+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Pessoal, Sou Novo no assunto,mais estou querendo montar meu primeiro provedor de internet.
    Peço ajuda no seguinte quesito: tenho uma RB433aH, tenho três cartões r52n mais só estou usando dois com as antenas: uma Omini de 20 dbi e um painel Intelbrás de 14 dbi. Sendo que, os cartões então configurados em 2.4Ghz, b/g 811.

    Um dos problemas que tenho é, o sinal é muito fraco das antenas, até debaixo da antena, os palzinhos de rede não ficam completos. Uma grande dificuldade de conectar, pois coloco a senha, e mesmo assim, fica buscando e não conecta. Tem que insistir bastante, e ao conectar, a velocidade não passa de 500 kbps, quando o MK está recebendo um link de 10Mga.

    Help.

  2. #2

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    A antena omni tem marca ou é daqueles lixinhos de fundo de quintal vendidos no ML por gente que nem tem CNPJ? Isso deve ter 12dBi ou menos, e ter um VSWR gigante, a qualidade de conexão com essas omnis caseiras é um lixo.

    Mas sobre sinal debaixo da torre, tá mais do que certo, a antena tem ÂNGULO, uma omni tem ângulo horizontal enorme, tipo 360° (Ou nâo tem ângulo horizontal, já que emite e recebe de todo lado) mas tem ângulo VERTICAL bem pequeno tipo 10°. Fica digamos assim, se a imagem ajuda: https://under-linux.org/attachment.p...9&d=1453474465

    E quanto maior o ganho de uma antena omni, MENOR o angulo vertical: https://under-linux.org/attachment.p...0&d=1430800347

    Ou seja, se quer gente conectando debaixo da torre, vai precisar uma omni de 5dBi numa altura MUITO baixa, digamos 4 ou 5m apenas. Aí vai ter um monte de casas na frente, mas azar, wifi outdoor NÃO SERVE pra conectar direto em smartphone ou notebook.

    Já que falou em "pauzinhos" de sinal, ao invés de falar os níveis, imagino que esteja fazendo essa gambiarra péssima de conectar celular e notebook direto na torre, aí nunca vai ter nada que presta com nenhum cartão ou antena, wifi não tem NADA a ver com conexão GSM, 3G ou 4G de telefonia, wifi não é móvel e tem outras frequências e outros padrões (Por exemplo usa canais separados pra upload e download, pra começar).

    O que interessa não são pauzinhos e sim os níveis de sinais chegando, se está usando 802.11G no data rate digamos 24Mbps (Passa muito mais de 10Mbps) precisa ver no winbox o sinal dos clientes chegando na torre na casa dos -60dBm ou mais alto (Mais alto é -5m, -58, -57, etc). E nos clientes também terá que ver sinal acima de -60dBm (-59, -58, -57, etc), qualquer CPE decente mostra o nível de sinal recebido num padrão legível, em dBm, nas em "pauzinhos" que sabe lá Deus em que escala estão. Mas tá, se não tem roteador ou CPE decente, esquece por hora o sinal chegando nos roteadores, se eles não conectam na torre então o sinal cliente>torre está baixo, é o RX (Recepção) na torre.

    Basicamente wifi é bidirecional igual a gente, você fala pela boca e ouve pelo ouvido. A torre é uma pessoa que fala alto pra caramba, ou alguém com um megafone na mão, ele grita e dá pra ouvir a 1km de distância, mas se o cliente não tem um megafone, ele vai falar na voz normal, e a torre NUNCA vai ouvir o que ele diz! Comunicação bidirecional é isso aí, NÃO IMPORTA se o cliente recebe sinal alto, ele tem que RESPONDER com sinal igualmente alto. Se você quer conversar com alguém a 100m de você não base só você gritar, a outra pessoa terá que gritar também! Falar alto não tem nada a ver com ouvir um som distante. Alta potência em torre não adianta NADA, o cliente também precisa responder com alta potência, e notebook e celular NÃO TEM potência alta nem antena grande (Smartphone tem antena de 2dBi quando muito!), por isso a única maneiro de provedor via rádio funcionar é com cada cliente com sua CPE conectada na sua torre (Porque CPE tem antena de 10-16dBi), e cada um com seu roteador wifi de R$ 60 dentro de casa com seu SSID e sua senha, o alcance desses roteadores comuns é só uma casa mesmo.

    Se quiser vender conexão direta pra celular e notebook vai ter que derrubar essa torre única, e colocar espalhado pelo bairro um monte de Ubiquiti Unifi, os Unifi tem sistema operacional bem diferente, faz outro tipo de escolhas nas trocas de dados, por isso custam R$ 500 cada um, mas pode colocar uma duzia deles interconectados (Alias, mantém sua torre em pé e usa 5GHz pra interconectar todas as Unifi no bairro, com CPE 5GHz, elas precisam uma comunicação entre si via rede tcp/ip pelo cabo ethernet). Talvez rede mesh fique ok, mas também precisa um monte de roteadores espalhados, de qualquer forma não tem como conexão wifi direto pros clientes funcionar com torre única, wifi não foi feito pra esse tipo de uso, ou bota um roteador perto de cada cliente (5m de altura ou menos) ou bota logo uma CPE em cima da casa de cada cliente e conecta elas na sua torre, é isso que 99,9% dos provedores via rádio fazer.

    (E se deixar no default, também conhecido como modo noob, ou modo senhorinha), vai ter só 500kbps rumo à um monte de cliente, 2,4GHz tem zona de Fresnel enorme e data rate alto exige MUITO sinal (Omni de 20dBi não é a solução pra isso, a solução é CPE nos clientes), se tiver um monte de cliente a 48Mbps (Data rate) com sinal péssimo tipo -65dBm, o CCQ dos demais clientes será ruim, mesmo o cliente com sinal -50dBm terá conexão lixo se tiver outro cliente com sinal -70dBm, tem que nivelar o RX dos clientes pra ter CCQ decente em toda a rede)

  3. #3

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Maravilha, muito bem esplicado.

  4. #4

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Cara me ajudou muito, até acordei para a realidade, (pauzinhos) kkk. Tenho que falar como provedor. Valew.
    Outra coisa é, acredito ter entendido sua explicação, só alguns termos que ainda não tenho em mente. Mais tudo bem.

    Só não ficou claro para mim, a questão da velocidade. Então, se é que vc falou, só vou ter a mesma velocidade de entrada na saída dos cartões de radio, se estiver conectado a uma CPE?

  5. #5

    Padrão

    Sobre a questão das velocidades, imagino que você vai limitar, seja usando profiles PPPoE, usando mac x ip, ou usando hotspot como no século passado. Se você limita os planos a digamos 1Mbps, se a conexão entre torre e cliente estiver perfeita (Com nível de sinal suficiente! Nada de sinal péssimo tipo -75dbm! Sinal bom no sentido torre>cliente e também no sentido cliente>torre) ele vai medir 1Mbps de velocidade.

    Se não limitar a velocidade de nenhum modo, simplesmente dividir o que tem, aí depende, uma hora alguém vai consumir 10Mbps e os outros vão ficar sem quase nada. Mas 10Mbps é MUITA COISA pra 2,4GHz! Reveja se quer mesmo montar isso em pleno 2018, pros padrões de conexão de hoje tem que usar 5GHz e usar CPE, pra vender digamos 3 a 5Mbps por cliente. 2,4GHz tem uma zona de Fresnel muito maior e um espectro muito mais poluído (Tem só 83MHz de largura ao todo, em 5GHz tem uma largura útil de praticamente 400MHz! Em 2,4GHz SEMPRE tem um canal em cima do outro, em 5GHz é normal achar algum canal livre ainda). A RB e os cartão suportam 5GHz (Tem "52" no nome deles porque operam tanto em 5GHz como em 2,4GHz), só precisaria colocar setorial 5GHz. Tem CPE 5GHz barata, tipo a Wom5000, veja no MercadoLivre os preços.

    Tem como dar uns jeitinhos, mas não tem como prestar uma venda de 10Mbps em 2,4GHz, todo mundo tem roteador 2,4GHz dentro de casa hoje está poluindo completamente esse espectro, dá uma escaneada nos SSID na sua omni e veja as duzias que aparecem, lembra que 2,4GHz só permite 3 canais sem sobreposição, mas você vai encontrar mais que 1 SSID por canal (11 canais), basicamente tem 6 ou 7 roteadores domésticos ocupando cada faixa de 20MHz que um provedor de internet outdoor poderia usar (Canal 1, 6 e 11, os que não se sobrepõe). E wifi não permite muito throughput quando tem outro AP usando o mesmo canal ou um canal sobreposto ao que ele usa. 1Mbps dá pra usar ok em 2,4GHz hoje, mais que isso já exige CPE cara dos clientes, que basicamente custam bem mais que um CPE 5GHz (Faixa onde um canal não se sobrepõe ao outro por default).

  6. #6

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Sim, os cartões é dual bande. Foda, fiz um investimento, sem orientações, e me ferrei. Faz parte.
    Bom, vou ver aqui o que faço, não poderia desfazer agora de imediato, tem três pessoas me cobrando já o sinal.
    Mais eu não sabia que em 2.4 não passava mais banda (3M). Penso em pegar esses clientes, e mais logo fazer um up para 5.8.
    vcs não sabe de algum modelo de CPE dual banda para eu oferecer aos clientes? que ai ficaria mais fácil o up depois.

    Outro ponto Rubem, é que comprei esse kit de um colega de uma amigo meu. E eu não sei ao certo se a antena Omini é 5.8 ou 2.4.
    Sei que nessa duvida antes de falar com meu amigo, eu peguei e configurei o cartão ligando na omini em 5.8. E conseguir ver o sinal da antena, no celular motoG 5, eles já operam em 5.8g. Só que ai, meu amigo me retornou dizendo que a antena é 2.4g.
    Pode me explicar? na antena não tem mais identificação, mais é uma antena da aquário, o bastão dela deve dar 01 metro, mais uns 20 cm da parte de conexão em alumínio. Se eu soubesse que ela fosse dual banda, já era um investimento a menos em mudar para 5.8 dai eu mantinha a omini em 5.8, e o setorial em 2.4 o que vc me diz? como faço para saber isso?

  7. #7

    Padrão

    Sobre CPE dualband, as poucas que existem são MUITO caras, mais caras que comprar uma CPE 2,4GHz e outra 5,8GHz.

    Sobre antena omni funcionar fora da faixa ideal, funcionar elas funcionam, é igual colocar um clip ou pedaço de arame plugado na entrada de antena de uma TV, algum sinal pega. Qualquer arame serve como antena básica. Antena boa precisa MUITO mais coisa.

    "Funcionar até funciona" é bem diferente de "funciona com qualidade". Escanear sinal de forma alguma diz que vai ter qualidade na conexão, se não tem sinal com os pacotes chegando inteiros vai ter esse seu problema de medir 500kbps quando está conectado num link de 10Mbps! Veja a situação do CCQ dos clientes conectados na RB, na aba REGISTRATION, quando clica em Wireless. Se não aparecer uma coluna chamada TX/RX CCQ, clica naquela seta apontada pra baixo, no canto direito, vai em "Show Columns", e marca TX/RX CCQ. Um CCQ tipo 80% já é ruim pra um provedor de internet. Não devia operar com CCQ abaixo de uns 92-95% de jeito nenhum. Ideal é 96-99% (100% é perfeito mas é coisa pra quem tem muitos anos de praxe, não sonhe com isso tão cedo).

    Recomendo recomeçar, dá uma lida nuns cursos de mikrotik, e o básico pra provedor, tipo esses: https://www.google.com.br/search?q=c...net+rádio+pdf Tem muita coisa resumida, então releia ou google sobre cada termo que não entender. Basicamente não passe pra página seguinte enquanto não entender tudo numa página, pra evitar comprar mais equipamento sem ter certeza se é o melhor investimento, ou tomar qualquer decisão que custe algum dinheiro.

    (Ah, e se a antena não tem nada escrito então é dos lixinhos de fundo de quintal sem homologação nem um mísero CNPJ, tipo essa. A qualidade desses produtos de fundo de quintal é péssima, só serve pra quem quer se iludir com nível de sinal alto, sem medir o throughput real da rede. Antena setorial da Ubiquiti custa R$ 1 mil porque uma antena boa dá MUITO trabalho construir! Não existe solução barata pra se quer vender conexão de qualidade. Se quer fazer gambiarra é melhor construir antenas em casa (É simples), só que aí não poderá achar ruim quando cliente disser que sua conexão é um lixo e espalhar pra vizinhança que contratar sua conexão é jogar dinheiro fora)

  8. #8

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Oi Rubem!
    Como faço para entrar em contato com você de forma privada?
    Estou passando por uns problemas de conexão e fiquei impressionado com o seus posts em alguns itens do forum.

  9. #9

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Citação Postado originalmente por marcelorl Ver Post
    Oi Rubem!
    Como faço para entrar em contato com você de forma privada?
    Estou passando por uns problemas de conexão e fiquei impressionado com o seus posts em alguns itens do forum.
    Rubens agora foi que ferrou mesmo. Minha RB rebotou e agora fica só reiniciando.
    Cara, me passa seu contato PV, preciso dessa ajuda. Pois já tentei quase tudo, no net instal e não consigo visualiza-la. Obs: estou tentando sem cabo serial, até a maquina virtual XP baixei no pc para tentar resolver isso.
    no seu aguardo.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Lupel Ver Post
    Rubens agora foi que ferrou mesmo. Minha RB rebotou e agora fica só reiniciando.
    Cara, me passa seu contato PV, preciso dessa ajuda. Pois já tentei quase tudo, no net instal e não consigo visualiza-la. Obs: estou tentando sem cabo serial, até a maquina virtual XP baixei no pc para tentar resolver isso.
    no seu aguardo.
    Sabe o procedimento de reset delas? Coloca uma chave ou qualquer coisa de aço dando contato entre os 2 lados desse furo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Resethole.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	58,1 KB
ID:      	68818
    E com a chave dando contato nos 2 lados, ligue a RB na alimentação. Espere dar algum bip antes de tirar essa chave/ferro.

    Ela vai voltar pro IP 192.168.88.1.

    Se nem depois disso ela for reconhecida, mas está dando bip ao iniciar, tenta reset mais umas vezes, porque vai que não deu contato elétrico entre os 2 pinos... mas enfim, se mesmo depois de muita tentativa de reset ela não voltar pro padrão de fábrica, pode ter queimado o chipset de rede, aquele CI escrito IC+ atrás dos 2 jacks RJ45 que ficam juntos. Ligue a RB e veja se ele esquenta a ponto de quase queimar o dedo. Mas tente o acesso por conectores diferentes, AS VEZES só 1 ou 2 das 3 portas ethernet queimam.

    O acesso via cabo serial continua funcionando porque ethernet e serial usam meios de comunicação diferentes. Se nem via cabo serial conseguir comunicação, aí pode ter danificado o chipset principal (Atheros AR7121, por exemplo, aquele menorzinho com dissipador de calor) ou a rom, onde fica o sistema operacional (É uma memória flash igual de pendrive, queima igual pendrive as vezes queima). Em todos os casos precisa enviar pra empresa de reparo. Essas queimas pra mim que só acontecem quando tem raios e tal, e não tem aterramento (1 haste de cobre de R$ 30 já ajuda MUITO, é só ligar no negativo da alimentação, um na carcaça da antena, e fincar a haste em solo meio úmido (Debaixo de gramado, não debaixo de concreto)).

  11. #11

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sabe o procedimento de reset delas? Coloca uma chave ou qualquer coisa de aço dando contato entre os 2 lados desse furo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Resethole.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	58,1 KB
ID:      	68818
    E com a chave dando contato nos 2 lados, ligue a RB na alimentação. Espere dar algum bip antes de tirar essa chave/ferro.

    Ela vai voltar pro IP 192.168.88.1.

    Se nem depois disso ela for reconhecida, mas está dando bip ao iniciar, tenta reset mais umas vezes, porque vai que não deu contato elétrico entre os 2 pinos... mas enfim, se mesmo depois de muita tentativa de reset ela não voltar pro padrão de fábrica, pode ter queimado o chipset de rede, aquele CI escrito IC+ atrás dos 2 jacks RJ45 que ficam juntos. Ligue a RB e veja se ele esquenta a ponto de quase queimar o dedo. Mas tente o acesso por conectores diferentes, AS VEZES só 1 ou 2 das 3 portas ethernet queimam.

    O acesso via cabo serial continua funcionando porque ethernet e serial usam meios de comunicação diferentes. Se nem via cabo serial conseguir comunicação, aí pode ter danificado o chipset principal (Atheros AR7121, por exemplo, aquele menorzinho com dissipador de calor) ou a rom, onde fica o sistema operacional (É uma memória flash igual de pendrive, queima igual pendrive as vezes queima). Em todos os casos precisa enviar pra empresa de reparo. Essas queimas pra mim que só acontecem quando tem raios e tal, e não tem aterramento (1 haste de cobre de R$ 30 já ajuda MUITO, é só ligar no negativo da alimentação, um na carcaça da antena, e fincar a haste em solo meio úmido (Debaixo de gramado, não debaixo de concreto)).
    Blz Rubens, consigo conecta-la via serial usando o software Butty da Mk. Mais mesmo assim não conecta via REDE Ethernet.
    Já estou me preparando para trocar o CI IP175D, mais não estou encontrando o CI IP175 D, e sim encontro na internet o IP175C. Queria saber se são similares ou até mesmo iguais na aplicação, posso comprar o C e instalar?

    Rubens, vc sabe algum contato de empresa ou micro empreendedores que faça esse reparo em rbs?

  12. #12

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Aqui o D: https://produto.mercadolivre.com.br/...-ip175-dlf-_JM

    Não dá pra trocar C por D, a pinagem até é similar mas o D tem mais features (Por isso é mais caro), quando o RouterOS faz uma requisição e o CI não responde ele desativa a comunicação, então se colocar o C o RouterOS não vai se comunicar com a porta.

    Não conheço as empresas do tipo. Direto vejo anúncio aqui no Under mas uso tão pouco que as últimas que usei já fecharam faz tempo.

  13. #13

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Aqui o D: https://produto.mercadolivre.com.br/...-ip175-dlf-_JM

    Não dá pra trocar C por D, a pinagem até é similar mas o D tem mais features (Por isso é mais caro), quando o RouterOS faz uma requisição e o CI não responde ele desativa a comunicação, então se colocar o C o RouterOS não vai se comunicar com a porta.

    Não conheço as empresas do tipo. Direto vejo anúncio aqui no Under mas uso tão pouco que as últimas que usei já fecharam faz tempo.
    Ok Rubem Valew...

    Agora é o seguinte Rubem Ou outro do Grupo.
    Que equipamentos vcs sugerem para montar um ponto a ponto e na sequencia do segundo ponto um multiponto?
    A uma distância de 10KM?

  14. #14

    Padrão

    Fazendo um cálculo rápido aqui: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Com uma PowerBeam ou Nanobeam de 25dBi num lado, e uma de 22dBi no outro lado, fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	79
Tamanho: 	191,6 KB
ID:      	68847

    Bota sempre 18-20dBm de potência no cálculo porque se olhar nos datasheets verá que a maioria das CPE's tem potência baixa assim nos data rates altos.

    Marquei MCS13 porque tem 18dBm de margem (Entre sinal e sensibilidade), pra 10km já dá. Em MCS13 vai passar quase 50Mbps num sentido, talvez 100Mbps agregado (Não confunda com o data rate escrito na coluna mais da direita no site, data rate não tem relação com throughput).

    Precisa mais throughput que isso? Refaço o cálculo com as CPE's pra PTP que achar por preço baixo, o que importa pro cálculo é potência e ganho de antenas, não importa se selecionou um Rocket M5, essa informação é completamente ignorada no cálculo (Lembra, o que importa pro cálculo é ganho de antena e potência do rádio).

    Se quer só uns 20Mbps agregado, até uma Nanobeam de 19dBi serve, vai dar sinal perto de -70dBm, suficiente pra tráfego baixo. Mas se usar SXT Lite ou outra CPE de 16dBi, com os sinais ruins tipo -75dBm não espere mais que 10Mbps (E com ping péssimo tipo 20ms quanto tem tráfego).

    Se quer usar a RB433 e um cartão pra fazer PTP, a vontade, é uma solução boa, ela dá conta de ter um cartão num PTP, e 2 cartões em 2 setoriais. Só que sai caro igual, olha o preço de uma antena de disco 5,8GHz: https://produto.mercadolivre.com.br/...io-mm-5825-_JM Isso aí é polarização simples, então se quiser saber o nível de sinal que terá mude nesse site acima de Rocket M5 pra Bullet M5. Verá sinal teórico em -57dBm. Isso permite usar MCS7, passa fácil 50Mbps agregado em 20MHz de largura. Se tivesse antena dupla-polarização (Acho que estão mais de R$ 400) com esse sinal passaria fácil 120Mbps agregado (70Mbps num sentido, talvez 80Mbps). Essa solução fica mais cara que um par de CPE's, pode até ser um par dessas Mikrotik:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...245-dbi-l3-_JM

    Faça o cálculo no site (Bota 24dBi como antena), vai ter -59dBm, eu usaria só MCS13, mas já dá pra mais de 100Mbps agregado. Pra link pequeno tipo até 30Mbps os LHG são uma boa, dão conta tranquilo e são mais baratos que as CPE's Ubiquiti de 24dBi (Esquece Litebem a Airgrid, isso é polarização simples, até resolve se quiser passar só 10-15Mbps, mas dia que precisar aumentar um pouco o link as Airgrid ou Litebeam chegam fácil no limite do que um rádio de polarização simples passa).

  15. #15

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Fazendo um cálculo rápido aqui: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Com uma PowerBeam ou Nanobeam de 25dBi num lado, e uma de 22dBi no outro lado, fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	79
Tamanho: 	191,6 KB
ID:      	68847

    Bota sempre 18-20dBm de potência no cálculo porque se olhar nos datasheets verá que a maioria das CPE's tem potência baixa assim nos data rates altos.

    Marquei MCS13 porque tem 18dBm de margem (Entre sinal e sensibilidade), pra 10km já dá. Em MCS13 vai passar quase 50Mbps num sentido, talvez 100Mbps agregado (Não confunda com o data rate escrito na coluna mais da direita no site, data rate não tem relação com throughput).

    Precisa mais throughput que isso? Refaço o cálculo com as CPE's pra PTP que achar por preço baixo, o que importa pro cálculo é potência e ganho de antenas, não importa se selecionou um Rocket M5, essa informação é completamente ignorada no cálculo (Lembra, o que importa pro cálculo é ganho de antena e potência do rádio).

    Se quer só uns 20Mbps agregado, até uma Nanobeam de 19dBi serve, vai dar sinal perto de -70dBm, suficiente pra tráfego baixo. Mas se usar SXT Lite ou outra CPE de 16dBi, com os sinais ruins tipo -75dBm não espere mais que 10Mbps (E com ping péssimo tipo 20ms quanto tem tráfego).

    Se quer usar a RB433 e um cartão pra fazer PTP, a vontade, é uma solução boa, ela dá conta de ter um cartão num PTP, e 2 cartões em 2 setoriais. Só que sai caro igual, olha o preço de uma antena de disco 5,8GHz: https://produto.mercadolivre.com.br/...io-mm-5825-_JM Isso aí é polarização simples, então se quiser saber o nível de sinal que terá mude nesse site acima de Rocket M5 pra Bullet M5. Verá sinal teórico em -57dBm. Isso permite usar MCS7, passa fácil 50Mbps agregado em 20MHz de largura. Se tivesse antena dupla-polarização (Acho que estão mais de R$ 400) com esse sinal passaria fácil 120Mbps agregado (70Mbps num sentido, talvez 80Mbps). Essa solução fica mais cara que um par de CPE's, pode até ser um par dessas Mikrotik:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...245-dbi-l3-_JM

    Faça o cálculo no site (Bota 24dBi como antena), vai ter -59dBm, eu usaria só MCS13, mas já dá pra mais de 100Mbps agregado. Pra link pequeno tipo até 30Mbps os LHG são uma boa, dão conta tranquilo e são mais baratos que as CPE's Ubiquiti de 24dBi (Esquece Litebem a Airgrid, isso é polarização simples, até resolve se quiser passar só 10-15Mbps, mas dia que precisar aumentar um pouco o link as Airgrid ou Litebeam chegam fácil no limite do que um rádio de polarização simples passa).
    Rubem

    Se tratando de setoriais, qual vc sugere?

  16. #16

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Setorial de marca, nada das de fundo de quintal baratinhas no ML.

    Tem Ubiquiti 16dBi 120° a R$ 1 mil, nessa hora uma Algcom 16dBi 60° a R$ 400 não é muito. Mas tem muita setorial usada a venda no ML, se não tá a fim de se regularizar (E portanto precisar de nota fiscal de produto homologado pela Anatel) tão cedo é o que eu compraria, R$ 200 por setorial 5,8GHz usada da Oiwtech ou da Aquario é ok, antena lacrada dura décadas, quem dá pau e precisa ser trocado ou modernizado é o rádio (Ou o cartão nas RB's).

    Como já comprou uma antena imprópria, não caia nisso de novo, não compre as antenas 5,8GHz da Greatek que tem "setorial" no nome, aquilo são antenas direcionais pra cliente, basicamente coloca ela na casa do cliente, desce um cabo RGC-58 até o roteador, e conecta o roteador na sua torre. Não existe setorial de R$ 50, aquilo é antena meia-boca pra cliente próximo da torre (16dBi é ok pra 1km, mas em 10m de cabo coaxial do telhado até o roteador perde 6-8dBm de sinal, não use então a mais de uns 500m da sua torre!).

    Se for pra comprar novo eu pensaria seriamente nos SXT SA5 que tem antena setorial de 90°, mas já que já tem cartões EU preferiria HOJE as setoriais 90° da 2Flex, são 17dBi e dupla-polarização, com 90° de abertura, e a vertical abre 8º, suficiente pra cliente bem perto da torre (Sem ter que inclinar muito). A Wirelink talvez tenha setoriais mais baratas, mas depois de uns anos usando elas vi muita quebra do plástico, empeno e descolamento, é resultado do processo de fabricação de baixo custo, HOJE eu não compraria mais deles, economiza R$ 40 mas tem que trocar em pouco tempo, esses painéis de R$ 100-200 não são os que duram décadas, neles entra água fácil de um ano pro outro.

  17. #17

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Setorial de marca, nada das de fundo de quintal baratinhas no ML.

    Tem Ubiquiti 16dBi 120° a R$ 1 mil, nessa hora uma Algcom 16dBi 60° a R$ 400 não é muito. Mas tem muita setorial usada a venda no ML, se não tá a fim de se regularizar (E portanto precisar de nota fiscal de produto homologado pela Anatel) tão cedo é o que eu compraria, R$ 200 por setorial 5,8GHz usada da Oiwtech ou da Aquario é ok, antena lacrada dura décadas, quem dá pau e precisa ser trocado ou modernizado é o rádio (Ou o cartão nas RB's).

    Como já comprou uma antena imprópria, não caia nisso de novo, não compre as antenas 5,8GHz da Greatek que tem "setorial" no nome, aquilo são antenas direcionais pra cliente, basicamente coloca ela na casa do cliente, desce um cabo RGC-58 até o roteador, e conecta o roteador na sua torre. Não existe setorial de R$ 50, aquilo é antena meia-boca pra cliente próximo da torre (16dBi é ok pra 1km, mas em 10m de cabo coaxial do telhado até o roteador perde 6-8dBm de sinal, não use então a mais de uns 500m da sua torre!).

    Se for pra comprar novo eu pensaria seriamente nos SXT SA5 que tem antena setorial de 90°, mas já que já tem cartões EU preferiria HOJE as setoriais 90° da 2Flex, são 17dBi e dupla-polarização, com 90° de abertura, e a vertical abre 8º, suficiente pra cliente bem perto da torre (Sem ter que inclinar muito). A Wirelink talvez tenha setoriais mais baratas, mas depois de uns anos usando elas vi muita quebra do plástico, empeno e descolamento, é resultado do processo de fabricação de baixo custo, HOJE eu não compraria mais deles, economiza R$ 40 mas tem que trocar em pouco tempo, esses painéis de R$ 100-200 não são os que duram décadas, neles entra água fácil de um ano pro outro.
    Rubem
    Eu não entendi, esse modelo 2flex / SXT seria para fazer o PTP ou AP?

  18. #18

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Falei de setorial. A 2Flex tem setorial 90° 17dBi por preço bom. A SXT SA5 é uma CPE com antena setorial de 90°, acho que 14dBi.

    Pra PTP precisa antena direcional. A SXT Lite5 é completamente diferente da SA5, é uma CPE pra cliente, antena fechada de uns 30° (Igual as antenas Greatek 16dBi que uns vendedores anunciam como setorial, se tem só 30° de abertura então não é setorial, é direcional, e direcional só serve pra PTP ou pra cliente).

  19. #19

    Padrão Re: RB433aH Mikrotik 10Mega de Lik na entrada POE e Não sai nem 1Mega nos Cartões r52 350mW

    Obrigado a todos.

    Rubem até o próximo tópico.

    Valeu Brother