+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace com Rocket M5 caindo

    Bom Dia galera,
    Sou novo no fórum.

    Tenho um enlace entre dois Rockets M5.
    Foi feita uma modificação na torre de um deles.

    Porém, agora quando eu faço um test de velocidade, o rádio que está em como AP agora, cai quando é feito o teste de upload.

    Sempre que é feito um teste de upload, eu perco conectividade.
    Segue print do enlace.

    O que sugerem que possa ser feito para sanar este problema ?

    Desde já agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (28).png
Visualizações:	239
Tamanho: 	294,9 KB
ID:      	68796Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (29).png
Visualizações:	273
Tamanho: 	302,0 KB
ID:      	68797

  2. #2

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    Citação Postado originalmente por salazarnaz Ver Post
    Bom Dia galera,
    Sou novo no fórum.

    Tenho um enlace entre dois Rockets M5.
    Foi feita uma modificação na torre de um deles.

    Porém, agora quando eu faço um test de velocidade, o rádio que está em como AP agora, cai quando é feito o teste de upload.

    Sempre que é feito um teste de upload, eu perco conectividade.
    Segue print do enlace.

    O que sugerem que possa ser feito para sanar este problema ?

    Desde já agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (28).png
Visualizações:	239
Tamanho: 	294,9 KB
ID:      	68796Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (29).png
Visualizações:	273
Tamanho: 	302,0 KB
ID:      	68797
    Poste as prints das abas das configurações wireless de ambos os rádios e da aba STATIONs do AP.

    Existem alguns problemas ai que podem ser confirmados com esses prints. MAs já posso adiantar o seguinte:

    1º O sinal está muito baixo para 14Km e dish de 30dBi... Deveria estar na ordem de -50dBm.

    2º A chain 0 da conexão está com sinal muito baixo (-85dBm). Mais baixo que os -77dBm da conexão geral. Isso é indicativo de obstrução de fresnel ou teu alinhamento tá zuadíssimo!

    3º O noise floor (ruído) da estação é muito alto (-81dBm). O ideal é menor. Na casa dos -100dBm.

    4º A frequência está fora da faixa legal. Você pode estar recebendo carga de radar aeronáutico aí, principalmente devido ao Noise estar muito alto é um indicativo de uma fonte de ruído de alta potência nessa faixa de frequência (ou você montou a antena com pig tails zuadíssimos ou dentro de uma lata... Radar é mais provável). Mude a frequência para dentro da faixa legal. Vai que a FAB resolve bater na tua porta...

    Ou ainda (o que eu acho bem improvável), você está muito próximo a um rádio-telescópio. Já que a frequência de 4960Mhz é exclusiva para esse fim em determinados estados do Brasil. Es outros estados essa frequência é utilizada pelas Sec. de Segurança Pública.

    Enfim... Mude de frequência e realinhe suas antenas. Poste as prints e partimos daí...

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    Citação Postado originalmente por salazarnaz Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (30).png
Visualizações:	161
Tamanho: 	180,9 KB
ID:      	68798Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (31).png
Visualizações:	173
Tamanho: 	197,9 KB
ID:      	68799
    Está tudo OK aí... pelo EIRP de 57dBm, o sinal recebido de cada lado deveria estar na casa dos -48dBm. Vá no AP na aba STATION (faltou essa print) e verifique se o sinal proveniente da estação, que está chegando no AP é parecido com o sinal recebido na estação proveniente do AP.

    Se for, procure por obstruções (morros, prédios laterais,etc) montagens erradas (próximo a calhas, caixas d'agua na lateral da antena, parte posterior de lajes/telhados)

    Realinhe todo seu enlace.

  5. #5

    Padrão

    Segue print,
    Demorei pois estava perdendo conexão ao clicar na aba
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (32).png
Visualizações:	180
Tamanho: 	289,2 KB
ID:      	68800

  6. #6

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.21(1).jpeg
Visualizações:	176
Tamanho: 	123,5 KB
ID:      	68801 Esta foto é da minha altura. tirei do pé da torre. A antena está no pico desta montanha.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.21(2).jpeg
Visualizações:	191
Tamanho: 	68,8 KB
ID:      	68802 esta é com zoom, não há nada na frente das duas antenas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.21.jpeg
Visualizações:	173
Tamanho: 	110,5 KB
ID:      	68803 esta é a torre usada para receber o sinal.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    Citação Postado originalmente por salazarnaz Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.21(1).jpeg
Visualizações:	176
Tamanho: 	123,5 KB
ID:      	68801 Esta foto é da minha altura. tirei do pé da torre. A antena está no pico desta montanha.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.21(2).jpeg
Visualizações:	191
Tamanho: 	68,8 KB
ID:      	68802 esta é com zoom, não há nada na frente das duas antenas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.21.jpeg
Visualizações:	173
Tamanho: 	110,5 KB
ID:      	68803 esta é a torre usada para receber o sinal.
    Olha. Me parece que é só questão de alinhamento e frequência. Vai dar um pouco de trabalho pois terá que realinhar os dois lados novamente, pois o que me parece houve uma mudança de posição na antena desta torre da foto (estava no mastro abaixo?).

    Se observar os prints com cuidado, pode ver que o sinal recebido pelo AP é de -67dBm. Que me parece então a estação estar enviando sinal OK para o AP. Agora na estação, o sinal recebido é de -77dBm, com chain0 -85dBm. Com esses dados posso presumir que há um desalinhamento na antena do AP.

    Ajuste fino e um Airview em ambos os lados deve te dar uma melhora aí!

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    Correto, foi retirado da torre menor e colocado na maior.
    Agradeço, foi realizar os ajustes e dou retorno.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    Amigo isso ta fácil resolver , sinal acima de 64 db é um tiro no próprio pé, cai a sua conexão exatamente por que ta muito alto 77, hora que vai conecta, o equipamento desconecta, tenta baixar para menor que 64db isso pode ser feito deste baixar potencia do equipamentos e a distancia e interferência de outros canais
    faça e responde aqui para ajudar a galera

  10. #10

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    -78dBm de sinal (Tá no print) é suficiente pra MCS8 apenas.

    Deixa fixo e se vira pra ter só 5-8Mbps de throughput real, se não quiser erguer uma das torres pra ter zona de Fresnel mais limpa.

    (Aumentar tamanho de antena não adianta muito, reflexo em obstrução na zona de Fresnel ferra o throughput, não só derruba sinal)

    Não tem segredo, pra usar MCS15 como está no print precisa sinal melhor que -55dBm (E isso tem que ser o RX dos 2 lados, os 2 recebendo digamos -54 e -55dBm respectivamente). Sem sinal suficiente não existe conexão estável.

    Ou adéqua o data rate ao sinal baixo, ou aumenta a torre pra ter sinal alto pra poder usar data rate mais alto, é bem simples.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace com Rocket M5 caindo

    Boa noite salazarnaz

    Lembrando que para usar MCS 15 ou 14 a potencia máxima a ser usada nos rádios é de 21dbm!!!!!!
    Usar 27 dbm não adianta absolutamente nada nesse cenário!!!
    Verifique os pigtails amigo, tem muita diferença entre a chain 0 e a chain 1.

    Alinhe em um canal com 20mhz de canalização , depois de analisar o Airview!!
    Após se ficar estável no canal escolhido, ae teste em 30mhz ou 40mhz.

    Não tem segredo pra alinhar nessa distância, basta usar as ferramentas que o próprio rádio te entrega.

    Se precisar de ajuda , é só avisar. posso entrar remoto e verifico as configs pra você sem custo.

    Abraço.
    e