+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novo pop com nat

    ola galera!
    estou com uma duvida. preciso ativar um novo pop, vai ter na base de 50 clientes, ate ae tudo bem, so que eu estou com pouco ip publico e nao queria gastar entregando para esses clientes desse pop...
    resumindo so queria gastar o ip publico do nat dos clientes...
    tenho uma rb com ip publico que é a principal. Dela sai o ptp e chega nessa localidade onde estao os clientes, vai ter uma rb la pra fazer a autenticacao, mais o ip de ptp é privado. tenho um ip publico para fazer o nat dos clientes e ele faz parte do ip da minha rb principal....
    bom acho que entenderam.... me deem um norte por gentileza.

  2. #2

    Padrão Re: Novo pop com nat

    Se não quer gastar IP público, faz NAT ué! Se quer ter um certo charme, faz um cgnat em cima desse IP, se vai ter no máximo 50 conexões PPPoE (acredito que seja isso), da pra dividir até 1024 para cada assinante e poderá chegar a até 64 clientes nessa caixa. Não vejo outras possibilidades...

  3. #3

    Padrão Re: Novo pop com nat

    acho que me expressei mal... digamos que eu tenho uma rb recebendo net e recebi um /29 tenho poucos ips publicos.... fiz um ptp pra chegar no meu pop, la tem uma rb. Desse /29 quero tirar apenas um ip para natear para os clientes e continuar com os outros sendo que minha borda conhece todo /29...
    é tipo a comunicaçao entre as rbs ocorrem por ip privado... mas para os clientes sairem pelo nat do publico....
    acho que agora ficou melhor

  4. #4

    Padrão Re: Novo pop com nat

    Entendi! Então, não que precise de ospf pra isso, mas se já tiver fica mais fácil, é só rotear um IP /32 desse bloco até tua caixa!

  5. #5

    Padrão Re: Novo pop com nat

    Acho que tou entendendo. Poderia me explicar melhor? Posso fazer com roteamento estático mesmo? Se for beleza, pois ativar ospf numa torre que não tem nem redundancia

  6. #6

    Padrão Re: Novo pop com nat

    Redundância nada tem haver com ospf... O ospf pode ajudar e se criar um ambiente redundante...

    Agora pra rotear o IP, pode fazer estático, desde em todos os roteadores "pelo caminho" até essa caixa você "aponte" o IP. Aí na caixa, ser estiver usando Mikrotik, cria uma bridge "vazia" que vai servir de interface loopback (infelizmente é o único modo de fazer isso com Mikrotik). Configura esse IP na "interface loopback". E o nat, você faz com src-nat apontando para esse teu IP público. Só isso!

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re: Novo pop com nat

    Eu entendi. Já até fiz como você falou, só não estou conseguindo repassar esse /32 pra borda onde eu tenho internet....

  9. #9

    Padrão Re: Novo pop com nat

    Cara, mas você já não disse está IP está roteado pra tua borda? É só apontar, na tua borda, o /32 para o próximo Hop.