+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    Tenho uma rede na minha empresa com vários roteadores diferente para aumentar o sinal do meu wi-fi, todos estão com a função de DHCP desativado, queria gerenciar o meu wi-fi com meu Mikrotik(RB3011). Qual seria a melhor forma de fazer isso, e qual configuração seguir?

  2. #2

    Padrão Re: Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    Sua pergunta está mais ou menos assim.

    Tenho um carro 1.6, 4 portas pra andar na estrada de chão.
    Qual bicicleta comprar?

    Explique o que você quer fazer, qual era a sua ideia... fica mais fácil.

  3. #3

    Padrão Re: Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    Queria fazer com todos os meu APs como se fosse um ponto de conexão do wi-fi, para disponibilizar para os meus usuários acesso a rede via wi-fi e gerenciar quais os usuários podem conectar a eles

  4. #4

    Padrão Re: Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    boa tarde.
    muda em cada roteador o ip da lan para um ip da sua rede local.
    ex.: se o gateway é 192.168.0.1, coloca no primeiro 192.168.0.10 no segundo 192.168.0.11 e assim por diante, em todos os roteadores.
    lembrando que tem que mudar o ip da "LAN" e não da "WAN".
    Desative o dhcp nos roteadores e ligue o cabo de rede nas portas "LAN".
    Agora você vai ter acesso pela rede pelo ip que você configurou para cada roteador, assim você pode conectar e configurar o nome e senha wifi em cada um e quem conectar por eles vai receber o ip direto da sua RB.

  5. #5

    Padrão Re: Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    Amigo faz um RADIUS e coloca os roteadores configurados com server radius, ai vc pode alterar senha e outros.

  6. #6
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    Amigo @Leandro2kb vou tentar ser o mais lógico possível!

    Se usa uma rb3011 como concentrador e usa vários outros roteadores como ponto de acesso e neste caso roteadores de marcas diferentes não há uma solução que fique boa, roteadores comuns usam firmwares dos mais diversos e com suas amplas limitações.

    A solução ideal seria adquirir roteadores CAPsMAN da Mikrotikk, esta sim é uma tecnologia que lhe permite gerenciar todos os roteadores diretamente de dentro da sua RB3011! Seria a solução perfeita para sua empresa, sugiro que instale o DUDE na sua 3011, assim poderá fazer um gráfico com estatísticas de consumo e quantidade de clientes conectados de forma a verificar a necessidade de upgrades.

  7. #7

    Padrão Re: Rede com Vários roteadores + Mikrotik

    Olá, o interessante era seguimentar essa rede com VLAN, uma de trafego e uma de gerencia, mas creio eu que esses roteadores WiFi que você usa são aqueles residenciais, como exemplo: WRN150, WRN240 e etc, certo? Se sim, apesar de não ser recomendado para empresas, igual o colega acima indicou e com mais algumas observações, crie duas redes, uma para gerencia dos roteadores e outra para entregar aos dispositivos que irão se conectar ao WiFi, você vai colocar essas duas redes na mesma interface, exemplo: Rede para gerencia 10.10.10.1/24 e rede para clientes 192.168.10.1/24 com DHCP ativo na RB, nos roteadores você vai desativar o DHCP deles e colocar o IP 10.10.10.2/24, 10.10.10.3/24, 10.10.10.4/24 e etc na configuração da LAN.

    Resumindo, você terá uma rede somente para gerencia dos AP e outra para os clientes navegarem.

    Caso seus roteadores permitam, seguimente a rede com vlan, MAS, gerenciar o WiFi em si, só acessando os roteadores individualmente, ou então, colocando roteadores compatíveis com controladores, como por exemplo as linhas empresariais da IntelBras, Ubnt e MK.

    Ou melhor dizendo Ponto de acesso.