+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Blocos ip /28

    Pessoal boa tarde
    alguém com a alma caridosa
    poderia me ajuda por gentileza

    estou sofrendo com uma dúvida que está me deixando louco

    tenho um bloco /28
    e me falaram que o ideal seria dividi-lo em 1 ip para cada
    64 clientes, totalizando 512 cliente em 14 ip do bloco /28

    porém, coloquei 128 clientes em cada ip.

    Me falaram que poderia dar problema
    estou usando cgnat com o programa ixcsoft

    e agora tenho uns clientes q reclama de lentidão.
    Do nada a internet cai e volta... Perde ping e depois normaliza
    e são clientes específicos, ou seja, sempre os mesmo clientes.

    Mudei de ip, já testei sinal -22, já troquei onu, já mudei de usuário, troquei de roteador
    e mesmo assim continua o mesmo b.o

    alguém já passou por isso?

    Tenho 700 clientes, e ainda não tenho asn.

    Alguém poderia me aconselhar por favor o q devo fazer?

  2. #2
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Blocos ip /28

    se quiser tirar ASN eu faço processos de numeração pra diversos provedores. caso tenha interesse me chama no Whatsapp
    21-970123951

  3. #3

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Cara, ixc software... Esse é o teu maior problema. Tenta fazer por conta o cgnat que tem mais chance de conseguir do que usar o software desses "entendidos" de redes...

  4. #4

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Você está usando NAT para compartilhar IPs. Fazer NAT significa que cada "coisa" que seus usuários fazem na Internet precisa ser memorizada pelo equipamento que está fazendo o NAT. Acessar uma página web, enviar e receber email, jogar, etc. Cada pequena ação do usuário gera várias conexões diferentes e cada uma precisa ser memorizada.
    Qual o grande problema? Obviamente a memória do equipamento de NAT não é infinita! Seja um servidor, roteador, firewall ou o que quer que esteja fazendo NAT, tem um limite de memória.
    Além disso para cada pacote que chega no equipamento "NATeador" (vamos chamar assim o equipamento que você está usando para fazer NAT) precisa consultar essa tabela. Quanto maior a tabela, mais trabalho. E quanto mais pacotes, a coisa se multiplica exponencialmente.
    Resumo: chega um ponto onde o NATeador não consegue mais dar conta e a única opção é ele jogar pacotes fora.
    Detalhe importante: não dá para saber se essa é a causa do seu problema. O sintoma (lentidão, perda de conexão, instabilidade) pode ter diversas causas. De qualquer maneira, não me parece que ter um ASN seja a solução para nenhum desses problemas, qualquer que seja a origem.

    Editado: uma coisa que me ocorreu (depois de ter escrito a resposta acima) é que se você tem uma rede /28 você tem 13 IPs, e não 14. Uma rede você sempre perde 3 IPs, o primeiro IP, o último IP e o IP do default gateway que tem que existir em uma aplicação como essa e não pode ser utilizado para os clientes.
    Obviamente sempre é possível se pensar em uma aplicação maluca onde não seja usado um default gateway (uma rede isolada) mas não é o caso aqui.
    Última edição por mlrodrig; 11-09-2018 às 09:29.

  5. #5

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Concordo com o amigo acima, tenta fazer o cgnat na "mão" que não vai ter problemas (supondo que seu problema esteja no nat)

  6. #6

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Uso CGNAT do IXC aqui e roda tranquilo. Uso até 1/64

    CGNAT vc não perde os IPs. Os IPs são adicionados 1 a 1 como /32 em uma bridge e o script cgnat fará um src-address na saída da sua rede. Aqui funciona tranquilo.

  7. #7

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Cara, ixc software... Esse é o teu maior problema. Tenta fazer por conta o cgnat que tem mais chance de conseguir do que usar o software desses "entendidos" de redes...
    +1

  8. #8

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Obrigado por responder e desculpe a demorar!

  9. #9

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Obrigado pela aula, foi satisfatório para o entendimento de forma clara e objetiva. Só peço desculpas por demorar de responder!
    O problema foi devido ter dividido os ip's de forma errada 1/128 ao invés de 1/64. O problema foi como disse várias requisições simultânea saindo por único destino. No inicio pensei que fosse virus botNet, mais vi q foi a forma erronea .
    Alguns ips caíram no blaklist e agora preciso refazer todas das regras do cgnat para 1/64 para tirar e diminuir essas simultânea requisições. Tirando o ASN acredito que poderia responder, acho q sim!
    Obrigado pela resposta!

  10. #10

    Padrão Re: Blocos ip /28

    Acredito que foi o caminho errado que tomei em dividi 1/128 várias requisições para um único caminho eu acho!
    Caiu no blacklist, vou ter q refazer o CGNAT