Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Desafio do PPPOE

Bom dia

Senhores estou com um problema que ja está me deixando de cabelo branco, de uns tempos pra cá comecei a ter problemas de quedas de conexão nos clientes que autenticam em PPPoE, ja busquei na internet e sites gringos e ninguém conseguiu achar uma solução. Queria poder juntar forças com vocês para possamos conseguir resolver esse problema e poder ajudar outros que passam por isso.

Cenario:

Server PPPoE
    CCR 1036-12G-4S>>>PTP_FIBRA>>>DATACOM EDD>>>OLT EPON CIANET + REDE VDC

Rede VDC com cascateamento com Switch Intelbras
    Rede EPON FTTH+Hibrida

A mensagem que aparecia era essa
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PEER.png
Visualizações:	91
Tamanho: 	3,3 KB
ID:      	68885
    pesquisei por esse logo e não encontrei nada então habilitei o debug do log e descobri que antes da queda do cliente aparece essa mensagem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         debug.png
Visualizações:	134
Tamanho: 	39,1 KB
ID:      	68884

Voltei a pesquisar novamente e so encontro post's sem solução.
    Antes eu pensava que o problema acontecia por eu ter uma rede VDC, mas depois que ativei a rede de fibra o problema de autenticação persiste.
    O que já tentei foi tentar atualizar o firmware, mudar o keepalive out, mudar o MTU e nenhum resolveu. Qualquer duvida podem perguntar a vontade.

Padrão Re: Desafio do PPPOE

Olá. Quantas sessões PPPoE em cada VLAN?

Imagino que não esteja usando Bridge né? Caso sim, a conversa termina aqui! Hehe, brincadeira. Conta melhor os detalhes aí pra gente saber.

Padrão

Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Olá. Quantas sessões PPPoE em cada VLAN?

Imagino que não esteja usando Bridge né? Caso sim, a conversa termina aqui! Hehe, brincadeira. Conta melhor os detalhes aí pra gente saber.
    kkkkk... ja passei dessa fase a muito tempo!!

Ta separado em 4 vlan's.

Vlan5 gerencia equipamentos
    Vlan150 - saida vdc01
    vlan151 - saida vdc02
    vlan152 - saida epon

tem poucas sessões media de 15 em cada.

Padrão Re: Desafio do PPPOE

Essa quantia não deveria apresentar problemas. Acredito que o keepalive timeout esteja com 15 segundos ou mais, se sim, tente entender o problema. A mensagem ali de "peer is not responding" quer dizer que algo fez com que o processo de pppoe que esta atendendo aquele cliente, ao enviar o pacote LCP esperando uma resposta positiva, não obtivesse resposta alguma, assim ele acredita que a sessão pppoe não precisa ficar estabelecida, o problema, do meu ponto de vista, não é o mikrotik em si, mas algo que esta "interrompendo" a comunicação na camada 2 (onde se estabelece o LCP) e assim "enganando" o serviço de pppoe.

Se você já não fez isso, a critério de teste, pode deixar o keepalive timout em 60 segundos, para ver se ainda vai apresentar o problema.

Outra coisa, você tem outros serviços sendo feitos por essa CCR? Algo que possa estar consumindo muita CPU?

Padrão

Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Essa quantia não deveria apresentar problemas. Acredito que o keepalive timeout esteja com 15 segundos ou mais, se sim, tente entender o problema. A mensagem ali de "peer is not responding" quer dizer que algo fez com que o processo de pppoe que esta atendendo aquele cliente, ao enviar o pacote LCP esperando uma resposta positiva, não obtivesse resposta alguma, assim ele acredita que a sessão pppoe não precisa ficar estabelecida, o problema, do meu ponto de vista, não é o mikrotik em si, mas algo que esta "interrompendo" a comunicação na camada 2 (onde se estabelece o LCP) e assim "enganando" o serviço de pppoe.

Se você já não fez isso, a critério de teste, pode deixar o keepalive timout em 60 segundos, para ver se ainda vai apresentar o problema.

Outra coisa, você tem outros serviços sendo feitos por essa CCR? Algo que possa estar consumindo muita CPU?
    O Keepalive timeout esta é 10 segundos, como eu pesquisei bastante conseguir entender como funciona o pppoe e cheguei nessa mesma conclusão sua, rsrsrs deve ser algo entrea CCR e a Rede VDC que seria um switch gerenciavel, antes eu estava com um switch cisco 2960, tirei ele e concentrei tudo em um datacom 2104 EDD e ainda continua caindo. O teste que irei fazer no momento é colocar um roteador direto na CCR e ver se esse pppoe apresenta alguma queda.

Vou colocar em 60 segundos pra ver se resolve.

Padrão

Boa tarde amigo, sei bem o que é passar por isso, a unica versão que me deu estabilidade e parou as quedas pppoe foi a 6.37.5 bugfix, ja tentou usa-la? faça o teste, vai ver que ate o tempo de autenticação dos clientes em caso de que do servidor é absurdamente rapida em relação as outras versões MK.

Citação Postado originalmente por Ueltth Ver Post
    O Keepalive timeout esta é 10 segundos, como eu pesquisei bastante conseguir entender como funciona o pppoe e cheguei nessa mesma conclusão sua, rsrsrs deve ser algo entrea CCR e a Rede VDC que seria um switch gerenciavel, antes eu estava com um switch cisco 2960, tirei ele e concentrei tudo em um datacom 2104 EDD e ainda continua caindo. O teste que irei fazer no momento é colocar um roteador direto na CCR e ver se esse pppoe apresenta alguma queda.

Vou colocar em 60 segundos pra ver se resolve.