+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão criar um pool de ips para /22

    Gostaria da ajuda, para criar na pool uma range de ips sendo elas para um /22, já foi criado em endress porem na pool quando vai criar, informa que interface já tem uma range.

    Por que tenho aqui 10 quiosque, em condomínio, e em cada quiosque tem 4 AP, estes quiosques ficam bem distante um dos outros, e tem principal que da portaria, tem lotação 700 pessoas por dia de pico. E antes tinha duas internet para atender todos. Como não tenho bom domínio do mk, estou sem saber como fazer o seguinte.

    ip de gerencia para os AP, e computadores.
    ip de acesso dos visitantes, estes iram se conectar via hotspot, já esta configurado, pra estes quero entregar ip /22, a questão é,
    Na eth 4 eu atribuir ip, /22 mas em dhcp, e pool como ficaria? de fato nem perguntei se posso ter mais de uma pool para este /22. E não quero conseguir chegar nos demais AP, estando conectado pela wi-fi, somente se estiver conectado dentro da rede.
    Inclusive tem sistema que gera os usuarios, e senhas, e entregue ao visitante no cartão de visita dele, maior reclamação aqui era do wifi, então revolvi ficar so por conta de melhorar o wi-fi.
    Última edição por nibiru; 23-08-2018 às 11:11.

  2. #2

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Nossa, você fala de Mikrotiks? Você fala de e IPS públicos? Você que utilizar PPPoE server? DHCP?

  3. #3

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Para se criar uma pool, primeiro você vc deve criar em Ip>address list um IP na interface, para isto basta clicar no sinal de +, e atribuir um IP /22 a network será atribuída automaticamente, caso não aconteça será x.x.48.0 após este procedimento somente ir em IP> Pool em + criar a pool. Mas sua pergunta não fala em qual sistema, estou falando em Mikrotik.

  4. #4

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Para se criar uma pool, primeiro você vc deve criar em Ip>address list um IP na interface, para isto basta clicar no sinal de +, e atribuir um IP /22 a network será atribuída automaticamente, caso não aconteça será x.x.48.0 após este procedimento somente ir em IP> Pool em + criar a pool. Mas sua pergunta não fala em qual sistema, estou falando em Mikrotik.
    Não, não precisa fazer nada disso antes...

    O processo é descrito no link que vou deixar abaixo, e não orienta como o amigo falou acima.

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Pools

  5. #5

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    da na mesma coisa, vc esta usando modo terminal, e procedimento via interface do winbox. Se ele não esta sabendo fazer, esta forma mais simples.

  6. #6

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    da na mesma coisa, vc esta usando modo terminal, e procedimento via interface do winbox. Se ele não esta sabendo fazer, este forma mais simples.
    Olha, não estou dizendo que é por ser diferente o o procedimento, estou dizendo que criar um ou mais pools, nada tem haver com ter algum IP definido em Address...

  7. #7

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Já passei o procedimento mais simples e mastigado, se ele vai utilizar mais de 1 pool não sei.

  8. #8

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Por que tenho aqui 10 quiosque, em condomínio, e em cada quiosque tem 4 AP, estes quiosques ficam bem distante um dos outros, e tem principal que da portaria, tem lotação 700 pessoas por dia de pico. E antes tinha duas internet para atender todos. Como não tenho bom domínio do mk, estou sem saber como fazer o seguinte.

    ip de gerencia para os AP, e computadores.
    ip de acesso dos visitantes, estes iram se conectar via hotspot, já esta configurado, pra estes quero entregar ip /22, a questão é,
    Na eth 4 eu atribuir ip, /22 mas em dhcp, e pool como ficaria? de fato nem perguntei se posso ter mais de uma pool para este /22. E não quero conseguir chegar nos demais AP, estando conectado pela wi-fi, somente se estiver conectado dentro da rede.
    Inclusive tem sistema que gera os usuarios, e senhas, e entregue ao visitante no cartão de visita dele, maior reclamação aqui era do wifi, então revolvi ficar so por conta de melhorar o wi-fi.

  9. #9

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    se nao me engano basta add poll 10.0.0.2-10.0.255.253

  10. #10

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    aqui coloquei 10.5.50.1/22 como ip da interface, esta na network 10.5.48.0.
    Já na pool define 10.5.50.2-10.5.50.254

    Mas no Ip > Dhcp server > network consta 10.5.50.0/24. e gateway 10.5.50.1. Esta rodando, inclusive atribui deste aqui mesmo aos AP ip estaticamente, e chego neles, seria este procedimento mesmo?

    Mas agora estou querendo colocar os Ap em rede diferente.

  11. #11

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    Nossa, quando terminar aí, nada vai funcionar, muita dica furada. Não sei bem o que o pessoal espera do fórum, uma coisa é querer entender o funcionamento de determinadas funções, outra coisa é querer "receitas" prontas... Eu acredito que o bom mesmo é ter o domínio, pra saber se defender quando ocorrem os problemas e com tantas dicas péssimas, vai ter problemas mesmo!

    Minha recomendação é, primeiro entender como funciona uma rede, o conceito de roteamento e subnets. Depois disso vai ver como maior parte do que te falaram nem faz sentido. E se não está disposto a entender, o mais correto é contratar alguém que entende, é só minha opinião.

  12. #12

    Padrão Re: criar um pool de ips para /22

    coloca dica ai pro rapaz. Fórum não é nunca foi para se contratar, mas tirar duvida, mostra ai como você faria.