Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Valores tirar AS e subir BGP

    Olá amigos.
    Ainda não tenho bgp em produção,andei adiando por muito esta necessidade.Mas diante de vários problemas,principalmente relacionados a games se torna inadiável resolver isso.
    Como já andei pesquisando a respeito,tenho algumas ideias,mas gostaria de mais sugestões.
    Exemplo,há certo tempo pesquisei e hoje tive um orçamento onde uma das pessoas contatadas disse que tirar o AS custaria 1920,00.Fiquei encucado,pois todas as outras orçaram 3200,00.Entrei no site e vi a relação de valores e bate pelo menos o bloco mínimo 1920,00.Gostaria de confirmar esta questão.
    Segue link e print anexo.
    https://registro.br/tecnologia/prove...=numeracao#a04

    As pessoas que pesquisei me indicaram na maioria server-U com Quagga ou Vyos.
    Gostaria de saber sobre esta questão da aplicação a ser usada,qual seria uma configuração para 5Gb de carga.Se possível me enviem uma referencia de valores.
    Fico grato para quem puder colaborar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem Título.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	86,5 KB
ID:      	68836  

  2. #2

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    O custo para retirar o ASN poderão ser dois, o custo de fato do ASN - valor cobrado pelo Registro.br, que ficará em torno de R$ 3200,00. E o custo da consultoria, está irá variar conforme os itens acertados, se esse valor que informou for apenas para o processo de solicitação, está um pouco caro! Recomendo que neste aspecto procure alguém que já faça todo o processo "obrigatório", ou seja, parte burocrática, subir as sessões BGP

    Em relação a equipamento, se for optar por Server U, já indico o L800 e com as placas ópticas de 10Gbps. Sistema que indico neste caso é com VyOS.

  3. #3

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Blz.
    Mas a dúvida com relação ao valor /22.Classificado como nano.
    Está custando 1920,00.
    É isso mesmo ?
    Não entendi.

  4. #4

    Padrão

    Veja bem, menor que /22 significa /23 ou ate mesmo /24
    Ou seja, o /22 esta enquadrado no micro que é menor que o /20.

    Para provedor de acesso eles só estão liberando o /22 o equivalente o valor de 3.200,00.

    Só para fazer a parte burocrática o consultor me cobrou R$ 700,00.
    Preenchendo os requisito o boleto chega em ate 3 semanas

  5. #5

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    O consultor me contou 2mil para tudo.
    Burocracia e parte técnica.
    Mil no ato e mil quando terminar.
    Segundo este consultou dá para tirar um /23.No caso pagar somente 1920,00.
    Minha ideia é gastar o menos possível.
    E como também vem junto ipv6.Acredito que me atende bem.
    Gostaria exemplos de casos de um hardware de até 5Gbs de tráfego e qual sistema.E valores.

  6. #6

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    R$ 1920,00 é para o bloco /23 - 512 endereços IPv4
    R$ 3200,00 é para o bloco /22 - 1024 endereços IPv4

    Consultoria R$ 750,00 e BGP em média R$ 500,00 por upstream.

    www.oxtecnologia.com.br

  7. #7

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Pessoal, esse negócio de bgp não é nem assim como estão "comercializando"... Isso precisa de atenção no mínimo, semanal! Fazer esse tipo de serviço "a rumo", é querer fazer o cliente tirar as "calças pela cabeça". Meu valor não é o melhor de todos, mas nenhum cliente meu está insatisfeito, pelo contrário, todos pagam contrato mensal e com gosto. E sem querer ofender, quem está cobrando "baratinho", o contratante que fique esperto... Às vezes o barato sai bem caro...

    Veja se está contratando é porque não se sente seguro em fazer sozinho, aí se você não tem contrato, quem garante que esse suposto consultor vai te atender fora de horário quando estiver sofrendo um ataque? Esse consultor sabe mesmo o que está fazendo? Ou vive de fórum em fórum "pedindo tutorial"? Eu falo isso isso já faz mais de 15 anos... Todo dia tem gente me procurando pra me pedir socorro que alguém fez coisa errada e daí "deu ruim", então fica a dica.

  8. #8

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    @brunocemeru estou tentando enviar/responder a tua solicitação, mas o painel do Under não mostra que foi enviado. Se puder me passar teu email, ou até me enviar um email: [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Recentemente recebemos ASN /22
    Contratamos uma consultoria que nos orientou o que deveria ser feito antes da entrada do processo, inclusive acrescer SCM em nosso CNPJ
    Nao que o registro.br nao queira fornecer seu bloco de IP, mas eles querem ter certeza que vc merece, vc tem que provar isso, Como disse o Alan Caldas em um video: Um tecnico la no escritorio nao sabe que vc é provedor, vc tem que provar para ele.
    Mas nosso consultor do ASN nao fazia o BGP, contratamos outro e esta rodando como queriamos.

  10. #10

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Qual a maquina e sistema vcs usam ?
    Valores?
    Pode dar uma noção?

  11. #11

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Fiquei sabendo que ta dificil liberarem pois ipv4 ta acabando, nao sei se é veridico,se alguem que tirou as a pouco tempo puder confirmar...

  12. #12

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Então, comparado ao que era a uns 3 anos atrás ou mais, sim está mais 'difícil' conseguir convence-los da necessidade. Mas não é impossível, particularmente, eu ajudo (presto consultoria), pelo menos uma vez por mês, e sempre consigo, já até me conhecem, de tanto que chegam emails com minha assinatura, hehe.

    Os detalhes são sempre os mesmos, um /22 IPv4 e um /32 IPv6 para ISPs. Sempre pedem qual o 'roadmap' e tempo necessário para implantar o uso do IPv6. Algumas empresas que já atendo com meus conhecimentos de bgp tem blocos /24 e até /23 delegados pelo registro, eu os ajudei a conseguir, explicando e expondo e necessidade do cliente, e vejam não eram ISPs, até empresa de transporte que atendo tem ASN, BGP e blocos próprios, todavia, tem contrato comigo e tudo funciona perfeitamente, os caras tem um MPLS da Oi com Adsl nas filiais que comunica direto com a rede na matriz e recebe IP no PPPoE que está na rede da matriz, muito bom, apenas um modem Adsl em cada filial e boa!

    O que mais vejo o registro 'embarreirar' os clientes antes de me contratarem é a falta de conhecimento ao fazer o pedido. Até acho que eles agem de forma pacífica demais. E com toda a razão, ele devem pesar, puts, o cara quer se tornar um ASN, mas não sabe escrever, não entende as necessidades técnicas, não sabe se expressar de modo convincente, e etc... Como terá condições de manter sozinho?...

    Particularmente não atendo clientes somente em território nacional, mas também em outros países/continentes. E vejo que todos os RIRs agem do mesmo modo nos dias de hoje, é o mínimo, saber e entender, se está disposto a ser ASN e ter seu bgp e seus blocos. Por isso fiz o outro comentário antes, BGP e ASN não são brincadeira como se faz no Brasil, do modo "a rumo", precisa de acompanhando diário de quem entende do assunto, não necessariamente um consultor, pode ser alguém de dentro, mas que entenda.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Qual a maquina e sistema vcs usam ?
    Valores?
    Pode dar uma noção?
    -------------------------------------------------------------------------------
    A principio por indicação de um tecnico colocamos uma Ubiquiti Edge Infinity com 8 portas SFP+, mas pela dificuldade de programaçao dela substituimos por uma RB Mikrotik com 2 SFP+. A Infinity acabou ficando parada aqui.
    A Infinity esta aprox R$ 6.000,00, a RB Mikkrotik R$ 4.500,00

  14. #14

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Então, comparado ao que era a uns 3 anos atrás ou mais, sim está mais 'difícil' conseguir convence-los da necessidade. Mas não é impossível, particularmente, eu ajudo (presto consultoria), pelo menos uma vez por mês, e sempre consigo, já até me conhecem, de tanto que chegam emails com minha assinatura, hehe.

    Os detalhes são sempre os mesmos, um /22 IPv4 e um /32 IPv6 para ISPs. Sempre pedem qual o 'roadmap' e tempo necessário para implantar o uso do IPv6. Algumas empresas que já atendo com meus conhecimentos de bgp tem blocos /24 e até /23 delegados pelo registro, eu os ajudei a conseguir, explicando e expondo e necessidade do cliente, e vejam não eram ISPs, até empresa de transporte que atendo tem ASN, BGP e blocos próprios, todavia, tem contrato comigo e tudo funciona perfeitamente, os caras tem um MPLS da Oi com Adsl nas filiais que comunica direto com a rede na matriz e recebe IP no PPPoE que está na rede da matriz, muito bom, apenas um modem Adsl em cada filial e boa!

    O que mais vejo o registro 'embarreirar' os clientes antes de me contratarem é a falta de conhecimento ao fazer o pedido. Até acho que eles agem de forma pacífica demais. E com toda a razão, ele devem pesar, puts, o cara quer se tornar um ASN, mas não sabe escrever, não entende as necessidades técnicas, não sabe se expressar de modo convincente, e etc... Como terá condições de manter sozinho?...

    Particularmente não atendo clientes somente em território nacional, mas também em outros países/continentes. E vejo que todos os RIRs agem do mesmo modo nos dias de hoje, é o mínimo, saber e entender, se está disposto a ser ASN e ter seu bgp e seus blocos. Por isso fiz o outro comentário antes, BGP e ASN não são brincadeira como se faz no Brasil, do modo "a rumo", precisa de acompanhando diário de quem entende do assunto, não necessariamente um consultor, pode ser alguém de dentro, mas que entenda.
    Andrecarlim quanto está custando sua consultoria pra aquisição de AS ? Talvez precise em breve pra um cliente...

  15. #15

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    -------------------------------------------------------------------------------
    A principio por indicação de um tecnico colocamos uma Ubiquiti Edge Infinity com 8 portas SFP+, mas pela dificuldade de programaçao dela substituimos por uma RB Mikrotik com 2 SFP+. A Infinity acabou ficando parada aqui.
    A Infinity esta aprox R$ 6.000,00, a RB Mikkrotik R$ 4.500,00
    Dizem que ela utiliza as mesmas linhas de código do Viatta / Vyos

  16. #16

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Andrecarlim quanto está custando sua consultoria pra aquisição de AS ? Talvez precise em breve pra um cliente...
    Olá, então, prefiro que me chame em privado no email que vou mostrar aqui, hehe, que pode se melhor, mas como a maioria deve ter percebido, meu valor não é o mais barato de todos, mas é o que acho justo.

    Meu email é: [email protected]


    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Dizem que ela utiliza as mesmas linhas de código do Viatta / Vyos
    Edgerouter, todas que mexi, utilizam o EdgeOS, que é um fork do antigo Vyatta, com muitos ajustes feitos pelo pessoal da Ubiquiti. Mas sim, na CLI é o VyOS "puro", e olha, tenho uma grande consideração a fazer sobre o edgerouter, por eu ter muita familiaridade com Linux, no que diz respeito a BGP prefiro a EdgeRouter, ainda mais se a intenção é usar Full-Routing, todavia vejo muitas reclamações sobre o uso dela em ambientes de produção que demandam um consumo alto de transito IP, infelizmente o case com mais banda que tive oportunidade de usar uma, tinha dois trânsitos IPv4 apenas e com algo próximo a 500Mbps, talvez um pouco mais, o cliente percebia lentidão, e quando substitui por um servidor HP o cliente falou que mudou drasticamente. Então minha opinião sobre ela não é tão pessoal assim, tenho alguns conhecidos que utilizam a Pro-8 com mais de 1Gbps e dizem esta satisfeitos, não sei sobre o conhecimento e tenho certa dificuldade de acreditar no que eu mesmo não fiz, então pode ser especulação de minha parte. Já a EdgeRouter Infinity nunca mexi, gostaria de mexer, mas vendo os relatos, confesso, tenho medo, todo mundo fala que aquece tremendamente.

    Eu gosto de x86 e espero ter oportunidade ainda de, em um ambiente com mais de 1Gpbs com BGP utilizar um Server-U para ver o rendimento, pelo meus testes com Accel-PPP, utilizando como PPPoE Server funciona muito, e melhor ainda se destivar a conntrack.

  17. #17

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Caramba.
    A maioria dos comentários indicam o inverso.Sair do mk para ir de Ed.
    Eu gostaria de trabalhar com mk.Diante do fato que tenho familiaridade com o mesmo.Porém a maioria dos relatos não são positivos.
    No geral usar um Server + Vyos.Não sou quem vou fazer,mas acho que vou nesta pegada.

  18. #18

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Caramba.
    A maioria dos comentários indicam o inverso.Sair do mk para ir de Ed.
    Eu gostaria de trabalhar com mk.Diante do fato que tenho familiaridade com o mesmo.Porém a maioria dos relatos não são positivos.
    No geral usar um Server + Vyos.Não sou quem vou fazer,mas acho que vou nesta pegada.
    Então Bruno, veja que eu não disse que não se deve usar o Mikrotik para bgp, eu disse que prefiro edgerouter pela familiaridade com Linux. Mikrotik funciona bem na maioria das vezes, o problema é o full-routing, e não importa o hardware, sempre esculhamba o processamento se usar isso. Ai pelo fato de não poder usar full-routing você perde a chance de "deixar" o protocolo BGP "decidir" qual o AS-PATH mais curto quando se tem a mesma rota na tabela interna de encaminhamento. Veja que não estou dizendo que isso é o melhor de todos os benefícios, mas ainda assim influência tanto na residência quanto na redundância.

    Clientes meus quê gostam de Mikrotik, eu cuido pra eles através de contrato e tenho muito código que escrevi para tentar contornar essas limitações e fica bom, todavia eu gosto de dar minha opinião, e espero poder ainda colocar um server-u em algum cliente para ver o funcionamento.

    Eu tenho clientes que usam Mikrotik, possuem mais de um transito IP de uplink, cdn e PTT, sobre ccr1036, e fica lindo, e olha que ainda fornecem transito IP para outros provedores menores, um em questão durante a noite já passa mais de 7Gbps nessa ccr1036, e funciona, mas com muitos "engates", mas funciona, o processamento fica abaixo de 7%.

  19. #19

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Meu conhecimento em rede como um todo é intermediário.
    Provedor de bairro que cresce no erro e acerto.
    Trabalho com mikrotik ccr1036 fazendo pppoe para quase mil clientes.Roda lindo.
    Porém não conheço nada de bgp.Então vou conforme indicações.
    Longe de mim a soberba.Mas gosto de ter algo "definitivo".
    Já teve gente dizendo que bgp no Mk não tem redundância.Tem erro full route.
    Tem que usar recursos escusos do submundo kkkk.
    Brincadeira a parte.Estou com pé atrás de ir com mk.

  20. #20

    Padrão Re: Valores tirar AS e subir BGP

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Meu conhecimento em rede como um todo é intermediário.
    Provedor de bairro que cresce no erro e acerto.
    Trabalho com mikrotik ccr1036 fazendo pppoe para quase mil clientes.Roda lindo.
    Porém não conheço nada de bgp.Então vou conforme indicações.
    Longe de mim a soberba.Mas gosto de ter algo "definitivo".
    Já teve gente dizendo que bgp no Mk não tem redundância.Tem erro full route.
    Tem que usar recursos escusos do submundo kkkk.
    Brincadeira a parte.Estou com pé atrás de ir com mk.
    Opa, Bruno, não precisa ter medo, haha, mas é bom ter o conhecimento de como as coisas acontecem. O que pode fazer, mesmo com orçamento apertado, e pela confiança em Mikrotik, é usar mikrotik mesmo e ir aprendendo aos poucos como lidar com as dificuldades que aparecem pelo caminho. Não tem como fugir disso, até mesmo com o hardware usado pela "playboy-zada" pode dar problema, o grande diferencial é, no momento do problema lidar com ele!