+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Defeito estranho

    boa noite,

    tenho uma RB3011 numa rede que esta dando o seguinte problema, nessa rede tenho uns 10 computadores, de repente algum computador fica sem internet, tento pingar desse computador nessa rb e não pinga, vou na rb pingo no computador pinga, ai enquanto estou pingando da rb no computador o computador começa a pingar, paro de pingar pela rb o computador para também. esse problema tem sido aleatório entre os computadores. agora de computador para outro computador naõ tenho esse problema.

    a unica coisa que fiz nessa rb3011 a algum tempo foi trocar os MAC de todas as interfaces, será que pode ser isso?

    essa rb esta na versão 6.39.2

    alguém já viu algo igual?

    grato.

  2. #2

    Padrão Re: Defeito estranho

    Amigo com qual objetivo você trocou os mac?
    O mac é uma identificação única, trocar mac tem que ser algo feito em casos extremos.
    Esse caso do mac é só um alerta.
    Outra coisa, foi detectado uma vulnerabilidade no Kikrotik um tempo atrás somente é corrigido com a atualização.
    "Chegou ao nosso conhecimento que uma botnet desonesta está atualmente usando uma vulnerabilidade no serviço RouterOS Winbox, que foi corrigido no RouterOS v6.42.1 em 23 de abril de 2018." (Citação da equipe do Mikrotik).
    Outras questões sobre o ping por exemplo teria que analisar melhor. Tome esses cuidados e depois posta aqui.

  3. #3

    Padrão Re: Defeito estranho

    boa noite,

    quando instalei essa RB3011, ele ficou dando uns erros no log em azul, pesquisando na net falaram que a mensagem era conflito de mac, peguei os mac de uma rb2011 queimada que tinha e troquei e acabou as mensagens de erro. atualizei conforme sugerido e vou testar pra ver se o problema sumiu e posto aqui o resultado.
    essa rb3011 é novinha em folha, instalei uma nessa empresa e outra na filial, a outra roda beleza sem nenhum problema essa que troquei os mac e que esta dando esse problema, os macs original estão aqui, eu achei eles meio estranho, olha pra você ver, eles so mudam os 2 ultimos numeros, achei isso estranho tambem:
    eth1 = CC:2D:E0:12:55:E5

    eth2 = CC:2D:E0:12:55:E6

    eth3 = CC:2D:E0:12:55:E7

    eth4 = CC:2D:E0:12:55:E8

    eth5 = CC:2D:E0:12:55:E9

    eth6 = CC:2D:E0:12:55:EB

    eth7 = CC:2D:E0:12:55:EC

    eth8 = CC:2D:E0:12:55:ED

    eth9 = CC:2D:E0:12:55:EE

    eth10 = CC:2D:E0:12:55:EF



    obrigado pela atenção.

  4. #4

    Padrão Re: Defeito estranho

    Fique tranquilo amigo, está tudo certo com esses Macs, agora observe e veja se os erros persistem, via de regra nunca se altera um mac a não ser que tenha bastante certeza do que está fazendo.

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Defeito estranho

    Citação Postado originalmente por joseluiz Ver Post
    boa noite,

    tenho uma RB3011 numa rede que esta dando o seguinte problema, nessa rede tenho uns 10 computadores, de repente algum computador fica sem internet, tento pingar desse computador nessa rb e não pinga, vou na rb pingo no computador pinga, ai enquanto estou pingando da rb no computador o computador começa a pingar, paro de pingar pela rb o computador para também. esse problema tem sido aleatório entre os computadores. agora de computador para outro computador naõ tenho esse problema.

    a unica coisa que fiz nessa rb3011 a algum tempo foi trocar os MAC de todas as interfaces, será que pode ser isso?

    essa rb esta na versão 6.39.2

    alguém já viu algo igual?

    grato.
    Ja tive um problema parecido com esse, usava uma RB750gl. No meu caso ficava a RB rodando umas regras, apos a rb tinha um switch des1024d da dlink. O defeito era identico ao seu, no meu caso quem causava o defeito era o switch, foi só trocar e tudo rodou bem

  7. #7

    Padrão Re: Defeito estranho

    boa noite,

    o meu problema continua, já atualizei a rb e nada, nessa rede tenho um switichi de 24 portas da dell, vou trocar e testar. que defeito maluco. cada dia que passa me surpreendo com mais rede.

    valeu

  8. #8

    Padrão Re: Defeito estranho

    bom dia,

    achei o problema da rb3011, era um usuário do sistema metido a mexer em tudo que ficava trocando o ip de sua maquina sem saber qual colocar e gerando um loop na rede e confundindo a rb. e esse cara quando eu chegava na empresa ele colocava um ip normal, quando eu saia ele colocava mesmo da rb. parei a empresa conferi todas as maquinas e o camarada foi demetido por esse transtorno.

    grato a todos.