+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desafio do PPPOE

    Bom dia

    Senhores estou com um problema que ja está me deixando de cabelo branco, de uns tempos pra cá comecei a ter problemas de quedas de conexão nos clientes que autenticam em PPPoE, ja busquei na internet e sites gringos e ninguém conseguiu achar uma solução. Queria poder juntar forças com vocês para possamos conseguir resolver esse problema e poder ajudar outros que passam por isso.

    Cenario:

    Server PPPoE
    CCR 1036-12G-4S>>>PTP_FIBRA>>>DATACOM EDD>>>OLT EPON CIANET + REDE VDC

    Rede VDC com cascateamento com Switch Intelbras
    Rede EPON FTTH+Hibrida

    A mensagem que aparecia era essa
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PEER.png
Visualizações:	239
Tamanho: 	3,3 KB
ID:      	68885
    pesquisei por esse logo e não encontrei nada então habilitei o debug do log e descobri que antes da queda do cliente aparece essa mensagem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         debug.png
Visualizações:	347
Tamanho: 	39,1 KB
ID:      	68884

    Voltei a pesquisar novamente e so encontro post's sem solução.
    Antes eu pensava que o problema acontecia por eu ter uma rede VDC, mas depois que ativei a rede de fibra o problema de autenticação persiste.
    O que já tentei foi tentar atualizar o firmware, mudar o keepalive out, mudar o MTU e nenhum resolveu. Qualquer duvida podem perguntar a vontade.

  2. #2

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Olá. Quantas sessões PPPoE em cada VLAN?

    Imagino que não esteja usando Bridge né? Caso sim, a conversa termina aqui! Hehe, brincadeira. Conta melhor os detalhes aí pra gente saber.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Olá. Quantas sessões PPPoE em cada VLAN?


    Imagino que não esteja usando Bridge né? Caso sim, a conversa termina aqui! Hehe, brincadeira. Conta melhor os detalhes aí pra gente saber.
    kkkkk... ja passei dessa fase a muito tempo!!

    Ta separado em 4 vlan's.

    Vlan5 gerencia equipamentos
    Vlan150 - saida vdc01
    vlan151 - saida vdc02
    vlan152 - saida epon

    tem poucas sessões media de 15 em cada.

  4. #4

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Essa quantia não deveria apresentar problemas. Acredito que o keepalive timeout esteja com 15 segundos ou mais, se sim, tente entender o problema. A mensagem ali de "peer is not responding" quer dizer que algo fez com que o processo de pppoe que esta atendendo aquele cliente, ao enviar o pacote LCP esperando uma resposta positiva, não obtivesse resposta alguma, assim ele acredita que a sessão pppoe não precisa ficar estabelecida, o problema, do meu ponto de vista, não é o mikrotik em si, mas algo que esta "interrompendo" a comunicação na camada 2 (onde se estabelece o LCP) e assim "enganando" o serviço de pppoe.

    Se você já não fez isso, a critério de teste, pode deixar o keepalive timout em 60 segundos, para ver se ainda vai apresentar o problema.

    Outra coisa, você tem outros serviços sendo feitos por essa CCR? Algo que possa estar consumindo muita CPU?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Essa quantia não deveria apresentar problemas. Acredito que o keepalive timeout esteja com 15 segundos ou mais, se sim, tente entender o problema. A mensagem ali de "peer is not responding" quer dizer que algo fez com que o processo de pppoe que esta atendendo aquele cliente, ao enviar o pacote LCP esperando uma resposta positiva, não obtivesse resposta alguma, assim ele acredita que a sessão pppoe não precisa ficar estabelecida, o problema, do meu ponto de vista, não é o mikrotik em si, mas algo que esta "interrompendo" a comunicação na camada 2 (onde se estabelece o LCP) e assim "enganando" o serviço de pppoe.

    Se você já não fez isso, a critério de teste, pode deixar o keepalive timout em 60 segundos, para ver se ainda vai apresentar o problema.

    Outra coisa, você tem outros serviços sendo feitos por essa CCR? Algo que possa estar consumindo muita CPU?
    O Keepalive timeout esta é 10 segundos, como eu pesquisei bastante conseguir entender como funciona o pppoe e cheguei nessa mesma conclusão sua, rsrsrs deve ser algo entrea CCR e a Rede VDC que seria um switch gerenciavel, antes eu estava com um switch cisco 2960, tirei ele e concentrei tudo em um datacom 2104 EDD e ainda continua caindo. O teste que irei fazer no momento é colocar um roteador direto na CCR e ver se esse pppoe apresenta alguma queda.

    Vou colocar em 60 segundos pra ver se resolve.

  6. #6

    Padrão

    Boa tarde amigo, sei bem o que é passar por isso, a unica versão que me deu estabilidade e parou as quedas pppoe foi a 6.37.5 bugfix, ja tentou usa-la? faça o teste, vai ver que ate o tempo de autenticação dos clientes em caso de que do servidor é absurdamente rapida em relação as outras versões MK.

    Citação Postado originalmente por Ueltth Ver Post
    O Keepalive timeout esta é 10 segundos, como eu pesquisei bastante conseguir entender como funciona o pppoe e cheguei nessa mesma conclusão sua, rsrsrs deve ser algo entrea CCR e a Rede VDC que seria um switch gerenciavel, antes eu estava com um switch cisco 2960, tirei ele e concentrei tudo em um datacom 2104 EDD e ainda continua caindo. O teste que irei fazer no momento é colocar um roteador direto na CCR e ver se esse pppoe apresenta alguma queda.

    Vou colocar em 60 segundos pra ver se resolve.

  7. #7

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Boa tarde amigo, sei bem o que é passar por isso, a unica versão que me deu estabilidade e parou as quedas pppoe foi a 6.37.5 bugfix, ja tentou usa-la? faça o teste, vai ver que ate o tempo de autenticação dos clientes em caso de que do servidor é absurdamente rapida em relação as outras versões MK.
    Essa não tentei.... vou testar agora!!

  8. #8

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Boa tarde amigo, sei bem o que é passar por isso, a unica versão que me deu estabilidade e parou as quedas pppoe foi a 6.37.5 bugfix, ja tentou usa-la? faça o teste, vai ver que ate o tempo de autenticação dos clientes em caso de que do servidor é absurdamente rapida em relação as outras versões MK.
    No caso a versão correta seria essa?
    routeros-tile-6.37.5.npk

  9. #9

    Padrão

    Isso, essa versão foi a unica que não me deu problemas, todas as outras que testei apresentavam quedas em pppoes aleatoriamente sem qualquer explicação.
    Citação Postado originalmente por Ueltth Ver Post
    No caso a versão correta seria essa?
    routeros-tile-6.37.5.npk

  10. #10

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Pois é acabamos ficando entre a 'cruz e a espada', a versão que funciona bem pode ser invadida, e as que estão 'seguras' não funcionam, é uma tristeza.

    Mas olha se for a versão, eu tô ferrado, tenho inúmeros concentradores com mais de 1500 sessões PPPoE e estão atualizados e funcionam perfeitamente...

  11. #11
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    aqui uso a 6.42.6, e tem queda no pppoe, tipo link inactive, dentre outros erros.

  12. #12

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Tenho aqui uma 1036 na 6.42.6.

    Ainda amaciando, 700 pppoe com controle de banda e CGNAT rodando na mesma caixa.

    Processamento baixo e sem desconexões. Esse cenário só tem um grande problema. Quando cai um setor, processamento topa até limpar as connection Track. Mas.... C'Est la vie.

  13. #13

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Mudei para 60 e ainda não resolveu o problema.

  14. #14

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Tenho aqui uma 1036 na 6.42.6.


    Ainda amaciando, 700 pppoe com controle de banda e CGNAT rodando na mesma caixa.


    Processamento baixo e sem desconexões. Esse cenário só tem um grande problema. Quando cai um setor, processamento topa até limpar as connection Track. Mas.... C'Est la vie.

    Sonho em ver uma CCR minha rodar assim.

  15. #15

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Estou seriamente pensando em comprar um roteador CISCO pra acabar com essa novela, já não sei mais o que dizer para os clientes.

  16. #16

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Citação Postado originalmente por Ueltth Ver Post
    Estou seriamente pensando em comprar um roteador CISCO pra acabar com essa novela, já não sei mais o que dizer para os clientes.
    Se for um problema na L2, terá o mesmo problema com Mikrotik, Cisco, Juniper, etc.

    Eu até chutaria loop de rede mas apareceriam mensagens de MACs duplicados no log do RouterOS.

    Em uma rede com 45 sessões, até uma RB750 deveria rodar sem problemas.

    Pelo log, aparentemente o enlace caiu e derrubou os clientes.

  17. #17

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Se for um problema na L2, terá o mesmo problema com Mikrotik, Cisco, Juniper, etc.

    Eu até chutaria loop de rede mas apareceriam mensagens de MACs duplicados no log do RouterOS.

    Em uma rede com 45 sessões, até uma RB750 deveria rodar sem problemas.

    Pelo log, aparentemente o enlace caiu e derrubou os clientes.
    Pois é, eu sai de uma 2011 e não tinha esses problemas mudei somente por conta do processamento que não estava aguentando e piorou a situação.

  18. #18

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Vou dar up aqui.
    Sei que o tópico é antigo.Mas acho que ainda tem muita gente com este problema.
    Estou prestes a jogar a toalha com Mikrotik.
    Estas quedas no PPPoE são uma loucura sem solução ou entendimento exato.
    Sei que rede UTP não é padrão.Mas tem gente usando setores ,vlan , alimentação certinha e mesmo assim há quedas.E se as quedas fossem gerais tudo bem,o problema que cai em lugares distintos,clientes vizinho não cai.
    Estou migrando minha rede para ftth,mas o custo é alto para mudar todo mundo em uma paulada só.
    Então ainda uso utp,queria muito saber o porquê destes problemas e solução.

  19. #19

    Padrão Re: Desafio do PPPOE

    Então, pode-se fazer uma investigação, geralmente não é problema no equipamento em si, mas sim detalhes que podem envolver configuração ou uso inadequado, em algum casos os clientes me procuram para instalar o accel, que de um modo geral é melhor como concentrador, seja PPPoE, seja ipoe, em todo caso, quase todos os que pude participar, não era o mikrotik o problema em si, mas algo que afetava o serviço PPPoE.