Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Eu tava dando uma olhada na anatel pra saber as frequências da Claro onde vou instalar essa antena (Miracatu/SP) de 850mhz.

    Vi isso:

    SubFaixa Frequência Entrada em Operação
    1870.000 MHz a 1872.500 MHz / 1775.000 MHz a 1777.500 MHz 06/12/2004
    1872.500 MHz a 1875.000 MHz / 1777.500 MHz a 1780.000 MHz 06/12/2004
    1875.000 MHz a 1877.500 MHz / 1780.000 MHz a 1782.500 MHz 06/12/2004
    1877.500 MHz a 1880.000 MHz / 1782.500 MHz a 1785.000 MHz 06/12/2004
    B 880.000 MHz a 890.000 MHz / 835.000 MHz a 845.000 MHz 06/05/2015
    F 2110.000 MHz a 2125.000 MHz / 1920.000 MHz a 1935.000 MHz 06/05/2015
    W 2630.000 MHz a 2650.000 MHz / 2510.000 MHz a 2530.000 MHz 23/02/2018

    Existe alguma forma de saber se essa faixa é utilizada pra voz ou 3g? A Claro cobra 109,00 pra 40 gigas, enquanto a Vivo cobra os mesmos 109,00 para 08 gigas, que acabam logo na primera semana =/

    De qualquer forma, acho difícil usar a claro pois só a Vivo possui torres próximas ao sítio que vou instalar a antena:Anexo 68806
    Funciona assim. O 3G (CDMA/WCDMA) em 850Mhz e 2100Mhz trafega tanto voz quanto dados. Independente da operadora. Só o 4G em 1800Mhz e 2600Mhz que rebaixa pra 3G em 2100Mhz quando recebe ou origina chamadas.

    Pra ter certeza, pegue um celular Samsung com um chip da Claro (ou da operadora que você quer usar o sinal), deixe ele travado pra banda que você quer (2G, 3G, 4G), vá até o local com o sinal que você quer utilizar, digite *0011# no teclado. Vai aparecer uma tela de informações. Tire print e poste aqui que eu te passo a frequência exata.
    Mas tenha certeza que ele está registrado na Claro (faz chamadas, trafega dados etc) porque celulares Samsung apresentam o sinal mais forte do local quando não estão registrados na operadora do chip.

    Caso seu celular esteja com Android 7 mais recente, instale o APP da Aquário para localização de sinal.

    https://play.google.com/store/apps/d...lyzer&hl=pt_BR

  2. #22

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Só me façam entender... Qual a diferença de uma antena, TDMA, TDMA analógica, CDMA, GSM, etc??

    Eu conhecia antena para a frequência... pra mim até esse exato momento a tecnologia empregada na transmissão não importava, tendo em vista que essa é uma função do rádio e não da antena...

    Só pra entender mesmo...
    Antena é antena,independente do tipo de modulação.
    Eu só citei pra facilitar já que era comum achar essas antenas pra celular.
    Hoje em dia acho que não é tão fácil encontrar uma pra vender na faixa de 800mhz,mais comum pra 900mhz

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orlandosbfz Ver Post
    Antena é antena,independente do tipo de modulação.
    Eu só citei pra facilitar já que era comum achar essas antenas pra celular.
    Hoje em dia acho que não é tão fácil encontrar uma pra vender na faixa de 800mhz,mais comum pra 900mhz
    Você diz quais modelos de 800Mhz? Eu trabalho com diversos da Aquário (Yagi), alimentador de parábola, etc

    O que eu tenho dessa geração de telefonia TDMA é uma parábola telada gigante de 3 mts e um telefone da Nokia LX12 com um comutador da AT&T de 2Watts.

    Uma geringonça dessas aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nokia-LX12.jpg
Visualizações:	85
Tamanho: 	327,0 KB
ID:      	68807

    Era instalado em uma fazenda aqui na minha cidade. Captava um sinal da TIM a 42Km de distância! E tinha 1Km de cabo FE80 até na residência.

    Hoje a gente sofre com sinais acima de 12~15Km...

  4. #24

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    As antenas que eu via,muito comuns no interior,área rural,eram as Yagis mesmo

  5. #25

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Montei a jfa e ela acabou pegando a Claro em 3g , o que foi ótimo, pois ela tem planos com valor 5 vezes mais baratos que q a vivo.

    A questao foi que o cabo rg58 de 10 metros não funcionou nem a pau, tive que voltar o cabo de 15 metros da antena antiga . Não entendi se existe algum detalhe pro cabo ou se dei azar de pegar um com defeito

  6. #26

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Montei a jfa e ela acabou pegando a Claro em 3g , o que foi ótimo, pois ela tem planos com valor 5 vezes mais baratos que q a vivo.

    A questao foi que o cabo rg58 de 10 metros não funcionou nem a pau, tive que voltar o cabo de 15 metros da antena antiga . Não entendi se existe algum detalhe pro cabo ou se dei azar de pegar um com defeito
    Os conectores do cabo de 10 metros podem está mal montados; talvez a malha do cabo está fazendo contato com o núcleo central de cobre e fechando curto. Tem que fazer o teste de continuidade entre o pino central e a carcaça do conector com um multímetro para saber se está fechando curto.

  7. #27
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Largura de faixa para frequências em TDMA é mais alta pois exigia um espaçamento entre canais maior em cada torre, nos sinais digitais a largura pode ser menor, o espaçamento menor mas permite maior número de usuários naquela torre.

    Aqui em Minas Gerais os usuários da Tim, Vivo que possuíam os chips antigos precisaram trocar o chip para que o 4G funcionasse e a vivo atém mesmo com 3G; não sei dizer a respeito da Oi mas 3G funcionava normalmente e 4G ainda não tem esse serviço. Com a Claro, liguei para o serviço ao usuário, me recomendaram em trocar o chip mas o 4G funciona normalmente, não sei dizer com 4,5G.
    Tim e Vivo usavam serviços em TDMA, Claro e talvez a Oi sempre foram(foi) em CDMA.
    Muitas antenas possuem largura de faixa em 100 MHz, hoje precisaríamos de 400 MHz( 1700 a 2100) ou 900 MHz( 1700 a 2900) e de pelo menos 300 MHz na faixa baixa(700 a 1000) mas isso implica em menor ganho real da antena.

  8. #28

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Largura de faixa para frequências em TDMA é mais alta pois exigia um espaçamento entre canais maior em cada torre, nos sinais digitais a largura pode ser menor, o espaçamento menor mas permite maior número de usuários naquela torre.

    Aqui em Minas Gerais os usuários da Tim, Vivo que possuíam os chips antigos precisaram trocar o chip para que o 4G funcionasse e a vivo atém mesmo com 3G; não sei dizer a respeito da Oi mas 3G funcionava normalmente e 4G ainda não tem esse serviço. Com a Claro, liguei para o serviço ao usuário, me recomendaram em trocar o chip mas o 4G funciona normalmente, não sei dizer com 4,5G.
    Tim e Vivo usavam serviços em TDMA, Claro e talvez a Oi sempre foram(foi) em CDMA.
    Muitas antenas possuem largura de faixa em 100 MHz, hoje precisaríamos de 400 MHz( 1700 a 2100) ou 900 MHz( 1700 a 2900) e de pelo menos 300 MHz na faixa baixa(700 a 1000) mas isso implica em menor ganho real da antena.
    Um chip antigo da Claro que eu possuía não conectava 4G, só os mais recentes!

  9. #29

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Montei a jfa e ela acabou pegando a Claro em 3g , o que foi ótimo, pois ela tem planos com valor 5 vezes mais baratos que q a vivo.

    A questao foi que o cabo rg58 de 10 metros não funcionou nem a pau, tive que voltar o cabo de 15 metros da antena antiga . Não entendi se existe algum detalhe pro cabo ou se dei azar de pegar um com defeito
    Pode ser defeito do cabo. O de 15mts é RG58 ou RG213?

  10. #30

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pode ser defeito do cabo. O de 15mts é RG58 ou RG213?
    Também RG58. Esse de 10m deve ter quebrado em alguma parte.

    Agora fico pensando se vou atrás de um cabo bom de 10m. Compensa? Lembro de vc falando que a perda era tipo 40%. Isso ia ajudar muito, visto que parece que o sinal tá no limite, acho que um pouquinho mais de sinal ia dar uma boa melhora. Seguem prints
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180807-221316_Chrome.jpg
Visualizações:	99
Tamanho: 	172,2 KB
ID:      	68819   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180807-221040_Speedtest.jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	174,3 KB
ID:      	68820  


  11. #31

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    Também RG58. Esse de 10m deve ter quebrado em alguma parte.

    Agora fico pensando se vou atrás de um cabo bom de 10m. Compensa? Lembro de vc falando que a perda era tipo 40%. Isso ia ajudar muito, visto que parece que o sinal tá no limite, acho que um pouquinho mais de sinal ia dar uma boa melhora. Seguem prints
    Se esse cabo que tá com defeito é daqueles prontos da Aquário, eles tem o péssimo hábito de quebrar a solda no pé do conector TNC.

    Quantoa substituir por um cabo tipo RGC213, o cabo pronto desses da Aquário está na casa de R$160 o de 15mts. O ganho seria da ordem de 5dBm. Eu procuraria um melhor posicionamento da antena pra ter essa melhora, ou investiria em uma antena de ganho maior, que teria um efeito mais proveitoso que a troca do cabo. O que tem que tomar cuidado é o comprimento desses cabos RG58. 15mts eu já acho muito grande. 10 é o ideal máximo.

  12. #32

    Padrão

    Acho que trocar para o cabo RGC213 seria de pouco rendimento. Antena yagi com melhor desempenho do que essa aí não existe. Acho que uma antena parabólica derrubaria esse nível de sinal para -75dbm, já que através da latitude e longitude informada no script desse local, fiz uma busca, e todas as operadoras estão a menos de 8km em linha reta daí.



    Nome:      unnamed (2).jpg
Visitas:     217
Tamanho:  2,0 KBNome:      unnamed (3).jpg
Visitas:     190
Tamanho:  6,0 KB

  13. #33

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    O cabo rgc213 é caro demais, fora de cogitação.

    Minha dúvida é se vale a pena tirar o rg58 de 15 metros e comprar um de 10 metros, se esses -100dbm atuais poderiam cair pra uns -95~92dbm, se isso ajudaria na estabilidade da internet

    Obrigado pelas respostas, têm ajudado bastante!

  14. #34

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    O cabo rgc213 é caro demais, fora de cogitação.

    Minha dúvida é se vale a pena tirar o rg58 de 15 metros e comprar um de 10 metros, se esses -100dbm atuais poderiam cair pra uns -95~92dbm, se isso ajudaria na estabilidade da internet

    Obrigado pelas respostas, têm ajudado bastante!
    Acho que 5 metros a menos de cabo não teria muita diferença. Acho que o amigo sphreak tem razão no que diz respeito ao posicionamento da antena ou também numa antena de melhor ganho. Talvez para obter um melhor ganho com essa antena aí seria o caso de mudá-la de lugar ou colocá-la no numa altura maior e que consequentemente exigiria um cabo RGC 213 para ter melhor ganho, e que consequentemente tornaria mais caro todo o sistema.

  15. #35

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rodddz Ver Post
    O cabo rgc213 é caro demais, fora de cogitação.

    Minha dúvida é se vale a pena tirar o rg58 de 15 metros e comprar um de 10 metros, se esses -100dbm atuais poderiam cair pra uns -95~92dbm, se isso ajudaria na estabilidade da internet

    Obrigado pelas respostas, têm ajudado bastante!
    A atenuação do RG58 em baixa frequência é da ordem de 0.5dB/metro. Você teria portanto uma melhora de aproximadamente 2.5dB. O que em meu ver não justifica o $$ a ser gasto. Ainda acredito que poderia utilizar melhor o comprimento do cabo e posicionar melhor a antena de forma a ganhar esses dB's em um melhor alinhamento/posicionamento.

  16. #36

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Bom dia, meu sogro tem um amplimax elsys ligado a uma antena aquário de 20dbi.
    Ele mora na zona rural a uns 20 km da cidade.
    A internet fica oscilando muito, ele está com nível de sinal de -103 dbm.
    Gostaria de saber qual modelo de antena resolveria o problema de sinal fraco.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20201209-102138.jpg
Visualizações:	58
Tamanho: 	400,3 KB
ID:      	70343  

  17. #37

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Bom dia, meu sogro tem um amplimax elsys ligado a uma antena aquário de 20dbi.
    Ele mora na zona rural a uns 20 km da cidade.
    A internet fica oscilando muito, ele está com nível de sinal de -103 dbm.
    Gostaria de saber qual modelo de antena resolveria o problema de sinal fraco.
    Amigo, graças a Deus eu não tenho esse aparelho problemático, mas vejo as pessoas resolvendo esse problema na internet, usando o aparelho dentro de uma antena parabólica ou instalando o aparelho a menos de 1 metro embaixo da antena externa. Se tiver usando o aparelho dentro de casa usando cabo fino, assim também não fica bom. Tem que usar cabo grosso Rgc 213!

  18. #38

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Ele sofre com esse aparelho.
    Mas ele mediu em aparelho de mesa -106 dbi de sinal. Então acredito que o problema maior seria sinal fraco.
    Ele disse que a antena é uma aquário. Existe antena aquário dual band? Pra ele estar recebendo 850 Mhz em 3g e 700 Mhz em 4g.

  19. #39

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Ele sofre com esse aparelho.
    Mas ele mediu em aparelho de mesa -106 dbi de sinal. Então acredito que o problema maior seria sinal fraco.
    Ele disse que a antena é uma aquário. Existe antena aquário dual band? Pra ele estar recebendo 850 Mhz em 3g e 700 Mhz em 4g.
    Creio que não exista antena de 700/850Mhz. Existe uma modelo ful band que cobre todas as frequências, mas não recomendo, pois não prestam. Um amigo aqui do fórum resolveu o problema de queda de sinal da 4G da Tim em 700Mhz, depois que instalou o Amplimax entre 50cm a 1 metro embaixo da antena externa. Esses aparelhos não aceitam muito bem ficar dentro da residência ligados em cabos longos, não, pois ficam perdendo nivel de sinal!

  20. #40

    Padrão Re: Dúvida sobre modelo de antena com melhor sinal para Vivo 3G

    Citação Postado originalmente por rzvolpe Ver Post
    Bom dia, meu sogro tem um amplimax elsys ligado a uma antena aquário de 20dbi.
    Ele mora na zona rural a uns 20 km da cidade.
    A internet fica oscilando muito, ele está com nível de sinal de -103 dbm.
    Gostaria de saber qual modelo de antena resolveria o problema de sinal fraco.
    20dBi é a antena de maior ganho existente. O que tem de ser verificado é:
    É uma antena de 20dBi mas é a CF820? (Que é a correta pra 850mhz). Pois vendedores empurram qualquer antena sem se ater a frequência correta, dando perda de ganho.
    O cabo não é muito longo? O correto é instalar o Amplimax fixado no mastro com no maximo 1metro de cabo RGC58 (nucleo de cobre rigido)
    A antena tem apontamento correto? Em 850mhz o apontamento deve ser feito na direção de melhor sinal (principalmente em regiões de morros) e nunca na direção direta da ERB. Um giro em busca do melhor sinal pode ser benéfico.
    A antena está localizada no melhor local? Como o Amplimax pode ter até 100mts de cabo UTP blindado, a antena e o equipamento pode ser movido em um raio de 100mts do ponto interno em busca da melhor localização.

    Tenha em mente que -103dBm é ruim. Serve para ligações, mas para internet não é desejável.
    Busque um sinal maior, com pelo menos -95dBm de intensidade. Sinais maiores, na casa de -90dBm são desejáveis.