+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VLAN OSPF MPLS VPLS PPPoE

    Bom dia, tendo em vista a crescente demanda por um serviço de qualidade e profissional dentro dos provedores, quero debater aqui sobre o funcionamento de redes de acesso, com o foco principal no MPLS/VPLS, vendi que eu mesmo tenho certa dificuldade com o tema proposto, sei que, tem muita gente boa neste fórum que pode me ajudar, e se de algum modo eu puder ajudar, estarei a disposição.

    Veja que estou propondo respostas objetivas e o mais técnicas possíveis para facilitar o entendimento de todos.

    Minha primeira dúvida é como fazer o cálculo correto da MTU, levando em conta o cenário proposto no título? E como lidar com a MTU nos PTP de rádio por onde será estabelecido o túnel VPLS?

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: VLAN OSPF MPLS VPLS PPPoE

    Eu já vi alguns... Mas... Ele não deixou claro as coisas... Estou falando de coisas que se possam entender. Que fique claro.

  4. #4

    Padrão Re: VLAN OSPF MPLS VPLS PPPoE

    Encontrei informações bem esclarecedoras sobre MTU (slides 14 a 19) e outros detalhes do MPLS nessa apresentação do MUM: https://mum.mikrotik.com/presentations/US13/kirnak.pdf

  5. #5

    Padrão Re: VLAN OSPF MPLS VPLS PPPoE

    Sim, já tinha estudado esse matérial, todavia não é tudo... Veja eu falei sobre a estrutura toda, esse material só trata da configuração do MPLS em si (e somente Mikrotik). E o MPLS não é tudo em uma rede que usufrui dele. Quem tem bom conhecimento ou até cases de sucesso pode compartilhar como fez para, por exemplo, ajustar a MTU em PTPs que rodam OSPF/MPLS/VPLS/PPPoE. Se teve problemas? Quais equipamentos usou? Algum possível ajuste fino? Entendem? É nesse sentido que pensei nesse post...

  6. #6
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: VLAN OSPF MPLS VPLS PPPoE

    olá, este video talvez te traga um bom compreendimento da tecnologia: