+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    Bom dia há todos
    Estou com um monte de airgrid que não linka a lan, alguem teria os comandos para formatar a flash e subir o airos de novo via cabo serial.
    algumas eu consigui recuperar via tfp com cabo lan mais a maioria não linka de jeito nenhum a lan.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    ola bom dia, mas se não da status de link na lan, não indica que ela esta queimada? subir novamente um firmware então não ira resolver seu problema.

  3. #3

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    Neste caso ai, não é somente subir o firmware, precisa de reparo físico, trocar componentes. que de via geral é kendi que queima, mas nem sempre é somente ele.

  4. #4

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    "Kendin" é marca, que nem existe mais faz 15 anos..

    O transformador nos Airgrid geralmente é o MagTek 16125MCG:
    http://www.mag-tek.com.tw/downloadbo.../H161XXMC2.pdf
    É só medir a resistência entre os pinos 1 e 4, que terá o dobro da resistencia entre 1 e 3 (Serão resistências menores que 1 ohm, coisa tipo 0,1 a 0,4 ohms).

    Ou nem mede, porque anda muito raro pifar isso.

    Quem realmente costuma queimar em tempestade é o chipset.

    Depois do transformador (Que é componente passivo, um enrolamento de fio de bitola mínima tipo 45AWG ou menor) vai direto pro chipset. O transformador na verdadade por ser substituído por qualquer um de pinagem similar só pra teste.

    O chipset é o AR7240, nem é tão caro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ros-ar7240-_JM
    O maior problema é a troca, exige experiência com solda (Pistola de ar-quente, ou solda salva-chip, ou com estação infra-vermelho).

    A rom é um CI de 8 pinos no lado oposto ao chipset, pros dados chegarem na ROM (Pra você "formatar" algo) os dados passam pelo chipset.

    É basicamente porta ethernet > chipset > rom, se o chipset está morto você não vai chegar na Rom então, não tem como "formatar" nada.

    Problema de hardware não se resolve com software, se o chipset AR7240 está com problemas na parte de ethernet, tem que trocar.

    Pra acessar UBNT pode usar o Putty:
    http://www.chiark.greenend.org.uk/~s.../download.html

    Mas... isso trafega dados pela ethernet, se a parte de ethernet do chipset está danificada (E geralmente é o que danifica, em tempestade) obviamente não vai funcionar.

    Ou liga com reset apertado pra entrar no modo TFTP, tenta enviar firmware pelo TFTP2:
    https://commotionwireless.net/docs/c...-recover-tftp/
    Se o chipset tiver problemas, vai dar erro no envio do firmware ou nem vai conectar.

    (Lááááá de vez em quando, tipo 1 a cada 100 aparelhos que não permitem acesso via HTTP, é só firmware corrompido e a regravação pelo TFTP2 resolve. Mas... tem 99 em cada 100 que tem problema físico, exigindo reparo físico, tipo troca do chipset principal AR7240, ou do chipset de RF AR9280, ou da Rom, ou da Ram, ou do transformador (Da M-tek/Mag-Tek), ou de amplificador (Da SIGE, lá perto da antena) ou do VRM z1212 do lado do jack RJ-45)

  5. #5

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    O @rubem esta correto, e em muitos casos eu tinha que ficar comprando vários componentes, testando, depois de um tempo percebi que pra mim reparar uma antena, eu perdia muito mais, pois meu foco no cliente, a experiencia do cliente, passei a terceiriza este serviço com total eletrônica, o que me faz ganhar muito tempo.

  6. #6

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    Bom dia amigo o problema e o seguinte quando mando o openwrt ele funciona perfeito. vi alguma pessoas dizendo que formatar a flash com cabo serial e mandar um novo airos funciona de boa a lan. se alguem estiver estes comandos para formatar e recriar tudo de novo peço a gentiliza de nós ajudar. obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    Mas o Open-WRT funciona a 100M, e com ping decente tipo <1mS?

    Porque muita porta funciona, mas ou com 10M, ou com pings ruins tipo 4 a 5ms, e perdendo 1 ping a cada 10, isso é um chipset com um pé na cova, não é um hardware bom.


    Não tem como formatar ou recriar esse tipo de sistema, só tem como enviar o firmware todo, a Ubiquiti só disponibiliza o arquivo *.bin inteiro, e o jeito de enviar via ethernet é:
    http://www.chiark.greenend.org.uk/~s.../download.html

    Via cabo serial, ou via ethernet pelo Putty ou WinSCP, tem como usar uns comandos ssh:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=154849

    Dá pra enviar o firmware por esse modo, o comando é algo tipo:
    put endereço-do-firmware.bin flash

    Mas de qualquer modo isso dá na mesma, é o mesmo firmware sendo gravado.


    Se quiser tentar, é só ter um cabo serial com adaptador TTL, digamos
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...232-pl2303-_JM

    E conectar os pinos, aqueles 4 pinos do lado do dissipador do chipset, se não me engano está marcado GND, RX, TX, +3,3V, é só conectar no adaptador USB ou TTL (Lembra, RX (Ouvido) de um é o TX (Boca) do outro, RX e TX são invertidos), e configurar o Putty ou WinSCP pra se comunicar com a porta COM que o adaptador emular (COM2, COM4, etc).

  8. #8

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    Boa noite

    Se o equipamento for airgrid do modelo antigo ( tampa solta) pode ser o processador atheros AR7241 em alguns poucos modelos o AR7240,
    Se for o airgrid modelo novo (carcaça inteira fechada) pode ser em algumas placas o AR8032.
    Trocar e funcionar.
    Tem dúvidas..
    Manda um mail que trocamos informações


    Sent from my iPad usring UnderLinux

  9. #9

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    boa tarde biohazzard, vale a pena enviar equipamentos para total eletrônica, fiquei sabendo sobre eles a poucos dias, nem sabia que tinha reparos a air grid por exemplo, depois dos reparos funciona perfeitamente? obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Formatar Flash Airgrid ( Equipamento não linka cabo de rede)

    volta a ficar como novo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Neste caso ai, não é somente subir o firmware, precisa de reparo físico, trocar componentes. que de via geral é kendi que queima, mas nem sempre é somente ele.
    Olá...sabe onde posso buscar um curso especifico nesses radios? Ou então dicas de conserto
    Última edição por FABIO09; 04-07-2020 às 21:32.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Akenji Ver Post
    Boa noite

    Se o equipamento for airgrid do modelo antigo ( tampa solta) pode ser o processador atheros AR7241 em alguns poucos modelos o AR7240,
    Se for o airgrid modelo novo (carcaça inteira fechada) pode ser em algumas placas o AR8032.
    Trocar e funcionar.
    Tem dúvidas..
    Manda um mail que trocamos informações


    Sent from my iPad usring UnderLinux
    As vezes tem algumas com o seguinte defeito...lan em 100 porem não pega ip, troquei o AR8032 no caso nano loco m5 xw continuo na mesma, talvez esteja alguma tensão para esse ci que ainda não consegui achar