+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace ptp com arvores

    Bom dia amigos, por favor preciso de uma ajuda, sou profissional de t.i. a 15 anos conheço bastante de redes mas não tenho conhecimento em rádios, mudei para uma casa que não tem serviço de banda larga na rua, somente rádio e as empresas que cobrem la está muito ruim, a casa de um irmão fica a 1.43km com visada (algumas arvores no caminho) e tem um link de 50mb, gostaria de uma ajuda se puderem analisar as fotos do cenário do calculo feito pelo link.ubnt.com se eu consigo um enlace, tenho receio de comprar os equipamentos e não conseguir fechar o enlace.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	970,6 KB
ID:      	68906 esta foto é o caminho ponto a ponto, 1.43km antenas em média 15mts de altura, visada limpa pelo terreno

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace1.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	855,0 KB
ID:      	68907 proximo ao ponto que vai ser o transmissor tem essas arvores, e sao bastante altas, esse é o meu receio de nao conseguir fechar o enlace, alguem com essa experiencia pode me dar umas dicas?
    e se possível de quais antenas utilizar, pensava em usar a litebeam ou nanoloco

  2. #2

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Se tem árvores não tem visada. Nessa distância pode até funcionar mas não vai ficar bom

  3. #3

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    conhece algum equipamento que possa chegar o link a essa distancia?

  4. #4

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Se tiver visada, qualquer par de CPEs você consegue. Eu acho as Litebeam 5ac 23dbi um ótimo custo benefício para isso.

  5. #5

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Citação Postado originalmente por rafaellferreira Ver Post
    conhece algum equipamento que possa chegar o link a essa distancia?
    Qualquer CPE dá conta nessa distância. A dica do colega @fhayashi é excelente. Mas como ele disse: Se tem árvores, não tem visada!

    Teria que elevar os rádios para superar o problema ou deslocá-los lateralmente até a total liberação do fresnel.

  6. #6

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    sabem me dizer se tem alguma regulamentacao sobre a altura que eu posso elevar a antena em casa? sem uso de torre

  7. #7

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Citação Postado originalmente por rafaellferreira Ver Post
    sabem me dizer se tem alguma regulamentacao sobre a altura que eu posso elevar a antena em casa? sem uso de torre
    A mesma que a regulamentação sobre elevação predial de seu município. Isso é definido por lei orgânica de cada cidade.
    O que pode haver é uma limitação técnica, tendo em vista que quanto mais elevado, maior a necessidade de estaios, que podem acabar por ultrapassar os limites de uma propriedade urbana.
    Se for muito elevado, tem-se a necessidade de analizar o fator descargas elétricas atmosféricas.

    Enfim. De quanto seria essa elevação?

  8. #8

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Se tiver muita arvore tenta dois nanoloco 900mhz.

  9. #9

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A mesma que a regulamentação sobre elevação predial de seu município. Isso é definido por lei orgânica de cada cidade.
    O que pode haver é uma limitação técnica, tendo em vista que quanto mais elevado, maior a necessidade de estaios, que podem acabar por ultrapassar os limites de uma propriedade urbana.
    Se for muito elevado, tem-se a necessidade de analizar o fator descargas elétricas atmosféricas.

    Enfim. De quanto seria essa elevação?
    20mts acho que ja dá

  10. #10

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Se tiver muita arvore tenta dois nanoloco 900mhz.
    vou olhar essa antena, obrigado pela dica!

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: enlace ptp com arvores

    Quinze metros de altura numa área urbana, fica complicado por que pode precisar do CREA, licença ambiental, bombeiros, prefeitura entre outras tantas. Sendo bairro de periferia ou cidade pequena pode acontecer de fazerem vista grossa, mas se queimar um eletrônico vizinho a estes imóveis pode começar a ter problemas( fui denunciado por que tenho uma antena de TV a 8 metros do solo); felizmente minha defesa foi válida.
    Instalação de antena; o mastro jamais deve ficar nas paredes à frente da rua, laterais com os vizinhos. Portanto precisa ficar no centro da construção ou com recuo à sua altura, os estais podem precisar de autorização de seus vizinhos se necessário. Muito importante que o mastro possa se movimentar pelo menos 180°, mesmo ela estando de pé.