbi e antena interna 3 dbi, pega Vivo muito bem mas no máximo a 5 metros do repetidor.
    Imaginem uma linha reta pontos A, B e C:
    Ponto A, tenho esse repetidor já funcionando.
    Ponto B, onde pretendo obter sinal para uso doméstico. ( distância entre A e B = 100 metros)
    Ponto C, onde existe o sinal de -97dbm captado por celular. ( distância entre B e C = 120 metros.
    Acham que uma antena de maior ganho na saída do repetidor, tipo uma yagi, aumentaria o de sinal?

    Para obter sinal no ponto B, estou pretendendo utilizar esses equipamentos:
    antena yagi 22dbi
    Cabo rgc 213 - 15 metros
    Repetidor aquário 60 dbi.

    Referente aos comentários sobre o 2G, não havia pensado nisso antes, mas como moro no interior de Minas, aqui o 3G chegou a pouco tempo, então acredito que o 2G irá durar um pouco mais aqui.
    Eu não recomendo uma antena Yagi na saída do repetidor, isso causa uma realimentação muito problemática, a não ser que entre e antena receptora e a repetidora, exista uma distância considerável, mas aí você vai perder potência no cabo e vai fazer o sinal ficar ruim no ambiente onde está o repetidor, no máximo o que poderia fazer era usar antenas painel (direcional) pra jogar o sinal para frente (e só para frente para não realimentar) e usar antena 'famosa cogumelo' dentro do ambiente, mas aí tem que ter divisores de frequência, cabos e plugs bem blindados e todo o cuidado necessário e ainda corre o risco de dá errado, dá soluções a distância é complicado, e principalmente que eu não conheço o RP960, não sei se o ganho dele daria conta disso.
    De qualquer forma eu ainda optaria obter o sinal no ponto B com repetidor também, a antena Yagi (se for de 900MHz) com 22 dBi está boa, o cabo também correto (mas atente aos plugs, que sejam de qualidade e bem colocados, nada de remendo!), e o repetidor também está de bom tamanho (apesar que eu preferia o RP-970 pra ter um alcance mais tranquilo), você ainda pode melhora a repetição dentro do ambiente se este for grande, usando as antenas que citei; as Onmidirecional Cf-02 (famosa cogumelo) espalhadas pelo ambiente.
    Já referente ao 2G, você ainda pode pesquisar e certificar de que não há 3G aí, pra depois não se arrepender, pois não tem volta! rs

  13. #13

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Fiz o teste com meu repetidor desligado, o sinal não vem dele.

  14. #14

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Pessoal comprei os seguintes equipamentos:
    Yagi 900MHz 22 dbi - Eldetec
    Repetidor RP 960 - Aquário
    10 metros Cabo RGC 213
    Já instalei e está funcionando perfeito, sala e cozinha sinal cheio, demais cômodos uma ou duas barras.
    O cabo RGC 213 veio com um dos terminais tipo TNC, por isso estou usando um outro cabo original do kit aquário.
    Acham que quando eu por RGC 213 irá melhorar mais?

  15. #15

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Pessoal comprei os seguintes equipamentos:
    Yagi 900MHz 22 dbi - Eldetec
    Repetidor RP 960 - Aquário
    10 metros Cabo RGC 213
    Já instalei e está funcionando perfeito, sala e cozinha sinal cheio, demais cômodos uma ou duas barras.
    O cabo RGC 213 veio com um dos terminais tipo TNC, por isso estou usando um outro cabo original do kit aquário.
    Acham que quando eu por RGC 213 irá melhorar mais?
    Melhora sim. Cuidado com a realimentação.

    Fique de olho nas luzes no RP960. Se a luz do alarme ficar laranja ou vermelha é necessário atenuar os parafusos de sinal na parte traseira do repetidor até ficar verde. (Não tente inserir nada nos furos com a legenda ALC! Pode danificar o repetidor sem direito a garantia!)

    Pra dar certo seu cabo RG213 com conector TNC, adquira um adaptador pra N. Como esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...-e-macho-n-_JM

    O frete é mais caro que o adaptador geralmente. O bom seria tentar achar em uma loja de componentes eletrônicos. Não sai mais do que R$20

  16. #16

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Melhora sim. Cuidado com a realimentação.

    Fique de olho nas luzes no RP960. Se a luz do alarme ficar laranja ou vermelha é necessário atenuar os parafusos de sinal na parte traseira do repetidor até ficar verde. (Não tente inserir nada nos furos com a legenda ALC! Pode danificar o repetidor sem direito a garantia!)

    Pra dar certo seu cabo RG213 com conector TNC, adquira um adaptador pra N. Como esse: https://produto.mercadolivre.com.br/...-e-macho-n-_JM

    O frete é mais caro que o adaptador geralmente. O bom seria tentar achar em uma loja de componentes eletrônicos. Não sai mais do que R$20
    O valor do frete de 1 conector no ML para o nordeste, dá pra comprar em média 6 conectores no Aliexpress, e com frete grátis, kkkk!

  17. #17

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Pensei em levar em um técnico para substituir o terminal por um tipo N.

  18. #18

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Pensei em levar em um técnico para substituir o terminal por um tipo N.
    Vai sair mais caro ou quase o preço de um cabo completo. Pra qual região do país é?

  19. #19

    Padrão Re: Repetir sinal celular 900MHz

    Irei levar em Ribeirão Preto - SP