+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida BGP mikrotik

    Bom dia Senhores,


    Assim como no MK, sou iniciante no fórum, e como já notei que esse canal é um reduto de conhecimento, venho ate esse requisitar um pouco de ajuda.

    Senhores, a duvida é a seguinte, hoje tenho uma ccr fazendo bgp com 2 OP e um cliente transito, com muita luta consegui enfiar noções básicas de bgp na minha cabeça e em partes consegui deixar tudo rodando, entretanto estou sendo surrado para fazer algo que acredito ser simples mas que ainda não entendi. ( Deixarei um desenho simples como EX

    Meu cliente transito tem conexão direta com um dos meus fornecedores (OP 2), e então o ideal é deixar ele utilizando a saída do meu outro fornecedor (OP 1), só consegui exito no que quero se eu não o anuncia-lo no OP 2. Tentei usar prepend para forçar a sua saída pela OP 1 e usar OP 2 apenas como backup, sem exito.

    então amigos, preciso apenas de uma direção pois não encontrei nada relacionado ( ou não procurei direito), qual a melhor forma para fazer essa configuração???

    desde já agradeço a todos. ( desculpe se postei na área errada)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho Simples.jpg
Visualizações:	120
Tamanho: 	35,8 KB
ID:      	68779  

  2. #2

    Padrão Re: Duvida BGP mikrotik

    Citação Postado originalmente por Dpaulo Ver Post
    Bom dia Senhores,


    Assim como no MK, sou iniciante no fórum, e como já notei que esse canal é um reduto de conhecimento, venho ate esse requisitar um pouco de ajuda.

    Senhores, a duvida é a seguinte, hoje tenho uma ccr fazendo bgp com 2 OP e um cliente transito, com muita luta consegui enfiar noções básicas de bgp na minha cabeça e em partes consegui deixar tudo rodando, entretanto estou sendo surrado para fazer algo que acredito ser simples mas que ainda não entendi. ( Deixarei um desenho simples como EX

    Meu cliente transito tem conexão direta com um dos meus fornecedores (OP 2), e então o ideal é deixar ele utilizando a saída do meu outro fornecedor (OP 1), só consegui exito no que quero se eu não o anuncia-lo no OP 2. Tentei usar prepend para forçar a sua saída pela OP 1 e usar OP 2 apenas como backup, sem exito.

    então amigos, preciso apenas de uma direção pois não encontrei nada relacionado ( ou não procurei direito), qual a melhor forma para fazer essa configuração???

    desde já agradeço a todos. ( desculpe se postei na área errada)
    Não vejo problema de anunciar e receber trânsito para seu cliente em ambas as operadoras. Vaja que terá de respeitar os anúncios que seu cliente faz para você. Se os prefixos forem iguais, provavelmente o trânsito para ele fluirá direto da OP2 para ele. Se ele anunciar prefixos mais específicos separados para você e diretamente na OP2, esse trânsito fluirá direto ou por você dependendo do destino. Tudo sem precisar de manipular prepends.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida BGP mikrotik

    Obg pela resposta amigo,

    Hje ele flui pelas duas OP, mas queria deixa-lo com maior USO pela OP1, quais meios seriam necessários para que isso acontecesse?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida BGP mikrotik

    Eu não entendi muito bem, mas me parece que você quer economizar teu costumo com a op2, fazendo que com que os dados enviados/recebidos pelo teu cliente transitem pelo teu link com a op1, é isso?

    Se for, basta não repassar os anúncios dele para a op2. Só isso, o upload tem que fazer marcação de pacotes...

  5. #5

    Padrão Re: Duvida BGP mikrotik

    Bom dia rapaziada.

    Cara, pessoal me corrija se estiver errado, mas acredito que você pode fazer um filtro permitindo prefix-lenght mais específico para o operador que quer que o tráfego principal dele saia... para manipular a saída dele. O retorno você pode usar um filtro com AS-PATH maior para forcar a vir pelo mesmo OP da saída.. certo?

  6. #6

    Padrão Re: Duvida BGP mikrotik

    Boa noite colega,

    Caso ainda não tenha solucionado esta questão.. Os atributos de manipulação do protocolo BGP (prepend, local preference, weight, etc) não são executados tão corretamente no RouterOS (Mikrotik).

    Contudo, para o seu cenário você pode implementar o repasse de prefixos e o anuncio apenas pela OP1 por meio de communities (pelo que entendi essa é sua ideia), neste cenário, você acabaria tendo que alterar manualmente certos atributos caso a OP1 viesse a ficar sem conectividade.

    Forte abraço, caso precisar de uma consultoria a respeito desta questão ou de outras só me chamar no privado!

  7. #7

    Padrão Re: Duvida BGP mikrotik

    A se é pra falar absurdos para o cara, entra usa VRF que vai resolver sei problema!