+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar RB2011 com Link corporativo da Vivo

    Olá amigos, este é meu primeiro post.

    Recentemente contratei um link corporativo da Vivo com um range de 5 Ips publicos.
    A Vivo instalou um Router HPe MSR594 (JH296A) e funcionou Ok.

    Mas minha intenção era utilizar uma RB2011 para efetuar a conexão, plugando diretamente a fibra na RB, sem utilizar nenhum router ou conversor de midia da Vivo antes da RB2011.
    Solicitei a Vivo para usar meu próprio equipamento (RB2011).

    Removi o adaptador SFP do router HP e coloquei na porta da RB e pluguei a fibra. (não sei se é a forma correta ou se o adaptador é compativel, mas foi o adaptador que a vivo enviou junto com o router HPe.

    A Vivo me informou IPs de Wan, Vlan e Gateway para a conexão, bem como o range de IPs publicos.
    O fato é que os IPs de wan e gateway são diferentes dos ips publicos fornecidos pela vivo, e isso está gerando uma dificuldade para eu configurar a RB.

    Tenho pouco conhecimento em Mikrotik, mas já li tanto e já tentei tanta configuração que não sei mais o que fazer.

    Minhas duvidas:
    Saber se é possível plugar a fibra direto na RB (Usando o adaptador SFP da Vivo)
    Configurar Wan e Gateway e testar se está funcionando
    Configurar IPs publicos

    Muito obrigado por qualquer dica que possa ajudar.

    Ideber

  2. #2

    Padrão Re: Configurar RB2011 com Link corporativo da Vivo

    Citação Postado originalmente por Ideber Ver Post
    Olá amigos, este é meu primeiro post.

    Recentemente contratei um link corporativo da Vivo com um range de 5 Ips publicos.
    A Vivo instalou um Router HPe MSR594 (JH296A) e funcionou Ok.

    Mas minha intenção era utilizar uma RB2011 para efetuar a conexão, plugando diretamente a fibra na RB, sem utilizar nenhum router ou conversor de midia da Vivo antes da RB2011.
    Solicitei a Vivo para usar meu próprio equipamento (RB2011).

    Removi o adaptador SFP do router HP e coloquei na porta da RB e pluguei a fibra. (não sei se é a forma correta ou se o adaptador é compativel, mas foi o adaptador que a vivo enviou junto com o router HPe.

    A Vivo me informou IPs de Wan, Vlan e Gateway para a conexão, bem como o range de IPs publicos.
    O fato é que os IPs de wan e gateway são diferentes dos ips publicos fornecidos pela vivo, e isso está gerando uma dificuldade para eu configurar a RB.

    Tenho pouco conhecimento em Mikrotik, mas já li tanto e já tentei tanta configuração que não sei mais o que fazer.

    Minhas duvidas:
    Saber se é possível plugar a fibra direto na RB (Usando o adaptador SFP da Vivo)
    Configurar Wan e Gateway e testar se está funcionando
    Configurar IPs publicos

    Muito obrigado por qualquer dica que possa ajudar.

    Ideber
    Primeiro vc terá de ter certeza de que o SFP é compatível. Segundo, se tem vlan vc tem primeiro que colocar as credencias da vlan e se certificar de que a vlan conectou. Se a vlan conectou então já meio caminho andado. Ai é só setar os os ips e gateway manualmente na wan que esta atrelada na vlan. Certifique-se de que o mikrotik esta devidamente configurado com ip local, dhcp, coisas assim.