+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    Fala galera!

    A minha dúvida é a seguinte, estou montando uma rede FTTH, vamos começar com EPON e conforme evoluindo os clientes migraremos para GPON.

    Já temos um projeto do mapa, porém usa somente Splitter balanceados o que faz com que algumas áreas relativamente pequenas, necessitem de 2 portas da OLT, para evitar isso pensei em usar os desbalanceados, da seguinte maneira:

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀(mesma caixa) (caixas de atendimento)
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    OLT > conector > DIO > fusão > caixa de distribuição 10/90 > fusão > 10=1/8 > fusões > 8x1/8 > conector > cliente
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀↳ 2a caixa de distribuição > fusão > 90=1/8 > fusões > 8x1/8 > conector > cliente

    Tenho ciência que nesse modelo a splitagem fica 1x128, mas como não vamos atender os 128 de uma vez creio que não seria um problema até migrarmos para GPON. E também algumas áreas pequenas não chegam a usar 8 caixas de atendimento.

    A minha dúvida é se nesse modelo vai funcionar: chega na caixa de distribuição, coloca o splitter 10/90, na perna de 10% splitta 1/8 e desse 1/8 splitta 8x para as caixas de atendimento e vai para os clientes.
    E outra dúvida se o calculo do desbalanceado está correto, com o power meter tenho +5dbm na porta da olt, considerando a perda do 10/90 na porta 10=11dbm, a primeira caixa de distribuição teria o sinal de -6dbm, mais a perca do spliter 1/8 de 10,5dbm, teoricamente chegaria no cliente com -16,5dbm, lembrando das emendas: considerando a perda dos conectores de 0,3 e das fusões de 0,02 chegaríamos com: -17,34dbm.

    Isso claro que teoricamente e se eu acertei no calculo.

    Planejo fazer um teste de bancada antes de ir para ruas, mas pensei em postar aqui para a galera que já tem uma experiencia dar uma opinião.

    Agradeço desde já!

  2. #2
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão

    Tem uma planilha mágica da Fiberschool que vai te ajudar a fazer todos os cálculos, usando potencia b+ ou c+, segue link para uma boa explicação.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela resposta!

    Sobre calculo muito obrigado! Porém a maior dúvida agora é se meu cenário vai funcionar.

    Tentei desenhar para ficar mais compreensível, não reparem meus dotes artísticos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         REDE.png
Visualizações:	1173
Tamanho: 	340,3 KB
ID:      	68913

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão

    O recomendado é vc começar com um splitter Balanceado 1x2 50% / 50%, e em cada perna vc faz o desbalanceado aplicando a porcentagem correta, e para esse tanto de caixa é recomendado vc usar o laser c+
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Balanceda com rede desbalanceada.png
Visualizações:	1301
Tamanho: 	7,9 KB
ID:      	68915  

  5. #5

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    Mas ainda assim teria que usar um desbalanceado por caixa? Até nas de atendimento?
    Pq a intenção era chegar com fibra na caixa de distribuição, lá usar o desbalanceado, onde uma perna ficaria e a outra seguiria para outra caixa de distribuição, onde no desbalanceado entraria um splitter balanceado de 1x8 e em cada perna desse splitter, eu colocaria um splitter de 1x8, ou seja 1:2>1:8>8x1:8>cliente.

    Esse cenário com o Splitter desbalanceado apenas na caixa de distribuição(não tem clientes nela), funcionaria? Ou eu ainda teria que usar um splitter desbalanceado em cada caixa?

  6. #6
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    sim, o desbalanceado tem que ser 1 splitter por caixa além do splitter de atendimento.
    Na rede Balanceada vc instalar 2 splitteres 1x4 na primeira caixa, e a cada 4 caixa vc instala outro splitter 1/4, sendo que cada caixa tem que ter o splitter para atendimento(1/8, 1/16, 1/24) porém você tem que trabalhar com cabo com 6fo, e já no desbalanceado você pode usar cabo de 1fo.

  7. #7

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    Então é impossível fazer uma rede mista? Onde só teria desbalanceado na caixa de distribuição, e na caixa de atendimento apenas o balanceado?

    O problema não é usar o cabo de 1fo ou 6fo, a intenção é economizar portas na OLT

  8. #8

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    dentro da cto tens que ter um splitter desbalanceado, para passar o sinal para proxima caixa meu jovem pois se nao o sinal morre na segunda splitagem ex. caixa de emenda 10/90, sinal no 10% o sinal vai chegar com -7 aproximadamente e vai splitar 1x8, o sinal ja vai chegar em -17 na primeira caixa de atendimento, se pegar 1 fibra dessa com sinal de -17 e levar para a proxima caixa e splitar mais 1x8 teu sinal já morre em -27.5, espero ter ajudado.

  9. #9

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    dentro da cto tens que ter um splitter desbalanceado, para passar o sinal para proxima caixa meu jovem pois se nao o sinal morre na segunda splitagem ex. caixa de emenda 10/90, sinal no 10% o sinal vai chegar com -7 aproximadamente e vai splitar 1x8, o sinal ja vai chegar em -17 na primeira caixa de atendimento, se pegar 1 fibra dessa com sinal de -17 e levar para a proxima caixa e splitar mais 1x8 teu sinal já morre em -27.5, espero ter ajudado.
    Muito obrigado cara! Agora eu entendi, faz bem mais sentido assim, porém agora surgiu outra dúvida.
    E se eu usasse um Splitter de perda maior? tipo um 50/50, o sinal chegaria aproximadamente +1,4, splittando 1x8 -9,1 , splittando mais uma caixa de 1x8 estaria em -19,6, o que não é ruim pra ativar um cliente.

    Claro, se minha lógica não estiver errada, na teoria funciona, mas e na pratica? Da pra fazer?

  10. #10

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    da de fazer sim, só que vc não pode colocar onu nessa primeira splitagem com sinal -9.1, o sinal chega muito forte, agora se for splitar em cada porta com sinal -9.1, e derivar com mais caixas com spliter 1x8 vc consegue sim e totaliza 64 portas. mas lembrando que vc vai ter que chegar com 1 fibra direto por caixa, pois desbalancear mais 1 caixa a frente e splitar o sinal ja passa do limite.

  11. #11

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    no meu caso é quase igual ao seu so que splitei na caixa de emenda 10/90, na primeira caixa de emenda, splitei 5/95 e no sinal de 5%, splitter 1x4 sinal -17, peguei a parte de 95% de sinal para a proxima caixa, splitter 10/90 peguei a fibra com 10% splitei 1x4 sinal -18 e assim por diante ate o limite de -21.

  12. #12

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    Vou fazer o teste em bancada com o splitter 50/50, se tudo der certo vou para as ruas!

    A primeira splittagem não teria clientes, eu usarias as 8 pernas para 8 splitters, e ai sim nessa segunda splittagem eu atenderia clientes.

    Uma outra dúvida, caso eu splitte mais de 64 portas, visando que não atenderei as 64 de uma vez e pensando no futuro na migração para GPON de 128 por porta, digo apenas deixar o projeto pronto. Eu vou conseguir usar normal? Ou vou ter problemas de sinal? Ou o único problema vai ser caso eu atinja o limite de 64 por porta mesmo tendo as 128 ja prontas?

  13. #13

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    pode splitar tranquilo para 128, desde que use só 64 fica top

  14. #14

    Padrão Re: Splitter desbalanceados caixa de distribuição

    Valeu cara! Me ajudou muitoi!